Workshop sobre Violência de Género

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DC&D II Rede Nacional Portuguesa
Advertisements

APRESENTAÇÃO SOBE A COMUNIDADE VIRTUAL DE CÚPULAS (CVC)
PROJECTO IGUALITAS Plano para a Igualdade na rede Cáritas em Portugal
INSTRUMENTOS PARA A TRANSPARÊNCIA DAS QUALIFICAÇÕES
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Conferência Intermunicipal da Sociedade Civil
Workshop “Transferências de bens intangíveis”
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Comissão de Educação dos Profissionais
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Saúde e Prevenção nas Escolas
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
Juntos na prevenção dos riscos profissionais Campanha «Locais de trabalho seguros e saudáveis» Nome e título do orador Data | Título do evento.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Reforçar a concentração
SNV Moçambique.
PROJECTO: Integração do HIV e SIDA Resultados Resultado 1: Recursos de conhecimento sobre a integração do HIV e SIDA (guiões, kits de ferramentas,
III SEMINÁRIO DEMOCRACIA, DIREITO E GESTÃO PÚBLICA
Projecto EMMA Projet cofinancé par les Fonds Européen de Developpement Régional Project cofinanced by the European Regional Development Fund.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
PREPARAÇÃO DO CENSO GERAL DE ANGOLA. 1. Introdução Em Angola, o primeiro recenseamento geral da população teve lugar em 1940 e até 1970 realizou-se um.
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
| 29 de Outubro 2013 | INCUBADORA de ECONOMIA SOLIDÁRIA E
SINTESE DA HISTORIA DO MEJ-ANGOLA
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
IPEC ANGOLA. PLANIFICAÇÃO DA CARAVANA PRAIA – CABO VERDE, 16 A 20/04/12 RECOMENDOU: Estender para África PALOP a Caravana contra o Trabalho Infantil iniciada.
Seminário Igualdade de Género em educação: perspectivas, dificuldades e linhas de intervenção Projecto Sacausef 21 de Novembro 2006.
MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS
Conselho Local de Acção Social de Bragança REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA 2ª Sessão Plenária do CLAS - Bragança 26 DE JANEIRO AUDITÓRIO PAULO QUINTELA.
PROJECTO: Integração do Género Resultados Resultado 1: A capacidade do MMAS (CNAM e DNM) e das OSC de analisar políticas, a assistência técnica.
Abordagem das Questões Anticorrupção na Perspectiva do PNUD.
“Promoção da Igualdade de Género e o Empoderamento das Mulheres”
United Nations Development Programme
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
O Mundo da Protecção Social em Língua Portuguesa Moçambique – 2013.
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on SCBIILA, São Paulo Setembro de 2007 Maria Teresa Costa.
PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PRSP EM MOÇAMBIQUE
Planos de Comunicação Realçar o papel dos Fundos Dar a conhecer ao grande público as oportunidades dos Fundos Aumentar o grau de utilização e a transparência.
Tout commence par des cris et ne doit jamais finir dans un grand silence It starts with screams and must never end in silence Tudo começa com gritos e.
TCP CPLP/FAO Formulação do Programa de Cooperação Sul-Sul e Norte-Sul para a implementação da UNCCD INSTALAÇÃO DO COMITÉ NACIONAL DO TCP CPLP/FAO.
Informes do COMITÊ REGIONAL LGBT da ISP- BRASIL e AMERICAS
1º Encontro Escolas Aprender e Inovar com TIC Escola Básica Integrada 1,2,3/JI Vasco da Gama.
SUJEITOS DO DIREITO INTERNACIONAL -CRUZ VERMELHA- Inês Santos Xavier Pinto Novembro/2010.
1 MINISTÉRIO DA SAÚDE DIRECÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PDRH Maputo, Outubro de 2011.
União Europeia Delegação no Brasil Consulta: apresentação e debate das prioridades Brasília 10/04/2013.
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
Prevenção à Corrupção no Setor da Saúde Parceria PNUD e CGA-SP
IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.
Contributo para a Democracia IMSI16 Adriano Neves José Fernandes Luis Silva Paulo Gama.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Num contexto particular...
Política Regional COMISSÃO EUROPEIA Dezembro 2004 PT Regulamentos 1 Política de coesão ( ) Proposta de novos regulamentos da Comissão 14 de Julho.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
Como funciona a União Europeia
1 Exame do CAD à Cooperação Portuguesa 16 Abril, 2010.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
As prioridades da Presidência Húngara. Dezembro 2010 As prioridades da Presidência Húngara A Presidência Húngara do Conselho da União Europeia irá decorrer.
Historial do IFAL 3 de Maio de 2002: INAUGURAÇÃO
Ponto de Situação do Processo de Migração de Radiodifusão Analógica para Digital Bilene, 30 Novembro 2015.
SEMINÁRIO e-PORTUGUESE Como Melhorar o Acesso à Informação Científica e Técnica em Saúde nos PALOP S. PAULO, BIREME/OPAS/OMS, de Junho de 2007 ANGOLAParticipantes:
PROGRAMA DE APOIO AOS ACTORES NÃO ESTATAIS Convite à Apresentação de Propostas Administração Contratante: Gabinete do Ordenador Nacional (GON)
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
J OSÉ S ILVA P ENEDA Presidente do CES Porto Alegre(Brasil), 1 de Dezembro de
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
MINEA DIRECÇÃO NACIONAL DE ÁGUAS 4º CONSELHO CONSULTIVO ALARGADO Reestruturação do Sector das Águas “Energia e Águas – Charneira do Desenvolvimento Sócio.
UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 CONSULTA AOS REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL E AUTORIDADES LOCAIS.
Transcrição da apresentação:

Workshop sobre Violência de Género Violência de Género: Perspectiva da UE e concretizações práticas em Angola Workshop sobre Violência de Género Auditório Pepetela, Centro Cultural Português Luanda, 25 de Março de 2014

A União Europeia (UE) e a igualdade de género A igualdade de género é um direito fundamental e um imperativo para o crescimento económico e a coesão social É um dos cinco vectores transversais nas iniciativas de cooperação para o desenvolvimento da UE A UE adoptou (Junho 2010) um Plano de Acção para a Igualdade de Género e o empoderamento das mulheres no Desenvolvimento (2010 – 2015)

A UE e a violência de género: documentos de política e operacionais Violência de género é uma das componentes da Política para a Igualdade de Género Orientações da UE sobre a violência contra as mulheres e meninas e todas as formas de discriminação (2008) Plano de acção da UE para o Género 2010-2015 Objectivo 8: Reforçar o apoio aos países parceiros no seu combate contra a violência baseada no género e todas as formas de discriminação contra as mulheres e as meninas

A UE e a violência de género: Instrumentos financeiros Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) Instrumento Europeu para a Democracia e Direitos Humanos (EIDHR) Linha temática de apoio à Sociedade Civil e aos actores não estatais (NSA-LA) Outros instrumentos financeiros da UE e dos Estados-Membros

Concretizações práticas em Angola Financiamento de projectos nas áreas de Saúde, Educação, Justiça, Água e saneamento, Agricultura, Desminagem: transversalidade do tema em todos os programas e projectos Financiamento de projectos específicos de género no âmbito EIDHR e NSA-LA Grupo Temático de Género criado no seio do Grupo de Direitos Humanos (DEL EU + EM) Lançamento do Estudo “Perfil de Género em Angola” Realização de um Seminário prevista para o 2º semestre de 2014 Ponto focal para as questões de Género na Delegação da UE

Concretizações práticas em Angola: exemplos de projectos Programa de Apoio aos Actores não Estatais (PAANE II) - FED Fórum das mulheres Jornalistas para a Igualdade de Género: Campanha desafiando o silencio (PAANE I) Drama for dialogue (NSA-LA)

As fases de implementação PAANE I Agosto 2007 Dezembro 2010 Valor Global 3.000.000 de Euros Financiamento 9ºFED PAANE II Fevereiro 2013 Junho 2015 Valor global 3.000.000 de Euros – 10ºFED + co-financiamento 500.000 Euros, Cooperação Espanhola

O PAANE I e a sua estratégia de Género (1) Lançamento da Campanha “Desafiando o silencio” em parceria com o Fórum das Jornalistas. (2) Acções de formação sobre monitoria do OGE na vertente de Género em parcerias, entre outros, da Plataforma Mulheres em Acção. (3) Divulgação do Barómetro do Protocolo de Género da SADC 2011 que introduz o Índice de Género. (4) Mesas redonda para divulgar as recomendações do CEDAW – Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra as Mulheres (5) Formação, em parceria com vários ANE, sobre governação e participação da mulher no CACS - Conselho de Auscultação e Concertação Social TODAS AS ACÇÕES ATINGIRAM A MAIORIA DAS PROVINCIAS DE ANGOLA

O PAANE II e a sua metodologia Orçamento Programa de 566.625 Euros até Junho 2015 Quatros subvenções, de 195.000 Euros cada. (até Maio 2015) implementadas por 4 Operadores Provinciais: 1) Adra: Benguela (Cuanza Sul) 2) Rede Mulher: Huila (Cunene e Namibe) 3) Cruz Vermelha Angola:Lunda Norte (Lunda Sul) 4) Igreja Anglicana: Uíge (Zaire) Micro acções de um valor cada de 100.000 Euros (a favor também da Província do Bié). até Dezembro 2014

O PAANE II e a sua estratégia Capacitação dos ANE a favor do dialogo com o Governo e entre os mesmos ANE (2) Pesquisas/Manuais em temáticas útil as OSC. Divulgação dos documentos através acções de formação (3) Workshop nacionais em temáticas de interesse das OSC (4) Capacitação em média sociais (5) Apoio ao processo da Conferência Nacional da Sociedade Civil (6) Campanha cívica nacional a favor de temática sensível no contesto actual (ver segurança alimentar na vertente de género)

O PAANE II e a sua estratégia de Género Já realizadas 1) Apoio, junto com UNFPA (Fundo das NU para a População), à participação da Rede Mulher Angola, em Nova Iorque, na 58º Comissão sobre o Estatuto das Mulheres (10-21 de Março 2014). 2) Acções de formação sobre média social. Garantida uma presencia relevante de mulheres Em programação Alguns exemplos 1) Realização, junto com a DUE, dum workshop para divulgar os resultados da missão da Rede Mulher; 2) Pesquisa sobre a participação das mulheres nos CACS; 3) Capacitação em várias temáticas garantindo a vertente de Género 4) Campanha cívica Acções em colaboração com os Operadores Provinciais e outros parceiros

A mulher encontra sempre uma solução!! OBRIGADA A mulher encontra sempre uma solução!!

A experiência da “Campanha Desafiando o silêncio”

Informar, formar e sensibilizar O Fórum de Mulheres Jornalistas para Igualdade no Género (FMJIG) é uma organização angolana, constituída por profissionais de diferentes órgãos de comunicação social públicos e privados. As suas acções estão viradas para a promoção dos ideais de igualdade no género, através dos meios de comunicação social. Desde Dezembro de 2008 que o Fórum desenvolve a campanha “Desafiando o silêncio: os meios de comunicação contra a violência sobre a mulher”, com o objectivo de contribuir para a redução da elevada taxa de violência doméstica, que se regista actualmente na sociedade Angola. Nesta altura a campanha está na quinta-fase. Os principais objectivos da campanha: Chamar a atenção da opinião pública sobre o drama da violência doméstica. Incentivar as vítimas a romperem o silêncio e denunciarem as agressões no seio familiar. Colocar a questão da violência doméstica no topo da agenda noticiosa nacional. Informar, formar e sensibilizar O Fórum de Mulheres Jornalistas para Igualdade no Género (FMJIG) é uma organização angolana, constituída por profissionais de diferentes órgãos de comunicação social públicos e privados. As suas acções estão viradas para a promoção dos ideais de igualdade no género, através dos meios de comunicação social. Desde Dezembro de 2008 que o Fórum desenvolve a campanha “Desafiando o silêncio: os meios de comunicação contra a violência sobre a mulher”, com o objectivo de contribuir para a redução da elevada taxa de violência doméstica, que se regista actualmente na sociedade Angolana.

Informar, formar e sensibilizar Apoio do PAANE (financiado pela UE) e de Estados-Membros da União Europeia Nesta altura a campanha está na quinta fase. Os principais objectivos da campanha: Chamar a atenção da opinião pública sobre o drama da violência doméstica. Incentivar as vítimas a romperem o silêncio e denunciarem as agressões no seio familiar. Colocar a questão da violência doméstica no topo da agenda noticiosa nacional.

Actividades realizadas (1) Programas de rádio (incluindo série de programas sobre o anteprojecto de lei contra a violência doméstica), 2011. (2) Sessões de formação com jornalistas (para melhorar a qualidade das matérias produzidas sobre a questão), 2011, 2012 e 2013. (3) Encontros comunitários para abordar a temática e apresentar a lei contra a violência doméstica, em localidades como Tanduzinze (Cabinda), Caimbambo (Benguela) e Kalandula (Malange), 2012 e 2013. (4) Elaboração e distribuição de manual para jornalistas sobre a abordagem da violência doméstica, 2013 (5) Mesas Redondas, 2012 e 2013. (6) Debates Públicos, 2011. (7) DVD’s com testemunho de vítimas e especialistas.

Resultados da Campanha 100 jornalistas formados para a abordagem da temática sobre violência doméstica Vítimas informadas sobre violência com base no género e sobre os mecanismos legais de apoio. Casos de violência doméstica documentados. Lei contra a violência doméstica apresentada em diversas comunidades (mais de 2.000 pessoas esclarecidas). Rede de jornalistas funcional, para a abordagem da questão (com membros em todo o país). Contribuições para a Lei Contra a Violência Doméstica incorporadas na versão aprovada pelo Parlamento.

OBRIGADA

Contactos Ponto focal de Género na Delegação da UE Catarina Caetano (catarina.caetano@eeas.europa.eu) Coordenadora do PAANE Ketty Tirzi (paanecoord@gmail.com) Representante do FMJIG Suzana Mendes (suzymendes2004@yahoo.co.uk)