Governança Corporativa na Companhia Vale do Rio Doce

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
G L O S S Á R I O Accountability: prestação de contas com responsabilidade. Board of directors: membros do conselho de administração. Cadbury Report: código.
Advertisements

Governança Corporativa
12 de setembro de 2005 Geraldo Soares A importância dos Profissionais de Relações com Investidores XI Curso de Introdução Mercado de Capitais 2005 Vice-presidente.
A crise mundial de confiança nas empresas:
SARBANES OXLEY 1 – O QUE É Lei americana que estabelece normas de governança corporativa GOVERNANÇA CORPORATIVA Sistema pelo qual as sociedades.
Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos.
Divulgação de Resultados 1º Trimestre 2005
GOVERNANÇA CORPORATIVA Marcelo M. Bertoldi
Palestra Mensal IBGC: Governança Corporativa em Instituições Financeiras 20 de Maio de 2004 Governança Corporativa em Instituições Financeiras: O Caso.
Geraldo Soares Superintendente de Relações com Investidores Banco Itaú Holding Financeira S.A. Dezembro de 2003 O Site de Relações com Investidores como.
Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 24 de Junho de 2004 Banco Itaú Holding Financeira S.A. Alfredo Setubal Diretor de Relações com Investidores.
02 de setembro de 2003 Geraldo Soares Vice-presidente IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Membro do Conselho de Administração INI.
Marcos Históricos da Governança Corporativa
Sistemas de Accountability
Paulo Todescan Lessa Mattos
Parte 2 – Marcos Regulatórios Prof. Luís Fernando Garcia
A Harmonização Contábil na Profissão do Auditor Independente
Seminário sobre Sustentabilidade – Razão Contábil
Sustentabilidade e a Opção pelo Mercado de Capitais
Ética como valor corporativo do Gestor e dos Investidores:
VIII Curso de Introdução Mercado de Capitais 2004
A Ética na Gestão do Patrimônio de Terceiros 6º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais IBRI, Abrasca - Junho 2004.
Área de Negócios de Exploração e Produção
O Mercado de Capitais e a Sustentabilidade das Empresas:


GC no Brasil: Problemas e Perspectivas
Performance Financeira
Para um sucesso sustentável… Envolvimento Comprometimento Para um sucesso sustentável… Presente Futuro visão.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Desempenho do primeiro trimestre de 2005
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Conflito de Interesses
Luciano Carvalho Ventura
NET – Serviços de Telecomunicações
La Supervisión de los Custodios en Brasil Aspectos Legales.
BOVESPA MAIS um passo adiante
Latin American Business Outlook Parte do Global Business Outlook Latin American Business Outlook Duke University / FGV / CFO Magazine Mar Uma pesquisa.
Governança Corporativa
Paulo de Sousa Oliveira Junior
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
GTI Claudia Salles Haddad
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Governança Corporativa
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Introdução ao Marketing – PROGRAMA 1 Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: Política Sociedade Legislação Tecnologia Concorrência Adaptação.

Bruno Sardinha Carlos Oliveira Victor Braga
Perspectivas de Negócios na América Latina Parte do Global Business Outlook Perspectivas de Negócios na América Latina Duke University / FGV / CFO Magazine.
Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Luiz Henrique Valverde.
É gerar valor compartilhado para colaboradores, clientes, acionistas e sociedade garantindo a perenidade do negócio Performance Sustentável Visão do banco.
Estratégia Organizacional
AUDIT COMMITTEE INSTITUTE
Governança Corporativa: A Experiência do Itaú 0 03 de Maio de 2005 Banco Itaú Holding Financeira S.A. Alfredo Setubal Diretor de Relações com Investidores.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Lavratti.com Slide 1/4 Formação Profissional IV Governança Corporativa A governança corporativa é uma relação entre três partes: A gestão da organização;
Carlos Eduardo Lessa Brandão SP, 8 de outubro de Sustentabilidade Corporativa Carlos Eduardo Lessa Brandão São Paulo, 8 de outubro de 2013.
GOVERNANÇA CORPORATIVA:
Memória de Aula 1 Prof Alfredo Senger
Tópicos Contemporâneos de Administração
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Governança Corporativa
BOVESPA MAIS: “Pavimentando o caminho das futuras blue chips do mercado acionário”
Governança Corporativa: Perspectivas no Brasil ? Prof.Ms. Delmário UNINOVE/2009.
Alfredo Setubal Diretor de Relações com Investidores 25 de agosto – São Paulo Banco Itaú Holding Financeira S.A.
Sociedade Anônima Características
“ GOVERNANÇA CORPORATIVA : EVOLUÇÃO E FUNDAMENTOS”
Governança Corporativa Banco do Brasil S.A.
Seminário Avançado - Eletiva A Governança Corporativa.
Título da apresentação Formação de consenso e fortalecimento do mercado Gilberto Mifano Presidente do Conselho de Administração da BM&F BOVESPA.
Transcrição da apresentação:

Governança Corporativa na Companhia Vale do Rio Doce

Agenda Modelo de governança corporativa O impacto da governança corporativa

Modelo de governança corporativa

Desde 2001, a CVRD vem passando por importantes transformações Definição de uma estratégia corporativa de longo prazo com foco em mineração e logística. Implementação e aperfeiçoamento do modelo de governança corporativa.

O novo modelo de governança corporativa Principais pontos: Clara definição do papel e responsabilidades do Conselho de Administração e Diretoria Executiva. Criação de comitês para acelerar e melhorar a qualidade do processo decisório do Conselho de administração. Delegação de maiores poderes (empowerment) à Diretoria Executiva.

A nova estrutura dos órgãos de governança AC A nova estrutura dos órgãos de governança Acionistas Conselho de Administração Auditoria Desenvolvimento Executivo Definição clara de papéis com migração do centro de gravidade gerencial do Conselho de Administração para a Diretoria Executiva da CVRD Estratégia Governança e ética Financeiro Presidente Minerais Ferrosos Minerais Não Ferrosos Participações e Desenvolvimento de Negócios Logística Finanças Planejamento e Controle Recursos Humanos e Serviços Corporativos

Com base no novo modelo, a CVRD tem desenvolvido diversas ações para melhorar sua governança corporativa e transparência Política de remuneração ao acionista Até 31 de janeiro de cada ano a Diretoria Executiva da CVRD propõe ao Conselho de Administração valor mínimo em dólares a ser distribuído aos acionistas, a ser pago em duas parcelas iguais, em abril e outubro. O montante é calculado com base na expectativa de geração de caixa do ano. Política de divulgação de informações Estabelece um comitê de divulgação e controles e procedimentos para divulgação de informações. Focada no Fair Disclosure (divulgação simultânea de informações para todos os públicos). Intensifica a utilização de tecnologia da informação, como foco na difusão global de informações.

Com base no novo modelo, a CVRD tem desenvolvido diversas ações para melhorar sua governança corporativa e transparência Política de negociação de valores mobiliários Promove negociação responsável das ações da CVRD, eliminando o uso inadequado de informação material não pública. Estabelece períodos de blackout (negociação vetada). Define que negociação de títulos da CVRD por pessoas que detenham, informação material, não-pública, deve ocorrer através de planos de investimento de longo prazo. Código de ética Define as regras de conduta para funcionários da CVRD no relacionamento com clientes, fornecedores, órgãos governamentais, comunidades, competidores, outros funcionários, acionistas e mercado de capitais. Estabelece diretrizes relativas a conflitos de interesse, informações confidenciais, conduta pessoal, utilização dos ativos da Companhia, responsabilidade social e ambiental,divulgação e procedimentos.

Com base no novo modelo, a CVRD tem desenvolvido diversas ações para melhorar sua governança corporativa e transparência Revisão do Estatuto Social da Companhia Incorporação do novo modelo de governança corporativa. Aumento do número de membros do Conselho de Administração de nove para onze, e redução de seu mandato de três para dois anos. Inclusão de um representante dos acionistas minoritários no Conselho de Administração. Eliminação de ações preferenciais classe B. Adesão ao nível 1 de governança corporativa da Bovespa Aumento da transparência com o atendimento às requisições estabelecidas pela Bovespa.

Com base no novo modelo, a CVRD tem desenvolvido diversas ações para melhorar sua governança corporativa e transparência Atendimento às regras da CVM, SEC, Bovespa e NYSE, inclusive às novas exigências relativas a Lei Sarbanes-Oxley Foco em transparência e respeito aos direitos dos acionistas minoritários

Os esforços da CVRD no sentido de aumentar transparência e melhorar práticas de governança corporativa têm sido reconhecidos pelo mercado Reuters Institutional Investor Survey 2004 • Best Mining and Metals Company of Latin America - Investor Relations* • Best Mining and Metals Company of Latin America - Corporate Governance* • Best Mining and Metals Company CFO of Latin America* - Brendan Wood International - BWI Journal 1Q04 •  Shareholder Confidence - Leader in the Global Basic Materials Industry - Destaques Companhias Abertas - Ranking Agência Estado - Economática •  Empresa de Melhor Desempenho no Mercado de Capitais em 2003 - Prêmio APIMEC 2003 •  Companhia Aberta - Prêmio Mauá - Brasil •  Melhor Companhia de Capital Aberto 2002 * Terceiro ano consecutivo

Os esforços da CVRD no sentido de aumentar transparência e melhorar práticas de governança corporativa têm sido reconhecidos pelo mercado - IR Magazine Awards 2003 - Latin America •  Vencedor - Grand Prix for Best Overall Investor Relations - Best Investor Relations by a Brazilian Company - Large Cap - Best Annual Report •  Menção Honrosa - Best Investor Relations Website - Best Investor Relations Officer - Best Corporate Governance - The Banker •  Company of the Year for Brazil in 2003 - Institutional Investor •  Roger Agnelli - Corporate Governance Leader - Selo ANIMEC 2003 - Brasil

O impacto da governança corporativa

Evidência empírica relativa ao efeito da adoção de boas práticas de governança corporativa Pesquisa da McKinsey & Co. Amostra: 200 administradores de recursos (cerca de US$ 2 trilhões) Conclusões: 84% avaliaram que a qualidade da governança corporativa é tão ou mais importante que outros temas financeiros fundamentais. 76% estão dispostos a pagar um prêmio por ações de empresas com boa governança corporativa. No Brasil, os gestores de fundos estão dispostos a pagar um prêmio médio de 24% por ações de empresas com boa governança corporativa.  

Evidência empírica relativa ao efeito da adoção de boas práticas de governança corporativa Estudo elaborado por professores da Harvard Business School e Wharton School: Amostra: 1.500 empresas americanas listadas em bolsa de valores Conclusão: ações das companhias com o grau mais elevado de observância de boas práticas de governança corporativa obtiveram na década de noventa retorno médio anual superior em 8,5% ao obtido pelo mercado. IGC subiu 143,6% entre junho de 2001 (quando começou a ser computado) e janeiro de 2005, enquanto que o IBOVESPA valorizou-se em 67,5%.

Desde a implantação do novo modelo de governança corporativa, a CVRD tem tido performance superior a de outros participantes da indústria de mineração e metais 01/03/05 01/10/01 = 100 418,6 247,8 Fonte: Bloomberg

E também muito melhor do que o desempenho médio das ações no mundo 01/03/05 01/10/01 = 100 418,6 127,6 Fonte: Bloomberg

CVRD, um líder global www.cvrd.com.br e-mail: rio@cvrd.com.br