Entre a tradição europeia e o nativismo nacionalista

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Lusíadas Canto X Luís Vaz de Camões.
Advertisements

Literatura Prof. Henrique
OS LUSÍADAS - Luís de Camões
Os Lusíadas O Autor: Luís Vaz de Camões
Estrutura externa e interna
Estrutura externa e interna
PRÉ - VESTIBULAR LITERATURA PORTUGUESA Era clássica Prof . Asp Gilmara
Epílogo: "Os Lusíadas".
GÊNEROS LITERÁRIOS.
Prosa Medieval Séculos XIII e XIV.
Classicismo.
GÊNEROS LITERÁRIOS: Conjuntos de elementos semânticos, estilísticos e formais utilizados pelos autores em suas obras, para caracteriza-las de acordo com.
Quando tudo começou? Qual o primeiro texto da história da literatura brasileira? Quando foi escrito? Por quem foi escrito? Do que falava esse texto?
LUÍS DE CAMÕES OS LUSÍADAS
Classicismo.
Os Lusíadas Luís Vaz de Camões.
‘Os lusíadas’ Propagação.
Os lusíadas Luís de Camões.
Os Lusíadas para Gente Nova
Trabalho realizado por: Alice Almeida 9ºE Nº4
GÊNEROS LITERÁRIOS.
OS LUSÍADAS de Luís de Camões.
Literatura Gêneros literários Eduardo Batista.
Professora: Aíla Rodrigues
Classicismo (1527 – 1580).
Quinhentismo – Literatura Brasileira
Os Lusíadas de Luís de Camões
CLASSICISMO (1527/1580) Contexto histórico Mercantilismo;
Os Lusíadas A história de uma viagem....
OS LUSÍADAS de Luís de Camões.
E S T U D O D E “O S L U S Í A D A S”
Introdução aos gêneros literários
Classicismo Processo de urbanização expandindo;
Classicismo.
A epopeia Os Lusíadas.
Classicismo em Portugal
Profa. Karen Neves Olivan
Literatura Gêneros Literários.
Classicismo - Período literário que surgiu na época do Renascimento (Europa séc. XVI). Um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
ARCADISMO Arcádia – região montanhosa da grecia antiga que segundo a mitologia grega era habitada por poetas e pastores. Em Portugal foi criada a Arcádia.
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
Os Lusíadas Luís de Camões (material retirado da internet)
CLASSICISMO Renascimento.
CARAMURU.
O Arcadismo no Brasil.
Módulo 02 Literatura : Gêneros Literários
O URAGUAI – BASÍLIO DA GAMA
Cap. III Literatura é gênero Parte I Gêneros épico e lírico
Fernando Pessoa Fernando Pessoa ( ) foi um poeta e escritor português, nascido em Lisboa. É considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa.
Iracema José de Alencar.
CLASSICISMO.
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
LITERATURA INFORMATIVA
IFES – Venda Nova do Imigrante
Quinhentismo no Brasil O Brasil-colônia de 1500 a 1600
TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA / POESIA ÉPICA DO ARCADISMO
Murilo Lopes Gagliardo 4 º ano n°25
ARCADISMO Introdução.
Esquemas-síntese da Dedicatória — Canto I, estâncias 6-18
ARCADISMO NO BRASIL 1768 – 1836 SÉCULO XVIII.
Esquemas-síntese da Invocação — Canto I, estâncias 4-5
Redação gêneros do discurso e gêneros literários
OS LUSÍADAS ANÁLISE DA PROPOSIÇÃO (I, 1-3). CAMÕES PROPÕE-SE CANTAR porque Os guerreiros e os homens ilustres («As armas e os barões assinalados») Saíram.
As Fontes d’ Os Lusíadas. Distinguimos, fundamentalmente, três tipos de fontes: ✔ Fontes literárias ✔ Fontes históricas ✔ Diferentes fontes de informação.
Os Lusíadas Estrutura 10 cantos 1102 estrofes 8816 versos-decassílabos heróicos e sáficos 8ª rima (ababababcc)
A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
O C ARAMURU (1781). FREI JOSÉ DE SANTA RITA DURÃO - (MINAS GERAIS, 1722 – LISBOA, 1784 ) Estudou em colégio jesuíta / Parte para Europa onde se torna.
Profª Débora Ouriques Arcadismo ou Neoclassicismo Fachadas da cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica berço do Arcadismo brasileiro.
Classicismo. A principal obra Os lusíadas Luiz Vaz de Camões.
Transcrição da apresentação:

Entre a tradição europeia e o nativismo nacionalista A epopeia no Arcadismo Entre a tradição europeia e o nativismo nacionalista

A tradição épica A epopeia tradicionalmente é o poema narrativo longo, que relata conquistas e feitos grandiosos de heróis que representam sua nação. Os eventos relatados nas epopeias tradicionais são muito antigos, bastante anteriores à época de sua produção. No século XVI, Camões delineou com Os lusíadas a forma definitiva do texto épico. Esse modelo recebe desde então o nome camoniano.

A estrutura camoniana Estrutura lógica Introito Proposição Anuncia o tema e o herói Invocação Pede às Musas inspiração e habilidade para fazer o texto Dedicatória Oferece o texto a alguma figura célebre Narração Relato das ações, propriamente. Epílogo Conclusão dos acontecimentos e avaliação de suas consequências.

A estrutura camoniana Estrutura estilística Divisão do texto em dez cantos (capítulos) Organização das estrofes em oitavas reais Rimas cruzadas do 1º ao 6º verso e emparelhadas no 7º e 8º (ABABABCC) Versos decassílabos

Caramuru De um varão em mil casos agitados, Que as praias discorrendo do ocidente Descobriu recôncavo afamado Da capital brasílica potente; Do filho do trovão denominado, Que o peito domar soube à fera gente, O valor cantarei na adversa sorte, Pois só conheço herói quem nela é forte.

Caramuru (1781) Segue fielmente a tradição épica em todos os elementos. Tributo à terra natal de seu autor, promove uma valorização da natureza brasileira. A recepção da obra foi tão fria que seu autor, Frei José de Santa Rita Durão, reza a lenda, pôs fim aos originais. Narra as aventuras de Diogo Álvares Correia, náufrago português que teve papel essencial na colonização da Bahia.

Caramuru Fatos verídicos da obra: Naufrágio de Diogo e sua proeminência nas tribos indígenas Viagem para a França, o batismo de Paraguaçu Importância histórica de ambos, cujos filhos foram sagrados cavaleiros por Tomé de Sousa

Caramuru Personagens principais: Diogo Álvares, o Caramuru Taparica, pajé dos tupinambás Gupeva, cacique dos tupinambás Paraguaçu, filha de Taparica e noiva prometida de Gupeva Jararaca, cacique dos caetés, apaixonado por Paraguaçu Moema, índia apaixonada por Diogo