Identificar fontes de idéias para empreendimentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS FATOS... CONTAM QUE TUDO MUDOU! O MUNDO MUDOU!
Advertisements

Mix de Marketing Novos Produtos
Como selecionar, avaliar e desenvolver pessoas
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
Empreendedorismo AULA 3
Titulo da monografia Nome do aluno: Orientadora:
POSTURA E ÉTICA PROFISSIONAL
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
"Descobrir é olhar para a mesma coisa como todos olham e enxergar algo diferente". Albert Szent-Gyorgyi.
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
Regras e limites na educação de crianças
Métodos Quantitativos
Empreendedorismo Prof: Carlos Alberto dos Santos
Recrutamento e Seleção
Xlll Encontro Empresarial Marketing e Ética Empresarial: Coexistência Possível? Profª Heloisa Leite Brasília, 30 de outubro de 2012.
Questionário Sociolinguístico
Teacher Marilisa Lichtenberg English
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O COMEÇO DE TUDO!.
Algumas Técnicas Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
BOA NOITE A TODOS Gestão de negócios e empreendedorismo.
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
Conselhos aos IDOSOS.
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Focus Groups Vai além de saber qual a marca escolhida pelos consumidores A ou B Busca-se descobrir o que.
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
2º Encontro da família 2015 Escola Profissional São José
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
Projeto Voltado para o Usuário Lição 4. Revise os Cálculos sobre o Tamanho do Mercado Revise os cálculos sobre o tamanho do seu mercado com base no feedback.
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Identificando Oportunidades
Prof Cláudio Cabral.  Processo Decisório é o caminho mental que o administrador utiliza para chegar a uma decisão.  Processo Decisório é a seqüência.
Solidificando seus relacionamentos
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
Trimestrais 2012 Escola Sabatina - ABS.
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
Matricula: U4R8V9. Perfil da Geração Y Integrados Globais e conectados Conscientes e críticos Comportamento é diretamente influenciado pelo grande volume,
O que queremos fazer hoje?
Universidade de Pernambuco – UPE Mestrado em Gestão de Desenvolvimento Local Sustentável - GDLS Disciplina: Empreendedorismo e Inovação Professores: Emanuel.
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
 Há dúvidas quanto à afirmação de que a tomada de decisão em equipe seja superior à tomada de decisão individual. “VÁRIAS CABEÇAS PENSAM MELHOR QUE UMA.
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Ferramentas da Qualidade
Coelho’s Consultoria.
Brainstorm É uma técnica intencionalmente desinibidora, utilizada para gerar grande número de idéias, por meio da capacidade criativa.
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
O que quero dizer ? Quais as regras da sessão ? Duração permitida
Leitura Estiloja.com.
Questões sobre quatro quadrados
Rocío González 2PPM. PROBLEMÁTICA  Opiniões dos pais sobre a influencia da educação pública nos seus filhos.
R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.
REUNIÕES DE TRABALHO.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Sócrates “Só sei que nada sei”.
PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS
Plano de Carreira Carreira: é uma série de posições exercidas por uma pessoa ao longo de sua vida profissional Com uma boa avaliação de pessoal e um bom.
Oportunidades e Ideias
SEGURANÇA – responsabilidade de todos; também sua! António Morgado prof. Ed. Física – EB 2,3 de Rio Tinto.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
“Os pais devem considerar isso. Eles precisam compreender os princípios que fundamentam o cuidado e a educação das crianças. Devem ser capazes de criá-las.
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
COMO SER CRIATIVO 1.Faça anotações. 2. Armazene idéias. 3. Observe e absorva. 4. Desenvolva uma forte curiosidade. 5. Aprenda a escutar e a ouvir. 6.
Processos Decisórios– apostila 1 – 2. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 1 Processos Decisórios Ferramentas da Qualidade Profa. Josy.
Transcrição da apresentação:

Identificar fontes de idéias para empreendimentos Fontes de novas ideias: Consumidores Prestar atenção no comportamento Monitoramento informal de idéias e necessidades em potencial Formalização de oportunidades para que eles expressem sua opinião; Produtos e serviços existentes Monitorar e avaliar produtos e serviços concorrentes Maneiras de melhorar a oferta resultando em novo produto ou serviço;

Identificar fontes de idéias para empreendimentos Canais de distribuição Familiaridade com as necessidades do mercado Sugestões de novos produtos e serviços Defeitos e carências dos produtos/ serviços existentes Podem ajudar na comercialização dos novos produtos e serviços Governos Pesquisar nos órgãos de registro de patentes Produtos e serviços resultantes de novas leis e regulamentos Outros governos Vantagens para micro e pequenas empresas (simples)

Identificar fontes de idéias para empreendimentos Pesquisa e desenvolvimento Do próprio empreendedor Em Universidades e centros de pesquisa (Spin-off = derivação) Outras Internet Revistas, jornais e livros Observando as próprias necessidades ou do ambiente que vivemos

Método de Geração de Ideias

“Se uma idéia – à primeira vista – não lhe parece absurda -não gaste muito tempo com ela.” Einstein

Criatividade ORIGINALIDADE RISCO!

CRIATIVIDADE

CRIATIVIDADE Não vai se ajustar à nossa operação,...

CRIATIVIDADE

Dicas para desenvolver a criatividade Faça anotações Desenvolva a sua curiosidade Procure escrever ao menos uma idéia por dia Armazene suas idéias Aprenda a escutar, ouvir e observar. Preste um pouco mais de atenção nas crianças e idosos Compreenda primeiro – depois julgue Aprenda a gostar de problemas Perca o medo de perguntar Coloque as idéias em ação • Evite coisas que Enfraqueçam o cérebro Use o seu tempo ocioso com sabedoria • Divirta-se trabalhando e trabalhe divertindo-se • Mantenha –se sempre de bom humor • Trabalhe duro

RE { CRIATIVIDADE Pensar o porquê Definir o quê Sequenciar o quando Alocar o onde Colocar o quem Inventar o como Duzir o quanto

Criatividade

Dicas para ser Criativo

Criatividade

Criatividade seus pressupostos !!!

Criatividade

Criatividade

Criatividade

Criatividade

Criatividade

Criatividade

Criatividade

Criatividade

Criatividade Desenvolva a Intuição!

Criatividade

Criatividade

Métodos de Geração de Idéias Grupos de discussão Até 14 pessoas Um moderador direcionador ou não Brainstorming Maior parte não tem condições de desenvolvimento Aberta, mas concentrada em um produto ou mercado 4 regras: Nenhuma crítica, nem comentário negativo Improvisação, quanto mais fantástica melhor Maior número de idéias, maior probabilidade de sugestões úteis Reutilização, combinações e evoluções de idéias.

Métodos de Geração de Idéias Análise de inventário de problemas (PIA) de Tauber Método para obter novas idéias e soluções focalizando-se em problemas. São solicitados a identificar e discutir produtos dessa categoria que tenham um determinado problema, objetivando a chegar a uma idéia de um novo produto. Serve para testar a idéia de um novo produto.

Solução Criativa de Problemas Infelizmente a criatividade tende a declinar com a idade, educação, falta de uso e burocracia. A partir do momento que a pessoa começa a freqüentar a escola, na adolescência e nas idades de 30, 40 e 50 anos. Fatores perceptuais, culturais, emocionais e organizacionais também influenciam Ela pode ser desbloqueada com o emprego de alguma técnica de solução criativa de problemas.

Solução Criativa de Problemas Brainstorming Brainstorming inverso: permite críticas Brainwriting: escrito e com mais tempo para reflexão Método Gordon – Os participantes não sabem a natureza exata do problema, revelado na segunda fase da reunião. Método checklist: nova idéia é desenvolvida por meio de uma lista de questões ou sugestões relacionadas Livre associação: uma palavra ou expressão é escrita sobre o problema, seguindo-se mais palavras e expressões criando uma cadeia de idéias resultando em um novo produto, por exemplo.