Seminário de apresentação do Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRODUTO 15 Estudos Econômicos PARTE I
Advertisements

PERFIL DO TURISTA DE EVENTOS EM RECIFE/PE Segundo Semestre de 2003
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
Modelos Mentais integrados a Estrutura Sistêmica
Economia da Cultura no Brasil: Sistema de Informações e Indicadores Culturais e Conta Satélite de Cultura no Brasil Diretoria de Pesquisas Coordenação.
Metodologia e Resultados do Receptivo Brasília, 12 de julho de 2006 Caracterização e Dimensionamento do Turismo Internacional no Brasil
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
Resultado Consolidado Setembro/2007 – Julho/2008
O PROJETO AÇÕES EXECUTADAS NOVAS DEMANDAS AÇÕES SUGERIDAS ATÉ 2013.
CURSO DE CONTABILIDADE Engenharia de Produção e Mecânica
Indicadores de Desenvolvimento Regional – terceira sessão
Cenário da Construção Civil
LEGADO FÍSICO, INSTITUCIONAL, TECNOLÓGICO E SOCIAL DA COPA
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Plano Estratégico Regional de Turismo
INSTITUTO DA ARTE DO FUTEBOL BRASILEIRO. Museu do Futebol Idealizado em 2005, por uma parceria entre a Prefeitura da Cidade de São Paulo e a Fundação.
Análise das Demonstrações Financeiras
Indicadores sociais e educacionais
Aspectos Sociais Acesso à educação – 100% Empregos gerados pelo turismo- 13% Política de enfrentamento e prevenção à exploração infanto-juvenil Uso.
“Qualificação Profissional: construindo
TERCEIRO SETOR Associações sem fins lucrativos ou ONGS
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA MINISTÉRIO DO TURISMO
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Simples Nacional e Microempreendedor Individual
BOLETIM CEPERJ Mercado de Trabalho Formal ,Emprego e Renda
TÍTULO A movimentação da economia por meio dos grandes eventos Rio de janeiro, outubro de 2012.
O QUE É DESPESA E O QUE É CUSTO Qual é a definição do custo
Recursos e Fontes de Financiamento
TransFormação: Habilidades para Produtividade
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Renúncia de Arrecadação Fiscal em Saúde Carlos Octávio Ocké-Reis DIEST/IPEA Nov
Gestão de Meios de Hospedagem
Reunião Regional Marcelo dos Santos Monteiro Chefe da Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Espaço Dqual Sul – Sudeste.
1º ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DO PNAFM PNAFM Ministério da Fazenda e Municípios.
Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH  Possui filiados em 27 Unidades da Federação representados em ABIHs Estaduais  Aproximadamente
ASPECTOS TRIBUTÁRIOS NO COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS
Os objetivos da promoção internacional são: Contribuir para o sucesso da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Maximizar os resultados para o turismo brasileiro.
Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.03 1 Etapas do processo orçamentário Capítulo 3.
Renda Nacional: Produção, Distribuição e Alocação Aldo Roberto Ometto.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre EVENTOS II UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE DEPARTAMENTO DE TURISMO PROFª TELMA LASMAR.
Estudo de Competitividade de Destinos Turísticos Introdução ao Estudo Resultado e Análise das Dimensões Conclusões.
Especificações Técnicas
XXII CONGRESSO PANAMERICANO DE EDUCAÇÃO TURÍSTICA – CONPEHT OS DESAFIO DA HOTELARIA DIANTE DOS MEGAEVENTOS.
Empresa Estadual de Turismo – AMAZONASTUR ORENI BRAGA PRESIDENTE
O BRASIL PASSA POR UMA CRISE QUE AFETA QUASE TODOS OS SETORES DA ECONOMIA
¨Copa do Mundo de 2014: Impactos no Turismo Brasileiro¨ João Carlos de Andrade.
TURISMO AULA 03. Adotar um planejamento significa que os idealizadores de uma determinada atividade pensam antecipadamente seus objetivos, e que suas.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
Objetivos Caracterizar e identificar os consumidores do Turismo Internacional Receptivo no Brasil - Perfil, Gastos, Destinos, Procedência, Motivações,
Espanha – maior destino de turismo rural mundial.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
"Quem não mede, não gerencia. Quem não gerencia, não melhora.” Joseph Juran.
O QUE É DESPESA E O QUE É CUSTO Qual é a definição do custo? Ele é o conjunto de despesas relacionado à uma certa unidade de produção. O que é uma despesa?
SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO. Turismo no Mundo.
Secretaria da Receita Federal TRIBUTAÇÃO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA Sistema Atual e Perspectivas Brasília, Dezembro de 2004.
Turismo no Brasil e no Mundo Turismo é um dos segmentos econômicos que mais têm crescido no mundo. Segundo a World Tourism Organization, nos últimos anos.
Educação Jorge Abrahão de Castro Diretor da Diretoria de Planejamento da SPI/MP Brasília, 07 de agosto de 2014.
“O ideal ainda é a alma de todas as realizações” Getúlio Vargas.
Desoneração da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
COMPONENTES DO SISTEMA:
CURSO DE CONTABILIDADE
42 países Abrangência GEM 2006 Europa - 21 Américas - 10 (6 da América do Sul) Ásia - 9 África - 1 Oceania - 1.
Novembro. Audiência pública do Senado Federal A importância do Sistema Financeiro Nacional para o Crédito Agrícola no Brasil - Desafios e Perspectivas.
Audiência Pública: Câmara de Vereadores Apresentação e Discussão do Projeto de Lei do Orçamento para 2011.
PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTIM Secretaria de Finanças AUDIÊNCIA PÚBLICA, para apresentar a LOA para o exercício de 2015.
Secretaria do Esporte e do Turismo A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo faz no seu portfólio a: Gestão do Esporte Gestão do Turismo Centro de.
1 PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA 2011 Audiência Pública PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA 2011 Santa Carmem, MT, 28 de Setembro de 2010 PREFEITURADESANTACARMEMPREFEITURADESANTACARMEM.
IMPACTO DOS MEGA EVENTOS NA Industria hoteleira brasileira JUNHO 2013.
Transcrição da apresentação:

Seminário de apresentação do Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul

PRINCÍPIOS NORTEADORES 1. Independência do Observatório 2. Inovação e desenvolvimento constante 3. Adoção de software livre

PRINCÍPIOS NORTEADORES 4. Armazenamento de dados 5. Geração de gráficos 6. Exportação de dados

Estrutura Analítica – 95 indicadores

DADOS COLETADOS

Painéis de indicadores 1. Receitas do Setor de Turismo 2. Recursos Públicos para o Turismo 3. Trabalho e Educação 4. Acesso

PAINÉIS DE INDICADORES 5. Serviços e Equipamentos Turísticos 6. Demanda Turística 7. Desempenho Turístico 8. Avaliação de Qualidade

PLATAFORMA DE PESQUISA

INDICADORES SIMPLIFICADOS

INDICADORES PERSONALIZADOS

Alguns outputs proporcionados pela plataforma de pesquisa

DESEMPENHO Fonte: IBGE

DESEMPENHO Fonte: IBGE

PERFIL DE DEMANDA INTERNAC. Fonte: MTUR (2012)

PERFIL DE DEMANDA NACIONAL Fonte: MTUR (2012)

OFERTA TURÍSTICA Fonte: ANAC (2014)

OFERTA TURÍSTICA Fonte: SETUR/RS (2013)

ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS Fonte: MTE

PRÓXIMOS DESAFIOS

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS E INSTITUCIONALIZAÇÃO DO OBSERVATÓRIO Informativos mensais Boletins semestrais Anuário estatístico

DESAFIOS FUTUROS Pesquisas de demanda ISS do setor de turismo Ocupação hoteleira Ocupação aérea

Obrigado!

Receitas do setor de turismo Participação Turismo no ISS Valor pago pelas empresas do turismo: ICMS, ISS, SIMPLES, COFINS, PIS/PASEP, IPTU, IPVA, Taxas, IOF, Alvarás Valor pago de ISS pelas empresas de turismo Arrecadação de ISS x receitas setor Arrecadação de impostos Lucro das empresas de turismo Lucro do setor privado Receita bruta das empresas de turismo Receita líquida das empresas de turismo Receitas do setor privado

Recursos Públicos para o Turismo Orçamento municipal de turismo, cultura e esporte/lazer Orçamento estadual de turismo, cultura e esporte/lazer Orçamento público turismo x receitas do setor privado Orçamento público de turismo e pastas correlatas Número de convênios Valor em convênios Valor liberado em convênios Valor em convênios x valor liberado Valor depositado em fundos de turismo Valor liberados dos fundos de turismo Valor depositado em fundos de turismo x valor executado nos fundos de turismo Investimentos públicos em turismo

Trabalho e educação Quantidade de empregos Quantidade de empresas Remuneração média Quantidade de postos de trabalho criados Idade média dos trabalhadores Grau de escolaridade no turismo Gênero e trabalho no turismo Taxa de mão de obra aplicada no turismo Trabalho Número de cursos superiores de turismo, incluindo hotelaria, eventos, hospitalidade Número de ingressantes, matrículas e concluintes dos cursos de turismo, incluindo hotelaria, eventos, hospitalidade Número de cursos técnicos regulares de turismo, incluindo hotelaria, eventos, hospitalidade Número de ingressantes, matrículas e concluintes dos cursos técnicos regulares em turismo, incluindo hotelaria, eventos, hospitalidade Educação

Acesso Quantidade voos para o RS Quantidade de cias aéreas operando no RS Oferta de assentos para o RS Acesso aéreo regular Quantidade de linhas de ônibus interestaduais e internacionais regulares para o RS Quantidade de assentos em linhas regulares para o RS Quantidade de empresas em linhas regulares de ônibus Quantidade de empresas de fretamento Quantidade de fretamentos Acesso terrestre

Serviços e Equipamentos Turísticos Quantidade de meios de hospedagem Quantidade de UHs Quantidade de leitos Capacidade hoteleira Quantidade de CATs (estadual) Equipamentos e serviços turísticos Quantidade de prestadores de serviços previstos no Cadastur Cadastur

Demanda turística Gasto total da viagem Gasto médio per capta da viagem Estimativa de receita de gastos dos turistas Gastos com viagem Motivação de viagem Média de pernoites da viagem Tipo de meio de hospedagem utilizado Principais destinos visitados Organização da viagem Primeira visita ao Rio Grande do Sul Principais motivação de viagem de lazer Tipos de fontes de informações Última cidade visitada Próximo destino Informações sobre a viagem Gênero dos turistas Faixa etária média dos turistas Renda média per capta Origem dos turistas Perfil do turista Primeira visita ao RS Nível de satisfação Aspectos positivos Índice de recomendação Processo de decisão e prospecção de imagem do RS

Desempenho turístico Registro de visitas a atrativos Quantidade de atendimentos a turistas nos CATs estaduais Atrativos e equipamentos Contagem de roteiros em operadoras turísticas selecionadas Promoção Taxa de ocupação hoteleira Ocupação hoteleira Quantidade de eventos ICCA Quantidade de eventos Convention Quantidade de eventos do Calendário do RS Eventos Contagem de turistas por acesso aéreo Contagem de turistas por acesso marítimo Contagem de turistas por fluvial Contagem de turistas por terrestre Fluxo turístico Número de conselhos municipais de turismo Número de órgãos municipais de turismo Gestão

Avaliação de qualidade Percepção de qualidade sobre serviços Percepção de qualidade sobre equipamentos Percepção de qualidade sobre eventos Número de meios de hospedagem no Trip Advisor e no Guia 4 Rodas Número de restaurantes Guia 4 Rodas Avaliação de qualidade