Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Física PPG em Física Mestrado Coordenadora: Profa. Maria Cristina Andreolli Lopes Vice-Coordenador:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O CNPq E A COOPERAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA AMÉRICA DO SUL XL Reunião da RECyT 22 de outubro de 2008.
Advertisements

O PNPG E A PG NA PSICOLOGIA
CPA – COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FIQUE SABENDO Porto Velho 2010/2011.
Mestrado Profissional em Saúde Coletiva
Avaliação dos cursos que obtiveram nota 4 no último triênio Maria Inês Schmidt Mariangela Cherchiglia Reunião Capes e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO TRIÊNIO 04/06. 1.Proposta do Programa (a) a(s) área(s) de concentração devem delimitar de maneira clara o objeto de especialidade.
GT Engenharias Profa. Ofélia de Q. Fernandes Araújo – UFRJ Prof. Mário Yoshikazu Miyake – IPT Prof. Vahan Agopian - USP.
QUÍMICA 2005 a 2009 IRENE GARCIA. INSTITUTO DE QUÍMICA E GEOCIÊNCIAS Fundado em 1969 (2778 M^2) Constituído de Três Departamentos Cursos Química Bacharelado,
Mestrado Profissional em Ensino de Física
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
República Federativa do Brasil Ministério da Educação Rede Federal de Educação, Profissional Científica e Tecnológica.
Emmanuel Zagury Tourinho Antonio Virgílio Bittencourt Bastos.
Educação Superior e o Sistema Nacional de C&T Ministério da Ciência e Tecnologia Antonio Ibañez 19 de junho de 2009 ASSESSORIA DE COORDENAÇÃO DOS FUNDOS.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
II Seminário Internacional
ASP/CSM 08/11/10 Últimas Atualizações: * Decreto nº7106/10-PR * Resolução nº028/10-COU.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia.
Cléria Bittar Bueno Vice Coordenadora do PPG/PS da Universidade de
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
DINÂMICA DO ESTADO EXCITADO EM SISTEMAS LUMINESCENTES
SUBPROJETO - CFM Materiais nanoestruturados e transições de fase na cromodinâmica quântica.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Curso de Especialização em Educação a Distância
& Potenciais fontes de financiamento da parceria entre ANUIES
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Física Centro: CCNE Área de avaliação: Astronomia/Física.
Indicadores de Evaluación Institucional de la UFRGS Prof. Daltro José Nunes (Secretario de Evaluación Institucional UFRGS)
Integração para o Fortalecimento da Pós-Graduação: Experiências das IES Paranaenses Aldo Nelson Bona Reitor da UNICENTRO Berenice Quinzani Jordão Reitora.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Processos Centro: Tecnologia Área de.
Fonte: Documento APCN V. Ficha de Avaliação para o Triênio – ANEXO I Quesitos / ItensPeso * * Definições e Comentários sobre o Quesito/Itens.
A realidade atual do ensino de ciências no ensino médio: avaliação.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
BOAS VINDAS Instituto de Ciência e Tecnologia ICT – UNIFESP – SJC Por: Armando Z. Milioni Diretor Acadêmico do Campus Em: 21 de fevereiro de 2011.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
Programa de Pós-graduação em Meteorologia Departamento de Física / CCNE Conceito na Capes: 4 Início do Curso:  Mestrado: 2008 Simone E. Teleginski Ferraz.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA Centro: CIÊNCIAS RURAIS.
Centro de Física Universidade do Minho (CFUM)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Exatas e da Terra Programa de Formação de Recursos Humanos em Geologia, Geofísica e Informática.
CAMPUS UNIVERSITÁRIO PROF. ALBERTO CARVALHO ITABAIANA-SE.
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
PIBID Total de custeio do projeto ,00
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciência Naturais e Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Criação.
Universidade Federal do Espírito Santo Laboratório de Computação de Alto Desempenho - LCAD Laboratório de Computação de Alto Desempenho – LCAD Prof. Alberto.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Distúrbios da Comunicação Humana Centro: CCS Área.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissional em Patrimônio.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-Graduação em Matemática Centro: CCNE Área de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Patrimônio Cultural Centro: CCSH Área de avaliação:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Informática Conceito.
III SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-graduação em Química Centro de Ciências Naturais.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Matemática Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Workshop de Acompanhamento (2007 e 2008) Matemática, Probabilidade e Estatística Programa de Pós-Graduação em Matemática Universidade Federal do Amazonas.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agronomia Conceito na Capes: 5 Início do Curso:
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Ciências Farmacêuticas Centro: Ciências da Saúde.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Mestrado Profissional em Ciências da Saúde.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
O Mestrado Profissional em Ensino de Física do IF-UFRJ Carlos Eduardo Aguiar Instituto de Física - UFRJ outubro 2014.
Critérios de Avaliação Triênio Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Novembro / 2009.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Física PPG em Física Mestrado Coordenadora: Profa. Maria Cristina Andreolli Lopes Vice-Coordenador: Prof. Sócrates de Oliveira Dantas

Evolução do Programa Mestrado: Início 1999 (nível 3) 2006 (nível 4) Home-page: Ingresso: Tradicional, análise de curriculum vitae, entrevistas, cartas de recomendação (~20% recusa). (Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Amazonas,...) Controle do andamento de desempenho de alunos e projetos. Programa é semelhante ao padrão no Brasil.

Áreas de Atuação do PPG/Mestrado em Física Área de ConcentraçãoLinha de Pesquisa Física da Matéria Condensada (teoria) -Estudo de Materiais para Nanociências. -Nanociências e Materiais Nano-estruturados. -Estrutura Eletrônica de Moléculas Orgânicas com Aplicações Biológicas e Tecnológicas. -Simulação Computacional de Superfícies. -Física Computacional. Teoria Quântica de Campos (teoria) - Modelos Cosmológicos para Explicar o Início do Universo e sua Presente Expansão Acelerada. -Teorias de Gravitação alternativas a Relatividade Geral. -Teoria de Sistemas Vinculados. Óptica e Ciências de Materiais (experim.) - Espectroscopia de Materiais (Parceria com a EMBRAPA). - Produção de Materiais Vítreos e Filmes Finos (Parceria com a NASA). -Interferometria, Holografia, Fotoacústica e Capacidade Térmica. -Física Ótica Aplicada (Parceria com a MENNO). Fisica Atômica e Molecular (experim.) -Estudo de poluentes da atmosfera; estudo de biocombustíveis. -Espectroscopia de Massa (Parceria com os Departamentos de Biologia, Farmácia, Química e com a EMBRAPA)

Evolução do Corpo Docente 2007: (23 DF) 16 professores PPG, sendo 12 permanentes e 4 colaboradores; 6 PQ, 3 PPM (FAPEMIG) - (50%) 2008: (23 DF) 17 professores PPG, sendo 14 permanentes e 3 colaboradores; 11PQ, 5 PPM (FAPEMIG) - (78%) 2009: (34 DF) 20 (+ 5 professores PPG), sendo 16 permanentes e 4 colaboradores; 14 PQ, 2 PPM (FAPEMIG) - (87%) 7 experimentais (Física Atômica e Molecular, Óptica, Matéria Condensada) e 9 teóricos (E/T~0,7) Concursos recentes (2010) esperando a contratação de 3 experimentais. Projeção: 2012: 40 professores ( PPG) !!!!!! ( 78 %)

Evolução do Corpo Docente (Federais=8h/aula, Grad/Pós) Prof. Bernhard Johannes Lesche (experimental) Prof. Fábio Zappa (experimental) - bolsista PQ 2 Prof. Fernando Sato (teórico) - bolsista PQ 2 Prof. Gil de Oliveira Neto (teórico) - bolsista PQ 2 Prof. Guilherme de Berredo Peixoto (teórico) bolsista PQ 2 Prof. Ilya Lvovich Shapiro (teórico) - bolsista PQ 1C Prof. Jens Karl Heinz Mund (teórico) - bolsista PQ 2 Profa. Maria Cristina Andreolli Lopes (experimental) bolsista PQ 2 e PPM Profa. Maria José Valenzuela Bell (experimental) - bolsista PQ 2 e PPM Prof. Pablo Zimmermann Coura (teórico) - bolsista PQ 2 Prof. Sidiney de Andrade Leonel (teórico) - bolsista PQ 2 Prof. Sócrates de Oliveira Dantas (teórico) - bolsista PQ 1D Prof. Virgílio de Carvalho dos Anjos (experimental) Prof. Wilson de Souza Melo (experimental) - bolsista PQ 2 Prof. Wilson Oliveira (teórico) - bolsista PQ 2 Profa. Maria Zélia da Costa Ludwig (experimental) - - bolsista PQ 2

Índice de discente por docente permanente do programa (UFJF) Alunos Matriculados Defesas 837 Novos Alunos 6814 Média Discente/Docente 1,501,351,44

Distribuição de fomento das bolsas do PPG-Mestrado em Física Agências% CAPES52 CAPES/Reuni9 FAPEMIG13 APG/UFJF9 CNPq4 Sem Bolsa13

Tempo de conclusão de dissertações No. de dissertações defendidas: 44 Tempo de conclusão das dissertações (UFJF) é em média 24,2 meses Os egressos são absorvidos em nosso PPG- Doutorado e nos programas da UFMG, UFRJ, UFF, e outras além de serem contratados em Universidades Particulares, CEFET´s,...

Produção Científica Docentes Permanentes 31 (~2,6) 24 (~1,7) 33 (~2,0) Participação de discentes 621 Nosso problema! Produção de egressos!

Captação de Recursos Financeiros do PPG/Mestrado-Física 70 projetos nos últimos 5 anos (CNPq, FAPEMIG, FINEP, CAPES, UFJF, SEP, etc.) R$ ,00 (EQUIPAMENTOS!!!) CTINFRA R$210 mil(2007); R$600 mil (2008); R$210 mil (2009) CAPES/Pró-equipamentos R$300 mil (2008); R$206 mil (2009).

Produção do PPG - Física Registro de 4 patentes por professores do programa UFJF. Publicações em Periódicos de Circulação Internacional mostra um crescimento sistemático últimos 5 anos 122 artigos!

Infraestrutura do PPG/Mestrado Salas com no máximo 4 alunos; Biblioteca própria; Todos possuem computador com internet; Laboratórios experimentais, Laboratórios de computação; Oficina mecânica para atender os laboratórios experimentais; Incremento de 300m 2 neste semestre com previsão de mais 800m 2 (em 2011); Construção de prédio próprio para o PPG entre

Intercâmbios Internacionais Universidade de Queensland, Austrália; Universidade Estadual do Kansas, USA; Instituto Nacional da Física da Matéria e Departamento de Física A. Volta, Itália; Grupo de Física de Semicondutores da Universidade de Nottingham, Reino Unido; National Institute of Deafness and Other Communication Disorders, NIH, USA; Departamento de Física da Universidade de Bolonha, Itália; Departamento de Química da University of Southern California, USA; California State University Fullerton CSUF/USA; Universidade de Coimbra – Departamento de Física, Coimbra, Portugal; Universidade de Barcelona, Espanha; Universidade Pedagógica de Tomsk, Rússia; Universidade de Linköping, na Suécia; Steklov Mathematical Institute, Moscou, Rússia; Laboratoire de Physique des Lasers do Institute Galilée, Université Paris XIII, França; Universidade do Texas-Dallas e do Nanotech Institute, USA; California Institute of Technoly, Caltech, USA;

Muito Obrigado! 50 anos!