Competência em informação: Cenário internacional XXI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD) Curitiba, Brasil,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Divisão de Pesquisa Ética em Pesquisa (material informativo adaptado.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Francisca Nazaré Liberalino UFRN/DEnf-2012
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Currículo MERCOSUL, 1997 Área 1 – Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Área 2 – Processamento da Informação Área 3 – Recursos e Serviços.
Rede SENAI 52,6 milhões de matrículas desde 1942
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Programa de Educação Tutorial do Bacharelado em Ciência da Computação
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
COBENGE 2007 Avaliação de Cursos e o ENADE
III Congresso Brasileiro de Medicina Aeroespacial
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
“O papel social do profissional bibliotecário”
Faculdade de Medicina de Marília Disciplina de Informática em Saúde 1/20 O papel do Bibliotecário Frente às Tendências Tecnológicas e sua Relação com a.
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Língua de escolarização: estudo comparativo
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Marta C. R. Gertel - Doutoranda em Fonoaudiologia
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
A nossa Missão Ajudar as empresas portuguesas a exportar mais
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
Universidade Federal de Santa Catarina
FONTES DE INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO Silvana Beatriz Bueno
Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Universidade Estadual de Maringá
Talentos para Inovação
Júlio de Jesus, Coordenador da Rede A Rede de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos um projeto da APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
INEP INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Japão, novembro de Sheyla Carvalho Lira Leonardo Kazuo dos Santos.
COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR
Ambiente Virtual de Aprendizagem Simone Krause Suecker 2014/2.
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
Competências dos professores 06 de outubro de 2014 Caroline Kearney Gestora Sénior de Projetos e Analista de Educação.
A PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SEU ESTADO E NOSSA CONTRIBUIÇÃO
Programa UNIVESP Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Ensino Superior Agrega as universidades estaduais, Fundação Padre.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Associação iiSBE Portugal “Para que o meio construído seja cada vez mais compatível com o Desenvolvimento Sustentável”
Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual
COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
Software Social na Educação. A utilização de softwares social no cotidiano escolar é indicado para vários níveis de conhecimento, compreensão, aplicação,
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Análise Internacional Comparada de Políticas Curriculares
3º Momento Resultados Simare 2014
SEMINÁRIO Linguagem e Comunicação no Ensino das Ciências
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Programa Fulbright - Bolsas e Oportunidades - Dezembro de 2015.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Transcrição da apresentação:

Competência em informação: Cenário internacional XXI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD) Curitiba, Brasil, Julio 17-22, 2005 Palestra, julio 18, segunda, 14-15:00 horas Por: Jesús Lau, Ph.D. Diretor USBI-VER, e Coordenador da Biblioteca Virtual UV Universidade Veracruzana / DGB Boca del Río, Veracruz, México Pessoal: Instituição:

Tópicos  Desenvolvimento de habilidades informativas (DHI), conceito  IFLA – Seção de Alfabetização Informativa  Desenvolvimento de programas em países lideres em DHI  Outras nações e regiões do mundo  Passos e oportunidades de Brasil

Conceitos Desenvolvimento de infocompetências Educãção de usuários Instrução Bibliográfica Fluência informativa Desenvolvimento de habilidades informativas Educação bibliográfica Alfabetização informativa Instrução informacional Habilidades informativas

IFLA Seção de Alfabetização Informativa IFLA Seção de Alfabetização Informativa  Diretrizes  Folheteria  Oficina  Congressos – Oslo – Seul, Coréa do Sul – Durban, Sul da África

Competencias informativas IFLA AcessoUso Avaliação Análises Generalização Valorização Organização Categorização Estruturação Ordenamento Avaliação Uso de informação Aplicação Aprendizagem Utilização Comunicação Uso ético Reconhecimento Estilo / estándares Necessidade Decisão Expressão Inicio Localização Busca Seleção Localização

Países líderes DHI

Estados Unidos  ACRL – Bibliotecas acadêmicas  AASL - Escolares  LOEX  Forum on Information Literacy  Teste de Avaliação - ETS ITC  Múltiplos modelos DHI escolares  Outras associações  Universidades

ACRL Associção de Bibliotecas Acadêmicas e de Investigação ACRL Associção de Bibliotecas Acadêmicas e de Investigação  Introdução a DHI  Introdução para professores universitários  Glossário  Paquete básico informativo  Tutorial básico  Padrões e normas  Como usar os padrões  Acreditação e DHI  Cursos e oficinas em linha

ACRL Recursos em seu sitio web  Excelente sitio DHI  Alfabetização informativa em ação  Colaboração  Currículo e pedagogia  Passos de avaliação  Alfabetização informativa global  Bibliografias  Ligadas a URL´s

LOEX (Library Orientation Exchange) LOEX (Library Orientation Exchange)  Organização de 30 anos  Membros amplia  Recursos para instrução  Coleções  Congressos  Notícias sobre LOEX  Boletim LOEX trimestral  Sitio excelente para info-fluentes

National Forum of Information Literacy National Forum of Information Literacy  Membros  Reuniões  Aliança Internacional  Congresso 2003, Praga, Rep. Checa  Coloquio 2005, Alexandria, Egito  Líderes em alfabetização informativa  Publicações  Sítios relacionados  Avisos e programas  Definições

AASL AASL  “Infomation Power: Building Partnerships for Learning”  Padrões de alfabetização informativa para a aprendizagem dos estudantes  Implementação de “Information Power”  Assessoria para escolas primarias  Folheteria

Big 6 Big 6  Modelo DHI para bibliotecas escolares:  Lições sobre DHI  Ligas a sítios web  Novidades e pontos de vista  Avisos de investigação  Recursos DHI  Tenda para venda de produtos  Oficinas

ETS ITC Exame nacional de avaliação ETS ITC Exame nacional de avaliação  Exame para estudantes universitários: “ICT Literacy Assessment”  Medição em linha de proficiência em informação e tecnologias de comunicação  California State University Students  Purdue University  Portland State University

Grã Bretanha  Normas  Diretrizes  Livros  SCONUL  eLit, Glasgow, Escócia  University of Sheffield

SCONUL Working Group on Information Literacy SCONUL Working Group on Information Literacy  Introdução ao tema  Plano de ação  Protocolo de reuniões  Avisos e documentos  Ligas a URLs  Normas e padrões: Seven Pillars

Escocia Congressos eLiteracy Escocia Congressos eLiteracy  Quatro congressos realizados  Um em Estados Unidos  Publicação de livros  eLit2005, quarto congresso “Examining the Challenge of eLiteracy

Information Literacy University of Sheffield - Sheila Webber Information Literacy University of Sheffield - Sheila Webber  Congressos passados e memórias  Sítios web de congressos passados com resumos de palestras  Páginas web que promovem memórias de congressos DHI  Palestra com temas mais generais

“The ‘Big blue’ Project” “The ‘Big blue’ Project” Big blue  Investigação sobre práticas DHI em educação superior  Revisão de literatura  Página web  Auditoria de visão habilidades informativas  Estudos de casos  Taxonomia de habilidades informativas  Paquete básico sobre habilidades informativas  Pacote para alunos de fundamental e ensino médio

Austrália / Nova Zelândia Austrália / Nova Zelândia  Padrões próprios  Congressos / Reuniões  Alan Bundy: Australian and New Zealand Information Literacy Framework. Principles, Standards and practice  Boa atividade em DHI

México  Encontros / Congressos  Fórum DHI  Página web  Livros publicados  Normas mexicanas  Teses

UACJ UACJ  DHI en UACJ  Documentos básicos  Publicaciones en la UACJ  Documentos Nacionais e Internacionais  Práticas exitosas  Congressos  Ligas de interesses

COMPETÊNCIAS 1. Entender informação. Compreender a estrutura de conhecimento e a informação 2. Identificar necessidade. Determinar a natureza de sua necessidade informativa 3. Localizar. Mapear estratégias efetivas para buscar e encontrar informação 4. Recuperar. Recuperar informação eficientemente 5. Avaliar. Analisar e avaliar informação 6. Usar. Integrar, sintetizar e utilizar a informação 7. Comunicar. Comunicar adequadamente os resultados de seu trabalho 8. Ética. Respeitar a propriedade intelectual e os direitos do autor Competências informativas - MX

ESCOLARIDADE Doutorado Mestrado Licenciatura Ensino Médio Fundamental Primário Pré-Primário NIVEIS Avançado Médio Básico COMPETÊNCIAS 1. Entender informação. Compreender a estrutura de conhecimento e a informação 2. Determinar necessidade. Determinar a natureza de sua necessidade informativa 3. Localizar. Mapear estratégias efetivas para buscar e encontrar informação 4. Recuperar. Recuperar informação eficientemente 5. Avaliar. Analisar e avaliar informação 6. Usar. Integrar, sintetizar e utilizar a informação 7. Comunicar. Comunicar adequadamente os resultados de seu trabalho 8. Ética. Respeitar a propriedade intelectual e os direitos do autor Competências informativas - MX Alto

França - Formist França - Formist  Estudos sobre análises e uso da informação  Aspectos gerais da informação  Formação de usuários  Documentos em texto completo  Produção e difusão da informação  Investigação sobre informação  Fontes e recursos  Tecnologia da informação

Países Escandinavos Nordinfolit Países Escandinavos Nordinfolit ww.nordinfolit.org/default.asp?nid=13  Escola nórdica de verão para alfabetização informativa  Seminários sobre padrões e diretrizes em educação superior  Congresso internacional: “Criando conhecimento”  Fórum web e rede para a discussão de documentação de melhores práticas em AI

Outras regiões do mundo

Resto da Europa Menor desenvolvimento DHI  Alemanha  Portugal  Bélgica  Irlanda  Finlândia  Grécia  Sul da África  Espanha  Países Baixos

Potencial de Brasil  Participar en IFLA  Promoção DHI em escolas de bibliotecologia  Trabalho por parte de bibliotecas acadêmicas, públicas e escolares  Criar/adaptar normas sobre competências nacionais  Estabelecer um plano de ação

Conclusões  Futuro de bibliotecas apoiar processos de desenvolvimento de habilidades informativas para a aprendizagem  Os maiores avanços em países anglosaxônico: EUA, UK, Austrália  Avanço bom em Europa  México tem tido um bom progresso  Brasil tem passos e oportunidades  Bibliotecários brasileiros tem um papel importante que julgar em DHI  Construção de uma sociedade de conhecimento