Princípios de Sistemas de Informação

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Transcrição da apresentação:

Princípios de Sistemas de Informação Profa. Liliam Sakamoto Aula 11

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 OBJETIVOS Como os sistemas de informação podem ajudar cada gerente a tomar as melhores decisões em caso de problemas não-rotineiros e que estão sempre mudando? Como os sistemas de informação podem ajudar pessoas que trabalham em grupo a tomar decisões mais eficientemente?

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 OBJETIVOS Há sistemas especiais que podem facilitar o processo de decisão de administradores seniores? Exatamente o que esses sistemas podem fazer para ajudar a alta administração? Que benefícios os sistemas de apoio ao processo de decisão gerencial podem trazer para a organização como um todo?

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 DESAFIOS PARA A ADMINISTRAÇÃO Montar sistemas de informação que realmente atendam aos requisitos de informações dos executivos Criar processos significativos de informação e de tomada de decisões

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO (SAD) Sistema computadorizado no nível gerencial de uma organização Combina dados, ferramentas analíticas e modelos Apóia a tomada de decisões estruturada e semi-estruturada

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO (SAD) SIG e SAD SIG Fornece relatórios baseados no fluxo rotineiro de dados Auxilia no controle geral da organização

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO (SAD) SIG e SAD SAD Enfatiza a mudança, a flexibilidade, a resposta rápida, modelos, pressuposições, consultas ad hoc e apresentações gráficas

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO (SAD) Tipos de sistemas de apoio à decisão SADs orientados por modelo Primordialmente autônomos, isolados dos principais sistemas Usam modelos para executar análises “se-então” e outros tipos de análise

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO (SAD) Tipos de sistemas de apoio à decisão SAD orientado por dados Permite aos usuários extrair e analisar informações úteis de bancos de dados pré-existentes Datamining Encontra padrões e relacionamentos ocultos em grandes bancos de dados para deduzir regras

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO (SAD) Visão geral de um sistema de apoio à decisão Figura 11-1

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO (SAD) Componentes de sistemas de apoio à decisão Banco de dados SAD Coleção de dados atuais ou históricos Sistema de software de um SAD Conjunto de ferramentas de software/modelos matemáticos e analíticos

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO (SAD) Componentes de sistemas de apoio à decisão Modelo Representação abstrata que ilustra componentes ou relacionamentos Análise de sensibilidade Faz repetidamente perguntas do tipo “se-então” para determinar o impacto da mudança

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO (SAD) Análise de sensibilidade Figura 11-2

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO (SAD) Aplicações de SAD e a empresa digital General Accident Insurance: Modelos de compra de clientes e tetecção de fraudes Bank of America: Perfis de clientes Frito-Lay, Inc.: Seleção de preço, propaganda e promoção

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO (SAD) Aplicações de SAD e a empresa digital Burlington Coat Factory: Localização de lojas e mix de estoque Keycorp: Escolher cliente-alvo de marketing por mala direta National Gypsum: Planejamento e previsão corporativos

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO (SAD) Aplicações de SAD e a empresa digital Southern Railway: Despacho e roteamento de trens Texas Oil and Gas Corporation: Avaliação de locais potenciais de perfuração United Airlines: Programação de vôo, previsão da demanda de passageiros

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO (SAD) Aplicações de SAD e a empresa digital Departamento de Defesa dos Estados Unidos: Análise de contratos de defesa

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO (SAD) SAD para gerenciamento da cadeia de suprimentos Faz um exame abrangente da cadeia de suprimentos Busca combinações mais eficientes e com melhor custo-benefício Reduz os custos gerais Aumenta a velocidade e a precisão do processamento dos pedidos de clientes

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO (SAD) SAD para gerenciamento do relacionamento com clientes Usa o data mining para orientar decisões Reúne as informações sobre os clientes em grandes armazéns de dados (data warehouses) Usa várias ferramentas analíticas para dividir as informações em pequenos segmentos

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO (SAD) SAD para análise e segmentação de clientes Figura 11-3

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO (SAD) SAD para simulação de cenários de negócios Sistema de informações geográficas (Geographic information systems - GIS) Software para análise e apresentação de dados usando mapas digitalizados Melhora o planejamento e a tomada de decisões

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO (SAD) Sistemas de apoio à decisão do cliente baseados na Web Sistemas de apoio à decisão do cliente (SADC) Apoia o processo de tomada de decisão de clientes atuais ou potenciais

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO EM GRUPO (SADG) O que é um SADG? Sistema interativo baseado em computadores Facilita a solução de problemas não-estruturados Conjunto de tomadores de decisão trabalhando em grupo

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO EM GRUPO (SADG) Características de um SADG Hardware: Recinto de conferências, equipamentos eletrônicos Ferramentas de software: Ferramentas para organizar idéias, reunir informações e classificar e determinar prioridades Pessoas: Participantes, facilitador treinado, equipe de apoio para o hardware e o software

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO EM GRUPO (SADG) Ferramentas de software do SADG Questionários eletrônicos Ferramentas eletrônicas de brainstorming Organizadore de idéias Ferramentas de questionário

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO EM GRUPO (SADG) Ferramentas de software do SADG Ferramentas para votação e determinação de prioridades Identificação de interessados e ferramentas de análise

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO EM GRUPO (SADG) Visão geral de uma reunião SADG Sistema de reunião eletrônica (SRE): SADG colaborativo Torna as reuniões em grupo mais produtivas Apóia as reuniões Facilita a comunicação e a tomada de decisões

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO EM GRUPO (SADG) Como o SADG pode aperfeiçoar o processo de decisão em grupo Melhoria do pré-planejamento Aumento da participação Atmosfera aberta e colaborativa nas reuniões Geração de idéias livre de críticas Objetividade na avaliação

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO EM GRUPO (SADG) Como o SADG pode aperfeiçoar o processo de decisão em grupo Organização e avaliação de idéias Definição de prioridades e tomada de decisões Documentação das reuniões Acesso a informaçoes externas Preservação da “memória organizacional”

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 APOIO EXECUTIVO NA EMPRESA Sistemas de apoio ao executivo (SAE): Sistema de informação no nível estratégico de uma organização Auxilia na tomada de decisões não estruturadas por meio de comunicações e sistemas de imagens avançados

Reúne dados da organização inteira APOIO EXECUTIVO NA EMPRESA O papel dos sistemas de apoio ao executivo na organização Reúne dados da organização inteira Permite aos gerentes selecionar, acessar e ajustar os dados para os fins necessários Permite a executivos e subordinados analisar os mesmos dados da mesma maneira

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 APOIO EXECUTIVO NA EMPRESA O papel dos sistemas de apoio ao executivo na organização Desenvolvimento do SAE: Facilidade de uso Facilidade para varredura ambiental Fontes de informação externas e internas podem ser usadas para varredura ambiental

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 APOIO EXECUTIVO NA EMPRESA Benefícios dos sistemas de apoio ao executivo Analisa, compara e destaca tendências Maior clareza e percepção dos dados Acelera o processo de tomada de decisão

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 APOIO EXECUTIVO NA EMPRESA Benefícios dos sistemas de apoio ao executivo Melhora o desempenho administrativo Amplia a abrangência de controle da alta administração Permite monitorar as atividades com mais eficiência

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 APOIO EXECUTIVO NA EMPRESA Sistemas de apoio ao executivo e a empresa digital SAE para inteligência de negócios: Identifica alterações nas condições do mercado Formula respostas Acompanha esforços de implementação Aprende com o feedback

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 APOIO EXECUTIVO NA EMPRESA Sistemas de apoio ao executivo e a empresa digital Monitoração do desempenho corporativo: sistemas de balanced scorecard Modelo para análise do desempenho da empresa Complementa as medidas financeiras tradicionais com medições de outras perspectivas de negócios

Sistemas de Informação Gerencial – Aula 11 APOIO EXECUTIVO NA EMPRESA Relatórios e análises que abrangem a empresa inteira Ferramentas de gerenciamento estratégico do desempenho para sistemas integrados SAP: Módulo mySAP.com™ habilitado para a Web, Management Cockpit PeopleSoft: Enterprise Performance Management (EPM) habilitado para a Web Oracle: Strategic Enterprise Management