Ministério do Esporte Capacitação dos Coordenadores Gerais do Programa Segundo Tempo SNEED/ME BrasíliaAgosto/2008.

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Transcrição da apresentação:

Ministério do Esporte Capacitação dos Coordenadores Gerais do Programa Segundo Tempo SNEED/ME BrasíliaAgosto/2008

Ministério do Esporte O Processo de Capacitação Coordenação Geral de Acompanhamento Pedagógico e Administrativo - CGAPA Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira Antonio Carlos Pereira SNEED/ME

Ministério do Esporte COMO MELHORAR QUALITATIVAMENTE O PROGRAMA SEGUNDO TEMPO DE FORMA A CONSTITUÍ-LO COMO UMA POLÍTICA DE ESTADO?

Ministério do Esporte Encontro Nacional de Coordenadores do PST – Brasília 04/2007 Desenvolvimento de Experimentos de Capacitação Estruturação de um Processo de Capacitação com base nos experimentos e diretrizes do PST Desenvolvimento do 1º Ciclo de Capacitação do PST – Coordenador Geral, Coordenador de Núcleo e Monitores Estruturação das Equipes Colaboradoras para atendimento ao Processo Contínuo de Acompanhamento Pedagógico e Administrativo do PST

Ministério do Esporte Organização de um Plano de Ação 01 – Encontro com os Coordenadores Gerais e de Núcleos – abril de 2007; 02 – Estruturação de Estudos para a formulação de um processo de capacitação; 03 – Convocação de um Grupo de Consultores para estudos; 04 – Parceria com o Instituto Ayrton Senna; 05 – Desenvolvimento de Experimentos de Capacitação – Modelo IAS e de Consultores da SNEED/ME; 06 – Avaliação dos Experimentos e construção de um modelo de Capacitação – aproveitamento dos dois modelos que acabou gerando um terceiro;

Ministério do Esporte 07 – Desenvolvimento do 1º Ciclo de Capacitação dos Coordenadores do Programa Segundo Tempo – Coordenador Geral – Coordenador de Núcleo e Monitores; 08 – Instalação das Equipes Colaboradoras para o Processo de Acompanhamento Pedagógico e Administrativo do PST 09 – Ampliação do Programação Segundo Tempo para atendimento ao Ensino Médio, Ensino Superior, Grupos Especiais 10 – Ampliação do PST para as Comunidades Ibero-Americana e África Organização de um Plano de Ação

Ministério do Esporte OBJETIVOS DO PROGRAMA de qualidade, como forma de inclusão social Democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade, como forma de inclusão social, ocupando o tempo ocioso de crianças e adolescentes em situação de risco social. Objetivos Específicos Objetivos Específicos contribua para o seu desenvolvimento integral; Oferecer práticas esportivas educacionais, estimulando crianças e adolescentes a manter uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral; condições adequadas Oferecer condições adequadas para a prática esportiva educacional de qualidade

Ministério do Esporte Objetivos Gerais da Capacitação do Programa Segundo Tempo a) A estruturação de programas esportivos que venham ao encontro das necessidades dos mais variados grupos, propiciando a elaboração de práticas mais efetivas que guiem crianças à construção de habilidades especializadas mais avançadas, fortalecendo a participação em atividades físicas ao longo da vida; b) A implantação de abordagens educacionais que atendam as necessidades das crianças, desenvolvendo estratégias de ensino centradas no aprendiz, enfatizando a sua autonomia, acomodando a diversidade e maximizando as oportunidades para o sucesso e as conquistas de todos. a) A estruturação de programas esportivos que venham ao encontro das necessidades dos mais variados grupos, propiciando a elaboração de práticas mais efetivas que guiem crianças à construção de habilidades especializadas mais avançadas, fortalecendo a participação em atividades físicas ao longo da vida; b) A implantação de abordagens educacionais que atendam as necessidades das crianças, desenvolvendo estratégias de ensino centradas no aprendiz, enfatizando a sua autonomia, acomodando a diversidade e maximizando as oportunidades para o sucesso e as conquistas de todos.

Ministério do Esporte Processos avaliativos necessários ao acompanhamento do desenvolvimento humano e capacidades físicas Esporte como fator estimulante do desenvolvimento integral da criança e adolescente Psicologia aplicada ao esporte de formação e educacional Aprendizagem e Desenvolvimento Motor Questões de gênero e deficientes SADE Sistema de Aprendizagem e Desenvolvimento Esportivo Planejamento e Esporte: importância, significado e estruturação Experiências práticas

Ministério do Esporte 42 Turmas em 18 Localidades Aracajú - SE Belém - PA Belo Horizonte - MG Brasília – DF Camaçari - BA Campinas - SP Cuiabá - MT Curitiba - PR Fortaleza - CE Macapá - AP Maceió - AL Manaus - AM Natal - RN Porto Alegre - RS Recife - PE Resende – RJ Rio de Janeiro - RJ Salvador - BA 42 Turmas em 18 Localidades Aracajú - SE Belém - PA Belo Horizonte - MG Brasília – DF Camaçari - BA Campinas - SP Cuiabá - MT Curitiba - PR Fortaleza - CE Macapá - AP Maceió - AL Manaus - AM Natal - RN Porto Alegre - RS Recife - PE Resende – RJ Rio de Janeiro - RJ Salvador - BA Capacitações Realizadas

Ministério do Esporte Número de Participantes Número estimado de Coordenadores de Núcleo e Coordenadores Pedagógicos para as capacitações Número de Coordenadores participantes efetivos4.290 Número de Coordenadores Pedagógicos71 Número de Ouvintes participantes81 Número estimado de Coordenadores para serem capacitados até julho/agosto 470

Ministério do Esporte Distribuição de Participantes Efetivos por Região RegiãoPercentual Norte 11% Nordeste 31% Centro-Oeste 14% Sudeste 31% Sul 14% Total 100% Computados apenas os Coordenadores de Núcleo e os Coordenadores Pedagógicos

Ministério do Esporte 54% GRADUAÇÃO (9% em pedagogia) 36% PÓS-GRADUAÇÃO - Especialização 7% ENSINO MÉDIO 2% CREF PROVISIONADO 1%ENSINO FUNDAMENTAL - 1% FUNDAMENTAL incompleto -1% Não respondeu -1% PÓS-GRADUAÇÃO - Mestrado 54% 36% 7% 2% 1% NÍVEL DE FORMAÇÃO DOS COORDENADORES DE NÚCLEO

Ministério do Esporte

4% 18% 19% 43% 10% 6% Formação de atletas, rendimento Prática esportiva e de lazer no contra turno escolar, ocupar o tempo ocioso Inclusão social, tirar crianças da rua, de situações de risco social Desconhecimento, visão restrita, superficial Esporte educacional, já conhecia o PST, já trabalhou com este enfoque Não respondeu à questão 1 – Qual era sua visão e entendimento sobre o Programa Segundo Tempo antes da capacitação?

Ministério do Esporte 3 – Você se sente preparado para iniciar as ações do PST e atender as suas exigências? Explique. 4% Tem dúvidas, precisa buscar mais conhecimentos, não tem formação na área 53% SIM, está motivado e seguro, pois adquiriu muitos conhecimentos 20% SIM, pois se identifica com o projeto, já atuou no projeto, está consciente de suas responsabilidades 7% SIM, mas necessita de respaldo dos companheiros de núcleo ou convênio 6% Precisa ver o núcleo funcionando 8% SIM, mas precisa ver resolvidas as questões burocráticas 2% Em dúvida ou não respondeu

Ministério do Esporte CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPES COLABORADORAS Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira SNEED/ME

Para atendimento pleno às ações do Programa Segundo Tempo, as funções gerais foram organizadas na lógica da: Capacitação Monitoramento e Acompanhamento Avaliação Ministério do Esporte

OBJETIVO DAS EQUIPES COLABORADORAS Constituir um processo permanente de acompanhamento pedagógico e administrativo das ações desenvolvidas nos Núcleos do Programa Segundo Tempo.

ME SNEED PST Equipe Gestora UEM - UFRGS Equipes Colaboradoras Institui ç ões de N í vel Superior que ofere ç am Cursos de Educa ç ão F í sica 4000 N ú cleos do Programa Segundo Tempo M onitores Estruturação do Processo de Acompanhamento Pedagógico e Administrativo do Programa Segundo Tempo Ministério do Esporte

ME SNEED PST Equipe Gestora UEM - UFRGS Equipes Colaboradoras Institui ç ões de N í vel Superior que ofere ç am Cursos de Educa ç ão F í sica 4000 N ú cleos do Programa Segundo Tempo M onitores - Controla as ações e coordena todo o processo; - Seleciona as equipes da pirâmide e determina as tarefas, assim como as monitora. - São selecionados / convocados pela SNEED; - Trabalham na organização de todo o material pedagógico-didático e nos instrumentos de avaliação; - Cooperam na Capacitação dos coordenadores das ECs aprovadas para participar da rede PST. - São selecionados por indicação da SNEED; - São capacitados nas Diretrizes do PST pela SNEED e Equipe Gestora; - Trabalham na capacitação dos coordenadores de núcleos do PST - Monitoram e criam materiais para o PST - Acompanham pedagogicamente e administrativamente os núcleos. - Participam dos processos de capacitação; - Capacitam os monitores; - Gerenciam as ações dos monitores - Atuam nas ações dos núcleos do PST. FUNÇÕES BÁSICAS Ministério do Esporte

METODOLOGIA a)Formalização do envolvimento dos Consultores e Formadores; b)Contratação de serviços eventuais para o processo de análise; c)Sistema informatizado; d)Estabelecimento de rotinas para o processo de avaliação METODOLOGIA a)Formalização do envolvimento dos Consultores e Formadores; b)Contratação de serviços eventuais para o processo de análise; c)Sistema informatizado; d)Estabelecimento de rotinas para o processo de avaliação

Ministério do Esporte Quadro atual de Convênios e Núcleos do PST EspecificaçãoNumero atual Convênios186 Núcleos4.876 Coordenadores de Núcleo / Coordenadores Pedagógicos 4.912

Ministério do Esporte Equipe Gestora (EG) do Processo de Avaliação do PST Equipe Colaboradora (EC) 1 equipe 18 equipes 18 equipes Coordenador Vice Coordenador Vice Coordenador Avaliador Organização das Equipes Colaboradoras

Ministério do Esporte Funções das Equipes Colaboradoras - Assessoria Direta aos Coordenadores Gerais, Coordenadores Pedagógicos e Coordenadores de Núcleo -Análise dos Projetos Pedagógicos – por núcleo -Visitas de Acompanhamento Pedagógico e Administrativo -Plantão - Capacitações - Assessoria Direta aos Coordenadores Gerais, Coordenadores Pedagógicos e Coordenadores de Núcleo -Análise dos Projetos Pedagógicos – por núcleo -Visitas de Acompanhamento Pedagógico e Administrativo -Plantão - Capacitações

ME SNEED PST Equipe Gestora UEM - UFRGS Equipes Colaboradoras Institui ç ões de N í vel Superior que ofere ç am Cursos de Educa ç ão F í sica 4000 N ú cleos do Programa Segundo Tempo M onitores - Gestão do processo - Definição das estratégias - Organização legal das ações a serem desencadeadas - Convocação / seleção das equipes - Organização das Diretrizes do PST - Organização dos materiais pedagógico-didáticos do PST - Elaboração de livros, material impresso, cd e vídeos - Elaboração do edital para a inclusão das IES no processo de capacitação do PST - Capacitação das IES selecionadas - Participação no processo de capacitação do PST com os consultores - Analise do material produzido e adoção em suas ações experimentais -Elaboração de estratégias para o processo de capacitação dos coordenadores de núcleo - Treinamento dos formadores para as Diretrizes do PST - Capacitação dos monitores do PST com a utilização dos materiais do PST - Elaboração do plano pedagógico dos núcleos com os monitores - Participação nos processos de capacitação - Participação no processo de capacitação e aplicação nas ações do PST CAPACITAÇÃO Ministério do Esporte

ME SNEED PST Equipe Gestora UEM - UFRGS Equipes Colaboradoras Institui ç ões de N í vel Superior que ofere ç am Cursos de Educa ç ão F í sica 4000 N ú cleos do Programa Segundo Tempo M onitores - Acompanhamento das ações desenvolvidas - Análise técnica dos relatórios das equipes e núcleo - Manutenção de software de dados – banco de dados atualizado - Contato bimestral do Secretário da SNEED com os núcleos via Internet - Análise contínua das Diretrizes do PST - Análise e contínua reflexão sobre os materiais pedagógico-didáticos do PST - Monitoramento via Internet das ações dos núcleos do PST – uso das IES - Contato com os núcleos para coleta de dados sobre o andamento das ações e rede instalada entre PST – consultores – IES – coordenadores de núcleo - Acompanhamento do desenvolvimento das ações dos núcleos e relatos - Estímulo ao experimento de ações inovadoras para os núcleos - Elaboração contínua de materiais para uso dos núcleos e divulgação na rede PST - Organização de evento técnico-científico para o PST – orientação / revista virtual - Acompanhamento das ações dos monitores do PST - Elaboração de relatórios as IES e PST - Estímulo a ações inovadoras - Acompanhamento do impacto das ações p/ os monitores, crianças e comunidade - Desenvolvimento das ações do PST MONITORAMENTO Ministério do Esporte

ME SNEED PST Equipe Gestora UEM - UFRGS Equipes Colaboradoras Institui ç ões de N í vel Superior que ofere ç am Cursos de Educa ç ão F í sica 4000 N ú cleos do Programa Segundo Tempo M onitores - Análise das ações desenvolvidas pelas equipes e núcleos com base nos instrumentos do PST - Análise das ações de impacto sociais decorrentes das ações desenvolvidas pelos núcleos do PST - Elaboração de instrumentos para subsidiar os núcleos para as avaliações propostas - Avaliar as ações desenvolvidas pelos núcleos e processos de capacitações internas - Avaliar as ações das IES participantes da rede PST - Análise dos trabalhos de capacitação dos Coordenadores de Núcleos - Análise dos projetos de forma continuada - Análise das avaliações internas e de impacto dos núcleos - Avaliação da participação nos eventos do PST – revista e página - Avaliação do impacto interno no núcleo - Avaliação do impacto social das ações do(s) núcleo(s) que coordena - Análise dos instrumentos utilizados e feedback à equipe do PST - Aplicação dos instrumentos de avaliação do PST AVALIAÇÃO Ministério do Esporte

RegiãoEquipes Norte01 Nordeste05 Centro-oeste03 Sudeste06 Sul03 Total18 Distribuição Regional das Equipes Colaboradoras

Ministério do Esporte Região NorteConvêniosNúcleosEquipesPré-Indicados Totais Amazonas4240 Equipe 01 Lucídio Rocha Santos 307 Roraima29 Acre Região Nordeste Maranhão110Equipe 02 João Roberto Liparotti 290 Ceará4181 Pará435 Amapá264 Rio Grande do Norte1384Equipe 03José Pereira de Melo Paraíba Alagoas Sergipe Equipe 04 João Carlos Neves de Souza e Nunes Dias 233 Pernambuco 4170Equipe 05Allyson Carvalho de Araújo270 Bahia18529Equipe 06 Luiz Alexandre Oxley da Rocha

Ministério do Esporte Região Centro Oeste Distrito Federal5150Equipe 07 André Teixeira Reis150 Goiás6125Equipe 08Evando Carlos Moreira Tocantins220 Mato Grosso Mato Grosso do Sul4158Equipe 09Fernando Moraes Região Sudeste Espírito Santo464Equipe 10 Dirce Maria Corrêa da Silva231 Rio de Janeiro9398Equipe 11Victor Andrade de Melo231 Minas Gerais14454Equipe 12Pablo Juan Greco227 Equipe 13Herbert Hugrinowitch227 São Paulo24454Equipe 14Cláudio Kravchychyn227 Equipe 15 Luiz Claudio Reeberg Stanganelli Região Sul Paraná15326Equipe 16Clarice Alves Teixeira178 Santa Catarina431Equipe 17Ruth Eugênia Cidade179 Rio Grande do Sul13179Equipe 18Alexandre Carriconde

Ministério do Esporte CargoFunções Coordenador de Equipe Colaboradora - Contato direto com a Equipe Gestora - Assessoria Pedagógica aos Convênios - Apoio Administrativo aos Convênios - Coordenação das Avaliações dos Projetos - análise, retorno aos parceiros e conclusão do processo; - Coordenação do Plantão Avaliadores- Análise dos Projetos Pedagógicos dos Núcleos – análises e recomendações até a finalização do Processo - Apoio nas questões administrativas dos Núcleos - Atendimento ao Plantão Atribuições dos Componentes das Equipes Colaboradoras

Ministério do Esporte Rotina para o Processo de Avaliação dos Projetos Pedagógicos Coordenador de Núcleo elabora Plano Pedagógico Envia para Coordenador Geral que recebe, analisa e envia para SNEED/ME Recebimento dos Planos pela Equipe Colaboradora Equipe Gestora (EG) SNEED/ME – recebe, cadastra e distribui para Equipes Colaboradoras (EC) Avaliador recebe o plano e inicia o processo de avaliação com tantas trocas de informações com os núcleos quantas forem necessárias para finalizar o processo Coordenador da EC designa Avaliador para acompanhar e analisar o plano Avaliador finaliza processo e registra arquivo. O Coordenador da EC ativa o sistema que dispara a informação da finalização para a EG, EC e Núcleo A partir desse momento os Núcleos poderão receber as visitas dos Avaliadores das EC

Ministério do Esporte Bom Trabalho a Todos! Obrigado! Coordenação Geral de Acompanhamento Pedagógico e Administrativo do Programa Segundo Tempo - CGAPA Bom Trabalho a Todos! Obrigado! Coordenação Geral de Acompanhamento Pedagógico e Administrativo do Programa Segundo Tempo - CGAPA

Ministério do Esporte MARINGÁ