Educação Veterinária nas Américas Méd. Vet. Benedito Fortes de Arruda Conselho Federal de Medicina Veterinária Presidente.

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Transcrição da apresentação:

Educação Veterinária nas Américas Méd. Vet. Benedito Fortes de Arruda Conselho Federal de Medicina Veterinária Presidente

O Papel do CFMV O CFMV foi criado em 1968 para fiscalizar o exercício profissional dos Médicos Veterinários e Zootecnistas, atuar junto aos Governos Federal, Estaduais e Municipais para proteger e ampliar as fronteiras de trabalho, garantindo que a sociedade seja atendida por profissionais com responsabilidade e excelência. Com sede na Capital Federal, Brasília-DF, o CFMV atua com autonomia administrativa junto aos 27 Conselhos Regionais nas capitais estaduais para orientar os profissionais sobre assuntos técnico-científicos, normas e legislação. Um trabalho focado em oferecer à sociedade e aos animais o melhor da profissão

História Lyon - France (1761)

História Mexico – 1853; Canada – 1862; U.S.A. – 1879; Argentina – 1883; Brasil – 1910;

Situação Atual CountrySchools Argentina11 Bolivia11 Brasil197 Canada5 Chile30 Colombia20 Costa Rica3 Cuba4 Guatemala1 Equador1 El Salvador3 CountrySchools USA30 Panama1 Paraguai2 Peru14 Mexico52 Nicaragua5 Republica Dominicana3 Uruguai1 Venezuela16 TOTAL410 Modified from: Asociación Panamericana de Facultades y Escuelas de Veterinaria

PANVET Associação Panamericana de Ciências Veterinária; Formada por associações veterinárias nas Américas do Norte, Sul e Central; Local de discussão para desenvolver estratégias visando a resolução de situações de interesses e preocupações mútuas: –Quantidade necessária de veterinários, –Controle de doenças transfronteiriças, e –Qualidade da educação médico veterinária

COPEVET Conselho Panamericano de Educação em Ciências Veterinárias: –PANVET; –Federação Panamericana de Escolas de Veterinária (FPFECV); –Comitês: Acreditação; Certificação; Homologação;

Qualidade da Educação Veterinária Alta e baixa qualidade: –Professores; –Sistema de ensino; –Curriculo estático; –Infraestrutura; –Ensino excessivamente especializado; –Orçamento; –Sistemas de acreditação pouco exigentes; –Falta de certificação em alguns países;

Como melhorar a qualidade? Professores bem formados com experiência prática em medicina veterinária; Ensino mais transformador ao invés de formador e informador; Curriculo flexivel que atenda as necessidades sociais (organizações nacionais e internacionais);

Como melhorar a qualidade? Investimento em infraestrutura (algumas escolas); Expor os estudantes ao número máximo de situações profissionais em diferentes áreas, evitando a especialização prematura; Aumentar e melhorar a aplicação do orçamento;

Como melhorar a qualidade? Incrementar a ação política de organizações internacionais (OIE, PANVET) para sistemas de acreditação mais exigentes e para a certificação profissional;

Um Novo Profissionalismo Nós promovemos um novo profissionalismo baseado nas competências e valores sociais comuns como critérios objetivos para definir o perfil profissional.

Obrigado Méd. Vet. Benedito Fortes de Arruda Conselho Federal de Medicina Veterinária Presidente