Curso Superior de Tecnologia em Radiologia Gestão da Qualidade Rumo à Excelência
Radiologia e Qualidade: A Gestão Convergente A EMPRESA DE SERVIÇOS ESPAÇO DE DOMINÂNCIA DA COMPETÊNCIA E DESEMPENHO DAS PESSOAS “ Organização que constitui o ambiente dentro do qual as pessoas trabalham e vivem a maior parte de suas vidas. Nesse contexto as pessoas dão algo de si mesmas e esperam algo em troca, seja a curto ou a longo prazo”
PESSOAS ORGANIZAÇÃO TECNOLOGIA QUALIDADE “ GRAU NO QUAL UM CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS INERENTES SATISFAZ A REQUISITOS” NBR ISO 9000:2000
Características da Qualidade Satisfação Marca Moral Atend./Prazo Qualidade Preço Segurança
Modelo de Excelência PNQ – Qualidade nas Organizações
Aplicação para avaliação e implementação O Referencial de 500 pontos – RUMO A EXCELÊNCIA aplica- se: Às organizações em estágio intermediário de estruturação de sua Gestão; Para identificar as lacunas de enfoque e aplicação das Práticas de Gestão e Padrões de Trabalho que devem ser superadas, a fim de melhorar o desempenho do negócio. O MANUAL RUMO A EXCELÊNCIA O MANUAL RUMO A EXCELÊNCIA de 500 pontos Seus fundamentos, objetivos gerais e o formato do manual são semelhantes aos dos Critérios de Excelência de 1000 pontos, porém em uma escala de medida simplificada de 500 pontos.
Critérios, Itens de Avaliação e Pontuações Máximas – 500 pontos Critérios e ItensPontuação máximaCritérios e ItensPontuação máxima 1.Liderança Sistema de liderança Cultura da excelência Análise crítica do desempenho global15 2.Estratégias e Planos Formulação das estratégias Operacionalização das estratégias Planejamento da medição do desempenho Clientes Imagem e conhecimento de mercado Relacionamento com clientes Sociedade Responsabilidade sócio-ambiental Ética e desenvolvimento social 15
Critérios e ItensPontuação máximaCritérios e ItensPontuação máxima 5. Informações e Conhecimento Gestão das informações da organização Gestão das informações comparativas Gestão do capital intelectual Pessoas Sistemas de trabalho Capacitação e desenvolvimento Qualidade de vida Processos Gestão de processos relativos ao produto Gestão de processos de apoio Gestão de processos relativos aos fornecedores Gestão econômico-financeira 10 Critérios, Itens de Avaliação e Pontuações Máximas – 500 pontos
Critérios e ItensPontuação máximaCritérios e ItensPontuação máxima 8 Resultados da organização Resultados relativos aos clientes e ao mercado Resultados econômico-financeiros Resultados relativos às pessoas Resultados relativos aos fornecedores Resultados dos processos relativos ao produto Resultados relativos à sociedade Resultados dos proc. de apoio e organizacionais20 Total de Pontos Possíveis: Total de Pontos Possíveis: Critérios, Itens de Avaliação e Pontuações Máximas – 500 pontos
CONHECIMENTO (SABER) HABILIDADE (SABER FAZER) ATITUDE (QUERER FAZER) AMBIENTE (PODER FAZER) COMPETÊNCIA EM GESTÃO RESULTADOS Foco da Gestão da Excelência nas Organizações
Auto-avaliação através do exame e pontuação das práticas da Organização. Análise dos resultados para revisão e melhoria das atuais práticas de gestão. PLANOS DE MELHORIA Adoção de práticas para desenvolver um adequado sistema de gestão. Passos para obtenção da Excelência Comparação com o Modelo de Gestão para a Excelência
DESAFIO Escolher e definir o que vai fazer Fazer e testar que está correto Medir e demonstrar o resultado Enfoque Aplicação Resultado
QUALIDADE “ Um vôo da inteligência para profissionais brevetados”
Obrigado !!!