DQS-UL Management Systems Solutions © Treinamento para auditores 2011 Revisão de 2010 Perspectives para o futuro Novos desafios Dezée Mineiro Michael Drechsel 1
DQS-UL Management Systems Solutions © 2 2 DQS-UL 2010 mundialmente © DQS GmbH Germany dias /auditores (2009: ) Mais de 500 funcionários e auditores Receita total 93 € mil. (2009: € 89 mil.) Receita total 93 € mil. (2009: € 89 mil.) 78 escritórios em 55 paises
DQS-UL Management Systems Solutions © 2010: Recuperação da crise econômica Impacto da crise econômica global - impacto diferente em cada país (clientes, faturamento, liquidez, …) Nossa resposta as condições críticas do mercado (melhores serviços, controlar fluxo de caixa, flexibilidade,..) Progresso na integração DQS - UL MSS Relatório harmonizado Unificação da certificação ISO/TS na IATF Manual / Diretrizes corporativas Sistema TI integrado Unificação de certificados
DQS-UL Management Systems Solutions © Revisão 2010 Crescimento com clientes, certificados e faturamento Crescimento no portfólio de serviços oferecidos Crescimento na quantidade de funcionários Progresso em processos e desempenho sites certificados, mundialmente Membro da IQNet
DQS-UL Management Systems Solutions © DQS-UL auditores mundialmente Auditores por continente Europa1, % Ásia % África1818.6% America do Norte1416.7% America do Sul1155.5% Australia130.6% Outros45 Total (ativos)2,145100% Top 10Ramo / EACNúmero de auditores 1352,353Servicos 2172,077Metal 3191,971Elétrico 4181,737Máquinas e equipamentos 5141,705Borracha / Plástico 6341,137Serviços de engenharia 7121,090Química 8291,061Comércio TI Veículos
DQS-UL Management Systems Solutions © Desenvolvimento dos negócios - mundial Auditores / dias (total): Faturamento (milhões Euro): Satisfação do cliente, auditor: Satisfação do cliente, serviço: Tempo de entrega, relatório: Planejamento antecipado (90 dias): 2009 resultado 2010 meta 2010 resultado 2011 meta ,6100,092,5100,0 4,46≥ 4,64,62≥ 4,6 4,35≥ 4,34,37≥ 4, dias17,314 dias 53 %80 %53 %80% (consolidado Grupo DQS UL MSS)
DQS-UL Management Systems Solutions © Desenvolvimento dos negócios - Brasil Auditores / dias (total): Satisfação do cliente, auditor: Satisfação do cliente, serviço: Tempo de entrega, relatório: Planejamento antecipado (90 dias): 2009 resultado 2010 meta 2010 resultado 2011 meta ,8≥ 4,654,83≥ 4,65 4,55≥ 4,44,63≥ 4,4 16 dias14 dias24,3314 dias 74 %80 %71,3980%
DQS-UL Management Systems Solutions © Tempo de entrega de relatórios Último dia da auditoria Entrega do relatório ,5 dias 14,5 dias 6 dias10 dias 22 dias 16 dias 24 dias 12,64 dias 11,69 dias Temos que trabalhar juntos para melhorar! Meta total: 14 dias Auditor: 7 dias Escritório: 7 dias MetaResultado 14 dias
DQS-UL Management Systems Solutions © Certificados DQS-UL no Brasil ISO ISO ISO/TS VDA VDA StvR/KBA444 OHSAS ISO ISO ISO VerificAR233 IFS/BRC221 PRODIR035 SASSMAQ SA NBR Medical Device111
DQS-UL Management Systems Solutions © Distribuição dos a/ds por produto/serviço NormaA/D em 2010 ISO ,5 Automotive: ISO/TS / VDA / KBA730 ISO OHSAS SASSMAQ79,5 TI (27001 / )33 Resp. Social: SA 8000, NBR 16001, Verificar19 Alimentos: IFS, BRC, GMP7 Outras:38 Total:3.506
DQS-UL Management Systems Solutions © Atualidades no Brasil Produtos e serviços (apresentados em 2010): Sindilav (PQMS-L) - não progrediu PMMVD - segue muito fraco PRODIR - segue em frente Avaliação dos distribuidores da SIEMENS (GoForward) - parado Novos produtos: Normas de alimentos (GFSI / BRC / IFS) ISO Risk Management (Curso junho 2010 com Dr. Sadek) ISO Gestão de Energia Novos clientes: Várias transferências de outros OCCs para DQS Ex.: Clariant, Bradesco, Cimpal, GVS do Brasil, Tecnowork, etc
DQS-UL Management Systems Solutions © Empresa de certificação e auditorias internacionalmente aceita Preferido pelos funcionários e parceiros (auditores) Rentável com crescimento sustentável Intenção estratégica Missão: Queremos ser o parceiro preferido para auditorias e certificações de sistemas de gestão Apreciado pelos clientes como um parceiro que agrega valor
DQS-UL Management Systems Solutions © Intenção estratégica Política da Qualidade: A DQS quer ser o parceiro preferido das organizações para certificação e avaliações. Processo orientado de avaliação com foco na eficácia dos sistemas de gestão deve resultar em geração de serviços da DQS mensuráveis , valor agregado para o cliente. A DQS melhora continuamente a eficácia do seu sistema de gestão da qualidade.
DQS-UL Management Systems Solutions © Missão / necessidades de ação Apreciado pelos clientes como um parceiro que agrega valor Valor agregado percebido pelo cliente Perceber e atender expectativas Qualidade do serviço
DQS-UL Management Systems Solutions © O auditor típico da DQS UL auditores representam DQS-UL. Qual é o perfil do auditor típico? masculino externo / subcontratado Acima de 55 Educação técnica 17 anos de experiência de auditoria Especialista em ISO 9001 (GQ) Como será o perfil do auditor típica daqui a 5 anos?
DQS-UL Management Systems Solutions © Perspectivas de 2011 para frente Economia global está aquecendo Novas tecnologias Novas tendências (sustentabilidade, TI, alimentos,....) Mais e mais clientes esperam serviços além do certificado tradicional de GQ. Esses clientes esperam: impulsos (valor agregado percebido) e Serviços adicionais (novas normas, serviços relacionados a projetos específicos e soluções individualizadas)
DQS-UL Management Systems Solutions © Muito obrigado! Quais os aspectos mais importantes para mim? Gostaria falar um pouco mais sobre..... Discussão nas mesas: 10 minutos Apresentação / respostas: 20 minutos