Competência em informação: Cenário internacional XXI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD) Curitiba, Brasil, Julio 17-22, 2005 Palestra, julio 18, segunda, 14-15:00 horas Por: Jesús Lau, Ph.D. Diretor USBI-VER, e Coordenador da Biblioteca Virtual UV Universidade Veracruzana / DGB Boca del Río, Veracruz, México Pessoal: Instituição:
Tópicos Desenvolvimento de habilidades informativas (DHI), conceito IFLA – Seção de Alfabetização Informativa Desenvolvimento de programas em países lideres em DHI Outras nações e regiões do mundo Passos e oportunidades de Brasil
Conceitos Desenvolvimento de infocompetências Educãção de usuários Instrução Bibliográfica Fluência informativa Desenvolvimento de habilidades informativas Educação bibliográfica Alfabetização informativa Instrução informacional Habilidades informativas
IFLA Seção de Alfabetização Informativa IFLA Seção de Alfabetização Informativa Diretrizes Folheteria Oficina Congressos – Oslo – Seul, Coréa do Sul – Durban, Sul da África
Competencias informativas IFLA AcessoUso Avaliação Análises Generalização Valorização Organização Categorização Estruturação Ordenamento Avaliação Uso de informação Aplicação Aprendizagem Utilização Comunicação Uso ético Reconhecimento Estilo / estándares Necessidade Decisão Expressão Inicio Localização Busca Seleção Localização
Países líderes DHI
Estados Unidos ACRL – Bibliotecas acadêmicas AASL - Escolares LOEX Forum on Information Literacy Teste de Avaliação - ETS ITC Múltiplos modelos DHI escolares Outras associações Universidades
ACRL Associção de Bibliotecas Acadêmicas e de Investigação ACRL Associção de Bibliotecas Acadêmicas e de Investigação Introdução a DHI Introdução para professores universitários Glossário Paquete básico informativo Tutorial básico Padrões e normas Como usar os padrões Acreditação e DHI Cursos e oficinas em linha
ACRL Recursos em seu sitio web Excelente sitio DHI Alfabetização informativa em ação Colaboração Currículo e pedagogia Passos de avaliação Alfabetização informativa global Bibliografias Ligadas a URL´s
LOEX (Library Orientation Exchange) LOEX (Library Orientation Exchange) Organização de 30 anos Membros amplia Recursos para instrução Coleções Congressos Notícias sobre LOEX Boletim LOEX trimestral Sitio excelente para info-fluentes
National Forum of Information Literacy National Forum of Information Literacy Membros Reuniões Aliança Internacional Congresso 2003, Praga, Rep. Checa Coloquio 2005, Alexandria, Egito Líderes em alfabetização informativa Publicações Sítios relacionados Avisos e programas Definições
AASL AASL “Infomation Power: Building Partnerships for Learning” Padrões de alfabetização informativa para a aprendizagem dos estudantes Implementação de “Information Power” Assessoria para escolas primarias Folheteria
Big 6 Big 6 Modelo DHI para bibliotecas escolares: Lições sobre DHI Ligas a sítios web Novidades e pontos de vista Avisos de investigação Recursos DHI Tenda para venda de produtos Oficinas
ETS ITC Exame nacional de avaliação ETS ITC Exame nacional de avaliação Exame para estudantes universitários: “ICT Literacy Assessment” Medição em linha de proficiência em informação e tecnologias de comunicação California State University Students Purdue University Portland State University
Grã Bretanha Normas Diretrizes Livros SCONUL eLit, Glasgow, Escócia University of Sheffield
SCONUL Working Group on Information Literacy SCONUL Working Group on Information Literacy Introdução ao tema Plano de ação Protocolo de reuniões Avisos e documentos Ligas a URLs Normas e padrões: Seven Pillars
Escocia Congressos eLiteracy Escocia Congressos eLiteracy Quatro congressos realizados Um em Estados Unidos Publicação de livros eLit2005, quarto congresso “Examining the Challenge of eLiteracy
Information Literacy University of Sheffield - Sheila Webber Information Literacy University of Sheffield - Sheila Webber Congressos passados e memórias Sítios web de congressos passados com resumos de palestras Páginas web que promovem memórias de congressos DHI Palestra com temas mais generais
“The ‘Big blue’ Project” “The ‘Big blue’ Project” Big blue Investigação sobre práticas DHI em educação superior Revisão de literatura Página web Auditoria de visão habilidades informativas Estudos de casos Taxonomia de habilidades informativas Paquete básico sobre habilidades informativas Pacote para alunos de fundamental e ensino médio
Austrália / Nova Zelândia Austrália / Nova Zelândia Padrões próprios Congressos / Reuniões Alan Bundy: Australian and New Zealand Information Literacy Framework. Principles, Standards and practice Boa atividade em DHI
México Encontros / Congressos Fórum DHI Página web Livros publicados Normas mexicanas Teses
UACJ UACJ DHI en UACJ Documentos básicos Publicaciones en la UACJ Documentos Nacionais e Internacionais Práticas exitosas Congressos Ligas de interesses
COMPETÊNCIAS 1. Entender informação. Compreender a estrutura de conhecimento e a informação 2. Identificar necessidade. Determinar a natureza de sua necessidade informativa 3. Localizar. Mapear estratégias efetivas para buscar e encontrar informação 4. Recuperar. Recuperar informação eficientemente 5. Avaliar. Analisar e avaliar informação 6. Usar. Integrar, sintetizar e utilizar a informação 7. Comunicar. Comunicar adequadamente os resultados de seu trabalho 8. Ética. Respeitar a propriedade intelectual e os direitos do autor Competências informativas - MX
ESCOLARIDADE Doutorado Mestrado Licenciatura Ensino Médio Fundamental Primário Pré-Primário NIVEIS Avançado Médio Básico COMPETÊNCIAS 1. Entender informação. Compreender a estrutura de conhecimento e a informação 2. Determinar necessidade. Determinar a natureza de sua necessidade informativa 3. Localizar. Mapear estratégias efetivas para buscar e encontrar informação 4. Recuperar. Recuperar informação eficientemente 5. Avaliar. Analisar e avaliar informação 6. Usar. Integrar, sintetizar e utilizar a informação 7. Comunicar. Comunicar adequadamente os resultados de seu trabalho 8. Ética. Respeitar a propriedade intelectual e os direitos do autor Competências informativas - MX Alto
França - Formist França - Formist Estudos sobre análises e uso da informação Aspectos gerais da informação Formação de usuários Documentos em texto completo Produção e difusão da informação Investigação sobre informação Fontes e recursos Tecnologia da informação
Países Escandinavos Nordinfolit Países Escandinavos Nordinfolit ww.nordinfolit.org/default.asp?nid=13 Escola nórdica de verão para alfabetização informativa Seminários sobre padrões e diretrizes em educação superior Congresso internacional: “Criando conhecimento” Fórum web e rede para a discussão de documentação de melhores práticas em AI
Outras regiões do mundo
Resto da Europa Menor desenvolvimento DHI Alemanha Portugal Bélgica Irlanda Finlândia Grécia Sul da África Espanha Países Baixos
Potencial de Brasil Participar en IFLA Promoção DHI em escolas de bibliotecologia Trabalho por parte de bibliotecas acadêmicas, públicas e escolares Criar/adaptar normas sobre competências nacionais Estabelecer um plano de ação
Conclusões Futuro de bibliotecas apoiar processos de desenvolvimento de habilidades informativas para a aprendizagem Os maiores avanços em países anglosaxônico: EUA, UK, Austrália Avanço bom em Europa México tem tido um bom progresso Brasil tem passos e oportunidades Bibliotecários brasileiros tem um papel importante que julgar em DHI Construção de uma sociedade de conhecimento