CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU Controladoria-Geral da União.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIA DA CONTROLADORIA
Advertisements

Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Missão: Zelar pela boa e regular aplicação dos recursos
Senarc: atribuições institucionais
AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional
TRANSPARÊNCIA E EVIDENCIAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
Avaliação da Gestão dos Administradores Públicos
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Controle de Recursos Públicos
Controladoria-Geral da União no estado de Mato Grosso CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA OUT/2004 O CONTROLE EXTERNO NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS.
Como o terceiro setor pode participar no controle do recurso público
O Controle na visão das Unidades Gestoras DIÁLOGO PÚBLICO - TCU/MG
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal ESTRUTURA DO CONTROLE.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO
Portal dos Convênios – SICONV
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
Controladoria-Geral da União
I Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Administração e Planejamento Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais da.
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
CONTROLE INTERNO –CGU BRASIL
ESTRUTURA DA CGU. ESTRUTURA DA CGU ESTRUTURA DA CGU ESTRUTURA DA CGU MINISTRO DE ESTADO DO CONTROLE E DA TRANSPARÊNCIA ESTRUTURA DA CGU SECRETARIA.
1 MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA.
OUVIDORIAS Entre controle, gestão e participação José Eduardo Romão
Controle Interno no Brasil
Consocial METODOLOGIA.
Seminário O controle interno governamental no Brasil Velhos Desafios, Novas Perspectivas 14 a 16 de Maio Iguassu Resort – Foz do Iguaçu - Paraná.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Contexto de atuação do CME
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
Controle Social.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno Local: Tribunal de Contas da União.
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Controladoria-Geral da União CGURN/PR 01 de Julho de 2004 Controle na Visão das Unidades Gestoras.
Controladoria-Geral da União DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Tema: “O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro Setor” Porto Alegre, 26 e 27 de setembro de 2006.
Controle dos gastos públicos Fabiano de Oliveira Luna Analista de Controle Externo O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle.
ESTRUTURA DO CONTROLE INTERNO FEDERAL
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Controladoria-Geral da União Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal DIÁLOGO PÚBLICO 2005.
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos,
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Controles Internos Primários
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
O controle interno no Brasil – Situação atual e perspectivas futuras
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
II SEMINÁRIO INTERNO: Prestação de Contas de Transferências de Recursos Municipais.
Atuação dos agentes de Controle Social
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Palestra Institucional CGU-PR
O Controle Interno do Poder Executivo Federal
Tópicos Especiais em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
O Controle Interno em parceria com o Controle Externo Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno Federação Nacional das Entidades dos Servidores.
30 de setembro a 02 de outubro de VELHOS DESAFIOS.
Controladoria-Geral da União Visão Geral do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal O pior do Brasil era a Corrupção Ela nunca foi tão combatida.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
Rede de relacionamentos voltada à melhoria da administração pública, defesa da probidade administrativa, proteção do patrimônio público e maximização.
Roberto Vieira Medeiros Chefe da CGU-Regional/CE Controladoria-Geral da União-CGU XVII Encontro Nacional do CONGEMAS Plenária Simultânea: Os órgãos de.
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
Papel da Controladoria-Geral da União na fiscalização dos gastos com recursos públicos Luiz Claudio de Freitas Coordenador-Geral de Auditoria da Área de.
Transcrição da apresentação:

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU Controladoria-Geral da União

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU Palestra: Portal da Transparência Programas de Prevenção à Corrupção Consocial Constatações da CGU em MT 2 Mauro Kosis Analista de Finanças e Controle Núcleo de Ações e Prevenção CGU/MT

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU COMPETÊNCIA (Lei 10683/2003)‏ À Controladoria-Geral da União compete assistir direta e imediatamente ao Presidente da República no desempenho de suas atribuições, quanto aos assuntos e providências que, no âmbito do Poder Executivo, sejam atinentes à defesa do patrimônio público, ao controle interno, à auditoria pública e às atividades de ouvidoria- geral. À Controladoria-Geral da União compete assistir direta e imediatamente ao Presidente da República no desempenho de suas atribuições, quanto aos assuntos e providências que, no âmbito do Poder Executivo, sejam atinentes à defesa do patrimônio público, ao controle interno, à auditoria pública e às atividades de ouvidoria- geral. 3

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU Lei /2003 Art. 18. À CGU, no exercício de sua competência, cabe dar o devido andamento às representações ou denúncias fundamentadas que receber, relativas à lesão ou ameaça de lesão ao patrimônio público, velando por seu integral deslinde. I. O papel da Controladoria-Geral da União (base legal): 4

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU SISTEMAS DE CONTROLE INTERNO 4 - Apoiar o Controle Externo no exercício de sua missão institucional Finalidades (Art. 74 da Constituição Federal e Lei )‏ Dos Orçamentos da União (LOA)‏ 1 - Avaliar O cumprimento das Metas Previstas no PPA A execução Dos Programas de Governo (LOA)‏ Da Gestão 2 - Comprovar a Legalidade e Avaliar os Resultados Eficácia Eficiência Financeira Patrimonial Rec. Humanos Orçamentária Órgãos e Entidades da Adm. Direta Adm. Indireta Direitos e Haveres do Estado 3 - Controlar Operações de Crédito Avais e Garantias 5 Da aplic. de rec. públicos por ent. de direito privado.

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU Evolução da Instituição – estrutura/foco Antes de 1994 Fiscalização Contábil MF - SFC DFC´s regionais Técnica contábil e ?Resultados? MF - STN DTN´s regionais Compromisso com a técnica contábil A partir de 1995 Fiscalização contábil e de ?Resultados? CGU-PR Moralidade, ética e transparência A partir de 2003 Foco no combate à corrupção e dar resposta à sociedade 6

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU Organograma Simplificado - CGU Ministro de Estado do Controle e da Transparência Secretaria Executiva Secretaria Federal de Controle Interno Secretaria de Prevenção da Corrupção e de Informações estratégicas Corregedoria- Geral da União Ouvidoria-Geral da União Contr. Regional da União nos Estados 7

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU Denúncias/Represent AÇÕES DE CONTROLE Orientação aos Gestores Fiscalização de R$ Federais em Estados e Municípios BGU Avaliação de Programas Auditoria de Gestão TCE e Pessoal 8

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU DIRETRIZES DA CGU -Compromisso com a ética e a transparência nos gastos públicos -Combate à corrupção e à promiscuidade público-privado -Combinação de controles institucionais e controle social / contribuição à efetiva participação cidadã. 9

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU Articulação intensa com diversos atores PF TCU CGU MPF Órgãos Gestores Federais Auditorias Internas Prefeituras CGM´s TCE´s Estado AGE / CGE MPE Universidades ONG´s Sociedade Bancos Oficiais BB e CEF CREA 10

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU Incremento da Transparência na Administração Pública Criação do Portal da Transparência Disponibilização de dados sobre as transferências de recursos a estados e municípios, as aplicações diretas do governo federal, e as faturas dos cartões de pagamento do governo Disponibilização de dados sobre as transferências de recursos a estados e municípios, as aplicações diretas do governo federal, e as faturas dos cartões de pagamento do governo Atualmente o Portal disponibiliza mais de 805 milhões de unidades de informações, envolvendo a aplicação de recursos federais superiores a R$ 5,5 trilhões. Atualmente o Portal disponibiliza mais de 805 milhões de unidades de informações, envolvendo a aplicação de recursos federais superiores a R$ 5,5 trilhões. 11

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU 12

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU Aplicações Diretas Gastos diretos do governo federal em compras governamentais, contratação de obras públicas e de prestadores de serviço Grandes Grupos de Consulta Consulta a Convênios Acesso aos convênios firmados pelo Governo Federal. Transferência de Recursos Repasses dos recursos públicos federais para estados, municípios, Distrito Federal e diretos ao cidadão PORTAL DA TRANSPARÊNCIA O que você encontra? 13

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU Transparência no Governo Páginas da Transparência Informações para incremento do controle social Origem dos Dados STN, FNS, CEF, BB PORTAL DA TRANSPARÊNCIA O que você encontra? Aprenda Mais Glossário, informações sobre programas do Governo Federal e procedimento de fiscalização popular. Participação e Controle Social Conselhos, órgãos de fiscalização Fale Conosco Links Manual 14

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU

A Controladoria-Geral da União (CGU) concebeu o “Programa Olho Vivo no Dinheiro Público”, que busca envolver a sociedade numa mudança pela educação, pelo acesso à informação e pela mobilização social. O objetivo é fomentar o controle social e capacitar para melhor gestão dos recursos públicos. Controle Social Olho Vivo no Dinheiro Público 17

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU 18

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU Linhas de Atuação Programa de Fomento ao Controle Social;Programa de Fomento ao Controle Social; Agentes Públicos Municipais;Agentes Públicos Municipais; Voltado para a prevenção e promoção da transparência;Voltado para a prevenção e promoção da transparência; Público Alvo:Público Alvo: conselheiros municipais;conselheiros municipais; lideranças da sociedade civil;lideranças da sociedade civil; os cidadãos em geral.os cidadãos em geral. 19

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU Prevenção da Corrupção Fortalecimento da Gestão Criação do Programa Fortalecimento da Gestão Pública que tem por objetivo orientar os agentes públicos federais, estaduais e municipais sobre a correta aplicação dos recursos públicos. 20

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU Contribuição da CGU ao Controle Social -CAPACITAÇÃO DOS AGENTES -MELHORIA DO DESEMPENHO DOS CONSELHOS -MOBILIZAÇÃO DAS LIDERANÇAS -PORTAL DA TRANSPARÊNCIA -CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL - CONSOCIAL 21

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU CONSOCIAL – EIXO 3 – 10 PROPOSTAS RESUMO - Criação de programa de capacitação e formação continuada de conselheiros, nas três esferas nacionais; - Criação de novos conselhos nos municípios; - Garantir percentual da receita orçamentária na Lei Orgânica/Constituição para a autonomia administrativa e financeira dos conselhos; - Constituir em cada esfera de governo espaço conjunto em local de fácil acesso para o funcionamento dos conselhos.

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU PRINCIPAIS CONSTATAÇÕES APONTADAS PELA CGU PROGRAMA DE FISCALIZAÇÃO A PARTIR DE SORTEIOS PÚBLICOS MATO GROSSO 57 MUNICÍPIOS DESDE MAIO DE

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU

Imposição de condições para o beneficiário sacar o benefício Ausência/ineficiência controle de consumo de alimentos e/ou medicamentos Não realização diagnóstico das áreas de risco e vulnerabilidade social Falta de acesso da instância do controle social às informações básicas do PBF Gastos sem licitação/indevidos com recursos do Piso Básico de Transição Precariedade nas instalações de algumas creches Falta da comissão ou ausência de execução do PETI Falta de critérios na seleção de crianças para participação no programa PETI Recursos recebidos indevidamente para execução do PETI na zona rural Falta criação da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil Falta transporte na zona rural dificultando atendimento aos beneficiários do BPC

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU Falta técnico responsável no acompanhamento do PBF - condicionalidades Ausência de divulgação de processo licitatório Atividades suspensas no período de férias Espaço físico insuficiente para realização das atividades do programa sentinela Ausência de controle da CAIXA sobre o terminal de pagamento de sua responsabilidade Empenho incorreto de despesas na transferência de recursos do PETI Falta de gestão dos recursos do PETI Ausência de registro das ações sócio-educativas Saques efetuados por pessoas não beneficiárias do programa Constituição do órgão de controle social sem a devida paridade Indícios de sobrepreço em obra

CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU Controladoria Regional da União em Mato Grosso Av. Juliano Costa Marques, n.º 99 Bairro: Jardim Aclimação Cuiabá – MT CEP: Chefia: Sergio Akutagawa Fone: Fax: