Distribuições de probabilidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Variável Aleatória Contínua
Advertisements

ESTATÍSTICA BÁSICA Engenharia Mecânica 15/03/2011.
Estatística Aula 01 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
Estatística 6 - Distribuição de Probabilidade de Variáveis Aleatórias Discretas Prof. Antonio Fernando Branco Costa Página.
Capítulo 5 A Distribuição Normal de Probabilidade
Capítulo 4 Distribuições de Probabilidade
Distribuição Gama Qual é a distribuição do tempo em que ocorre a 3a chegada em um Processo de Poisson de taxa l?
Estatística Aplicada (Aula 4)
Análise de Dados.
Principais Modelos Contínuos
Estatística e Probabilidade
Variáveis Aleatórias Discretas-IV-1; Medidas de dispersão.
Variáveis aleatórias Uma variável aleatória, X, é uma função que associa um valor numérico aos possíveis resultados de um experimento probabilístico.
Variáveis Aleatórias Discretas
Variáveis Aleatórias Discretas
MEDIDAS DE VARIABILIDADE DADOS NÃO-AGRUPADOS
VALORES ESPERADOS.
FUNÇÃO CARACTERÍSTICA
Distribuições de Probabilidades
Variável Aleatória Contínua.
Apêndice.
DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES DE VARIÁVEIS ALEATÓRIAS DISCRETAS
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
Distribuições de probabilidades referentes a variáveis contínuas e suas aplicações As variáveis contínuas podem assumir qualquer valor dentro de um intervalo.
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Variáveis Aleatórias Discretas-II-1; Função de Distribuição de X
Erros e variáveis aleatórias
ESTATÍSTICA.
O DESVIO PADRÃO Em probabilidade e Estatística, o desvio padrão é a medida mais comum da dispersão estatística. O desvio-padrão define-se como a raiz quadrada.
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA APLICADA
Estatística Inferencial (cap. 7 Martins)
Distribuição da Proporção Amostral
VARIÁVEL ALEATÓRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Variável Aleatória Discreta Unidimensional
Probabilidade e Estatística Exemplo da Moeda Balanceada
Estatística Aula 13 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
Modelagem Estatística
Distribuições de Probabilidades. Qual o objectivo da Estatística? Estudar conjuntos de indivíduos (não necessariamente pessoas) com características comuns.
Aula 9 - Amostragem, probabilidade, distribuição binomial
3. Distribuições de probabilidade
Modelos Teóricos Discretos de Probabilidade
Probabilidade e Estatística para Avaliação de Desempenho
Medidas de Dispersão O que é dispersão?
Estatística Descritiva. 2 oO que é a estatística ? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são.
Modelos Teóricos Contínuos de Probabilidade
DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE
BIOESTATÍSTICA Profª. Lúcia Helena Sagrillo Pimassoni Unidade 3
Experimento Aleatório Experimento aleatório é um procedimento cujo resultado é incertoExperimento aleatório é um procedimento cujo resultado é incerto.
Estatística Descritiva
DISTRIBUIÇÃO DE POISSON
2. VARIÁVEIS ALEATÓRIAS 2015.
Modelos Probabilísticos
Distribuição Normal de Probabilidade
Medidas Resumo: Medidas de Posição Medida de Dispersão
Probabilidade Variável Aleatória Variável Aleatória Discreta
Probabilidade Modelos de Distribuições Contínuas:
A expectativa de vida de uma determinada marca de pneu é normalmente distribuído com uma média de e um desvio padrão de 5,000 milhas. Qual é a probabilidade.
ANÁLISE DE DADOS EM BIOLOGIA
Estimação: Estimativa Pontual Estimativa Intervalar
Albertazzi.Tratamento de Dados.Descritores (1.1) Tratamento de Dados 1.
Média e valor médio No estudo da estatística descritiva, para além das tabelas de frequências e gráficos, estudam-se outros métodos para resumir a informação.
VARIÁVEL ALEATÓRIA Profa. Ana Clara Guedes. Tomemos o exemplo da variável “peso ao nascer”. A variabilidade dos pesos ao nascer de meninos, com mesma.
Modelos de distribuições discretas de probabilidade
Prof. Josenildo dos Santos MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS ÀS CIÊNCIAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE ESTRATÉGICA 2º MÓDULO.
Módulo 1 Estatística Básica.
Inferência 1:Estimação de Parâmetros Relembrando o Teorema Central do Limite Da aula anterior: a) Os estimadores da média e da s 2 são não viciados e de.
Distribuição Amostral 3 Miguel Angel Uribe Opazo.
Aula 4 Distribuições de probabilidade Prof. Roosevelt A da Silva Slides.
Transcrição da apresentação:

Distribuições de probabilidade

Variáveis aleatórias Uma variável aleatória, x, é o resultado numérico de um experimento probabilístico. x = o número de pessoas num carro. x = quantos metros cúbicos de gás são comprados numa semana. x = o tempo que leva para ir de carro de casa até a escola. x = o número de vezes que você vai à escola por semana. Random indicates that the value of the variable occurs by chance.

Tipos de variáveis aleatórias Uma variável aleatória é discreta se o número de resultados possíveis é finito ou pode ser contado. Variáveis aleatórias discretas são determinadas por uma contagem. Uma variável aleatória é contínua se pode assumir qualquer valor dentro de determinado intervalo. O número de resultados possíveis não pode ser listado. Variáveis aleatórias contínuas são determinadas por uma medição. Random indicates that the value of the variable occurs by chance.

Tipos de variável aleatória Identifique cada variável aleatória como discreta ou contínua. x = o número de pessoas em um carro. x = quantos metros cúbicos de gás são comprados numa semana. x = o tempo que leva para ir de carro de casa até a escola. x = o número de vezes que você vai à escola por semana. Discreta – você conta o número de pessoas: 0, 1, 2, 3… Os valores possíveis podem ser enumerados. Contínua – você mede os metros cúbicos de gás. Você não pode enumerar todos os valores possíveis. A continuous random variable can take on any value between two values. Discrete random variables are usually integers, however shoe size is a discrete random variable since the values can be listed. No shoe size occurs between 9 and 9½. Contínua – você mede a quantidade de tempo. Os valores possíveis não podem ser enumerados. Discreta – você conta o número de vezes que vai. Os valores possíveis podem ser enumerados.

Distribuições discretas de probabilidade Uma distribuição discreta de probabilidade enumera cada valor possível da variável aleatória, bem como sua probabilidade. Em um levantamento, perguntou-se a uma amostra de famílias quantos veículos elas possuíam. número de veículos Propriedades de uma distribuição de probabilidade Cada probabilidade precisa estar entre 0 e 1, inclusive. A soma de todas as probabilidades é 1. Tell students that sometimes the sum on a table may be close to 1.0001 or 0.999. The theoretical sum is actually 1. Small differences are caused by rounding off.

Histograma de probabilidade N ú m e r o d e v e í c u l o s , 4 3 5 0, 4 , 3 5 0, 3 P(x) , 2 6 0, 2 0, 1 A probability histogram is the same as a relative frequency histogram studied in chapter 2. Have students calculate the areas for combinations of the rectangular bars. , 4 1 2 3 x 1 2 3 A altura de cada barra corresponde à probabilidade de x. Se a largura da barra é 1, sua área corresponde à probabilidade de que o valor de x ocorra.

Média,variância e desvio padrão A média de uma distribuição discreta de probabilidade é: A variância de uma distribuição discreta de probabilidade é: Since P(x) = f/n, these formulas are equivalent to the grouped data formulas in chapter 2. O desvio padrão de uma distribuição discreta de probabilidade é:

Média (valor esperado) Calcule a média: Multiplique cada valor por sua probabilidade. Some os produtos. O valor esperado (a média) é de 1,763 veículo.

Calcule a variância e o desvio padrão A média é de 1,763 veículo. μ μ P(x) variância 0,661 0,775 O desvio padrão é de 0,775 veículo.

EXERCÍCIOS O psicólogo de uma empresa ministrou um teste de personalidade para determinar características passivas/agressivas em 150 funcionários. Aos indivíduos foram atribuídos valores de 1 a 5, em que 1 representava o extremo passivo e 5 o extremo agressivo. Um escore de 3 indica não haver nenhuma característica preponderante. Os resultados constam no quadro abaixo. Escore x Frequência 1 24 2 33 3 42 4 30 5 21

Estabeleça uma distribuição de probabilidade para a variável aleatória x. Obtenha a pontuação média da distribuição. A que conclusão você pode chegar? Obtenha a variância e o desvio padrão da distribuição da probabilidade.