Implementação da Lei 10639/03 em Rio Claro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rosana de Lemos Vasques Coordenado do SEBPRS
Advertisements

Portal do Professor SEED/MEC
A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. Raimunda S. M. Oliveira.
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
Como produzir um jornal escolar
CEU CEI PARQUE ANHANGUERA
Máscaras Africanas.
Apresentação do Projeto
Diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor
EQUIPE MULTIDISICPLINAR
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
Escola Municipal Dona Cotinha
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
Estudos Geográficos sobre Paranapiacaba
Reunião com os gestores de Pesquisa dos Ifes 10/06/2013 Às 10 horas.
BIBLIOTECA DA EMATER.
O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?
CAOP-Consumidor (MPPE)
Ministério da Cultura.
CBL – Câmara Brasileira do Livro
CAOP-Consumidor (MPPE)
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
Inclusão Social Inclusão social Igualdade racial Tempo Integral
VIVA A ESCOLA O Programa Viva a Escola, instituído pela Resolução no 3683/08 e regulamentada pela instrução Normativa no 017/08, concebe como política.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 5 BIBLIOTECA PÚBLICA “BERNARDO.
Projeto de Justiça, Paz e Integridade da Criação.
Apresentação: O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais.
Gestão da Cultura em Navegantes
Alguns Apontamentos: Localização Geográfica X Reconhecimento da Identidade Local; Descontinuidade administrativa e Escassez de Recursos.
Ministério de Minas e Energia
PROJETO AFRICANIDADES NA REGIÃO DO ALTO TIETÊ
sEMINÁRIO A PARTICIPAÇÃO E A ATITUDE DO JOVEM NO MUNDO DO TRABALHO
9ª Mostra das Escolas de Educação Profissional
CURRICULO +.
Quem somos: O Instituto João XXIII é uma entidade sem fins lucrativos de direito privado, com reconhecimento de Utilidade Pública Federal, Estadual e.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 4 PEIRÓPOLIS 2012/ 2013.
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
TEMA: Educação Campesina
DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO
Ações na área do Livro e Leitura Outubro/ IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS - Modelos 1 e 2 2. MODERNIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS - Pequeno porte -
Curso de Especialização em Educação Infantil
Mude a história cuidando das crianças hoje novembro, 2014.
Patrimonio Cultural Material de Campinas SP
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
“INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO DE VÍDEOS:
Projeto Aulas Unidas 32 escolas 150 professores alunos 48 websites escolares Conteúdos infomativos e educacionais Interatividade Comunidade Colaboração.
História do Câncer – atores, cenários e políticas públicas
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES AMBIENTAIS E CONSELHEIROS DO SISNAMA EM SANTA CATARINA.
MOBILIZAÇÃO DAS IGREJAS CRISTÃS PELA EDUCAÇÃO ENCONTRO DE LIDERANÇAS MARÇO/2010 – BRASÍLIA IGREJA METODISTA – CLAI Revda. Renilda Martins Garcia Coordenadora.
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Plano Municipal do Livro e da Leitura.
Ministério da Educação Ministério da Saúde UNESCO UNICEF UNFPA
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
RONDÔNIA. EEEF Joaquim Nabuco Atende alunos da zona urbana e rural do 1º ao 5º ano. Possui 256 alunos e 16 professores.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Formação continuada 3º Encontro
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Educação Infantil e Fundamental.
Transcrição da apresentação:

Implementação da Lei 10639/03 em Rio Claro A família e a mulher A família e a mulher

Implementação da Lei 10639/03 em Rio Claro O Arquivo convidou o Centro de Voluntariado/Ponto de Cultura e a Associação Cruzeiro do Sul para a escrita do projeto para o PROAC, que foi aprovado e está em atividade. A base do projeto é a difusão de acervos do Arquivo, no caso os documentários produzidos a partir da história oral junto à comunidade negra.

Implementação da Lei 10639/03 em Rio Claro O Portal  Memória Viva é um canal de difusão das manifestações culturais, artísticas e  sociais que afetam, na sua singularidade, a cidade de  Rio Claro, sejam elas produzidas pelos seus moradores, sejam por contribuições estrangeiras. Os depoimentos são tratados como documentos e a partir deles são produzidos os documentários. http://www.memoriaviva.sp.gov.br/2013/09/20/uma-eterna-grio/

Implementação da Lei 10639/03 em Rio Claro 2009 – Criação do grupo de pesquisa Afro-brasilidades O projeto Afro-brasilidades foi criado a partir de uma preocupação com a escassa documentação numa região que foi uma das principais produtoras de café do país com relevante comércio, tanto do produto como dos escravos. O principal objetivo do projeto é reunir, organizar e disponibilizar documentação para pesquisa e publicação sobre a Questão Negra no Município de Rio Claro, cujo conteúdo sirva de suporte para a formação de professores e para as ações educativas a serem implementadas em sala de aula e/ou no contexto escolar.

Implementação da Lei 10639/03 em Rio Claro Projeto aprovado no Edital PROAC 14.2012 - Difusão de Acervos Museológicos Proponente: Centro de Voluntariado de Rio Claro/Ponto de Cultura Parceiros: CONERC, Assessoria da Integração Racial, Associação Cruzeiro do Sul, Centro de Voluntariado/ Ponto de Cultura, Unesp, ASSER, Secretaria Municipal de Educação e Arquivo Público e Histórico de Rio Claro

Implementação da Lei 10639/03 em Rio Claro OBJETIVO GERAL Difusão do acervo museológico do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro/SP nas escolas municipais de ensino fundamental por meio de ações educativas voltadas para a implementação da lei 10.639/2003

Implementação da Lei 10639/03 em Rio Claro Ações contempladas no Projeto: Capacitação de 250 professores (4º. e 5º. anos, EJA e professores de artes) Difusão do acervo – distribuição de documentários produzidos pelo Arquivo Elaboração e distribuição de dois gibis – Chacrinha dos Pretos e Figueira de São Benedito Realização de 35 eventos: Conversa Griô nas escolas Realização de evento final: Feira com exposição de trabalhos das crianças

Implementação da Lei 10639/03 em Rio Claro

Implementação da Lei 10639/03 em Rio Claro CAPACITAÇÃO – (Sec. de Educação remunera @s professores/as colocando substitutos no horário da capacitação) Encontros presenciais – 12 horas Visita monitorada – 04 horas Conversa Griô – 04 horas Trabalhos em sala – 06 horas Exposição final – 04 horas

Implementação da Lei 10639/03 em Rio Claro

Implementação da Lei 10639/03 em Rio Claro CAPACITAÇÃO - temas Desafios e possibilidades para implementação da Lei 10.639/2003. Introdução ao estudo das civilizações africanas e contribuições dos africanos para o desenvolvimento humano universal. Cultura negra e resistência no Brasil. Cultura negra e resistência no cotidiano escolar. Estratégias de implementação da Lei 10.639/2003 no ensino fundamental.

Implementação da Lei 10639/03 em Rio Claro

Implementação da Lei 10639/03 em Rio Claro Ações do Arquivo sobre o tema: Bate-papo cultural: www.aphrioclaro.sp.gov.br Gravações em História oral Produção de documentários: www.memoriaviva.sp.gov.br Aquisição de livros e teses Saídas de campo em locais da cidade e Museu Afro Realização de Conversas Griô: www.memoriaviva.sp.gov.br Artigos na Revista do Arquivo: www.aphrioclaro.sp.gov.br Levantamento da Arte e da Cultura afro (livro ACIRC) Transmissão dos documentários na TV comunitária – canal Elaboração de projetos para captação de recursos

Implementação da Lei 10639/03 em Rio Claro Contato: Tel – 19-3522.1938/ 19-9676.2708 Rua 6, 3265 – Alto do Santana Rio Claro/São Paulo E-mail – arquivo@aphrioclaro.sp.gov.br teresa.arruda@rioclaro.sp.gov.br teresa-arruda@hotmail.com