Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Legalização da agroindústria alimentar
Advertisements

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Certificação Fitossanitária IN 29/2013
Parte 3 Revisão Importação.
Serviço de Sanidade Vegetal (Serviço de Defesa Sanitária Agropecuária)
Curso de ADMINISTRAÇÃO
1.
0 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Câmara Temática de Insumos Agropecuários - CTIA Audiência Pública Norma que esclareça e harmonize.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DO AGRONEGÓCIO DEPARTAMENTO DE PROMOÇÃO INTERNACIONAL DO AGRONEGÓCIO.
ENCONTRO NACIONAL DOS ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS Belém, 19 de setembro de 2011 Jorge Castro SEFAZ/MA Representante do CONFAZ na SE/CGSN FISCALIZAÇÃO.
Fiscalização Embalagem de Madeira Brasília, 10 de fevereiro de 2009
O Inova Agro é parte do Plano Inova Empresa
1 Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Porto Alegre-RS, 01 de mar;o de 2004.
GESTÃ DE ESTOQUES.
V Encontro Nacional de Vigilância Sanitária em Alimentos
ANVISA MISSÃO : Proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso.
República Federativa do Brasil Reforma do Estado, Investimento e Poupança Públicos MINISTRO GUIDO MANTEGA São Paulo, 14 de setembro de 2004 I FÓRUM DE.
PROCEDIMENTOS PARA EXPORTAÇÃO DE BEBIDAS
Projeto Fortalecimento e Melhoria da Gestão da SDA
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
Banco do Brasil e o Agronegócio
PROGRAMA PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR
Treinamento para credenciamento de veterinários para emissão de CIS-E.
Aduaneiros de Importação
Passo a Passo da Exportação Encomex Vitória – 02/07/09
Logística de Carga no Setor Aéreo
Receita Federal do Brasil COORDENAÇÃO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO ADUANEIRA
VARIAÇÃO DE PREÇOS DE FERTILIZANTES
Receita Federal do Brasil COORDENAÇÃO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO ADUANEIRA
Controle Administrativo no Comércio Exterior
Procedimentos Aduaneiros na Importação
RASTREABILIDADE CONCEITOS:
Conhecendo a Carga Aérea Internacional.
PROBLEMAS CONCRETOS DE OPERAÇÃO DE CARGA NO PORTO DO PECÉM
24 de agosto de 2009 Câmara Americana de Comércio - AMCHAM, São Paulo - SP Facilitação de Comércio e Perspectivas do Pós-Crise LYTHA SPÍNDOLA Secretária-Executiva.
José Alberto Ribeiro Carvalho
Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba FATEC-ID
REUNIÃO TÉCNICA SIGVIG
WORKSHOP Sementes De Forrageiras Tropicais: Parte 1 Do beneficiamento à comercialização – aspectos normativos Engº Agrº Sérgio Paulo Coelho Engª Agrª.
Logística de Transportes: como superar gargalos e reduzir custos
QUALIDADE VEGETAL – MAPA Brasília/DF, 21 de julho de 2009.
IMPORTAÇÃO DE INSUMOS LABORATORIAIS Erick Lins Área de Resíduos e Contaminantes em Alimentos Coordenação Geral de Apoio Laboratorial 10/06/2009.
PLANO DE METAS PARA A AGROPECUÁRIA E PESCA DO ESTADO DA PARAIBA
EMPRESA CREDENCIADA PELO MAPA
FISCALIZAÇÃO DE INSUMOS E SERVIÇOS AGROPECUÁRIOS
Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor A Portaria 2.293, de 23 de outubro de 2014.
“ Agricultura e Meio Ambiente” Botucatu, 29 de outubro de 2007 Engº Agrº Cláudio Antônio Baptistella Gerente Técnico – PEMH CATI/SAA.
Introdução à Logística e Conceitos Básico
Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental Gerência de Fiscalização Coordenação de Fiscalização de Alimentos PROCEDIMENTOS DE VIGILÃNCIA SANITÁRIA.
GGPAF ANVISA Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados ANVISA
AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DE PREVENÇÃO À MONILÍASE NO ESTADO DA BAHIA Joaquim Raimundo Nunes Marinho - Engº Agrº Fiscal Federal Agropecuário MAPA/SFA-BA/UTRA-ITABUNA.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
Despacho Aduaneiro.
Plataforma de Gestão Agropecuária. O que é a PGA? Plataforma pública informatizada de integração de sistemas, com objetivo de melhorar a qualidade e o.
PLANO DE DEFESA AGROPECUÁRIA INICIATIVAS TECNOLÓGICAS
SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR - SISCOMEX
MAGA Serviços Aduaneiros Ltda.
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
Marcos Eielson Pinheiro de Sá Médico Veterinário, Dr.
Importação e Exportação na UFSC
Ralph Rabelo Andrade, Fiscal de Defesa Agropecuária
A Comunidade Promovendo a Sanidade. 2 Histórico dos GDS (França) FASE I – 1954 – 1975 –Representação dos produtores –Luta contra as doenças regulamentares.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender a estrutura do Sistema Brasileiro de Comércio Exterior.  Histórico.  Órgãos governamentais.
Sistema de garantias sanitárias para a exportação de animais vivos, produtos e subprodutos de origem animal Outubro 2013.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Política de Defesa Agropecuária no Brasil: Defesa agropecuária e integração dos entes da federação e Sistema Unificado de Atenção à.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
Original LogísticaFundap. Trading, Network e Expertise A Original Internacional, junto à Original Logística, soma um pacote de serviços e soluções integradas.
AUDIÊNCIA PÚBLICA PROJETO DE LEI Nº 1670/2015 INSTITUI O SISTEMA BRASILEIRO DE VIGILÂNCIA AGROPECUÁRIA INTERNACIONAL- VIGIAGRO PROJETO DE LEI Nº 1670/2015.
04 de setembro de 2013 Senado Federal Comissão de Serviços de Infraestrutura Segurança Operacional e o crescimento da Aviação Civil Brasileira Audiência.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
Transcrição da apresentação:

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Vigilância Agropecuária Internacional MV André Guaragna Marcondes Mestre e Doutor – Epidemiologia e Zoonoses (USP) Fiscal Federal Agropecuário – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Chefe do Serviço de Vigilância Agropecuária – Aeroporto Internacional de Viracopos/campinas

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Desenvolvimento sustentável e competitivo do agronegócio Prevenir e controlar entrada e disseminação de pragas e doenças

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Implementação medidas fitossanitárias exigidas pela comunidade internacional Emissão certificação fitossanitária

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Organograma - SFA/SP Estrutura básica - Portaria 428 de 9/7/2010 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento SUPERINTENDENTE DDA Divisão de Defesa Agropecuária SSA Serviço de Saúde Animal SSV Serviço de Sanidade Vegetal SIPOA Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal SIPOV Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal SeFIA Serviço de Fiscalização de Insumos Agrícolas SeFIP Serviço de Fiscalização de Insumos Pecuários SVA/VCP Serviço de Vigilância Agropecuária em Viracopos SVA/GRU Serviço de Vigilância Agropecuária em Guarulhos SVA/Santos Serviço de Vigilância Agropecuária em Santos SQC Serviço Quarentenário de Cananéia UAC Unidade Armazenadora de Café CDAMA Centro de Desenvolvimento Agropecuário, Mecanização e Aviação Agrícola UTRAs Unidades Técnicas Regionais de Agricultura SePA Serviço de Planejamento e Acompanhamento SAOD Serviço de Apoio Operacional e Divulgação SePA Serviço de Planejamento e Acompanhamento SAOD Serviço de Apoio Operacional e Divulgação DPDAG Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário SeSA Serviço de Suporte Agropecuário DAD Divisão de Apoio Adminsitrativo SRH Serviço de Gestão de Pessoas SMAP Setor de Material e Patrimônio SMP Seção de Manutenção Predial SCC Seção de Compras e Contratos SAG Seção de Atividades Gerais SEOF Serviço de Execução Orçamentária e Financeira STR Setor de Transporte SPR Setor de Protocolo DAD Divisão de Apoio Adminsitrativo SRH Serviço de Gestão de Pessoas SMAP Setor de Material e Patrimônio SMP Seção de Manutenção Predial SCC Seção de Compras e Contratos SAG Seção de Atividades Gerais SEOF Serviço de Execução Orçamentária e Financeira STR Setor de Transporte SPR Setor de Protocolo

Vigilância Agropecuária Internacional VIGIAGRO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Vigilância Agropecuária Internacional VIGIAGRO Executa a vigilância agropecuária em portos, aeroportos, postos de fronteiras e Estações Aduaneiras do Interior (EADIs); Fiscalização do trânsito de animais e vegetais, seus produtos e subprodutos, derivados e partes, resíduos de valor econômico e insumos agropecuários;

Vigilância Agropecuária Internacional VIGIAGRO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Vigilância Agropecuária Internacional VIGIAGRO 106 pontos de controle 28 portos 26 aeroportos 28 postos de fronteira 24 Estações Aduaneiras do Interior

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento VIGIAGRO Missão Impedir a introdução e disseminação de pragas e agentes; Garantir a sanidade e qualidade dos produtos e insumos agropecuários importados e exportados; Fiscalização das exigências para o trânsito internacional de produtos agropecuários;

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento VIGIAGRO Ações Exame de animais vivos; Inspeção de produtos e derivados de origem animal e vegetal; Inspeção de forragens, caixas e outros materiais de embalagem; Inspeção de agrotóxicos e afins; Inspeção de bagagem de passageiros em trânsito Internacional; Aplicação de medidas de desinfecção e desinfestação; Expedição de certificados sanitários e fitossanitários internacionais;

O VIGIAGRO e o desembaraço aduaneiro Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento O VIGIAGRO e o desembaraço aduaneiro Entidades envolvidas Órgão Públicos Polícia Federal Receita Federal ANVISA MAPA IBAMA Exército CNEN ICMS Entidades privadas Concessionária Cias. aéreas Agentes de carga Transportadores Despachantes Fumigadoras

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Fluxo Operacional Chegada do avião Despaletização Atracação Parametrização (ReceitaFederal) Conferência (MAPA) Armazenagem Desembaraço (Receita Federal) Liberação (ABV) Carregamento

Média de Tempos - Canal Verde Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Média de Tempos - Canal Verde Teca: Viracopos (1/01/14 a 31/05/14) Evento Interveniente Tempo %  1 -  Chegada da Aeronave X Informação no Mantra Cia Aérea 6:44:00 14,71%  2 -  Informação no Mantra X Encerramento no Mantra Viracopos 8:29:00 18,54%  3 -  Encerramento no Mantra X Aval da Cia Aérea 05:22:00 11,73%  4 -  Aval da Cia Aérea X Visado Receita Federal 2:07:00 4,62%  5 -  Visado* X Vínculo da DI Despachante 1:47:00 3,90%  6 -  Vínculo da DI X Desembaraço da DI 2:27:00 5,35%  7 -  Desembaraço da DI X Entrega de Documentos 15:50:00 34,60%  8 -  Entrega de Documentos X Liberação na Viracopos Transportador/Viracopos 3:00:00 6,55% Tempo Médio: 45:46 Total de Embarques 115.876 Peso Movimentado (ton.) 38.576,27 Canais de Parametrização 109.789 (94,7%) 2.157 (1,9%) 3.901 (3,4%) 32 (0,0%)

Fluxo Operacional - VIGIAGRO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Fluxo Operacional - VIGIAGRO Agendamento Destruição Entrada Requerimento Perdimento Conferência física e documental Termo de ocorrência Abandono Termo de fiscalização Atendimento das exigências Retorno à origem Deferimento LI (Siscomex)

SVA/Viracopos Fiscalizações - Área Animal Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fonte: SISVIGIAGRO

SVA/Viracopos Fiscalizações - Área Animal Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Importação Exportação fonte: SISVIGIAGRO

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento SVA/Viracopos Fiscalizações - Área Vegetal Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fonte: SISVIGIAGRO

SVA/Viracopos Fiscalizações - Área Vegetal Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Importação Exportação fonte: SISVIGIAGRO

Fiscalização de embalagens de madeira Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Fiscalização de embalagens de madeira Base legal Norma Internacional de Medida Fitossanitária - NIMF nº 15 (FAO); Instrução Normativa 4 de 6/01/2004; Toda embalagem de madeira e seus suportes será inspecionada, ao chegar ao país, pela Fiscalização Federal Agropecuária

Fluxo Operacional – VIGIAGRO (madeira) Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Chegada Fluxo Operacional – VIGIAGRO (madeira) Despaletização Recebimento pela ABV Sem madeira Armazenagem Com madeira Troca ou tratamento Inspeção pelo MAPA (Eng. Agr.) Condenação Armazém 8F

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Inspeção da madeira

SVA/Viracopos Condenações - Madeira 2013 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fonte: SISVIGIAGRO

SVA/Viracopos Condenações - Madeira 2014 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fonte: SISVIGIAGRO

Desafios para o VIGIAGRO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Desafios para o VIGIAGRO Recomposição da equipe técnica (FFAs); Apoio de pessoal administrativo; Apoio de Infraestrutura;

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Obrigado! Serviço de Vigilância Agropecuária em Viracopos Aeroporto Internacional de Viracopos - Campinas Rodovia Santos Dumont, km 66 - Sala 58 Telefones 19 3725 5441 - Chefia 19 3725 5402 - Área Animal 19 3725 5401 - Área Vegetal 19 3725 5400 - Fiscalização da Madeira