APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

Programa Ler e Escrever Matemática
Plano Nacional de Formação
PROJETO VIDA ATIVA PARCERIA SEMED/SEMCAS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
agosto/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Prefeitura do Município de Taboão da Serra
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
Oficina de Apropriação de Resultados
REGISTROS.
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MARÍLIA
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
Oficina de Apropriação de Resultados
Projeto Brincar para Vencer
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
A Função do Professor Articulador
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Profª Drª Sonia Maria Rodrigues
THATHIANA DE MORAIS FERRARI- PEDAGOGA
Escola de Educação Especial Sol Nascente/APAE-Itajubá MG
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Laboratório de Ensino a Distância
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
3ª Coordenadoria Regional de Educação
VIDEOCONFERÊNCIA – 25/05/2015 EDUCAÇÃO INTEGRAL
GOVERNO DO PARANÁ BETO RICHA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO FLAVIO ARNS SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO MEROUJY GIACOMASSI CAVET.
3º Momento Resultados Simare 2014
1ª Formação de Professores Coordenadores
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
Foco de estudo: Caderno 3.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Existência de matrículas duplicadas; Alunos com matrícula nas escolas especiais e nas escolas comuns; Mesmo aluno com várias deficiências; Nº elevado.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Resultados dos conselhos regionais 2013.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Transcrição da apresentação:

APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training materials in a group setting. Sections Sections can help to organize your slides or facilitate collaboration between multiple authors. On the Home tab under Slides, click Section, and then click Add Section. Notes Use the Notes pane for delivery notes or to provide additional details for the audience. You can see these notes in Presenter View during your presentation. Keep in mind the font size (important for accessibility, visibility, videotaping, and online production) Coordinated colors Pay particular attention to the graphs, charts, and text boxes. Consider that attendees will print in black and white or grayscale. Run a test print to make sure your colors work when printed in pure black and white and grayscale. Graphics, tables, and graphs Keep it simple: If possible, use consistent, non-distracting styles and colors. Label all graphs and tables. Gerente: Darneily Pinto Coelho Mendonça Pedagoga: Marly Alves Rodrigues Costa

Portaria nº 1210 de 17 de julho de 2012, autorizando o funcionamento do Ensino Fundamental da EJA Anos Finais na APAE BH.

Público alvo Jovens e Adultos acima de 15 anos, com deficiência intelectual e múltipla que necessitam de apoios generalizados ou extensivos, que tenham concluído os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Objetivo Geral Oferecer o Ensino Fundamental na modalidade de EJA Anos Finais, integrando os conteúdos disciplinares com a prática nas oficinas de formação para o trabalho adequadas às necessidades da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

Objetivos específicos Ampliar a oferta de ações de aprendizagem que proporcionam a formação integral e integrada do indivíduo com deficiência intelectual ; Oportunizar a conclusão do ensino fundamental para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla; Reduzir a defasagem idade/etapa de ensino; Aprimorar as práticas e respostas educativas; Promover uma aprendizagem significativa e funcional para a vida da pessoa com deficiência intelectual.

Organização da Educação de Jovens e Adultos – Anos Finais: Para alunos acima de 15 anos que concluíram o ensino fundamental anos iniciais ou EJA anos iniciais; Divisão em dois ciclos de aprendizagem: ciclo avançado que compreende o 1º e 2º períodos e ciclo conclusivo, o 3º período. Ministrado nas oficinas de formação para o trabalho com duração de 03 anos.

Etapas de Implantação da EJA nas oficinas de formação para o trabalho Verificação do interesse, da aptidão e da experiência do professor para lecionar o conteúdo; Levantamento da formação dos professores para identificação de habilitação específica, em pedagogia ou normal superior; Os professores atuam por área de conhecimento, de acordo com a autorização precária expedida pela Superintendência Regional de Ensino;

Etapas de Implantação da EJA nas oficinas de formação para o trabalho Distribuição das áreas de conhecimento(Português, Matemática, Geografia, História, Ciências e Inglês) de acordo com o número de turmas; Elaboração do quadro de horário por disciplina e para cada professor, de acordo com o plano curricular autorizado pela inspetora escolar; Organização das salas : de 08 a 12 alunos por turma;

Etapas de Implantação da EJA nas oficinas de formação para o trabalho Os conteúdos disciplinares são desenvolvidos em oficinas, articulando as habilidades conceituais e práticas, contemplando a integralidade das ações; Os conteúdos ministrados integram de forma equilibrada dois papéis indissociáveis: - FORMATIVO: voltado ao desenvolvimento de capacidades intelectuais para estruturação do pensamento; - FUNCIONAL: dirigida a aplicação dessas capacidades na vida prática e a resolução de problemas nas diferentes áreas de conhecimento para desenvolvimento da autonomia e independência;

Etapas de Implantação da EJA nas oficinas de formação para o trabalho Utilização do diário de classe por área de conhecimento e por turma, registrando diariamente a frequencia, o conteúdo e o desempenho do aluno; Freqüência obrigatória de 75% para os alunos; É usado o módulo de 50 minutos por aula e para melhor fixação dos conteúdos pelos alunos, adotamos aulas germinadas;

Etapas de Implantação da EJA nas oficinas de formação para o trabalho Utilização de Instrumentos de Planejamento, Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação: PDI - Plano de desenvolvimento individual do aluno; Planejamento de acordo com o eixo temático e interdisciplinar; Diário de Classe; Caderno de planejamento de aula: as professoras registram diariamente o desempenho e as dificuldades dos alunos ;

Etapas de Implantação da EJA nas oficinas de formação para o trabalho Na avaliação trimestral as professoras reúnem com a pedagoga no conselho de classe para discutir o conceito avaliativo do aluno a partir dos resultados das estratégias estabelecidas nos PDIs dos alunos; As professoras, após o conselho de classe, fazem relatório descritivo de desempenho de todos os alunos, levando em conta o processo de aprendizagem; Resultado final é registrado no Boletim Escolar em forma de conceito.

E-mail: qualificacaoprofbh@apaebrasil.org.br OBRIGADA! CONTATOS Telefone: (31) 3489-6976 E-mail: qualificacaoprofbh@apaebrasil.org.br