Projeto Enfrentamento à Violência Contra As Mulheres. 100 Cidades Para 100 Projetos. Projeto Belo Horizonte TÍTULO: Direitos e Trabalho para 140 Mulheres.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Advertisements

Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Equipe Técnica de RH/ACCIE. Situada em Erechim – habitantes 190 empresas associadas – Industria, Comércio e Serviços Empregam cerca de funcionários.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
Público-alvo: Objetivo geral:
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
Ministério da Educação
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Seminário de Conclusão do Curso de Extensão:
OBJETIVO Apoiar nos Municípios, através dos Centros de Referencia da Assistência Social - CRAS, a implantação e o desenvolvimento de uma metodologia.
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
Secretaria da Habitação
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Protocolo de Gestão Integrada
Fortalecimento da institucionalidade do conselho
Minas Gerais.
ONG – AME Associação Missão.
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
Proteção Social Básica
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE HABITAÇÃO
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
AÇU Lei Número 298, de Art. 9º - O controle social é o exercício democrático de acompanhamento da gestão e avaliação da Política de Assistência.
Contexto de atuação do CME
Gestão Municipal da Habitação
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
PROJETO 100 CITTÁ – ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES
Projeto de formação: Relações de gênero e violência
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
PROJETO DE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
Comissão de EJA de Alagoas
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
ABRIL 2010.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DIRETORIA DE POLÍTICAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE APOIO À GESTÃO ESCOLAR.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
MAIO 2010.
Coordenação Geral de Programas Especiais e Complementares
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA DEP/SIEC Rua Dr. Meireles, s/n- Bairro: Monte Castelo,
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
I ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIAIS DE ASSIST Ê NCIA SOCIA L DE MINAS GERAIS Belo Horizonte, 29 de fevereiro de 2016 A Regionalização dos Serviços.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
Transcrição da apresentação:

Projeto Enfrentamento à Violência Contra As Mulheres. 100 Cidades Para 100 Projetos. Projeto Belo Horizonte TÍTULO: Direitos e Trabalho para 140 Mulheres nas áreas periféricas do município de Belo Horizonte.

Projeto Enfrentamento à Violência Contra As Mulheres. 100 Cidades Para 100 Projetos. Histórico: Projeto Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres EVCM  Ações previstas no projeto durante 03 anos( Dezembro de 2008 a Dezembro de 2011);

Projeto Enfrentamento à Violência Contra As Mulheres. 100 Cidades Para 100 Projetos. Histórico: Projeto Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres EVCM Atividades Realizadas: - 03 encontros com referências técnicas e políticas:  Recife- abril de 2009;  Belo Horizonte-novembro de 2009;  Turin- março de 2010;

Projeto Enfrentamento à Violência Contra As Mulheres. 100 Cidades Para 100 Projetos. Histórico: Projeto Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres EVCM Atividades Realizadas: - 03 encontros com referências técnicas e políticas:  Recife- abril de 2009;  Belo Horizonte-novembro de 2009;  Turin- março de 2010;

Projeto Enfrentamento à Violência Contra As Mulheres. 100 Cidades Para 100 Projetos. MICROPROJETO: Direitos e Trabalho para 140 Mulheres nas áreas periféricas do município de Belo Horizonte. MISSÃO:  Julho Visita as cidades e conhecimento das atividades com contribuições técnicas para os microprojetos; - Novembro Acompanhamento das atividades dos microprojetos e visitas técnicas;

Direitos e Trabalho para 140 Mulheres nas áreas periféricas do município de Belo Horizonte.- Missão - Julho de 2010.

Características do Público Beneficiado Em geral, as famílias apresentam: Alta vulnerabilidade social; Desagregação familiar; Educação e saúde precárias; Violência social e doméstica; Famílias grandes e multiparentais; Dificuldade na adaptação na vida e gestão condominial; Problemas de marginalidade e violência; Grupos sociais com grau de interação e organização diferenciados; Renda muito baixa/Programa transferência de renda; informalidade; SITUAÇÃO EDUCACIONAL: Ensino fundamental incompleto; 58% não gostariam de fazer curso profissionalizante;

Projeto Enfrentamento à Violência Contra As Mulheres. 100 Cidades Para 100 Projetos. Formação profissional e apoio à inserção no mundo do trabalho de 130 mulheres do Município de Belo Horizonte. - Apresentação da proposta a Secretarias e setores (URBEL,PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA,SMAT,Centro Público-Projeto Brasil Local) ; -Definição da equipe gestora do projeto;  Definição das áreas e do público a ser envolvido;  Discussão com as referências técnicas sobre as estratégias de envolvimento das mulheres;  Definição de reuniões semanais da equipe gestora (ampliadas com as referencias técnicas)- 15 reuniões

Projeto Enfrentamento à Violência Contra As Mulheres. 100 Cidades Para 100 Projetos. Formação profissional e apoio à inserção no mundo do trabalho de 130 mulheres do Município de Belo Horizonte. CRITÉRIOS GERAIS DE SELEÇÃO DE FAMÍLIAS NO PROJETO:  Estar em situação regular de ocupação no residencial;  Selecionar uma única mulher acima de 18 anos por família e jovem com potencial...);  Priorizar a inclusão da principal responsável pelo domicílio, conforme cadastro na PBH; - Identificar disponibilidade de participar efetivamente do projeto ao longo de sua duração;

Projeto Enfrentamento à Violência Contra As Mulheres. 100 Cidades Para 100 Projetos. Proposta do MICROPROJETO: Formação e o acompanhamento a inserção no mundo do trabalho para 130 mulheres de bairro periféricos da cidade;  Realização de 14 cursos profissionalizantes com inserção ao mundo do trabalho em várias áreas com uma duração de 03 meses, abordando os aspectos de formação em direitos das mulheres,; formação técnica e formação em gestão e organização de negócios; Com incorporação da perspectiva de gênero e dos princípios do Trabalho Decente- OIT em todas as etapas;  As beneficiárias serão mulheres das diversas comunidades da cidade dos conjuntos habitacionais definidos pela Secretaria Municipal de Habitação e URBEL;  Os cursos serão realizados em locais e em horários a ser definidos com as mulheres;

Projeto Enfrentamento à Violência Contra As Mulheres. 100 Cidades Para 100 Projetos. Proposta do MICROPROJETO: Formação e o acompanhamento a inserção no mundo do trabalho para 130 mulheres de bairro periféricos da cidade;  A partir do diagnóstico realizado nos residenciais assessorados pela ASPA-SMAHAB e nos territórios da URBEL- Cia Urbanizadora de Belo Horizonte foram identificados demandas para os seguintes cursos:  JARDINAGEM;MARCENARIA;PRODUÇÃO DE MUDAS;CUIDADOR DE IDOSOS/AS;CONSTRUÇÃO CIVIL;PADARIA;CORTE COSTURA;RECICLAGEM;RESTAURAÇÃO DE MÓVEIS;ARTESANATO;CAMAREIRA;ENTRE OUTROS.

Projeto Enfrentamento à Violência Contra As Mulheres. 100 Cidades Para 100 Projetos. VISITAS A EMPREENDIMENTOS e ESCOLAS DE FORMAÇÃO -JULHO- REGIONALNOROESTE- FÁBRICA SOCIAL- COSTURA; REGIONAL BARREIRO- CONARTE-COSTURA; COPERSOLI-RECICLÁVEIS;  NOVEMBRO- REGIONAL CENTRO-SUL-ARTE ATELIER DA SERRA-COSTURA; REGIONAL BARREIRO- INCUBADORA PÚBLICA TECNOLÓGICA E ESCOLA SINDICAL;

GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA

Projeto Enfrentamento à Violência Contra As Mulheres. 100 Cidades Para 100 Projetos. Formação profissional e apoio à inserção no mundo do trabalho de 130 mulheres do Município de Belo Horizonte. ENCAMINHAMENTOS -Abordagem as famílias ; -Encontro com até 200 mulheres: MULHERES PROMOVENDO SUA CIDADANIA; -Elaboração de um termo de adesão; -Após adesão será preenchida uma ficha cadastral; -Dificuldades:(Transporte, Lanche,atividades com as crianças);

Projeto Enfrentamento à Violência Contra As Mulheres. 100 Cidades Para 100 Projetos. Formação profissional e apoio à inserção no mundo do trabalho de 130 mulheres do Município de Belo Horizonte. Definição dos Residenciais: Gerência de Programas Especiais/SMAHAB 1-Obras em andamento: Por Unidade Habitacional. Castelo I (84)e Castelo II(140) ; Diamante II(80);Mar Vermelho I/Serra Verde(77);Santa Rosa I (60)e Santa Rosa II(60); 2- Empreendimentos do Programa de Crédito Solidário (PCS) executados em regime de Autogestão. Obra em andamento: Itaipu ( 60);

Projeto Enfrentamento à Violência Contra As Mulheres. 100 Cidades Para 100 Projetos. Formação profissional e apoio à inserção no mundo do trabalho de 130 mulheres do Município de Belo Horizonte. Definição dos Residenciais: Gerência de Programas Especiais/SMAHAB 3. Empreendimentos do Programa de Subsídio à Habitação (PSH) executados em regime de Autogestão. Já entregues: Conjunto Parque Jardim Leblon ( 192) Unidades Habitacionais; Conjunto Jaqueline -Residencial Flores (280) Unidades Habitacionais;

Projeto Enfrentamento à Violência Contra As Mulheres. 100 Cidades Para 100 Projetos. REGIONAL EMPREENDIMENTO- URBEL/SMAHAB. OESTEALPES II OESTEFRANÇA OESTEJANAÚBA OESTEMANGUEIRAS OESTE ZURICK NOROESTE SÃO JOSÉ NOROESTEVIA EXPRESSA I NOROESTE VIA EXPRESSA II NOROESTEVILA CALIFÓRNIA BARREIROÁGUAS CLARAS BARREIROITAIPU BARREIROARAGUAIA BARREIRODIAMANTE NEGRO VENDA NOVAPRIMAVERA VENDA NOVAMÉXICO VENDA NOVAMARROCOS VENDA NOVACOMANCHES NORTEIPÊS NORTEBACURAUS NORDESTEVITÓRIA LESTEGRANJA DE FREITAS -

Localização dos Residenciais por Regional. (09 regionais)

Projeto Enfrentamento à Violência Contra As Mulheres. 100 Cidades Para 100 Projetos. Microprojeto Belo Horizonte Formação e o acompanhamento a inserção no mundo do trabalho para 130 mulheres de bairro periféricos da cidade; ABORDAGEM:  Contatos das referências técnicas com as mulheres;  Identificação das que necessitam a partir dos contatos e avaliação;  Selecionadas para uma palestra sobre DIREITOS DA MULHER;  Se houver interesse,anotar nome e um contato;  Entregar o convite para a mulher;

Projeto Enfrentamento à Violência Contra As Mulheres. 100 Cidades Para 100 Projetos. Microprojeto Belo Horizonte Formação e o acompanhamento a inserção no mundo do trabalho para 130 mulheres de bairro periféricos da cidade; ABORDAGEM: - Lembrar as mulheres da atividade alguns dias antes da realização da atividade;  Acompanhar,se possível, a atividade com as mulheres; -Após o encontro com as mulheres será realizado um cadastro(preenchimento de uma ficha);

Projeto Enfrentamento à Violência Contra As Mulheres. 100 Cidades Para 100 Projetos. Microprojeto Belo Horizonte Formação e o acompanhamento a inserção no mundo do trabalho para 130 mulheres de bairro periféricos da cidade. Desenvolvimento: - Foi elaborado um mapeamento em torno dos residenciais dos serviços,programas existentes nas localidade e nas redondezas para a realização dos cursos e de apoio as famílias selecionadas;  Estamos elaborando uma proposta de curso a partir da experiências realizadas; -Levantamento das possíveis entidades e instituições para a execução das atividades previstas no microprojeto de BH.

Projeto Enfrentamento à Violência Contra As Mulheres. 100 Cidades Para 100 Projetos. Microprojeto Belo Horizonte Formação e o acompanhamento a inserção no mundo do trabalho para 130 mulheres de bairro periféricos da cidade. As formandas serão encaminhadas para inclusão em empreendimentos já existentes empresas e instituições com o apoio da PBH,por meio da Secretaria Municipal de Trabalho;  Ao final do curso haverá uma formatura das envolvidas no processo; - Será realizada uma campanha de sensibilização envolvendo as duas frentes (formação jurídica e formação e qualificação profissional) para divulgação das atividades desenvolvidas;

Projeto Enfrentamento à Violência Contra As Mulheres. 100 Cidades Para 100 Projetos Equipe Gestora do Projeto - EVCM : - Secretaria Municipal de Políticas Sociais- Programa Bolsa Família; Gerência Centro Público de Economia Solidária - Secretaria Municipal Adjunta dos Direitos de Cidadania - Coordenadoria dos Direitos da Mulher- COMDIM; - Secretaria Municipal Adjunta de Habitação; - ASPA- Ação Social Política Arquidiocesana; - URBEL- Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte, - Secretaria Municipal de Trabalho; Prefeitura Municipal de Belo Minas Gerais- Brasil

Projeto Enfrentamento à Violência Contra As Mulheres. 100 Cidades Para 100 Projetos. Fortalecimento da assistência jurídica para mulheres em situação de violência, Público: 10 Profissionais recém formadas/os e ou em processo de formação em direito; -Formação em 05 meses com 20h de aulas semanais;  10 h de estágio nas instituições que integram a Rede de Enfrentamento a Violência contra a Mulher da cidades; - Elaboração de projetos para a atuação em diversas frentes para desenvolvimento do conhecimento adquirido na formação;Nos grupos da formação para o trabalho;

Projeto Enfrentamento à Violência Contra As Mulheres. 100 Cidades Para 100 Projetos. Fortalecimento da assistência jurídica para mulheres em situação de violência. Atividades em grupo sobre CONHECENDO SEUS DIREITOS no Benvinda- Centro de Apoio a Mulher e outras instituições da Rede de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher de Minas Gerais e atividades de sensibilização nas diversas comunidades da cidade visando à prevenção e a identificação de situações e encaminhamento para as instituições que trabalham com o tema; Campanhas de sensibilização durante um mês utilizando recursos didáticos e pedagógicos com mídia visual e escrita e eventos artísticos e culturais, proposto durante o curso;

Projeto Enfrentamento à Violência Contra As Mulheres. 100 Cidades Para 100 Projetos. Fortalecimento da assistência jurídica para mulheres em situação de violência. OBJETIVO: Constituir uma rede de profissionais,com especificidade no enfrentamento a violência contra as mulheres da área jurídica; PARA QUEM SE DIRIGE: Para as profissionais da área jurídica com conhecimento da legislação brasileira; mulheres atendidas e da comunidade; EXPECTATIVAS: Fortalecer o trabalho de acesso jurídico as mulheres que estão em situação de violência e a prevenção nas comunidades; Fortalecimento da equipe de atendimento jurídico nas instituições que trabalham com mulheres; Fortalecimento do trabalho em grupo;

Projeto Enfrentamento à Violência Contra As Mulheres. 100 Cidades Para 100 Projetos. Fortalecimento da assistência jurídica para mulheres em situação de violência. Instituições Envolvidas: - Escola Superior Dom Helder Câmara; UFMG- Projeto Pólos; Instituto de Direitos Humanos; - Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Teófilo Otoni-MG; - Profissionais que atuam na área do direito em diversas instituições; - Contatos a serem realizados com a Comissão de Direitos Humanos da OAB- Minas Gerais.