DESBUROCRATIZANDO O REGISTRO DE EMPRESAS EM ALAGOAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Estadual de informática de Governo e ATI
Advertisements

Cadastro Único do Governo Federal Projeto CadÚnico 7
IV Encuentro Internacional de Redes EUROsociAL “Protección social, informalidad y trabajo decente” A contribuição das Administrações Tributarias à formalização.
Abril/2007. Diversidade de Cadastros nos diversos órgãos. Falta de credibilidade nas informações armazenadas devido a inexistência de mecanismos seguros.
Secretaria de Comércio e Serviços Coordenação-Geral dos Serviços de Registro Mercantil PROCESSO DE REGISTRO E LEGALIZAÇÃO PROCESSO DE REGISTRO E LEGALIZAÇÃO.
1.
SISTEMA DE REGISTRO INTEGRADO ( INTEGRADOR ESTADUAL )
Ministério do Desenvolvimento,Indústria e Comércio Exterior (MDIC) Secretaria de Comércio e Serviços (SCS) Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
SANTANA DO IPANEMA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA SANTANA DO IPANEMA ALAGOAS.
DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
2009.
PLP 591/2010 – Alteração da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL Alterações propostas à Lei Geral da MPE LC 123/2006 (PLP.
PROJETO INTEGRAR PROJETO INTEGRAR.
Portal do Registro Mercantil Integrado – REGIN
Ministério de Minas e Energia
REDESIM.
EMPREENDEDOR INDIVIDUAL ALTERAÇÃO, CANCELAMENTO E BAIXA Brasília, 28/10/2010 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Ênfase na Experiência do MEI
Reduzir os custos dos serviços públicos para o cidadão. OBJETIVOS Facilitar a vida do empreendedor.
ETAPAS DE REGISTRO E ESFERAS DO GOVERNO.
A IMPORTÂNCIA DOS FÓRUNS REGIONAIS NA CRIAÇÃO DE AMBIENTES FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DAS MPE Ercílio Santinoni Presidente da CONAMPE.
AÇÕES EM ANDAMENTO – CGSIM
I Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Administração e Planejamento Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais da.
Gestão de Processos e Tecnologia da Informação
MÓDULO INTEGRADOR Módulo Integrador.
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA JUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – SJDS PROGRAMA ESTADUAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON / RS APRESENTAÇÃO.
Nota: Os dados dos países se baseiam na maior cidade de cada economia.
Disseminação de Políticas Estruturantes de Desenvolvimento   Desenvolvimento Municipal Sustentável e Fomento aos Pequenos Negócios PROSPERAR.
Sistema FIRJAN Registro Comercial e Boas Práticas
Portal do Empreendedor
“Histórico e Perspectivas para 2011” SILAS SANTIAGO Rio de Janeiro, 19 de janeiro de 2011.
REDESIM Brasília, 24 de fevereiro de 2011.
Projeto CPE Consulta Preliminar de Empresas Conhecendo as vantagens... JUCEMA / SEFAZ-MA / SEMFAZ-SLZ / SEMTHURB-SLZ São Luís/MA – Agosto 2005.
Secretaria de Gestão Pública Unidade Central de Recursos Humanos Secretaria de Estado da Fazenda Departamento de Despesa de Pessoal do Estado Sistema de.
Emenda Constitucional nº 42 – 19/12/03
REGIN SISTEMA DE REGISTRO INTEGRADO ( INTEGRADOR ESTADUAL )
SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
EXPRESSO EMPREENDEDOR
EMPRESA SUPER FÁCIL Implantação da REDESIM no Estado do Amazonas.
CADASTRO SINCRONIZADO NACIONAL CADASTRO SINCRONIZADO NACIONAL
Os Novos Marcos Regulatórios
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
procedimentos OPERACIONAIS DO CADASTRO COMPARTILHADO
VIA ÚNICA JUCEMG JUCEMG.
FLUXO DO CADASTRO COMPARTILHADO
Agenda Estratégica das Micro e Pequenas Empresas Propostas do Comitê de DESONERAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO Brasília – Agosto de 2010.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
II FÓRUM REGIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA – REGIÃO SUDESTE
Transparência Ferramentas de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM Gilsoni Albino Lunardi Diretor.
CADASTRO COMPARTILHADO
Empreendedor Individual e Empresário Individual
SIMPLIFICAÇÃO DO REGISTRO E LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS, PRODUTORES RURAIS E MICROEMPREENDEDORES.
João Pessoa, 03 de Dezembro de 2008
XVIII Encontro Anual da ANIPES Maceió 07/11/2013 Carlos Corrêa Leite Programa Transparência Paulista – plano de fomento à transparência municipal.
Seminário de Desburocratização do Registro e Legalização de Empresas no Estado de Rondônia 17 e 18 de Agosto de 2005 Sistema de Codificação CNAE-Fiscal.
VIRTUALIZAÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL
Micro Empreendedor Individual
Secretaria Municipal de Licenciamento Prefeitura da Cidade de São Paulo Secretaria Municipal de Licenciamento - SEL FNP Curitiba, outubro 2014 Curitiba,
BRUNO HENRIQUE BEILFUSS
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos
CARIACICA Espírito Santo Brasil
O que é isso? O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um empreendedor.
Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa Departamento de Registro Empresarial e Integração – DREI.
Regulamentação da REDESIMPLES José Levi Mello do Amaral Júnior 1.
1. Base legal - Lei nº /2007: Estabelece diretrizes e procedimentos para a simplificação e integração do processo de registro e legalização de empresas,
Lilyan Cristina Rocha Michaloski Diretora Técnica – GVS/Botucatu CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SISTEMA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA-SEVISA Aspectos.
REDESIMPLES Oficina de Licenciamento.  O Brasil ocupa a 174ª posição no ranking onde 189 economias são avaliadas no critério facilidade para abertura.
Melhoria do ambiente de negócios na cidade de São Paulo Brasil Mais Simples 2016 PAINEL 3: LICENCIAMENTO.
XXXII FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Controle Interno Preventivo  Resultados Obtidos  Agenda de Implementação.
Transcrição da apresentação:

DESBUROCRATIZANDO O REGISTRO DE EMPRESAS EM ALAGOAS

Base Legal Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006 – Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas; Lei nº 11.598, de 3 de dezembro de 2007 – Cria a Redesim; Lei Complementar nº 128, de 19 de dezembro de 2008 – que altera a Lei Complementar 123/06 e cria o Microempreendedor Individual (MEI); Decreto Estadual nº 11.975, de 18 de abril de 2011 - Institui o Subcomitê Estadual para Gestão da Redesim.

Implementação da Redesim Primeira Fase: Sensibilização Sensibilização e convencimento dos atores estaduais e municipais Aproximadamente 415 órgãos envolvidos Mapeamento dos processos existentes Segunda Fase: Simplificação Mudança nos instrumentos normativos Customização e parametrização do Sistema para atender a demanda dos órgãos Terceira Fase: Implantação Implantação nos órgãos estaduais e municipais Alimentação do portal de informações. Capacitação dos servidores públicos Quarta Fase: Operacionalização Implantação do Portal Facilita Alagoas; Entrada única de dados e documentos Emissão de todas as licenças e inscrições em meio eletrônico Quinta Fase: Suporte Manutenção preventiva e evolutiva do portal Monitoramento diário dos órgãos municipais e estaduais.

TIMELINE

Portal Facilita Alagoas Plataforma web responsável pela integração e automatização dos processos de abertura, alteração e baixa de empresas visando à desburocratização do registro mercantil e a legalização de empresas.

Como funciona: PORTAL FACILITA ALAGOAS

ANTES: RESULTADOS DA EFETIVAÇÃO DA REDESIM

DEPOIS: RESULTADOS DA EFETIVAÇÃO DA REDESIM

Resultados da Efetivação da Redesim Padronização dos procedimentos; Rapidez no processo de registro; Redução de custos; Entrada única de dados e documentos; Compartilhamento de dados entre os órgãos envolvidos; Emissão simultânea do cadastro nacional de pessoas jurídicas – CNPJ, das inscrições estadual e municipal e do alvará de funcionamento provisório no momento do registro mercantil;

Resultados da Efetivação da Redesim Emissão automática do alvará sanitário, laudo de conformidade contra incêndio e pânico e licença ambiental simplificada para as ATIVIDADES DE BAIXO RISCO, depois do processo de registro na Junta Comercial; Eficiência e transparência no processo de registro; Todas as licenças e números de registros estão disponíveis na página da web.

Resultados da Efetivação da Redesim

Sistema Integrador IMPLANTADO em 100% dos municípios alagoanos RESULTADOS DA EFETIVAÇÃO DA REDESIM

Conclusão O cidadão tem à sua disposição um ambiente web totalmente seguro e integrado capaz de realizar o registro e/ou a legalização de empresas por meio de uma única interface, terminando com a necessidade de o cidadão acessar vários sistemas e apresentar documentos e solicitações em cada órgão responsável pelo funcionamento de sua atividade mercantil. O Portal Facilita disponibiliza, ainda, o contrato social padrão online, facilitando a constituição de novos negócios para o empreendedor.

Conclusão Esse novo ambiente de negócios favorece não só a constituição de novas empresas ou a legalização daquelas já em atividade, contribuindo, também, para o incremento da arrecadação tributária e para o desenvolvimento econômico. Além do significativo avanço e melhoria na prestação de serviços públicos, o Portal Facilita representa comodidade, praticidade, segurança, agilidade para os empresários alagoanos.

José Lages Júnior Presidente da Juceal www.juceal.al.gov.br presidentejuceal@gmail.com