Webquest como recurso pedagógico na EaD

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva.
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Educação Digital Andréia & Lúcia Projeto: Tecnologias na educação.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA TUTORIA: UM SERVIÇO DE APOIO AO ALUNO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AUTORES: THAIS ELENA CARVALHO COELHO - RU.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
desafio de pesquisar na rede
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
WebQuests e o futuro O papel do professor no ciberespaço.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Motivação e Expectativas
O papel do conteudista.
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Webquest.
Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
WEBQUEST.
Ambientes Virtuais na Educação
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Profa. Reane Franco Goulart
Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
INTERATIVIDADE??? Uma atividade que envolve interação, é uma troca comunicativa entre indivíduos e meios, em EAD, a palavra-chave no processo educativo.
Questões Estratégicas para o Desenvolvimento da EAD
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Projetos em Internet: o Webquest como Pesquisa Orientada.
Tecnologias na educação a distância IntroduçãoIntrodução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Créditos ReferênciasTarefaProcessoRecursosAvaliaçãoConclusãoCréditosReferências.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
vídeo
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
H ISTÓRIA DO D ESIGN I NSTRUCIONAL Conteúdos para EaD Profª. Janaina Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Webquest como recurso pedagógico na EaD I Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas Webquest como recurso pedagógico na EaD Camila Gonçalves dos Santos ( UCPEL/UFPEL)

Estrutura da apresentação Objetivo Justificativa Produção de materiais na EaD Webquest Webquest e EaD: um par perfeito? Considerações finais

Objetivo Este trabalho tem como objetivo tecer reflexões sobre a produção de materiais na modalidade a distância, apontando a metodologia Webquest como recurso pedagógico na EaD.

Prática em EaD - Tutoria Leituras do mestrado sobre Webquest Reuniões e reflexões no grupo de pesquisa Prática em EaD - Tutoria Prática em EaD – Professor Pesquisador II

Justificativa Preocupação em articular conteúdos e objetivos A EAD não se resume a um material instrucional que apresenta uma seqüência ordenada de conteúdos, apresentada de forma que o educando possa assimilá-los (SILVA;LIMA;PEREIRA, 2007, p. 3) Preocupação com a lógica interna do conteúdo (SILVA;LIMA;PEREIRA, 2007)

Ainda segundo os autores... Processo educativo Transformá-los em conhecimento Compreender conceitos

Pesquisar é preciso Será que os materiais em cursos online contribuem para a formação do aluno como pesquisador? Será que as atividades propostas fazem com que os alunos se tornem críticos, pesquisadores, criativos e atuante para produzir conhecimento? Segundo Padilha (2006) o ensino superior não tem alcançado qualidade significativa no aprendizado, uma vez que quando os alunos são pedidos para pesquisar na web esses acabam copiando e colando informações, ao invés de utilizar a pesquisa em seu benefício e estratégia de ensino.

O uso da internet

Metodologia Webquest Uso orientado da internet Tarefas onde toda a informação é proveniente da internet Aprendizagem colaborativa Professor - Autor

Quando tudo começou A ideia surgiu em 1995 na Universidade Estadual da Califórnia . Criar softwares educacionais que estivessem ligados a um contexto onde as pessoas pudessem buscar informações referentes ao mesmo e transformá-las em conhecimento. O projeto piloto foi além das suas expectativas, pois os alunos participaram ativamente das tarefas e alcançaram domínio significativo do conteúdo.

O que é uma Webquest? WEB – teia, tecido, rede QUEST – pesquisa , procura, grupo enviado para executar uma busca Uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet. ( DODGE,1995)

Créditos Introdução Conclusão Tarefa Processo e recurso Avaliação

Exemplo de Webquests Webquest destinada ao ensino de Inglês como LE

Tipos de Tarefa - Taskonomia

Teorias Vygotsky Jean Piaget Ambiente Construcionista Interação Seymor Paper Ambiente Construcionista Vygotsky Interação Jean Piaget Construtivismo O conhecimento é construído pelo indivíduo em consequência das interações do meio. No meio construtivista o aluno deve ser estimulado a conhecer o novo, vivenciar experiências e refletir sobre elas. Construção do conhecimento como um processo social que envolve negociações entre os indivíduos. Utiliza este termo para caracterizar ambientes construtivistas em que o aluno realmente constróis algum produto de interesse se houver engajamento, afetividade e vontade.

Webquest e EaD- um par perfeito? Segundo Mercado e Viana (2004, p. 23), o uso da metodologia de WebQuest, pode ser uma alternativa pedagógica, que permite: garantir acesso a informações autênticas e atualizadas; romper as fronteiras da aula; promover aprendizagem colaborativa; desenvolver habilidades cognitivas; transformar ativamente informações; incentivar criatividade; favorecer o trabalho de autoria dos professores; favorecer o compartilhar de saberes pedagógicos.

Segundo Moran(2000) Educação a distância não é só um "fast-food" onde o aluno vai lá e se serve de algo pronto. Educação a distância é ajudar os participantes a que equilibrem as necessidades e habilidades pessoais com a participação em grupos -presenciais e virtuais - onde avançamos rapidamente, trocamos experiências, dúvidas e resultados.

Profissionais que trabalham Limitações Tutores a distância Tutores presenciais Professores pesquisadores Profissionais que trabalham com EaD Calendário do curso Aulas presenciais

Considerações finais “ Vivemos num mundo onde as coisas estão sempre mudando, o que não significa que elas estão sendo substituídas por outras, mas sofrendo um processo de evolução, muitas vezes incorporando elementos umas das outras. A televisão não substituiu o rádio, o avião não substituiu o navio ? como o computador não substituirá o professor e o ensino a distância não substituirá o ensino presencial (...) Na medida em que todos esses elementos vão interagindo entre si, criando uma espécie de distribuição complementar, expressões como ensino por computador ou ensino presencial vão desaparecer; haverá apenas ensino, incorporando naturalmente as diferentes tecnologias.” ( LEFFA, 2002, p.22)

Referências bibliográficas BARBOSA, Lisbete Madsen e ABAR, Celina A. A. P WEBQUEST - Um desafio para o professor! São Paulo: Avercamp, 2008. DODGE,B. Some Thoughts about Webquests. Disponível em: http://webquest.sdsu.edu/about_webquests.html LEFFA, V. J. O ensino de línguas estrangeiras nas comunidades virtuais. In: IV SEMINÁRIO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, 2001, Goiânia. Anais do IV Seminário de Línguas Estrangeiras. Goiânia: UFG, 2002. v. 1, p. 95-108. MERCADO, L.P.L.e VIANA, M.A.P. Projetos Utilizando Internet: A. Metodologia WebQuest na Prática. Maceió-AL: Q Gráfica/Marista. 2004. MORAN COSTAS, José Manuel . Ensino e Aprendizagem inovadores com Tecnologias. Informática na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 137-144, 2000. PADILHA, Maria A. S. Pesquisa de conteúdos na Web: copiar e colar ou estratégia para construção do conhecimento? 2006. SILVA, J. R. A. ; LIMA, Rita de Cássia da Costa ; PEREIRA, Denize Conceição Miranda . Educação a distância: o pedagogo produzindo material didático. Rio de Janeiro, 2007.