Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação

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Transcrição da apresentação:

Informação em Arquivos, Bibliotecas e Museus: Semelhanças e Identidades Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília

Registro da informação

Registro da Informação A organização da informação Instituições que organizam o acesso à informação O acesso à informação Instrumentos de gestão

Registro da Informação Informação inscrita num suporte significa Permanência no tempo Portabilidade no espaço

Registro da Informação Registros desorganizados, inacessíveis, perdidos, escondidos, engavetados..... servem como prova, testemunho, informação, memória, história?

Registro da Informação Sem organização, não há acesso à informação ..... ... somente um amontoado de dados que nada significam e que, quando necessários, não são encontrados

Registro da Informação Não é um fim em si mas o meio para tornar a informação socialmente ou institucionalmente útil

Registro da Informação Onde se organiza , socialmente ou institucionalmente , a informação ? Em uma diversidade de situações e instituições: Arquivos, bibliotecas, museus, centros de documentação, centros de informação, projetos memória, etc. Mas também em outras instituições, que não têm por finalidade a organização da informação mas que não prescindem dela: governo, empresas públicas e privadas, ONGs, sites, etc.

Registro da Informação Há instituições especializadas na organização da informação Arquivos Biblioteca Museus

Ciência da Informação

Ciência da Informação Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia Têm identidades próprias, bem estabelecidas Mas ... Têm muito em comum

Ciência da Informação Há um vasto manancial de conhecimento a ser explorado na união dessas três áreas Compartilhamento do Conhecimento Memória e Preservação Universalização do acesso Organização da Informação

Ciência da Informação 1998 A Secretaria de Educação Superior do MEC Comissão de Especialistas de Ensino em Ciência da Informação Diretrizes curriculares para os 3 Cursos

Justificativa CI é um campo de estudo que inclui: Produção, Fenômenos ligados à : Produção, Organização, Difusão e Utilização.... ...... Da informação

Discussão Os três cursos esgotam campo tão abrangente? Até que ponto partilham suas características básicas? A Ciência da Informação daria conta das especificidades da Arquivologia, da Biblioteconomia e da Museologia?

Conclusão A Comissão admitiu a afinidade entre: Arquivologia Biblioteconomia Museologia

Porque . . . 1. Seu objeto comum é a informação registrada Resguardando as respectivas formas de: Entendê-la, Processá-la e Utilizá-la Consoante com as diferentes tradições e marcos conceituais

Porque . . . 2. São disciplinas instituidoras de ambientes de mediação entre: Acervos (estoques informacionais) e Necessidades do usuário

Porque . . . 3. Principalmente: Existe uma Real e produtiva Ação multidisciplinar

Fundamentos Principais Não se trata apenas de encontrar matérias comuns, numa perspectiva de economia e racionalidade curricular, como proposto pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em 1974

Fundamentos Principais Mas, um projeto de harmonização que permita a fertilização mútua no trato com questões cuja complexidade e amplitude são, via de regra, insuficientemente resolvidas no âmbito de uma única disciplina.