Profª Eleida da Silva Arce Adamiski

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“CONHECENDO AS FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS”
Advertisements

NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Geometria no Programa de Matemática do Ensino Básico esev aeep
Professora Assistente
ESTUDOS DE FIGURAS GEOMÉTRICASA
Liliani Lecco Dettogni
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM
História do Tangram Tangram (do chinês Tch'i Tch'io Pam que significa habilidade e destreza) é um quebra-cabeças chinês composto por 7 peças que, unidas.
Escola Municipal Efantina de Quadros Sólidos Geométricos
Materiais Pedagógicos no ensino da Matemática nas séries iniciais
CIRCUITO MATEMÁTICO Colégio Maria Imaculada - SP
Modelagem como metodologia de ensino
Colégio Estadual ‘’Antenor Padilha’’
BRINCANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Tangram.
CONCEPÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Desenvolvimento do Raciocínio em Geometria
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
CENTRO UNIVERSITÁRIO Franciscano
Percepção do Espaço Pela Criança
JOGOS LÚDICOS E O ENSINO DA MATEMÁTICA (continuação)
Construindo objetos de aprendizagem em matemática
Componentes do grupo: Hilda Fátima e Tânia
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
Tangram.
Seminário Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º CEB
A Matemática que está nos jogos!  A matemática contribui para desenvolver raciocínio,nos jogos você precisa descobrir a estratégia do adversário,habilidade.
Curso de formação continuada – PNAIC – 2014
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Geometria com Arte.
O TANGRAM E A GEOMETRIA Prática Pedagógica em Matemática 1 – UERJ
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 12
DANIELA GOMES BERTOLDI PRISCILA COELHO
ESPAÇO E FORMA Proposta de atividade como produto do Portal do Professor Cursista: ROSANGELA ROSA Ativ. 3.5 – módulo III.
O TANGRAN NA SALA DE AULA
Tangram.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Torre de  Hanói.
Álgebra Algumas considerações sobre “O ensino de Álgebra na aula de Matemática”
TANGRAM. TANGRAM Você conhece uma lenda? Lendas Lenda é uma narrativa de cunho popular que é transmitida, principalmente de forma oral, de geração.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 04
Conhecendo figuras geométricas planas
EL654 Síntese das aulas Aulas  Primeira Primeira Aula  Segunda Segunda Aula  Terceira Terceira Aula.
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil.
CANTINHO DE MATEMÁTICA
CONSTRUA VOCÊ MESMO O TANGRAM
Tangram Tadachi Takashina. Gestão&Processo (Tadachi-03.2K) 2 O quadrado.
Construção do tangram.
Prof. Marcio Sandron.
Autora: Elianete da Costa Sales Abdouni
ESTUDOS DOS TRIÂNGULOS
Actividades com o Tangram
Prática de Ensino em Matemática II Aula 5
O TANGRAM CIRCULAR.
PROFª Mara Lúcia Benincasa Pereira de Oliveira.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.
Abertura do evento contou com a presença
Polígonos – tangram oval
EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL
Tangram.
Ensino Fundamental, 8º Ano
O Tangram Existem várias lendas sobre a origem do Tangram.
Oficina 2: Espaço e Forma 4º e 5º anos
QUEBRA-CABEÇA TANGRAM
Transcrição da apresentação:

Profª Eleida da Silva Arce Adamiski Aula – 03 Educação Lúdica TANGRAN Profª Eleida da Silva Arce Adamiski 1 Prof. Guedes 1

TANGRAN MATEMÁTICA ESPAÇO E FORMA Fonte: SIAE

A LENDA DO TANGRAN Conta-se que um dia, à mais de 4000 anos, um mensageiro partiu o espelho quadrado do imperador Tan, quando o deixou cair ao chão.  

O espelho partiu-se em sete pedaços O espelho partiu-se em sete pedaços. Preocupado, o mensageiro foi juntando as sete peças, a fim de remontar o quadrado.

Enquanto tentava resolver o problema, o mensageiro criou centenas de formas de pessoas, animais, plantas, até conseguir refazer o quadrado.  

Origem do Tangram Não se conhece ao certo a origem do tangram. Nem a data de criação, nem o seu autor. O tangram é um quebra-cabeça de origem chinesa, praticado há muitos séculos em todo o Oriente.

Segundo a lenda, o jogo surgiu quando um monge chinês deixou cair uma porcelana quadrada, que se partiu em sete pedaços – daí seu nome, que significa “ tábua das sete sabedorias” ou “tábua das sete sutilezas” .

Por que usar o Tangram? A configuração geométrica de suas peças permite centenas de composições, tornando-o um criativo material pedagógico.

As formas geométricas que compõem o Tangram dão ao professor muitas probabilidades de estudos na área de Matemática.

O aluno que utiliza o Tangram tem a chance de perceber formas geométricas, de representá-las, de construí-las, de nomear objetivos e criar formas a partir delas.

Desenvolvimento de competências e habilidades Desenvolver o raciocínio lógico e geométrico - habilidades de visualização Percepção espacial e análise das figuras;

Praticar as relações espaciais e as estratégias de resolução de problemas Afetividade- relações simbólicas

Com o uso do tangram podemos trabalhar a identificação, comparação, descrição, classificação e desenho de formas geométricas planas, visão e aspectos de figuras planas,

Estrutura do Tangran É formado por apenas sete peças com formas geométricas resultantes da decomposição de um quadrado, que são:

2 (dois) triângulos grandes; 2 (dois) triângulos pequenos; 1 (um) triângulo médio; 1(um) quadrado; 1(um) paralelogramo.

Com estas peças é possível criar e montar cerca de 1700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas e outros.

Vamos treinar?

Monte um quadrado usando 1 peça; Monte um quadrado usando 2 peças;

Alguns desafios?