Elementos das Narrativas Digitais & Não-linearidade Taxonomia para os elementos narrativos no jornalismo on-line
Narrativas Digitais Evolução da Linguagem das novas mídias Transposição X linguagem própria práticas e técnicas Propriedade expressivas próprias Enciclopédica Espacial Processual Participativa
Narrativas Digitais Taxonomia Conhecer Determinar o impacto no leitor Combinação dos elementos Opções criativas Determinar o impacto no leitor Relação com o conteúdo, a leitura o conhecimento
Narrativas Digitais Mídia Configuração Tipo Fluxo Tempo/espaço Individual Múltiplas Multimídia Tipo Fluxo Ao vivo Gravado Tempo/espaço Tempo-real– na integra Editado
Narrativas Digitais Ação Movimento Acionamento Dinâmico Estático Combinado Acionamento Ativo - você aciona Passivo Misto
Narrativas Digitais Relacionamento - Interatividade Aberto ordem Linear Não-linear personalização Personalizado Padronizado Opiniões e enquête Calculável - leva em conta a resposta do usuário. Não calculável – apenas brinquedo Partes móveis Manipulável - usuário pode mover partes Fixo Contribuições Expansível Fechado Fechado – linear, padronizado, não-calculável, fixo, fechado. fixo, fechado.
Narrativas Digitais Contexto - Relevância dos links Auto-explicativa Hipermidiática Localização Embutidos Paralelos Origem do conteúdo linkado Internos Externos Redundância Suplementares - mais dados relacionados Duplicativos – transcrições, evidências etc. Objetivo Contextual Relacionado Recomendados
Narrativas Digitais Comunicação Unidirecional Bidirecional Configuração 1-1 – e-mail do repórter 1-N – lista de e-mails N-1 – Fale conosco N-N – sala de bate-papo Tipo Bate-papo Fórum E-mail individual Lista de discussão SMS Temporalidade Síncrona Assíncrona Moderação Publicação aberta Supervisionada Objetivo Troca de informação Registro Comércio
Narrativas Digitais Mudança de paradigma Controle Chave: Antes: criador de conteúdo Hoje: leitor (navegador) Chave: Conhecer a audiência Entender que tipo de narrativa servirá esta audiência.
Narrativas Digitais Efeitos O resultado das análises 1 e 2 foi surpresa? Seleção das narrativas e resultados positivos 3 – Multimídia Maior memorização Gostaram (90%) do conteúdo aberto 4 – Perfis e percepções Estudantes preferiram a interatividade Mais velhos: preferiram o que estavam habituados a ler.
A não-linearidade do JD Hipermídia e perspectivismo Rashomon Relato(s) da(s) história(s) Rede de proposições Incerteza Verdade(s) Mudança no papel do leitor Roteiro
Multi-linearidade do Jornalismo Objetividade e pirâmide invertida Multi-linearidades Relatos Objetividade X verificação Testemunho X apuração Acesso à fonte primária Triangulação e perspectivismo
A não-linearidade do JD Educação Para as novas mídias “Olhar a mídia com olhos de quem não é conduzido mas que precisa entender e pode escolher”. Para a (ciber)democracia Massa X Rede Homogeneização X diversidade Dissenso X unanimidade
A não-linearidade do JD “Chamar os diversos atores sociais e pesar seus argumentos”. O jornalista já não deveria estar fazendo isto? O público vai fazer? Os jornais e jornalistas irão a partir de agora? Vocês irão? Educar novos cidadãos é dever do jornalista?