Fortificações Militares europeias do Medieval ao Barroco

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Transcrição da apresentação:

Fortificações Militares europeias do Medieval ao Barroco Título do projecto: Fortificações Militares europeias do Medieval ao Barroco

Tópico(s) do projecto Património cultural História / tradições Literatura e Línguas estrangeiras Integração/exclusão social Cidadania europeia / democracia/ identidade regional Interculturalismo/ minorias étnicas Comparação de sistemas educativos Métodos pedagógicos Melhoria dos resultados dos alunos Tecnologias da informação e da comunicação Cooperação entre a escola e a comunidade local

ESCOLAS PARCEIRAS I.E.S. MARQUÉS DE SUANZES - Espanha REP DE MONTCUQ e ECOLE ELEMENTAIRE JACQUES CHAPOU - França ISTITUTO COMPRENSIVO CIVITELLA-PAGANICO - Itália INSTITUTO TECNICO ESTATAL “Leonardo da Vinci”- Itália

RESUMO Tem como ideia principal a prevenção de conflitos e da violência e a necessidade de paz e de unidade entre os povos da Europa de hoje e no interior dos nossos países: fazer uma pesquisa sobre as nossas riquezas comuns, envidar esforços para que se procurem abater as barreiras que nos separam: estudando as paisagens, os momentos históricos comuns aos países parceiros, a literatura, a música…. Através da pesquisa histórica, geográfica, arquitectónica e científica pretende-se despoletar uma reflexão sobre fortificações, entendidas como sentinelas de pedra, património colectivo único, ao mesmo tempo expressão de si próprios e demonstração de poder. Obras de engenharia e de arquitectura, sempre expressão estética e de força. Ricas de fascínio arquitectónico, de atmosfera romântica, que nos reconduz a imagens épicas, a contos de amor cortês, ao poder absoluto, ao furor das batalhas e ao sangue de tanta vida humana. O objectivo do projecto é tanto pesquisar sobre a função, as transformações e a história deste património, constituído por guardiãs, torres, fortalezas, castelos, muralhas, cidadelas, que tanto se encontram disseminadas pela Europa, como também reflectir sobre a decadência destas construções e sobre o absurdo de tantos combates, de tantas vítimas e tanto desperdício económico. “ Onde se ouvia cantar um trovador geme uma coruja” Esta reflexão deverá levar-nos a concluir que este património inalienável faz parte das nossas raízes e devemos salvá-lo da incúria e recuperá-lo para fins mais adequados aos nossos tempos. Uma conclusão do trabalho a realizar poderá ser uma proposta sob a forma de projecto, que estimule a criatividade dos estudantes para inventarem uma nova utilização para estas construções. Cada escola tem centrado o projecto no estudo de uma construção militar existente na sua localidade .

O projecto encerrará em Parma – Maio de 2007- com a presença de todos os parceiros, realizando um Congresso final onde se fará uma avaliação e se divulgarão os produtos finais realizados por cada escola, com a presença das autoridades locais, dos parceiros associados e da imprensa local Atelier e um painel de imagens de objectos de artesanato, de textos literários, de vídeos e apresentações em «power point» Dramatização de um assalto e da vida num castelo, dos que se estudou; actuação de um coro Representação teatral – de os alunos ITIS de Parma sobre a «Porta» (da cidadela), símbolo de defesa/ abertura

Na nossa escola, a secund. João de Deus o projecto está a ser desenvolvido numa perspectiva inter e transdisciplinar, na turma do 11º E

Português Festas medievais Influência da cultura europeia: ruínas de Milreu e Cerro da Vila Texto alusivo à abertura das ” portas”, tendo em vista a partilha de culturas

Matemática Trigonometria no cálculo de alturas inacessíveis - aplicada à altura do castelo

Recuperação e revitalização do património edificado em Faro Geografia Recuperação e revitalização do património edificado em Faro

Filosofia Racionalidade científica como modo de interpretar a realidade - A ciência no século XVIII

Educação Física Jogos tradicionais Actividades de exploração da natureza: assalto ao castelo (escalada) Danças tradicionais

Economia Estudo comparativo de um dos conteúdos do programa, relacionando a actualidade com a época à qual o projecto se reporta

Inglês Um mundo de muitas culturas/ sociedades multiculturais