COLÉGIO ANCHIETA II Encuentro Homólogos Directores Académicos LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA COMO SERVIÇO DE BIBLIOTECA ESCOLAR Sinergia educacional mediante.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Estágio de Apoio Docente
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
Lógica de Programação APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Prof.° Paulo Tong Prof.° Paulo Universidade Estácio.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Angélica/MS.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Escola de Ensino Fundamental Jacob Gisi
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
Área do conhecimento: Biologia
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Universidade sem Fronteiras
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
ESTUDOS DE FIGURAS GEOMÉTRICASA
Liliani Lecco Dettogni
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Relato das Experiências
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA DATA:22/08/07.
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos

Questionário de Avaliação Institucional
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
Práticas Inovadoras em Escolas Européias
O uso dos softwares nas escolas
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Pederneiras- São Paulo
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Propostas de layout Modelo 1
Primeira reunião do Ministério de Louvor
O uso de novas mídias nas escolas
Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
Dominando as práticas pedagógicas
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
BENCHMARKING.
Panorâmica de Tecnologias Digitais de apoio ao processo ensino-aprendizado 1.
Webquest.
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Construindo o futuro do seu filho!
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Matemática Básica – Aula 1
A inovação tem o aspecto positivo e aprender empreendendo promove mudanças nas pessoas que sonham com a conquista de uma vida melhor. Professor Armando.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
ELIANE PEREIRA DE BRITO
Introdução à Educação à distância
Embora invisível a Matemática ocupa um papel cada vez mais
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
Ivaneide S.S.Rocha - Graduanda em Pedagógia - UESB
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
I-DIAGNÓSTICO DA ESCOLA
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
DESCOBRINDO O RPG.
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Nave Tim Lopes: Tem como objetivo,potencializar as Ideias, a criatividade e seus conhecimentos.
O futuro chegou!.
O computador como Meio e como Fim...
Transcrição da apresentação:

COLÉGIO ANCHIETA II Encuentro Homólogos Directores Académicos LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA COMO SERVIÇO DE BIBLIOTECA ESCOLAR Sinergia educacional mediante tecnologia e inovação

Cenário Realidade Ensinar matemática nas escolas nunca foi uma tarefa simples. No Brasil, é a disciplina que mais reprova. No Ensino Médio, pesquisas mostram que 67% dos estudantes têm desempenho crítico em matemática, professores de exatas pouco frequentam as bibliotecas. No Colégio Anchieta, é a disciplina onde os alunos mais possuem dificuldades. A Biblioteca é muito atuante junto ao corpo pedagógico e muito atenta às necessidades acadêmicas. Missão da Biblioteca Ser um espaço de aprendizagem e de convivência inovador, promovendo, num trabalho integrado com professores, produtos e serviços que aproximem o aluno e o professor do ambiente da biblioteca para a busca de conhecimento. Biblioteca Colégio Anchieta Ensino da Matemática

Biblioteca não é somente livro, é acima de tudo, espaço de aprendizagem, de cocriação A constatação... o aluno não via a parte prática da matemática, e o professor tinha dificuldade para mostrar a aplicabilidade da disciplina no cotidiano do aluno. Não havia na escola um espaço específico para demonstrar aos alunos do Ensino Fundamental II e, principalmente, do Ensino Médio, a aplicabilidade da matemática no dia a dia. O Colégio, embora grande, não dispunha de espaço para um local para práticas.

Um problema além da Matemática Missão + Necessidade + Problema = Solução Criativa e Inovadora Como resolver esta equação? A missão da biblioteca é promover/criar serviços que atendam realmente às necessidades na área pedagógica. A necessidade estava no ensino e no aprendizado da matemática. O problema: “casar” a missão com a necessidade: como resolver com um serviço oferecido pela biblioteca? A Solução: Inovação! Criação do Laboratório de Matemática para Ensino Fundamental II e Ensino Médio dentro da Biblioteca Central do Colégio Anchieta.

Inovação em dose dupla Proposta: inédita no Brasil Objetivos Criar um ambiente totalmente novo que desenvolvesse no aluno o entendimento da matemática nas suas diferentes facetas, que promovesse o desejo de entender mais, que despertasse o interesse por descobrir, manuseando e explorando aquilo que faz parte do cotidiano do aluno num ambiente agradável. Proporcionar ambiente adequado para práticas de matemática no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, quando o comum das escolas são salas especializadas para matemática até a 5ª série. Implantar este espaço no ambiente da Biblioteca e promover ainda mais a utilização integrada dos serviços da biblioteca escolar.

Onde está a Matemática? O que faz com que uma maçã caia de uma árvore na terra? O que mantém a Terra a girar em torno do Sol? Equações do movimento e da mecânica descobertas por Newton no século XVII Como é que as imagens e sons de um jogo de futebol aparecem numa TV em qualquer parte do mundo? Através da radiação electromagnética descrita pelas equações de Maxwell, século XIX

Quem vai ganhar nas eleições? Previsão com base na teoria das probabilidades e estatística. Amanhã vai chover? Previsão com base no cálculo Estudo do comportamento do mercado de valores de uma bolsa É feito pelos analistas de mercado com várias teorias matemáticas.

Como é que um avião se mantém no ar sem algo a suportá-lo? Equações descobertas por Daniel Bernoulli no século XVIII Sons musicais Foram estudados por Aristóteles do= 16,352 Hz do#= 16,352 x 1, = 17,325 Hz re = 17,325 x = 18,3545 Hz re# = 18,3545 x = 19,445 Hz mi = 19,445 x = 20,602 Hz fa = 20,620 x = 21,827 Hz fa# = x = 23,125 sol = 23,125 x = 24,500 sol# = 24,500 x = 25,957 la = 25,957 x = 27,500 la# = 27,500 x = 29,135 si = 29,135 x = 30,868 do = 30,868 x = 32,704

Amanhã vai chover? Previsão com base no cálculo A Terra é circular 2000 anos antes de enviarmos uma nave espacial para o espaço que nos fornece fotografias da Terra, Erastóstenes usou a Matemática para provar que a Terra é circular. Calculou o seu diâmetro e a sua curvatura com 99% de exatidão.

O desenrolar do projeto Muita pesquisa para obter subsídios “concretos” Estudo de leiaute, cor e principalmente uma comunicação visual que falasse por si. Matemática é vida!

Grande reforma, investimentos em tecnologias, comunicação visual futurista e que se integrasse ao ambiente da biblioteca. Tudo foi discutido e planejado em conjunto entre setor pedagógico, biblioteca, arquiteto, engenheira e publicitários..

“Os alunos pedem para frequentar mais vezes o laboratório. Ele fica sempre motivado para um trabalho prático”. Professora Simara, 8. série. O Laboratório de Matemática, na Biblioteca, é motivo de admiração por parte dos pais e um espaço muito elogiado por quem visita o Colégio Anchieta. A ideia de construí- lo no ambiente da Biblioteca chama a atenção de forma muito positiva. A quantidade de livros sobre o tema, até mesmo de literatura, é outro ponto que impressiona positivamente.

Tecnologia no Ensino com a Lousa Digital

Comunicação visual mostra a matemática no cotidiano AMBIENTAÇÃO E TECNOLOGIA

Inovação com exercícios e provas de matemática no computador

Resultados em números O investimento: 58 mil reais, entre reforma da sala, 22 notebooks, lousa digital, mobiliário e comunicação visual. Em 4 meses o espaço foi utilizado por todos os alunos de 5ª série do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Temos uma média de 8 turmas por série. A reserva do espaço ocorreu para 55 períodos de aula. Foram usuários a mais na biblioteca de junho a setembro de Para 2012 estima-se que estes números terão grande aumento em virtude das aulas de reforço passarem a ser ministradas neste local. O índice de leitura e empréstimos aumentou cerca de 20% - índice considerado ótimo numa escola que já incentivava, e muito, a leitura. Aproveitamento de 100% dos recursos disponibilizados. Quanto à qualidade no aprendizado por parte dos alunos, o índice é surpreendente: melhoria de compreensão em 90%. Depois da implantação do Laboratório, 100% das visitas orientadas para captação de novos alunos incluem este espaço na programação.

Os resultados qualitativos Proporciona autonomia e criatividade ao aluno Ambiente dinâmico e ativo Aulas expositivas Professor aprende com o aluno, pois este cria novas maneiras de resolver problemas Motivação para o aprendizado de novos idiomas (pelo acesso a exercícios em sites em inglês) Fontes de pesquisa ao alcance rápido Desenvolvimento das habilidades de comunicação e de estrutura lógica do pensamento Melhor rendimento do aluno em provas Visão da biblioteca como espaço moderno e atraente A presença dos professores na Biblioteca é um modelo para o aluno Ação interativa, colaborativa, desafiadora entre os segmentos do Colégio Estreita os laços entre bibliotecários e professores Solidifica a biblioteca como um setor atuante/ativo no Colégio Anchieta.

Conclusão da operação Um projeto duplamente inovador, em que dois grandes interesses, de áreas aparentemente tão distintas (matemática e biblioteca), convergiram não para a soma, mas para a multiplicação de ótimos resultados! Diretores, jornalistas, equipe da biblioteca e professores de matemática do Ensino Fundamental II e Médio