Faculdade de Educação de Costa Rica

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Transcrição da apresentação:

Faculdade de Educação de Costa Rica Curso de Pedagogia 2013 Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica Docente: Gilberto Abreu de Oliveira (Mestrando em Educação UEMS/UUP) Turma 2012/2014 Email: oliveira.gilbertoabreu@hotmail.com Blog: http://historiaemdebate.wordpress.com

Plano de Ensino EMENTA: O Sistema escolar brasileiro. Políticas Públicas e educação. Organização e funcionamento do ensino básico: aspectos gerais e normativos. Fundamentos filosóficos, históricos, sócio-econômicos e políticos. OBJETIVOS GERAL: Refletir sobre as diversas trajetórias que resultaram na atual estrutura e organização da Educação Básica.  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Plano de Ensino OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Pensar criticamente a organização e o funcionamento do processo educativo na educação básica. Elaborar projetos e trabalhos científicos que contribuam para o desenvolvimento das concepções acadêmicas. Estudar a Estrutura Administrativa do Ensino no Brasil. Proporcionar uma reflexão sobre as condições existentes para o cumprimento das finalidades de cada uma das etapas da educação básica. Compreender as características da atual LDB e as políticas públicas voltadas para a educação.  

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Plano de Ensino EMENTA: Elementos fundamentais da educação, da antiguidade aos dias atuais, através da retomada histórica das idéias pedagógicas no contexto social, econômico, social e político de cada época. Novas tendências da educação. Desafios para a educação no século XXI. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: - Grupos de Debate em sala de aula; - apreciação por escrito dos conteúdos; - prática em sala de aula; - avaliação descritiva  

- Leitura e discussão de texto impresso, auto instrutivo; Plano de Ensino EMENTA: Elementos fundamentais da educação, da antiguidade aos dias atuais, através da retomada histórica das idéias pedagógicas no contexto social, econômico, social e político de cada época. Novas tendências da educação. Desafios para a educação no século XXI. METODOLOGIA: - Exposição de aula; - Estudo em grupo; - Leitura e discussão de texto impresso, auto instrutivo; - Aulas áudio visuais. - Debates. - Seminários

Conteúdo Programático História da Educação no Brasil: Aspectos introdutórios Conceito de educação; Cultura, educação e desenvolvimento; Demanda escolar e desenvolvimento; Estrutura do poder e organização do ensino; Organização do Ensino Brasileiro: Sistema e Sistema escolar; Sistema Escolar Brasileiro; Estrutura administrativa do ensino brasileiro; O Ensino Fundamental: Do primário ao Fundamental; Princípios e finalidades; Currículo escolar; Avaliação, recuperação e promoção; Modalidades especiais de educação;

A Escola de Ensino Fundamental: Profissionais da Educação: Conteúdo Programático A Escola de Ensino Fundamental: Organização formal da escola; Relações humanas na escola; Recursos materiais; Organizações auxiliares da escola; Profissionais da Educação: O Educador e a Lei; A valorização do Educador; Conceito de LDB; Antecedentes Históricos da Nova LDB; Trajetória da Nova LDB; A Nova LDB – limites e perspectivas; Concepções de LDB; As Diretrizes da Educação na Nova LDB; As Bases da Educação na Nova LDB; A Nova LDB e a Situação das Escolas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CARNEIRO, Moacir Alves. LDB fácil: leitura critica - compreensiva artigo a artigo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. DEMO, Pedro. A Nova LDB: Ranços e Avanços. Campina, SP: Papirus, 1997. PILETTI, Nelson. Estrutura e Funcionamento do ensino fundamental: atualização de acordo com a nova lei de diretrizes e bases da educação nacional nº 9394, de BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ARANHA, Maria L. de A. História da Educação. São Paulo: Moderna, 1996. ROMANELLI, Otaiza de O. História da Educação no Brasil. Petrópolis: Vozes. 2001. BRZEZINSKI, Íria (Org.). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2002. SAVIANI, Dermeval. Política e educação no Brasil: o papel do Congresso Nacional na legislação do ensino. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 1999. NISKIER, Arnaldo. LDB: a nova lei da educação. Rio de Janeiro: Consultor, 1996.