METODOLOGIAS ATIVAS Os sete saberes necessários à educação do futuro por Edgar Morin 1-As cegueiras do conhecimento: ao erro e a ilusão 2-Os princípios.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evangelização Espírita Infanto-juvenil
Advertisements

Para uma Educação no Século 21
CURSO DE ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE
UMA NOVA VISÃO SOBRE O CONHECIMENTO
DO PRINCÍPIO DAS COISAS CONHECIMENTO.
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
Grandes Dilemas do Mundo Contemporâneo
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
O que é Educação Ambiental?
Projeto Pedagógico e Avaliação da Graduação
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
cenários e perspectivas.
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Uma mundialização plural Edgar Morin
Espiritismo e Ecologia
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
Seminário Regional – Rio de Janeiro
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Edgar Morin É um antropólogo e sociólogo sefardita.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
EDUCAÇÃO e seus sentidos
COLÉGIO PRESBITERIANO EDUARDO LANE
Desenvolver Por uma Nova Escola.
Pacto do Ensino Médio e o REM
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
I mostra Cultural municipal jornada Tic & Educação
FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
JEAN JACQUES ROUSSEAU (1712 – 1778)
OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO E WEB 2
CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalhando com Grupos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO,
Evangelização e família
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Evangelização Desafio de Urgência
EDUCAÇÃO PARA VIDA: PARTE II Educação para Vida: Princípios, Conceitos e Tecnologias.
EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA Marcos da Silveira PUC-Rio CEEE2005.
Universidade Federal de Uberlândia
Metodologia Científica
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
II OS PRINCÍPIOS DO CONHECIMENTO PERTINENTE
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
Os sete saberes necessários para a educação do futuro
Como desenvolver uma gestão empreendedora? Desafios e possibilidades Princípios para uma escola eficaz Por: Cristiane M. C. Rios.
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Especialização em Docência do Ensino Superior
Seminário Virtual Informática e Sociedade
Tecnologias Digitais em Espaços Educativos. O métodO O Método ( ): grande obra de Morin, organizada em 06 volumes:  A natureza da natureza 
O DIREITO E AS DEMAIS ORDENS NORMATIVAS Fonte: André Franco Montoro, in Introdução à Ciência do Direito, p Curso de Direito Professor: Milton Corrêa.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
“História da Filosofia Contemporânea” 2012/2 Principais Características.
Oficina de Desenvolvimento de Lideranças Facilitadora: Profa. Renata Guimarães de Carvalho.
Psicologia da Educação
cenários e perspectivas.
Faculdade Piaget PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Fisioterapia, Engenharia Ambiental, nutrição, ADM Disciplina: A Humanidade e o Futuro: Paradigmas.
EDGAR MORIN Formadores: Janaina R. Pitas CEFAPRO – Primavera do Leste
Os sete saberes necessários à educação do futuro
Prof. Dr. Robson Santos Revisitando Teorias Pedagógicas.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Prática profissional do professor: uma questão de ética Profa. Rosália de Fátima e Silva DEPED / CCSA PAP, 2009.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Universidade Federal Fluminense Curso de Graduação em Enfermagem Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa Disciplina: Ciências Humanas e Sociais da.
Estudo Mensal | Vida Espírita –
Reinaldo  As eras psíquicas da humanidade têm correspondência com a dinâmica histórica de transformação da psique humana, desde sua concepção, passando.
Transcrição da apresentação:

METODOLOGIAS ATIVAS Os sete saberes necessários à educação do futuro por Edgar Morin 1-As cegueiras do conhecimento: ao erro e a ilusão 2-Os princípios do conhecimento pertinente 3-Ensinar a condição humana 4-Ensinar a identidade terrena 5-Enfrentar as incertezas 6-Ensinar a compreensão 7-A ética do gênero humano Os sete saberes necessários à educação do futuro por Edgar Morin 1-As cegueiras do conhecimento: ao erro e a ilusão 2-Os princípios do conhecimento pertinente 3-Ensinar a condição humana 4-Ensinar a identidade terrena 5-Enfrentar as incertezas 6-Ensinar a compreensão 7-A ética do gênero humano

SITUAÇÃO DE ESTUDO As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão.  A educação visa transmitir conhecimentos, mas, apresenta-se (cega) quanto ao que é o conhecimento humano, seus dispositivos, enfermidades, dificuldades, tendências ao erro e a ilusão, e não se preocupa em fazer conhecer o que é conhecer.  Como proceder para preparar o evangelizando a enfrentar os riscos permanentes de erro e ilusão, em relação à reencarnação.? ( 2º ciclo de juventude –Módulo I- O Espiritismo.III Unidade – Reencarnação). SITUAÇÃO DE ESTUDO As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão.  A educação visa transmitir conhecimentos, mas, apresenta-se (cega) quanto ao que é o conhecimento humano, seus dispositivos, enfermidades, dificuldades, tendências ao erro e a ilusão, e não se preocupa em fazer conhecer o que é conhecer.  Como proceder para preparar o evangelizando a enfrentar os riscos permanentes de erro e ilusão, em relação à reencarnação.? ( 2º ciclo de juventude –Módulo I- O Espiritismo.III Unidade – Reencarnação). Os sete saberes, constituem eixos e, ao mesmo tempo, caminhos que se abrem a todos os que pensam e fazem educação, e que estão preocupados com o futuro das crianças e adolescentes.

- Os princípios do conhecimento pertinente. Há um problema capital sempre ignorado que é o da necessidade de promover o conhecimento capaz de apreender problemas globais para neles inserir os conhecimentos parciais e locais. - O que o evangelizador deve fazer para que o evangelizando desenvolva aptidão natural do espírito humano para melhor se relacionar com seus semelhantes e o universo.? (2º ciclo de juventude.Módulo III Conduta Espírita – Vivência Evangélica I Unidade –Auto –aperfeiçoamento – O Dever). - Os princípios do conhecimento pertinente. Há um problema capital sempre ignorado que é o da necessidade de promover o conhecimento capaz de apreender problemas globais para neles inserir os conhecimentos parciais e locais. - O que o evangelizador deve fazer para que o evangelizando desenvolva aptidão natural do espírito humano para melhor se relacionar com seus semelhantes e o universo.? (2º ciclo de juventude.Módulo III Conduta Espírita – Vivência Evangélica I Unidade –Auto –aperfeiçoamento – O Dever). Situação do Estudo

- Ensinar a condição humana. O ser humano é a um só tempo físico, biológico, psíquico, cultural, social, histórico e espiritual. - A condição humana deve ser objeto essencial de todo o ensino. Justifique. (2º ciclo de juventude. Módulo III Conduta Espírita Vivência Evangélica.I Unidade Auto Aperfeiçoamento.-A necessidade de Auto –Aperfeiçoamento). - Ensinar a condição humana. O ser humano é a um só tempo físico, biológico, psíquico, cultural, social, histórico e espiritual. - A condição humana deve ser objeto essencial de todo o ensino. Justifique. (2º ciclo de juventude. Módulo III Conduta Espírita Vivência Evangélica.I Unidade Auto Aperfeiçoamento.-A necessidade de Auto –Aperfeiçoamento).

Situação do Estudo - Ensinar a identidade terrena. O destino planetário do gênero humano é outra realidade – chave até agora ignorada pela educação. O reconhecimento da identidade terrena deve converter-se em um dos principais objetos da educação.O destino planetário do gênero humano é outra realidade – chave até agora ignorada pela educação. O reconhecimento da identidade terrena deve converter-se em um dos principais objetos da educação. - Evidenciar as características da era planetária no século XXI, tendo em vista que o Homem não é mais cidadão do planeta Terra e sim cidadão do Universo.- Evidenciar as características da era planetária no século XXI, tendo em vista que o Homem não é mais cidadão do planeta Terra e sim cidadão do Universo. (3º ciclo de juventude- Módulo III Conduta Espírita Vivência Evangélica.IV Unidade - Relações do Homem com a Natureza. – O homem cidadão do Universo). - Ensinar a identidade terrena. O destino planetário do gênero humano é outra realidade – chave até agora ignorada pela educação. O reconhecimento da identidade terrena deve converter-se em um dos principais objetos da educação.O destino planetário do gênero humano é outra realidade – chave até agora ignorada pela educação. O reconhecimento da identidade terrena deve converter-se em um dos principais objetos da educação. - Evidenciar as características da era planetária no século XXI, tendo em vista que o Homem não é mais cidadão do planeta Terra e sim cidadão do Universo.- Evidenciar as características da era planetária no século XXI, tendo em vista que o Homem não é mais cidadão do planeta Terra e sim cidadão do Universo. (3º ciclo de juventude- Módulo III Conduta Espírita Vivência Evangélica.IV Unidade - Relações do Homem com a Natureza. – O homem cidadão do Universo).

Situação do Estudo - Enfrentar as incertezas. A s ciências permitiram que adquiríssemos muitas certezas mas igualmente revelaram, ao longo do séc. xx, inúmeras zonas de incertezas. A s ciências permitiram que adquiríssemos muitas certezas mas igualmente revelaram, ao longo do séc. xx, inúmeras zonas de incertezas. - Como orientar o evangelizando para enfrentar os imprevistos, os inesperados e as incertezas? - Como orientar o evangelizando para enfrentar os imprevistos, os inesperados e as incertezas? ( 3º ciclo de juventude. Módulo I O Espiritismo – III Unidade Bases do Espiritismo. Princípios Básicos da Doutrina Espírita ). ( 3º ciclo de juventude. Módulo I O Espiritismo – III Unidade Bases do Espiritismo. Princípios Básicos da Doutrina Espírita ). - Enfrentar as incertezas. A s ciências permitiram que adquiríssemos muitas certezas mas igualmente revelaram, ao longo do séc. xx, inúmeras zonas de incertezas. A s ciências permitiram que adquiríssemos muitas certezas mas igualmente revelaram, ao longo do séc. xx, inúmeras zonas de incertezas. - Como orientar o evangelizando para enfrentar os imprevistos, os inesperados e as incertezas? - Como orientar o evangelizando para enfrentar os imprevistos, os inesperados e as incertezas? ( 3º ciclo de juventude. Módulo I O Espiritismo – III Unidade Bases do Espiritismo. Princípios Básicos da Doutrina Espírita ). ( 3º ciclo de juventude. Módulo I O Espiritismo – III Unidade Bases do Espiritismo. Princípios Básicos da Doutrina Espírita ).

Situação do Estudo - Ensinar a compreensão. A compreensão é a um só tempo meio e fim da comunicação humana. - Justifique a importância da compreensão mútua entre os seres humanos. (2º ciclo de Juventude.Módulo III.Conduta Espírita Vivência Evangélica.III Unidade Relações Sociais. Trabalho Social Voluntário). - Ensinar a compreensão. A compreensão é a um só tempo meio e fim da comunicação humana. - Justifique a importância da compreensão mútua entre os seres humanos. (2º ciclo de Juventude.Módulo III.Conduta Espírita Vivência Evangélica.III Unidade Relações Sociais. Trabalho Social Voluntário).

Situação do Estudo - A ética do gênero humano. A ética não poderia ser ensinada por meio de lições de moral e sim formar-se nas mentes com base na consciência de que o humano é ao mesmo tempo indivíduo, parte da sociedade, e parte da espécie. Como proceder para desenvolver essa consciência? (1° ciclo de Juventude Módulo II O Cristianismo. I Unidade Antecedentes Históricos –A atualidade do decálogo.) - A ética do gênero humano. A ética não poderia ser ensinada por meio de lições de moral e sim formar-se nas mentes com base na consciência de que o humano é ao mesmo tempo indivíduo, parte da sociedade, e parte da espécie. Como proceder para desenvolver essa consciência? (1° ciclo de Juventude Módulo II O Cristianismo. I Unidade Antecedentes Históricos –A atualidade do decálogo.). Há relação dos setes saberes necessários à educação do futuro apresentados por Edgar Morin, com os objetivos da Evangelização Espírita, estabelecidos no Currículo FEB? Justifique.. Há relação dos setes saberes necessários à educação do futuro apresentados por Edgar Morin, com os objetivos da Evangelização Espírita, estabelecidos no Currículo FEB? Justifique.