A Indisciplina e os Problemas Exógenos À Escola

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREVENÇÃO NA FAMÍLIA, NA ESCOLA E NA COMUNIDADE:
Advertisements

“O que é Bullying” 7º ANO D.
DURKHEIM E O MÉTODO SOCIOLÓGICO
OS CAMINHOS DA INDISCIPLINA
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
“Crenças e valores das mães com filhos na escola primária”
Imagens da infância Crenças e valores das mães com filhos na escola primária De Paula Castro e Maria Benedicta Monteiro.
Sociologia da Educação
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
Autoridade se constrói
ENEM.
experiências INESQUECÍVEIS!
Estudo da pág. 31 a 38. FARAONI,Alexandre.Sociologia no ensino médio:volume único – 1º ed. – São Paulo: Edições SM,2010. – Coleção Ser protagonista.
Indisciplina na Sala de Aula
um desafio contemporâneo
Por quê o computador na educação?
O que é ser rapaz no séc. XXI?
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
“Perspectiva da APaisMafra sobre a Segurança no meio Escolar”
Ajude – me!!.
serviço de psicologia e orientação (spo) rita raposo
Desenvolver Por uma Nova Escola.
Anderson Izydio Ribeiro Cabral Lysanea Karina Cabral Corrêa
QUEM SOU EU?.
desafio para jovens e pais
2º ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
Documento de Aparecida
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Orientação Educacional
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Perspectivação Económico-Ética da Educação
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Indisciplina e Incidentes Críticos na Escola e na Sala de Aula
Globalização.
“sou rotaractiano” Qual o MEU papel?.
Emile Durkheim e o fato social
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
FILOSOFIA. TURMA: 3206  PROF. JOSÉ LUÍZ LEÃO  ALUNOS: ANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUESANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUES EDRIANE SILVA PEREIRAEDRIANE SILVA PEREIRA JULIANA.
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSE PROFESSORA COORD JACIRA DE SOUZA FERRAZ
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
O QUE DÁ SENTIDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR O que dá sentido à formação do professor é o diálogo entre os professores, a análise rigorosa das práticas e a.
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
BULLYING O QUE E ???.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
A escola e as estratégias possíveis na prevenção da violência
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
O profissional da gestão escolar e suas implicações
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Indisciplina na sala de aula Realizado por: Catarina Oliveira; Filipa Matos; Isabel Fonseca; Susana Melo; Umaru Baldé.
“Saber estudar com Eficiência III – Como posso ajudar o meu filho a ESTUDAR!” Maio, 2015.
TRANSFORMANDO A COMUNIDADE
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
SITUAÇÕES.
Adolescência: Conflito entre gerações
Contextualização pedagógica do problema
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Bullying nada mais é do que a desavença entre pessoas que convivem no mesmo ambiente: escolas, bairros, empresas, clubes sociais e, até mesmo, no meio.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
Concordo / Discordo Sim / Não / Não sei Nada importante / Importante / Muito importante 1º O que penso sobre educação sexual? 9 questões 22 questões 12.
Conceitos: Mapeando as formas alternativas de não-participação Elaine Toldo Pazello INEP/MEC e FEA-RP/USP.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Primeiro capitulo – Gerações Crianças (geração dos computadores)  ---  Adultos (destruidores de lares ) Tecnologias - "Fluência Tecnológica" (o conhecimento.
Transcrição da apresentação:

A Indisciplina e os Problemas Exógenos À Escola

O que se entende por indisciplina…? A indisciplina é uma problemática actual e que muito tem contribuído para uma crescente imagem negativa da escola, deixando preocupados, independentemente do nível de ensino pais, professores e demais responsáveis educativos. Um aluno ou professor indisciplinado é, em princípio, alguém que possui um comportamento diferente em relação a uma norma social ou escolar pré-estabelecida. INDISCIPLINA ≠ VIOLÊNCIA

Manifestações de indisciplina… Frequentes: Apatia do grupo; Cochicho; Troca de mensagem e papelinhos; Intervalos cada vez maiores; Exibicionismo; Perguntas inoportunas; Discussões entre alunos; Comentários despropositados; Silêncios ostensivos; Entradas e saídas “justificadas”. Excepcionais: Agressão a colegas; Agressão a professores; Roubos; Provocações sexuais; Provocações racistas.

INDISCIPLINA Somos indisciplinados quando pensamos, Ultrapassando as fronteiras, que postas estão à nossa frente, Reflectidas em normas que, mesmo desumanas, Existem como verdades intocáveis. Somos indisciplinados quando amamos, (…) Somos indisciplinados quando sonhamos com um mundo justo e neste sonho, Agimos em prol de ver fluir a liberdade sonhada, A vida sofrida, mas não vencida pelas garras do desanimo ou de uma vida já não vivida. E assim , quem sabe um dia possamos reconhecer que em meios aos indisciplinados Remanescem e fluem a cada dia, os que romperam barreiras consigo mesmo e com o mundo, Em busca de um ideal “louco”, Que foge ao estabelecido para fazer valer a liberdade e a vontade de ver a vida acontecer. Loucos, que fizeram da ousadia, O momento primeiro de busca de um ideal. Ousadia, traduzida numa indisciplina que fez acontecer os instantes vividos com intensidade Que a indisciplina insistia em sufocá-los.

Problemas Exógenos… Factores Sociológicos Factores Políticos

Factores Sociológicos Globalização Desvalorização do indivíduo; A escola como reeducadora; Origem social do aluno; Negligência parental. “O meu filho tem facilidade nos estudos, tira boas notas, mas sou frequentemente chamada à escola devido ao seu comportamento indisciplinado. Não sei mais o que fazer para que se comporte na escola.”

Factores Sociológicos Emergência de uma nova geração O papel da adolescência; Diversidade de culturas.

Factores Sociológicos Polimorfia familiar Substituição da família tradicional pela reconstruída; Diversos modelos familiares; Consequências da polimorfia familiar; Desresponsabilização dos pais, responsabilizando a escola.

Factores Políticos Incapacidade política e orgânica passagem de um sistema autoritário e disciplinado para outro permissivo; Falta de perseverança e dedicação por parte dos alunos; Perda progressiva dos métodos de reeducação e correcção por parte do professor; A construção de escolas em lugares menos próprios; Falta de investimento em estrutura dignas e acolhedoras; Instabilidade do programa escolar.

Factores Políticos Democratização da escola Massificação do ensino; Exclusão escolar: “não podemos vestir o mesmo fato a alunos de tamanhos diferentes”; Extensão da escolaridade obrigatória.

Princípios em que se baseiam Tipo de Medidas Princípios em que se baseiam Resultados Obtidos Tradicional Regulamentos disciplinares Penalizações Desmotivação Aumento da agressividade e indisciplina Insucesso escolar Abandono Interveniente Ocupação positiva dos jovens Participação dos jovens nos melhoramentos da escola Valorização das capacidades dos alunos Definição rigorosa, séria e participada de regras e critérios de actuação Integração Gosto pela escola Modificação de comportamentos Sucesso escolar

“A Indisciplina como aliada” “Ela atrapalha e incomoda, mas se for trabalhada adequadamente pode ajudá-lo a conquistar a turma neste novo ano” “Nada se constrói sem alicerces” “A indisciplina é um símbolo das novas gerações, mas é também um amuleto para nos guiar na descoberta do futuro” (Daniel Sampaio)

Medidas por Daniel Sampaio… Co-responsabilização de professores, pais e alunos; Relação professor - aluno; Relação professor - pais; Incentivo a actividades intra e extra escolares; Programas escolares inovadores.

Concluindo…

Concluindo… Os professores devem tirar da cabeça ideias como: “turma de loucos”, “ovelha ranhosa”, “aluno drogado”… Já não se pode continuar a ensinar sem pensar no aluno… Já não se pode estudar sem pensar no futuro… Já não se pode fingir que nada temos a ver com a escola…

Trabalho realizado por: Ana Dourado nº 38526 Celine Queirós nº 38527 Maria José Silva nº 38557 ☺☺☺