Elementos das Narrativas Digitais & Não-linearidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elementos do Jornalismo On-line
Advertisements

Notificações ao Distribuidor
Tutorial de Pesquisa Básica de Bibliotecas Acadêmicas
Support.ebsco.com EBSCOhost Pesquisa básica para usuários corporativos Tutorial.
Ciberjornalismo 2.0: o impacto das ferramentas de mídia social
Portal do Professor SEED/MEC
Support.ebsco.com Pesquisa do Business Source no EBSCOhost Tutorial.
EBSCOhost Pesquisa básica para bibliotecas acadêmicas
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
Ambiente Virtual de Aprendizagem Prof. M.Sc. Robson Santos da Silva.
O impacto da internet sobre o jornalismo investigativo (o recorte formativo diante das necessidades empresariais) Abraji 2007.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
OS NOVOS MEIOS E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
RV: projeto de interface Prof. Dr. Annibal Hetem Jr.
Usando blogs para educar
O Cenário Virtual.
Prof.a Andréia Chagas Pereira
Interfaces gráficas e Interfaces Web
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Comunicação e Colaboração Comunicação Suporte à comunicação na interface Coordenação Suporte à coordenação na interface.
Ministério da Saúde CGSI/DRAC/SAS FÓRUM de DISCUSSÃO
Mídias digitais Audiência fragmentada
TECNOLOGIA EDUCACIONAL I Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 01
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
A Evolução das Mídias Audiovisuais
DEBATE NA REDE: BATE-PAPO, LISTA E FÓRUM DE DISCUSSÃO
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
Pastoral da Comunicação
Mais moderno, dinâmico e interativo
Ubiquitous learning Raquel Bambirra nov 2013
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Prof.ª Daniela Melaré Vieira Barros
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
UFSC/CED/PPGE S.E. Educação, Mídia e Cultura Monica Fantin Maio 2012
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
ALEXANDRA ALINE VERA.
Conceitos e Gerações de EAD
Informações sobre o Teleduc
__________________________________________
Rede Ligado Plano de mídia.
Capacitação da ferramenta:
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Atividades.
INTERATIVIDADE??? Uma atividade que envolve interação, é uma troca comunicativa entre indivíduos e meios, em EAD, a palavra-chave no processo educativo.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Plataforma NetAula Ambiente Aluno
Tópicos Avançados de Redes de Computadores Prof. Fabiano Sabha.
Internet na Educação Médica Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
Projeto Aulas Unidas 32 escolas 150 professores alunos 48 websites escolares Conteúdos infomativos e educacionais Interatividade Comunidade Colaboração.
LER, ESCREVER, EDITAR, COMENTAR, VOTAR... OS DESAFIOS DO LETRAMENTO DIGITAL NA WEB 2.0 Carlos Frederico B. d'Andréa Resumo preparado por Bruno Diego e.
Redes Sociais Colaborativas Patrícia Ramos | 22/05/2006.
SALA DE AULA INTERATIVA
Mídias Digitais Quais são as novas formas de comunicação?
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Ferramentas da Internet Seus Usos na Educação
Sistema de Gestão de Segurança da Informação
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
1 Mídia-Educação Física como proposta no ambiente escolar UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ / UESC – BA Marcia Morel - Prof. Assistente/DCS/UESC.
Sistemas Multimídia Fabricio de Sousa.
SALA DE AULA INTERATIVA: A EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA EM SINTONIA COM A ERA DIGITAL E COM A CIDADANIA Marco Silva Universidade do Estado da Bahia.
Profª Ms Patrícia Maria Serrano
Web e suas Ferramentas.
P ORTAL DO P ROFESSOR Tutorial para inscrição e pesquisa no Portal do Professor. 29/08/2011.
Componentes do Jornalismo Online
Profa. Dra Stela C Bertholo Piconez Pós-graduação da Faculdade de Educação - USP Ambientes virtuais, Letramento Digital e a convergência de Mídias.
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
Cultura digital e cibercultura Cultura digital + Cibercultura + Outras manifestações - cultura oral, impressa, midiática... = Cultura contemporânea.
Ciberespaço e leitura:
Transcrição da apresentação:

Elementos das Narrativas Digitais & Não-linearidade Taxonomia para os elementos narrativos no jornalismo on-line

Narrativas Digitais Evolução da Linguagem das novas mídias Transposição X linguagem própria práticas e técnicas Propriedade expressivas próprias Enciclopédica Espacial Processual Participativa

Narrativas Digitais Taxonomia Conhecer Determinar o impacto no leitor Combinação dos elementos Opções criativas Determinar o impacto no leitor Relação com o conteúdo, a leitura o conhecimento

Narrativas Digitais Mídia Configuração Tipo Fluxo Tempo/espaço Individual Múltiplas Multimídia Tipo Fluxo Ao vivo Gravado Tempo/espaço Tempo-real– na integra Editado

Narrativas Digitais Ação Movimento Acionamento Dinâmico Estático Combinado Acionamento Ativo - você aciona Passivo Misto

Narrativas Digitais Relacionamento - Interatividade Aberto ordem Linear Não-linear personalização Personalizado Padronizado Opiniões e enquête Calculável - leva em conta a resposta do usuário. Não calculável – apenas brinquedo Partes móveis Manipulável - usuário pode mover partes Fixo Contribuições Expansível Fechado Fechado – linear, padronizado, não-calculável, fixo, fechado. fixo, fechado.

Narrativas Digitais Contexto - Relevância dos links Auto-explicativa Hipermidiática Localização Embutidos Paralelos Origem do conteúdo linkado Internos Externos Redundância Suplementares - mais dados relacionados Duplicativos – transcrições, evidências etc. Objetivo Contextual Relacionado Recomendados

Narrativas Digitais Comunicação Unidirecional Bidirecional Configuração 1-1 – e-mail do repórter 1-N – lista de e-mails N-1 – Fale conosco N-N – sala de bate-papo Tipo Bate-papo Fórum E-mail individual Lista de discussão SMS Temporalidade Síncrona Assíncrona Moderação Publicação aberta Supervisionada Objetivo Troca de informação Registro Comércio

Narrativas Digitais Mudança de paradigma Controle Chave: Antes: criador de conteúdo Hoje: leitor (navegador) Chave: Conhecer a audiência Entender que tipo de narrativa servirá esta audiência.

Narrativas Digitais Efeitos O resultado das análises 1 e 2 foi surpresa? Seleção das narrativas e resultados positivos 3 – Multimídia Maior memorização Gostaram (90%) do conteúdo aberto 4 – Perfis e percepções Estudantes preferiram a interatividade Mais velhos: preferiram o que estavam habituados a ler.

A não-linearidade do JD Hipermídia e perspectivismo Rashomon Relato(s) da(s) história(s) Rede de proposições Incerteza Verdade(s) Mudança no papel do leitor Roteiro

Multi-linearidade do Jornalismo Objetividade e pirâmide invertida Multi-linearidades Relatos Objetividade X verificação Testemunho X apuração Acesso à fonte primária Triangulação e perspectivismo

A não-linearidade do JD Educação Para as novas mídias “Olhar a mídia com olhos de quem não é conduzido mas que precisa entender e pode escolher”. Para a (ciber)democracia Massa X Rede Homogeneização X diversidade Dissenso X unanimidade

A não-linearidade do JD “Chamar os diversos atores sociais e pesar seus argumentos”. O jornalista já não deveria estar fazendo isto? O público vai fazer? Os jornais e jornalistas irão a partir de agora? Vocês irão? Educar novos cidadãos é dever do jornalista?