Logística Sustentável numa Universidade Pública

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Serviço Social da Indústria - SESI
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
FACULDADE METROPOLITANA
CANDIDATA AO CARGO DE DIRETOR(A) DO DEDC XV
O Professor de Educação Física e os
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
na Administração Pública Um novo modelo de Gestão
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
DIRETORIA DE GENTE E GESTÃO Gerência de Relacionamento com Docentes Grupo de trabalho: Educação e Sustentabilidade.
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
FORO DE ECONOMIA SOLIDARIA Y COMERCIO JUSTO
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Antecedentes Aumento da pobreza e das desigualdades sociais;
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
Prêmios Santander Universidades
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
PLENÁRIA FINAL.
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
9ª Semana Técnico Administrativa
Painel: Aspectos destacados
I SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE GESTÃO CAMPUS FLORESTAL.
Panorama da Saúde no Brasil
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar
Agenda 21 nas Universidades
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
“Se destruir enquanto lagarta para se construir enquanto borboleta.” Edigar Morin.
AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA E GESTÃO DE UNIVERSIDADEMULTICÂMPUS.
Projeto de Inovação Equipe: Carmen Chaim Vanusa Vilarinho
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS CONCEPÇÃO DE EXTENSÃO Atividade acadêmica que articula o.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DOS ASSUNTOS ESTUDANTIS -UFU
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Processo de construção com a participação da Comunidade CPII PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2015 COLÉGIO PEDRO II.
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
Política de álcool e drogas na FMUSP 25/09/2015. Repercussão.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília Pró Reitoria de Desenvolvimento Institucional Diretoria de orçamento LOA 2015 Execução.
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPA: NOVOS DESAFIOS Selma Silva Belém 2016.
UFRN – CPA Avaliação da Gestão OBJETIVO o Fornecer estudos e orientações que subsidiem o processo de planejamento institucional e a implementação.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
twitter.com/funasa.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
Transcrição da apresentação:

Logística Sustentável numa Universidade Pública

Logística Sustentável numa Universidade Pública Prof. Dr. Ângelo Roberto Antoniolli Reitor da Universidade Federal de Sergipe

O que compreendemos por Sustentabilidade? Sustentabilidade é um conjunto de ações envolvendo diferentes dimensões da sociedade (econômico, social, ambiental, cultural, educacional), de forma integrada e sinérgica, visando o bem-estar pleno de todos e a garantia de condições saudáveis de vida no planeta terra para as gerações futuras.

Ambiente Cultural Social de Trabalho da natureza lúdico

A UFS São Cristóvão Lagarto Laranjeiras Itabaiana Aracaju

Estaria entre os 15 municípios mais populosos de Sergipe! População da UFS Docentes 1.550 Técnicos-administrativos 1.304 Alunos 31.000 Prestadores de serviços 998 = 34.852 Estaria entre os 15 municípios mais populosos de Sergipe! Fonte: Censo 2010. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_munic%C3%ADpios_de_Sergipe_por_popula%C3%A7%C3%A3o

Eixos do Plano de Logística Sustentável

EIXO 1. Planejamento e Coordenação Ter como princípio da administração central liderança e excelência em sustentabilidade Foram criados mecanismos de sustentabilidade nos campi: A Política de sustentabilidade, Coordenação de Sustentabilidade, Núcleo de Gestão Ambiental e Programa UFS Ambiental Está em desenvolvimento o Plano Diretor Sustentável Foi elaborado o Plano de Sustentabilidade

EIXO 1. Planejamento e Coordenação Na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2015-2019 - estão sendo cruzadas referências com os planos estratégicos setorizados Foi elaborada e atualizada a carta de serviço ao cidadão Os processos estão sendo avaliados com vistas ao aumento da satisfação da comunidade universitária através de inovações incrementais, com a consequente redução de desperdícios ou retrabalho

EIXO 1. Planejamento e Coordenação Estão sendo desenvolvidos indicadores para avaliação do padrão dos serviços oferecidos à comunidade universitária, a partir de parâmetros de resultados Adoção de política de transparência nas ações e estabelecimento de critérios isonômicos na alocação de recursos

Eixo 2. Acessibilidade e Diversidade foi criada a Divisão de Ações Inclusivas (DAIN) como uma ação para o assessoramento e implementação de políticas e programas relativos à diversidade e equidade. No PDI 2015-2019 que está sendo elaborado uma das ações é aproximar o ensino, a pesquisa e a extensão universitária aos desafios das questões sócio estudantis. O foco é o aluno!

Eixo 2. Acessibilidade e Diversidade A UFS possui programas de assistência estudantil, fornece bolsas e auxílios que cobrem todas as dimensões da vida acadêmica, de modo a garantir a permanência e qualidade no aprendizado aos nossos alunos. São mais de 4 mil alunos que participam dos programas de assistência ou apoio estudantil. A UFS é modelo na política de residência estudantil.

Eixo 3. Compromisso Público: Retorno para a Comunidade Está sendo planejado o Centro de Desenvolvimento e Aplicação de Tecnologias Sociais para a comunidade Sergipana Está sendo iniciado Fórum em Tecnologias Sociais Foi criada a Coordenação de Tecnologias Sociais e Ambientais (CTSA).

Eixo 3. Compromisso Público: Retorno para a Comunidade O Centro de Recursos Comunitários para a comunidade Sergipana está sendo planejado – Atendimento médico, odontológico, advocatício, etc. pelos alunos e professores. Hoje já existe atendimento em fonoaudiologia, psicologia, direito e medicina. Existe um cuidado cada vez maior pela UFS para aproximar o ensino, a pesquisa e a extensão universitária aos desafios das questões comunitárias.

EIXO 4. Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho Foi criada a Divisão de Segurança do Trabalho (DISET) que, além do plano segurança do trabalho e risco, elaborará o plano de gestão da qualidade no ambiente do trabalho

EIXO 5 – Indicadores de Eco-Eficiência Está sendo elaborado o manual de normas e procedimentos para a projeto, construção e uso de edificações sustentáveis A UFS está fazendo o primeiro prédio público com salas de aula com renovação de ar e recuperação de calor.

EIXO 5 – Indicadores de Eco-Eficiência A UFS atua em 4 sub eixos: 5.1 Emissão de gases – efeito estufa: programação da frota, otimização de viagens, análise de risco 5.2 Energia: Projeto da subestação de 69 kVA que tornará mais estável a energia e reduzirá consumo; estudos da demanda com redução de R$ 50 mil no custo de energia; projeto para controle de energia por telemetria; conscientização no uso de energia.

EIXO 5 – Indicadores de Eco-Eficiência 5.3 Água e Esgoto: está sendo executado o novo sistema de esgoto 5.4 Resíduos: já é realizada coleta solidária de resíduos (reciclável), a coleta e manejo de resíduos químicos e biológicos e a coleta de eletroeletrônicos.

EIXO 6 – Compras e Contratações Sustentáveis Estamos estimulando através de campanhas educativas, a prática sustentável nos pedidos de aquisição, assim como no uso de materiais e equipamentos. Está sendo feito um planejamento integrado para aquisição de equipamentos e material de consumo.

EIXO 7 – Mobilidade de Transporte Promoção de campanhas para incentivo ao uso de transportes alternativos e coletivos como forma de deslocamento até a Universidade, por ex. promover o transporte por bicicleta e caminhada.

Resumo das ações Coleta Seletiva; Coleta Seletiva Solidária; Treinamento de Pessoal; Plantio de Árvores; Palestras Educativas; Semana UFS Ambiental; Mobilidade no Campus; Climatização das didáticas Acessibilidade (piso táctil, passarelas, totens, elevadores, incluir) Construção de mecanismos de governança

Criação da Coordenação de Sustentabilidade Institucional; Criação do Núcleo de Gestão Ambiental; Construção da primeira didática do país com renovação de ar com recuperação isoentálpica; Implantação de novo sistema de esgoto; Instalação de Subestação de 69 KVA; Ações de promoção da Ecoficiência;

Breve conclusão Decisões diárias afetam a sustentabilidade de qualquer Instituição. É fundamental a adoção de mudanças de comportamento que promovam a bem-estar de todos. Essa é uma condição essencial para se atingir uma universidade pública comprometida com o desenvolvimento social, econômico, cultural, ambiental de forma sustentável e voltada para os problemas da sociedade sergipana.

Contatos Gabinete do Reitor E-mail: reitoria@ufs.br Telefone: 2105-6404 proplan@ufs.br