“Universidade e Escola”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Por uma Política Nacional de Formação de Professores: necessidades, responsabilidades e ações Secretário Nacional de Articulação com os Sistemas de Ensino.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Profissão Docente: Parceria entre a Universidade e a Escola Pública
Prática de Ensino: Educação Básica
Cidadania Participativa nas
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
Decreto nº de 24 de abril de 2007
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
PRONATEC: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica Decreto nº de 29 de janeiro de 2009.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CARREIRA FORMAÇÃO VALORIZAÇÃO Maria Sufaneide Rodrigues APEOESP
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
ESCOLA ESTADUAL DORA MATARAZZO
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Ministério da Educação
3ª Reunião Técnica de Formação Escola para a Diversidade Mesa: O Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente na Política Nacional de Formação.
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
24, 25 E 26 DE OUTUBRO DE  Art. 2 o O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de.
Sistema Universidade Aberta do Brasil
VIVÊNCIAS NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE: ASSOCIANDO CULTURA E HABILIDADES MOTORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II Jackson Rodrigues Cordeiro 1, Cintia Silva.
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Formação de Professores na UFMS:
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS CAPES Profª Drª Noêmia dos Santos Pereira Moura /Coordenadora Institucional.
XXVIII- Forgrad - Região Sudeste Uberlândia Ensino, Pesquisa e Extensão no contexto da graduação para os próximos 10 anos.
PIBID Total de custeio do projeto ,00
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Fórum Nacional de Educação
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PIBID/PROGRAD/UFG
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
O Programa PIBID na UFRN
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
Políticas de valorização dos profissionais da educação
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
CONAE Política Nacional de Formação e a CAPES - DEB João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial DEB/CAPES/MEC POLÍTICA NACIONAL DE.
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial - DEB CAPES/MEC Secretaria de Educação.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica - DEB 2015.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Universidade Federal.
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

“Universidade e Escola” II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores Águas de Lindóia – 7 a 9 de abril de 2014 “Universidade e Escola” Do Núcleo de Ensino ao Pibid: a contribuição da Unesp à formação de professores Elisabete Ap. A. Rubo – Unesp/Bauru Miriam G. Penteado – Unesp/Rio Claro Sueli Guadelupe de L.Mendonça – Unesp/Marília Maria José da S. Fernandes – Unesp/Bauru

Águas de Lindóia – 7 a 9 de abril de 2014 II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores Águas de Lindóia – 7 a 9 de abril de 2014 Cronologicamente, 2007 – Programa de bolsas de iniciação à docência (Pibid) nas Universidades Federais 1951 - Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (Capes) 2007 - DEB (Diretoria de Educação Básica) e DED (Diretoria de Educação a Distância) 2009 – Pibid nas Universidades Públicas Estaduais, Fundações e Confessionais Unesp – participou dos editais 2009, 2011, 2012 e 2013.

Pibid na Unesp Pibid 2009 (12 subprojetos) II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores Águas de Lindóia – 7 a 9 de abril de 2014 IV Encontro Nacional das Licenciaturas & III Seminário Nacional do Pibid – UFTM – Dezembro de 2013 Pibid 2011 (13 subprojetos) Ação, formação e reflexão de profissionais do magistério da educação básica em um programa institucional: a redefinição de papéis e compromissos sociais da escola formadora e da escola co-formadora nesse processo Pibid 2009 (12 subprojetos) O processo de formação de licenciandos: ações conjuntas da Universidade Pública e da Escola de Educação Básica Pibid 2013 (57 subprojetos) Ações conjuntas da Universidade Pública e da Escola de Educação Básica no processo de formação dos licenciandos Pibid na Unesp Pibid 2012 - Ampliação (+12 subprojetos)

Águas de Lindóia – 7 a 9 de abril de 2014 II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores Águas de Lindóia – 7 a 9 de abril de 2014 Pibid Professor (EB) Aluno Aula Universidade Conhecimento O Pibid permite a articulação dos elementos envolvidos no processo educacional, num trabalho coletivo/colaborativo, e que, portanto, pode promover a transformação do sistema educacional, fazendo com que a escola passe de um local não apenas de transmissão de conhecimentos mas, também, seja o espaço onde se aprende a pensar e se contribui para a geração de conhecimentos. Formar e transformar Espaços de formação e transformação Professor formador Licenciandos Escola (EB)

Águas de Lindóia – 7 a 9 de abril de 2014 II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores Águas de Lindóia – 7 a 9 de abril de 2014 Pibid propõe a formação inicial e continuada com base: - Parceria Universidade e Escola Pública de Educação Básica, - Articulação teoria e prática, - Articulação ensino e pesquisa.

institucional de bolsa de iniciação à docência a estudantes II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores Águas de Lindóia – 7 a 9 de abril de 2014 Passos importantes para garantir uma política de estado - DECRETO 6755/2009 - Programas de formação inicial e continuada para professores (DEB – Capes); - CONAE – Conferência Nacional de Educação. LEI 12.796 (4/4/2013) Altera o artigo 62 da LDB (1996) referente à formação dos profissionais da educação, com a inclusão do parágrafo 5º : § 5o A União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios incentivarão a formação de profissionais do magistério para atuar na educação básica pública mediante programa institucional de bolsa de iniciação à docência a estudantes matriculados em cursos de licenciatura, de graduação plena, nas instituições de educação superior. (BRASIL, 2013)

Águas de Lindóia – 7 a 9 de abril de 2014 II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores Águas de Lindóia – 7 a 9 de abril de 2014 Pibid Unesp

Pibid na Unesp Edital 2009 Edital 2011 Edital 2012 (ampliação) II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores Águas de Lindóia – 7 a 9 de abril de 2014 Pibid na Unesp Edital 2009 Edital 2011 Edital 2012 (ampliação) Edital 2014 Coordenador Institucional 1 2 Coordenador de Gestão 4 Coordenador de Área 12 13 37 78 Supervisores 30 24 79 162 Iniciação à Docência (ID) 240 103 555 931

(Bolsas, Custeio, Material Permanente) II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores Águas de Lindóia – 7 a 9 de abril de 2014 Captação de Recursos (Bolsas, Custeio, Material Permanente) Edital 2009 abril-2010 a julho-2012 (28 meses) Edital 2011 ago-2011 (12 meses) Edital 2012 ago-2012 a fev-2014 (19 meses) Edital 2013 março-2014 a fev-2015 R$4.200.000,00 R$1.121.920,00 R$6.803.435,00 R$8.025.511,00 Total = R$20.150.866,00 (5 anos e 11 meses)

Águas de Lindóia – 7 a 9 de abril de 2014 II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores Águas de Lindóia – 7 a 9 de abril de 2014 Características do programa na Unesp Experiência do programa Núcleo de Ensino; Universidade multi Câmpus (problemas de comunicação e gestão de recursos); Dinâmica do subprojetos: Encontros semanais para planejamento, avaliação, replanejamento; Atividades na Escola, Atividades na Universidade (CA + SUP +ID + COL); Projetos interdisciplinares; Avaliação do programa: através de Fóruns realizados por área do conhecimento; Quem são os formadores de professores na Unesp? Desafios: integração com a Escola Básica, maior valorização das licenciaturas na Universidade, desenvolver o trabalho colaborativo nos grupos, gerenciamento do programa, avaliação, etc

1- O que temos para OFERECER, participando do PIBID? II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores Águas de Lindóia – 7 a 9 de abril de 2014 1- O que temos para OFERECER, participando do PIBID? 2- O esperamos RECEBER, participando do PIBID?