Monitoramento, Aprendizagem & Avaliação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento de Projetos
Advertisements

Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Projetos de Aprendizagem
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
Participação de Crianças e Adolescentes Conceitos e práticas Nara Menezes Abril/2011.
O Aluno a Distância.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
PROCESSO / QUALIDADE / REQUISITOS
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Planejamento Estratégico Escola de Negócios
WIDS © WTCSF 1999 A Bibliomed tem o prazer de apresentar...
O QUE NOSSO ALUNO TEM FEITO NAS QUATRO HORAS QUE PASSA NA ESCOLA?
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Fundamentos de Administração
PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.
Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais –Aspectos Gerais
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Conquista de resultados Conquista de resultados Cursos desenvolvidos para auxiliar no estabelecimento e conquista de metas, tanto pessoais como.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Quando falamos em aprender...
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
PLANO DE METAS PELA EDUCAÇÃO DE ALAGOAS
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Oficina de Apropriação de Resultados
Função da Administração:
Prontidão da Equipe: perguntas instigantes a serem respondidas antes de iniciar um processo de Padrões Abertos Existe um nível mínimo de capacidade instalada.
Planejamento de estratégias:
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
2º Encontro dos Selecionados GMM 29 de Setembro de 2006.
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
THATHIANA DE MORAIS FERRARI- PEDAGOGA
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Matricula: U4R8V9. Perfil da Geração Y Integrados Globais e conectados Conscientes e críticos Comportamento é diretamente influenciado pelo grande volume,
Aula 2 – Elementos necessários para a Avaliação Econômica
A Gestão participativa
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
do’s and don’ts mudou de carreira, decidiu empreender, e agora conta os “do’s and don’ts” que gostaria que alguém tivesse para compartilhar.
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
Equipe responsável pela produção
Gestão da Qualidade de Projeto
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
DISTRITO 4550 GOVERNADOR RICARDO BECKER
A queda da cibercultura Katylin Nicoli 2PPN. Pesquisa sobre a cibercultura, com a pergunta principal: “O que tem que interferir para a passagem da cibercultura?
Gerencial e Contabilidade Prof. Cláudio Wanderley, PhD
Docência universitária: repensando a aula
OS CONFLITOS DE GERAÇÃO NO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR Recife (PE) - Brasil Dezembro/2013 Antonio Augusto dos Santos Soares - Universidade Trás-Os-Montes.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Antes de você começar. Para obter assistência adicional, entre em contato com o Assessor de Tecnologia da Informação do seu clube, ou com Ensino eletrônico.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
ENABLE PROGRESS MENSURAÇÃO DE RESULTADOS Por que mensurar? DIAGNOSTICAR A SAÚDE DO TIME E PROJETOS ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS BASEADAS NOS.
Introdução Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Currículo LSE na Suazilândia (com componentes sobre SRHR/HIV/Saúde e Orientação Profissional) Southern Sun O.R. Tambo - Joanesburgo, África do Sul
Transcrição da apresentação:

Monitoramento, Aprendizagem & Avaliação 1. Introdução Bem-vindo ao webinar de capacitação sobre monitoramento, aprendizagem e avaliação para organizações de base da The Global Fund for Children. Antes de começarmos, eu gostaria de me aprensentar e apresentar as organizações que estão participando hoje. Meu nome é _______ e sou ___________. As organizações que estão ouvindo hoje incluem ___ de ___, ..... Em caso de dificuldades técnicas durante o webinar, mande um e-mail para sellison@globalfundforchildren.org. Esta informação também está no e-mail que lhe foi enviado antes do webinar. Durante todo o webinar seguirei perguntando se você entendeu os conceitos, se você tem dúvidas, ou se você conseguiu concluir as atividades. Para responder, peço que cada organização digite na caixa de bate-papo localizada no lado DIREITO/ESQUERDO (?) da tela do seu computador com um emoticon. Se você entendeu ou terminou uma atividade, digite um emoticon de carinha de sorriso “”, este consiste em um ":” a "-" e a ")“. Se você não tem certeza que entendeu os conceitos digite um emoticon de carinha neutra “”, este consiste em ":" a "-" e um "|”. Se você não entendeu ou precisa de mais tempo digite um emoticon de carinha triste, este consiste em ":", "-", e "(“. Vamos praticar agora? Vocês conseguem digitar um emoticon de carinha de sorriso, de carinha neutra e de carinha triste? Otimó! Se vocês tiverem outras perguntas durante a apresentação, por favor, tome nota e me envie um e-mail mais tarde com suas perguntas. Agora vamos começar e falar sobre os objetivos deste webinar. Monitoramento, Aprendizagem & Avaliação Perguntas sobre problemas durante o webinar? email: sellison@globalfundforchildren.org

Objetivos de Aprendizagem •Aprenda o valor e os benefícios do processo de monitoramento e avaliação de programas • Compreenda os fundamentos do processo de monitoramento e avaliação, incluindo: Estruturas lógicas Termos e definições chaves • Entenda como usamos monitoramento e avaliação. • Familiarize-se com o processo de monitoramento e avaliação do The Global Fund for Children e o implemente em suas propostas e relatórios. 2. Objetivos Bem-vindo ao webinar do The Global Fund for Children sobre processos de monitoramento e avaliação! Agradecemos sua disponobilidade para tomar este tutorial e esperamos que no final você: - tenha uma compreensão clara das noções básicas de processos de monitoramento e avaliação (M&A); - de valor a importância do processo de monitoramento e avaliação, como também ao significado do processo para o nosso trabalho; - Se familiarize com a nossa linguagem de monitoramento e avaliação e sua devida estrutura para que você possa não só monitorar e avaliar o seu trabalho de forma mais eficaz, mas também escrever relatórios e propostas mais elaboradas, avançando assim sua missão.

Significado de Monitoramento e Avaliação Um processo contínuo de contagem, controle e coleta de dados. Em outras palavras - Oque você pode medir sobre o seu programa? Por exemplo, quantas crianças completaram um treinamento sobre estilo de vida saudável ​​este mês? Medida resultante da mudança decorrente da implementação de seu programa. Avaliação mede a eficácia da realização dos objetivos do programa. Em outras palavras - O seu programa ajudou quem você pensava ajudar ou mudou o que você esperava mudar? Por exemplo, as crianças que completaram o treinamento sobre estilo de vida saudável estão mais ​​saudáveis? 3. Definição de Monitoramento e Avaliação Antes de começar, é importante compreender o significado de cada palavra separadamente para melhor entender nossa definição de M&A ou monitoramento e avaliação. Monitoramento é uma coleção e análise de dados sistemático. Ao monitorar, você coleta dados intencionalmente. Você determina quais informações você precisa para mostrar que você está fazendo o seu trabalho e cumprindo os seus objetivos. Você coleta essa informação ou dados cotidianamente/continuamente para saber se você está progredindo em suas metas e objetivos. Por exemplo, se o seu obejtivo é enviar crianças para a faculdade, então um dado de informação que você precisa monitorar é o desempenho escolar destas crianças. Você pode coletar esses dados através de professores ou escolas e aí observá-los ao longo do tempo para identificar possíveis crianças que necessitem ajuda ou assistência extra. Esses dados também podem ajudá-lo a contar a história de sua organização para doadores ou outras partes interessadas em palavras e números. Números que indiquem quantas crianças são servidas pelas sua organização e seu devido desempenho escolar. Depois de fazer este trabalho e coletar os dados, você deve usar essa informação para avaliar o seu trabalho. Isto é, para ver se você de fato alcançou seus objetivos e fez alguma diferença na vida das crianças e das comunidades servidas pela sua organização. A avaliação é uma análise sistemática de dados que tira conclusões sobre a eficácia de seu projeto. É uma medida resultante da mudança que tem ocorrido desde que você conduziu seu programa. Quando você avalia, você determina se objetivos de longo prazo do seu projeto estão sendo cumpridos. A avaliação lhe ajuda a analisar o seu trabalho ao longo do tempo e ver quais mudanças foram significativas para os participantes do programa. Por exemplo, os estudantes do seu programa são mais propensos a ter sucesso na escola e frequentar a faculdade do que outros estudantes de outros programas pó-escola? Para determinar o impacto do seu programa, algumas organizações usam avaliadores externos ou funcionários qualificados. Estes estudos podem ser realizados em uma vez só, no final de um projecto, ou podem ser realizados continuamente. Em todos os casos, a avaliação é uma forma de aprender com o que aconteceu, olhar objetivamente, e usar esse conhecimento para tomar decisões informadas sobre o futuro do seu trabalho.

Monitoramento●Aprendizagem● Avaliação Ocorre consistentemente durante todo o projeto medindo assim o seu progresso Avaliação Para ver se você fez progresso a respeito de seus objetivos Learning Planejamento Organizar/ recolher recursos (dados) Atividades do Programa + Monitoramento Avaliação + Aprendizagem 4. Diagrama de Venn * Aprendizagem acontece durante todo o ciclo do projeto porque você está aprendendo com os dados que você está coletando e organizando. Quando você coletar dados (na fase de monitoramento) você pode ver se as metas do seu programa estão progredindo. Quanto mais avaliações você fizer, mais você irá aprender sobre como melhorar seus programas e projetos. O processo de monitoramento e avaliação leva a aprendizagem em organizações. O centro do diagrama de Venn mostra um ciclo de projeto simplificado. Depois de planejar o seu projeto, você deve organizar/recolher os seus recursos da mesma forma que você fez com as atividades do programa que você está monitorando. Após a conclusão do projeto, você então deve avaliar o projeto e aprender com estes resultados. Essa avaliação e aprendizagem, consequemente lhe ajudará a tomar decisões e mudanças necessárias na próxima fase de planejamento do seu projeto.

Porquê Monitoramento & Avaliação? Recursos bem utilizados. Faça boas decisões para mudanças de projeto Agora você! 5. Porquê M&A? Mas porquê organizações gastam tempo fazendo monitoramento e avaliação? Por exemplo: M&A ajuda você a tomar decisões baseadas em dados objetivos M&A garante o uso mais eficaz e eficiente de seu tempo e dinheiro M&A atende aos requisitos organizacionais de relatórios e doadores M&A ajuda a responder a estas perguntas: O programa foi implementado conforme o planejado? A população-alvo do programa foi beneficada e a que custo? Quais atividades do programa foram mais eficazes e que foram menos eficazes? Como a sua organização poderia se beneficiar de um processo de monitoramento e avaliação melhorado? Em dois minutos anote suas respostas em grupo na planilha 1, pergunta 1. M&A ajuda a responder a estas perguntas: -O programa foi concluído conforme o planejado? -A população alvo do programa foi benefiada e a que custo? -Quais atividades do programa foram mais eficazes e quais foram menos eficazes? [2 minutos] Escreva três maneiras que a sua organização pode se beneficiar das técnicas de Monitoramento e Avaliação.

Impacto Mudanças de impacto na condição das pessoas que se beneficiam de seu trabalho e que refletem o objetivo do projeto. Resultado Efeitos intermediários, muitas vezes de comportamento, resultantes directamente de resultados do projeto. Esta é a mudança que ocorre por causa da atividade. Produção Efeito facilmente mensurável, imediato e que reflete a intenção do seu trabalho. Actividade Ações tomadas ou trabalho realizado em um projeto para produzir resultados específicos. Recursos de entrada, como investimentos, assistência técnica e outros recursos necessários para concluir um projeto. Palavras- chave 6. Palavras-chave: Existem muitos sistemas e ferramentas usadas para monitorar e avaliar programas. Não há uma "melhor" ferramenta M&A, mas os termos-chave que estão listados acima são usados ​​comumente em M&A, inclusive para GFC. * Produção e frequentemente associada ao monitoramento e resultados à avaliação. * opcional para algumas POs que estejam interessados ​​* Outro termo importante a saber é “informações de linha de base”. Esta é a informação recolhida no início de um projeto que fornece uma base para medir o progresso do projeto. Organizações medem seu progresso em relação a esta informação inicial.   Por favor, lembre-se que para GFC o termo mais importante é "resultado", porque será este que iremos pedir para você acompanhar e relatar ao longo da implementação concessão de benefícios provida pela GFC. Estes são também os principais componentes da chamada “Estrutura lógica”. No próximo slide veremos como essas palavras-chave são parte da “Estrutura lógica”.

A Estrutura Lógica 7. Palavras-chave do vídeo da árvore Agora, você vai assistir um vídeo que lhe ajudará a entender as palavras-chave que acabamos de discutir.

A Estrutura Lógica ENTRADA ATIVIDADE/ PROGRAMA PRODUÇÃO RESULTADO (Recursos) Tempo Dinheiro Doadores Material Instalações ATIVIDADE/ PROGRAMA (Intervenções) Serviços Treinamentos Visitas domiciliares Classes Sessões de aconse-lhamento PRODUÇÃO (Resultados diretos de intervenções ) Quantos alcançamos? (números) O que fizemos? (Ação & frequên- cia/ duração) RESULTADO (Mudança de participantes, resultante de seu projeto) Comportamento Consciência Conhecimento Habilidades Prática Atitude IMPACTO (Mudança na sociedade) Ambiente Condição social Condição política Condição econômica Política 8. A Estrutura Lógica As palavras-chave que acabomos de aprender são os principais componentes da estrutura lógica ou "quadro lógico". O quadro lógico nos ajuda a organizar nossos pensamentos e atividades para que possamos ser capazes de contar para os outros sobre o nosso projeto e como ele ajuda as crianças. O quadro lógico é uma estrutura utilizada para organizar a forma como você planeja, relata e avalia programas. Veja abaixo cada palavra-chave para exemplos. Você também verá as mesmas imagens usadas no slide anterior. Outra boa maneira de entender o que é um resultado, é pensar nele como uma mudança que ocorre nos participantes. Antes os participantes eram _______ e aí a atividade e programa foram implementados. Após a atividade, os participantes mudaram e se tornaram ________. O resultado é a mudança como resultado da atividade. Antes Atividade Depois Mudança = Resultado

Examplo de Estrutura Lógica Aumento de matrícula em universidades 90% dos alunos em programas pós-escola passam os exames 20 horas de aulas de matemática pós-escola fornecidas Orientação pedagógica pós- escola é oferecida Professores pós-escola contratados e espaço de sala de aula garantido para aprendizado Muitos estudantes não são capazes de frequentar a universidade porque eles não estão preparados para os exames de fim ano IMPACTO RESULTADO PRODUÇÃO ATIVIDADE/ PROGRAMA 9. Exemplo 1 Aqui está um exemplo de como um quadro lógico pode parecer para uma organização que realiza programas pós horário escolar e de orientação. Este começa com o problema que a comunidade está enfrentando - começa no final da página (veja o prolema); Para o Quadro lógico, primeiro, usa-se os recursos de entrada (leia recursos de entrada); Em seguida, Atividade /Programa (leia Atividade /Programa); De produção se resulta os Resultados (leia resultados); Finalmente, este resulta em impacto (lei impacto). RECURSOS DE ENTRADA PROBLEMA

Sua vez: a estrutura lógica Agora você! PROMBLEMA As taxas de conclusão do ensino secundário feminino são baixas [5 minutos] 95 em cada 100 meninas completam educação secundária Mais meninas buscam ativamente o ensino superior universitário $800 arrecadados para financiar bolsas de estudos Bolsas de estudo para que meninas possam frequentar a escola secundária 100 meninas recebem bolsas de estudos 1. 2. 3. 4. 5. IMPACTO RESULTADO 10. Prática de combinação Agora é a sua vez de praticar. Combine cada parte da descrição do programa do lado esquerdo com a palavra-chave correspondente à direita! Se você quiser escrever e desenhar linhas use a planilha 1 pergunta 2. Você tem 5 minutos! (Uma vez que os três minutos passarem clique para ver as respostas e discutir.) PRODUÇÃO ATIVIDADE/ PROGRAMA ENTRADA DE RECURSOS

M&A para GFC: Frases do Resultado e Relatórios Ao preencher o pedido de subsídio para GFC anualmente, você deve inserir as informações sobre o “resultados” que a sua organização vai apresentar em um relatório para a GFC. Estas perguntas na inscrição são baseadas no quadro de estrutura lógica, as quais lhe ajudam a determinar os resultados principais do seu programa e quão bem você está realizando-os. Ao preencher o pedido inicial de subsídio para o GFC você deverá responder as perguntas mostradas aqui. (Progresso e imagem irão aparecer.) Essas perguntas iniciais ajudarão a sua organização e seu oficial de programa à determinar oque deverá ser reportado ao GFC durante toda a sua relação de desembolso de subsídio do GFC. A Perguntas tem o propósito de ajudá-lo a desenvolver: uma frase concisa descrevendo o resultado do programa que distingue oque a sua organização faz (o objetivo principal/e o resultado); como a sua organização realiza estes objetivos (atividades e programas); quem a sua organização atende (a população específica de crianças com quem você trabalha); quantas crianças foram beneficiadas durante o ano passado e uma estimativa de quantas crianças serão beneficiadas no ano que vem. Na página de inscrição há categorias em menu suspenso para lhe auxiliar a responder as perguntas, você também pode digitar suas próprias respostas. Falaremos mais sobre a criação de frases de resultados nos próximos slides. (Clique para avançar e fazer esta imagem desaparecer). (Clique para avançar e fazer a nova imagem aparecer). Para a renovação e pedidos de subsídio principal/final, você será deverá informar o resultado que foi determinado por você e seu oficial de programa durante o primeiro ano de sua concessão. Em casos raros, o resultado do programa que a organização relata pode mudar, mas isso é muito raro e faz com que o monitorando do seu progresso seja mais desafiador. Quando você informar sobre o número ou a porcentagem de crianças beneficiadas pelo seu programa na sua inscrição, esta informação será então enviada para a equipe de trabalho e o conselho do GFC. Os mesmos irão analisar o seu progresso em um formulário de recomendação de subsídio. (Clique para mostrar uma imagem exemplo.) Por exemplo, esta organização reporta seus resultados em número de crianças atendidas e podemos ver que ao longo dos anos seus programas continuam alcançando ainda mais crianças. Uma coleta exata de dados para a representação dos seus resultados é uma parte muito importante para seu processo de candidatura. Agora, vamos discutir como escrever uma frase perfeita sobre seu os seus resultados tanto para pedidos de subsídios do GFC como para outros potenciais doadores.

Medidas SMART/INTELIGENTES Resultado do programa: Objetivo do programa O obejtivo do programa deve ser SMART/INTELIGENTE S= Specific (Específico) M=Measurable (Mensurável) A=Appropriate (Apropriado) R=Realistic (Realista) T=Timely (Em Tempo) 12. Medidas INTELIGENTES Um dos termos-chave que discutimos anteriormente é o resultado do programa. Devemos ser inteligentes ao medir resultados do programa. Resultado de um programa é o objetivo de um programa e para medir esse objetivo, ele tem que ser INTELIGENTE (SMART). (Leia acima) Específico - defina claramente com quem você está trabalhando, sobre oque seu projeto é, e quem faz oque na sua organização Mensurável - algo que você pode contar ou medir Apropriado - corresponde ao trabalho que você está fazendo e atende às necessidades de sua comunidade Realista - algo que você pode realizar com os recursos que você tem Em Tempo – seja específico sobre prazos de planejamento de realização dos seus objetivos e realistas sobre quando esses objetivos podem ser cumpridos

Esta frase do resultado é SMART/INTELIGENTE? Agora você! [5 minutos] “Crianças vítimas de tráfico infantil voltam para a escola.” S: Específico – Sim. Crianças tráficadas. Não. Quantos estudantes? Que tipo de escola? M: Mensurável – Não. Quantos estudantes é o objetivo? A: Apropriado – Talvez? Há crianças na comunidade que são traficadas e que necessitam de educação formal? R: Realístico – Talvez? A organização consegue estender seu alcance a esses alunos e inscrevê-los na escola? T: Em Tempo – Não. Em que prazo estas crianças voltarão à escola? 13. Este resultado é SMART/INTELIGENTE? Você tem 5 minutos para decidir em grupo se este resultado é "inteligente". Olhe na folha 1, pergunta 3. (Clique avançar para mostrar o resultado revisado) O resultado revisado é inteligente porque o que é específico (46 crianças anteriormente traficadas), mensurável ​​(46 crianças no ano passado), apropriado e realista (entendemos que esta frase do resultado atende às necessidades da comunidade e que a organização tem os recursos de entrada necessários para realizar o projeto), e em tempo porque ocorre em um período de um ano. “Com base em registros escolares, no ano passado 46 crianças anteriormente traficadas foram reintegradas ao ensino formal.”

Frase do Resultado para GFC # ou % (4) Oquê? (1) Como? (2) Quem? (3) Ano passado 66% dos participantes do programa foram matriculados na escola com base em estatísticas locais.   1. A respeito do programa que você administra, que resultado (mudança) sua organização pode medir? 2. Como que sua organização coleta de dados (medidas) para este resultado? 3. Quem é beneficiado neste medida de resultado?     4. Quanto custou e quantas crianças foram contadas pela organização para chegar a este objetivo no ano passado?          Oquê/Que Como Quem Quando Quanto 14. Frases do resultados para GFC Aqui está a fórmula que a GFC usa em suas propostas. Esta lhe faz perguntas para ajudá-lo a criar uma frase do resultado. Observe como o exemplo de frase do resultado é "inteligente". Específico - matriculados na escola formal Mensuráveis ​​- Estatísticas de escolas locais e da porcentagem de estudantes (66%) Apropriado – participantes do programa (não outros). [Entendemos que este projeto atende as necessidades dos participantes do programa.] Realista - Depende da organização - 66% é alcançável? Em tempo - Um ano - "no ano passado" As perguntas que o GFC pede para ajudá-lo a determinar a sua frase do resultado são: 1. A respeito do programa que você administra, que resultado (mudança) sua organização pode medir?   2. Como que sua organização coleta de dados (medidas) para este resultado? 3. Quem é beneficiado nesta medida de resultado?     4. Quanto custou e quantas crianças foram contadas pela organização para chegar a este objetivo no ano passado?         

Coloque as partes desta frase do resultado na ordem correta Agora você! com base em estatísticas de registros de emprego ano passado empregos garantidos com sucesso após treinamento 55% dos jovens com deficiência **No ano passado, de acordo com estatísticas de registros de emprego, 55% dos jovens com deficiência foram empregados com sucesso após o treinamento. [2 minutos] 15. Pratique pedir a Frase do Resultado Agora que aprendemos como as frases do resultado são organizadas para GFC podemos praticar! Você tem 2 minutos para trabalhar em grupo e tentar colocar esta frase juntos. Olhe na planilha 1, pergunta 4. # ou % Oquê? Como? Quem? No ano passado 66% dos participantes do program foram matriculados na escola forma de acordo com estatísticas escolas locais.

Prática: Escreva uma Frase do Resultado para GFC Agora você! [6 minutes] Use as perguntas a seguir para determinar qual resultado do programa que sua organização gostaria de relatar para o The Global Fund for Children.   1. Para o programa que você executa, que tipo de resultado (mudança) sua organização pode medir? 2. Como que a sua organização coleta dados (medidas) para este resultado? 3. Quem é benefíciado neste desfecho?     4. Quanto dinheiro/quantas crianças sua a organização contou para alcançar o objetivo do resultado no ano passado?           16. Prática de escrita da frase do resultado De exemplos de inscrições de subsídios. (Determinado pelo oficial do programa.) Agora é a sua vez de trabalhar na sua frase do resultado para o projeto de sua organização. Trabalhe em grupo e decida como a frase do resultado será. Você tem 6 minutos. Se você não tem certeza ou gostaria de ajuda, mande um email para o seu oficial de programa mais tarde. Não esqueça de inlcuir o seu exemplo de frase e suas perguntas. Olhe na folha, 1 pergunta 5. Ano passado _(4)__ dos (3) eram (1) de acordo com (2) .

Porquê? Facilita monitoramento e avaliação Onde você pode obter dados? Seus próprios registros Organizaçðes locais Ferramentas: questões a considerar: Quem coleta os dados, como e quando? Onde são armazenados os dados e como ele são organizados? Outros recursos: Minha website M&A sobre como coletar dados: http://www.mymande.org/howto- recomm-page?q=node/94 Coletando Dados Mantendo controle dos recursos, número de participantes, e o que aconteceu durante o seu programa de uma forma consistente e de um modo repetitivo. 17. Introdução a coleta de dados Você pode coletar dados de uma variedade de fontes. Para a maioria das organizações, elas coletam dados mantendo bons registros de assiduidade, participação, pesquisas, registros financeiros e outros. Você também pode trabalhar com outras organizações locais, sejam ONGs ou com o governo. Por exemplo, você pode conversar com os diretores de escolas sobre taxas de aprovação ou quadros gerais de estatísticas. Para a coleta de dados de boa qualidade você precisa ter as ferramentas certas. Muitas vezes, as ferramentas corretas nos levam a coletar dados de uma forma na qual não importe quem colete os dados, pois o resultado será o mesmo. Os dados devem ser coletados da mesma maneira todas as vezes. Para o seu beneficío, estabeleça um procedimento para que você saiba quem está coletando dados, quando e como eles serão coletados. Por exemplo, se você deseja contar o número de crianças que frequentam seus programas pós-escolares durante a semana, ou diariamente, você deve responsabilizar alguém que garanta que todas as crianças assinem a chamada, e que a mesma forma de chamada seja usada todas as vezes. Desta maneira você pode comparar informações de mês a mês, ano a ano. Depois que os dados são coletados, você tem que saber como eles serão armazenados e organizados. Para diferentes organizações este processo pode ter significados diferentes, mas geralmente este processo significa usar uma planilha de Excel ou o seu computador, sendo que este tem todas as informações e é atualizado frequentemente. Finalmente, é importante usar os dados que você coletou. A coleta de dados durante um período de tempo permite que você veja certas tendências e tome decisões com base no que você encontra. Por exemplo, você pode perceber que um grande número de crianças não comparecem no jogo do futebol nas segundas-feiras, mas que muitas comparecem em execesso nos sábados. Depois de falar com as crianças para determinar o porquê disso, você pode alterar o seu programa para ter mais técnicos/professores nos sábados. Você também pode mudar o horário ou ter menos professores na segunda-feira. Estes são alguns dos desafios comuns para a coleta de dados: Nem todos os resultados são contáveis​​. Pode haver mudanças no comportamento ou atitude. Alguns resultados podem demorar mais de um ano para se tornar evidente. É difícil medir o impacto que o seu programa tem. Por exemplo, é fácil dizer quantas crianças beneficiadas estão indo a escola, mas se você está tentando reduzir o tráfico infantil, como você pode medir a sua influência nessa área? Para mais informações sobre como lidar com esses desafios, veja o link e os outros recursos fornecidos na página seguinte.

Recursos Adicionais Centro de Aprendizado M&A https://training.measureevaluation.org Meu M&A http://www.mymande.org/elearning Global Health E-Learning http://www.globalhealthlearning.org Crianças & Avaliação http://betterevaluation.org/themes/ev aluation_and_children Estudos M&A http://mnestudies.com Fórum Pan Asia-Africa RBM&E http://learnmandeforum.com Recursos Adicionais 18. Recursos adicionais Aqui estão alguns recursos adicionais para ajudá-lo a aprender mais sobre o monitoramento e avaliação. Há mais webinars e ferramentas disponíveis para ajudá-lo a coletar dados e medir o seu impacto. Esta não é uma lista completa de todos os recursos disponíveis, se você souber de uma outra grande formação de M & A, por favor avise-nos para que possamos compartilhá-la com outros beneficiários.

Que mudanças você pode fazer em seu trabalho hoje? Oquê você aprendeu? Que mudanças você pode fazer em seu trabalho hoje? Agora você [5 minutos] 19. Reflexão Nós conversamos sobre vários assuntos diferentes durante este webinar. Em cinco minutos anote três mudanças que você pode fazer em seu projeto e programa hoje na planilha 1, pergunta 6. Você vai ser convidado a escrever suas respostas no final de este webnar, então seja meticuloso em suas respostas! Por favor, anote três mudanças que você pode fazer que irá melhorar o M&A de sua organização.

Contato: Mudança depende do PO Por favor, complete a pesquisa de acompanha-mento! 20. Obrigado Obrigado por participar neste webinar. Para que você possa receber o seu certificado de M & A do GFC, você deve concluir esta pesquisa de acompanhamento aqui. Por favor, clique no link na tela de bate-papo, este lhe levará para a página da pesquisa agora. Se você tem alguma dúvida sobre as informações que discutimos hoje, por favor contate o seu oficial de programa regional. Obrigado! Obrigado Contato: Mudança depende do PO