Curso de Especialização em Mídias na Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
A utilização da sala de informática
Projeto Aprendendo e Praticando com as Mídias
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
CURSO LINUX EDUCACIONAL
Edna Maria Barbosa Arrebola
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
PROJETO MEU NOME É TARTARUGA
ESCREVER HISTÓRIAS E DIÁLOGOS
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
PROJETO CURIOSIDADES DO CORPO HUMANO PROFESSORA: ADRIANA MARCIA DOS SANTOS ESCOLA ESTADUAL REYNALDO MASSI TURMA: 8º ANO B PERÍODO: VESPERTINO.
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
RETRATOS DE FAMÍLIAS: UMA LEITURA ATRAVÉS DOS TEMPOS
Ensinar leitura e escrita com o gênero como instrumento: uma proposta "Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino"
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
POLO UAB/UNICENTRO – SÃO MATEUS DO SUL – PR
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
EMEF Álvares de Azevedo - DRE Ipiranga
PROFESSORA: SUZANA AMORIM
Componentes do grupo: Hilda Fátima e Tânia
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
RETRATOS DE FAMÍLIAS: UMA LEITURA ATRAVÉS DOS TEMPOS
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
E.E. “FREI THIMÓTEO VAN DEN BROECK”
CONFRATERNIZAÇÃO BIMESTRAL
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FORMOSA DO OESTE 2013.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
Planejamento da Rotina Semanal
Franceline Michailoff
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PROJETO APRENDENDO A APRENDER
Técnicas Didáticas Professora Dione Cristina da Silva
CURSO LINUX PROFESSORAS: ANA VIRGÍNIA LIANE MARIA.
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
RELATÓRIO DO PROJETO Módulo de gestão integradas de mídias na educação
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
CEEBJA Prof Paschoal Salles Rosa Ponta Grossa – PR
Universidade Estadual do Centro – Oeste Campus de Guarapuava – PR Especialização em Mídias na Educação Universidade Estadual do Centro – Oeste Campus de.
PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO 2013 POLO UAB/UNICENTRO –SÃO MATEUS DO SUL –PR Módulo: Gestão Integrada de Mídias na Educação.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
Objetivo: Inserir o uso da ferramenta de tecnologia no ensino-aprendizagem dos alunos do segundo e quintos anos da escola Presidente Castelo Branco,
B ULLYNG O tema e a tarefa escolhida oportunizar aos alunos situações que os levem à discussão, leitura, pesquisa, á criatividade e ao desenvolvimento.
O uso das tecnologias na escola
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
PRODUZIR TEXTOS A PARTIR DE QUADRINHOS INTRODUÇÃO. Um dos conhecimentos escolares mais utilizados são a produção de textos. Quando pensamos na dimensão.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
SALA DE TECNOLOGIA DA EEB PROF. LAÉRCIO CALDEIRA DE ANDRADA Vania Beatriz Rossato – Resp. Sala de TI Benicia Maria Ternus - Diretora MEIO DE COMUNICAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Curso de Especialização em Mídias na Educação Módulo de Gestão Integrada de Mídias na Educação Prof.ª Laurete Maria Ruaro Acadêmica Gisele Dworak Filipowski Projeto Informática Educativa

Acadêmica: Gisele D. Filipowski Pólo Prudentópolis Turma F Identificação das atividades realizadas Leitura e interpretação textual. Produção de texto narrativo e e-mail. Revisão e reestruturação de texto. Utilização das ferramentas do editor de texto BrOffice.

Descrição dos objetivos e encaminhamento das atividades No intuito de favorecer a aprendizagem dos recursos de Informática, bem como contribuir no projeto de aquisição de leitura e escrita desenvolvido pela turma, a execução do Projeto Informática Educativa foi iniciada no dia 04 de outubro no 2º Ano do Ensino Fundamental na Escola Catarina Miró.

Na primeira semana os alunos foram divididos em duplas, de acordo com o nível de escrita, e produziram um texto narrativo a partir da música “O pato” de Vinícius de Moraes (exibido anteriormente na televisão da sala de aula). Os alunos aprenderam a utilizar as ferramentas do editor de texto e se revezaram na tarefa de ditar e digitar o trabalho

Ao término dessa primeira versão, os alunos imprimiram os textos digitados. Em sala de aula, os alunos puderam ler os textos dos colegas e dois deles foram selecionados para revisão e reestruturação coletiva.

  Na segunda semana, os alunos aprenderam sobre o gênero textual “e-mail”. Primeiramente, os alunos produziram coletivamente, em sala de aula, o texto do e- mail que seria destinado a uma colega transferida da escola. Posteriormente, no Laboratório de Informática, um aluno escolhido pela turma digitou o texto e todos escreveram seus nomes e acompanharam o envio do e- mail.

Pontos positivos Foi muito positivo o desenvolvimento do projeto nessas duas primeiras semanas. A receptividade dos alunos foi excelente, pois observei o entusiasmo deles em realizar as atividades propostas. Os objetivos de desenvolver com criatividade a leitura, interpretação e produção textual, utilizando os recursos da Informática, têm sido atingidos a contento no decorrer das atividades, tanto no Laboratório de Informática, quanto em sala de aula.

Pontos a serem reorganizados Os pontos a serem reorganizados se referem à interação do projeto com a comunidade. Não foi possível conversar com os pais sobre a implementação do projeto. Será necessário organizar com antecedência a reunião, de acordo também com a disponibilidade dos pais e da equipe de gestão.

 Análise final Em suma, o desenvolvimento do Projeto de Informática Educativa tem sido muito produtivo. Isso porque os alunos se sentem desafiados em realizar as atividades e dessa forma, a construção do conhecimento se torna mais prazerosa e significativa. Nas próximas etapas, os alunos utilizarão os recursos tecnológicos da Informática para pesquisas em sites, produção de histórias em quadrinhos no software Luz do Saber, jogos e criação de slides no Power Point. Ao final do projeto, os trabalhos produzidos serão socializados através do blog da escola.