CONCEITOS E ARGUMENTOS SOBRE GESTÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIA HOLÍSTICA Denise A.Freitas Márcia Cristina T. Santos
Advertisements

PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E DO PROGRAMA
TGA- Teoria Geral da Administração
Administração – Principais correntes
Teoria Neoclássica da Administração
Evolução Histórica da Administração de Recursos Humanos
Desenvolvimento organizacional
Teoria Clássica Henry Fayol e a escola do processo de administração
Qualidade em Serviços de Informação
Henri Fayol Engenheiro de minas e administrador francês, Henri Fayol foi um dos primeiros estudiosos a analisar a natureza da atividade empresarial, a.
Filosofia
Estratégia Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
USP/EACH Gestão Ambiental ACH 113 Princípios de Administração
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO I
Teoria Geral da Administração
Gestão da Qualidade – Motivação
Antecedentes Históricos da Administração
O MÉTODO CIENTÍFICO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS. LEI Depois de constatado um fenômeno você poderá descrevê-lo em forma de enunciado, mas uma lei só pode ser.
O Aluno a Distância e suas Necessidades
As Três Eras da Administração do Século XX Era Clássica 1900 – 1950
AULA: 11/09/2013 TEMA: VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES DE WEBER E MAYO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM TEMA DA AULA: O DESAFIO.
Novos Paradigmas da Administração
TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
TEORIAS ORGANIZACIONAIS
FUNÇÃO ORGANIZAÇÃO Definir trabalho a partir da análise dos objetivos;
Administração: um breve olhar sobre a sua cientificidade
1 ADM003 – Teoria Geral das Organizações III Professora Michelle Luz Unidade II Administração Participativa.
O Estado Qual é a sua função.
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
GLOSSÁRIO BÁSICO DO ADMINISTRADOR
3º e 4º PERÍODOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Conceitos de organização
A Gestão participativa
Gestão Social Controle social
Organização do Trabalho docente “O registro e a garantia de continuidade das aprendizagens no Ciclo da Alfabetização” UNIDADE 8.
Ana Maria Gonçalves Machado –Pedagoga formada pela UNICASTELO –Universidade Camilo Castelo Branco Cláudia Maria Lourenço Marcolino –Pedagoga formada pela.
Teoria Geral dos Sistemas
Teoria neoclássica da administração
Teorias administrativas
Gestão Organizacional
Estruturas Organizacionais
Teorias da Motivação O processo Motivacional
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Introdução à Administração
UNIESP Faculdades Integradas Brasileiras Renascença
Fundamentos da Administração Pública
Administração Participativa
Taylor, Elton Mayo, McGregor, Herzberg, Likert e Skinner
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
GESTÃO COM PESSOAS HISTÓRICO.
Ciência, tecnologia e sociedade
Disciplina: Disciplina: Direção Estratégica Prof a. Prof a. Gabriela Gonçalves Silveira Fiates.
Gestão de Pessoas no Setor Público
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Especialistas em D.O.
GESTÃO DE NEGÓCIOS PROFESSOR: FÁBIO
Democracia Disciplina: Sociologia Jurídica Professora: Andrea Cristina Martins.
Aos que têm iniciativa, são atentos às oportunidades, aceitam desafios, administram a mudança e criam as organizações de amanhã.
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Frederick W. Taylor Estudou os Movimentos dos Trabalhadores, Economizando Tempo e Aumentando a Produção. Cronometrou o Tempo.
Controle estratégico – 9a. aula Prof ª Rosana Alves Vieira Empreendedorismo e Estrat. de Negócios.
Santana do Livramento. A Evolução do Pensamento em Administração 2.1 – Teorias em administração 2.2 – Organizar e administrar como práticas seculares.
ADMINISTRAÇÃO ORIGEM EVOLUÇÃO E
A evolução do pensamento administrativo
Noções de Administração e Gestão em Recursos Humanos Professora Eliane König.
Gestão Participativa Soiara Suziney Xavier. Gestão Participativa §De maneira abrangente, administração participativa é uma filosofia ou doutrina que valoriza.
Transcrição da apresentação:

CONCEITOS E ARGUMENTOS SOBRE GESTÃO

Os termos Gestão e Administração têm origem latina (gerere e administrare). O primeiro termo significa governar, conduzir, dirigir. O segundo tem um significado mais restrito – gerir um bem, defendendo os interesses daquele que o possui – constituindo-se em uma aplicação do gerir. De acordo com Andrade (2001), a palavra portuguesa, gestão, em seu sentido original, vem do termo latino “gestio”, que expressa a ação de dirigir, de administrar e de gerir a vida, os destinos, as capacidades das pessoas e as próprias coisas que lhes pertencem ou que delas fazem uso

Segundo o autor, uma parcela da sociedade compreende gestão como sendo umas funções burocráticas, destituídas de uma visão humanística, como ação voltada à orientação do planejamento, da distribuição de bens e da produção desses bens. A prática administrativa não se dá de forma isolada, descontextualizada e individual, ela acontece no grupo e para o grupo, implicando decisões coletivas e organizadas.

Gestão nos lembra gestação, gerir, dar a vida, e, como tal, nos agrada, porque, em se tratando da escola, nosso objetivo principal é fazer com que a vida dos seres humanos que passam por ela (escola) se torne mais promissora, mais digna, mais justa, mais humana. Nesse sentido, gestão vai além do seu conceito primeiro que diz respeito à ação de dirigir, administrar.

OS GRANDES PARADIGMAS DA ADMINISTRAÇÃO De acordo com Ferreira et al. (2000), a administração se divide em três blocos históricos, a saber: a) Teorias tradicionais de gestão; b) Teorias modernas de gestão; c) Teorias emergentes de gestão.

Teorias tradicionais de gestão Tem o engenheiro norte-americano, Frederick Winslow Taylor, como o seu idealizador principal, com a criação da escola de Administração Científica, e o francês Henri Fayol, criador da Escola Clássica de administração. Além desses, podemos citar ainda Elton Mayo e a Escola de Relações Humanas, as teorias X e Y de MecGregor e a Teoria Sistêmica, defendida pelo alemão Ludwig von Bertalalanffy.

Teorias modernas de gestão No segundo bloco de teorias, as modernas, destacam a Administração Por Objetivos (APO), defendida por Peter Drucker, em 1954, com a célebre obra “A Prática da Administração da Empresas”. Posterior a essa, surge a Administração Contingencial, que é um aprofundamento da Teoria Sistêmica e que quer dizer: “Algo incerto ou eventual, que pode suceder ou não”. Ainda nesse bloco, surgiu a Administração Estratégica, que trata de um processo interativo e contínuo,integrado ao ambiente de forma apropriada, numa manutenção da organização como um todo.

Mais duas teorias fazem parte desse bloco: a Administração Participativa que, segundo Maximiano (1995, p. 19-20), “é uma filosofia ou política de administração de pessoas, que valoriza sua capacidade de tomar decisões e resolver problemas. A administração participativa contribui para o melhor desempenho e a competitividade das organizações”. A outra é a Administração Japonesa, que é fortemente alicerçada na participação direta dos trabalhadores e que tomou conta do cenário administrativo, a partir da década de 70 do século XX.

Teorias emergentes de gestão Finalmente, o terceiro e último bloco, o das Teorias Emergentes de Administração, tem como grande idealizador o físico Fritjof Capra, com a sua magnífica obra “O Ponto de Mutação”, publicada em 1982 e que pode ser subdividida em duas teorias: a da Reengenharia, que trata da necessidade que as empresas têm de adaptar ao ambiente, e a Teoria da Administração Virtual, ligada à revolução da informação, ocorrida a partir dos anos 90. Mesmo que essas teorias digam respeito à administração de maneira geral, é possível observar as influências dessas no meio educacional e, por conseguinte, na gestão escolar.