Mestrado Profissional em Matemática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO: GRANDE ÁREA DE SAÚDE Triênio 2004/2006
Advertisements

Avaliação dos cursos que obtiveram nota 4 no último triênio Maria Inês Schmidt Mariangela Cherchiglia Reunião Capes e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação.
GT Engenharias Profa. Ofélia de Q. Fernandes Araújo – UFRJ Prof. Mário Yoshikazu Miyake – IPT Prof. Vahan Agopian - USP.
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
Mestrado Profissional em Ensino de Física
Bacharelado em Sistemas de Informação
Resultados da Auto-Avaliação do curso de Ciência da Computação da UFPB
Programa de Pós-Graduação em Informática
Projeto de Desenvolvimento, Manutenção e Suporte Tecnológico do Labime
ARTILHARIA NOME EQUIPE GOLS SÃO CAMILO
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
DIPLOMA Certifica-se que o aluno Inês da Silva Monteiro, nº 14, da turma C do sétimo ano, participou no Concurso de Ditado, realizado no dia 25 de Novembro.
Academia Jogapool Associação de Bilhar do Minho Época
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do INPE Uma visão sobre as realizações entre 1995 e 2010 Comitê Interno - Gestão 2010/2011:
LISTA DE REPRESENTANTES
Curso de Especialização em Educação a Distância
Linha de Pesquisa em Gestão e Otimização
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Workshop de Acompanhamento (relativo aos anos 2007 e 2008) Matemática, Probabilidade e Estatística Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada - UFPR.
UFPB Virtual: histórico e operacionalidade do curso
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Física Centro: CCNE Área de avaliação: Astronomia/Física.
   Quadro de Mérito Ensino Básico.    Joana Ferreira, nº14 Quadro de Mérito Ana Rita Gonçalves, nº1 Eduardo Moura, nº6 Francisco Maranha, nº7 Inês.
Líder: Prof. Dr. Fábio Minoru Yamaji-
Workshop de Acompanhamento (relativo aos anos 2007 e 2008) Matemática, Probabilidade e Estatística Mestrado em Matemática Aplicada e Computacional - UEL.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Processos Centro: Tecnologia Área de.
Currículo Lattes vs Avaliação CAPES
Fonte: Documento APCN V. Ficha de Avaliação para o Triênio – ANEXO I Quesitos / ItensPeso * * Definições e Comentários sobre o Quesito/Itens.
A realidade atual do ensino de ciências no ensino médio: avaliação.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: PPG Biodiversidade Animal Centro: CCNE Área de avaliação:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA Centro: CIÊNCIAS RURAIS.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Agronomia Centro: CCR Área de avaliação: Ciências.
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciência Naturais e Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Criação.
LABORATÓRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS
Adilson Adriano Barbosa da Silva
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-Graduação em Matemática Centro: CCNE Área de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Avaliação Trienal Matemática, Probabilidade e Estatística Indicar aqui o nome e instituição do Programa Indicar o para contato Todas as.
O TelEduc é um ambiente de ensino a distância pelo qual se pode realizar cursos através da Internet, um ambiente de suporte para ensino-aprendizagem a.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
Workshop de Avaliação Continuada (relativo aos anos 2007 e 2008) Matemática, Probabilidade e Estatística Indicar aqui o nome e a instituição do Programa.
Apresentação da Disciplina
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
Workshop de Acompanhamento (relativo aos anos 2007 e 2008)
Avaliação Trienal Matemática, Probabilidade e Estatística Universidade Federal de Santa Catarina
Workshop de Acompanhamento (relativo aos anos 2007 a 2009) Matemática, Probabilidade e Estatística Mestrado em Matemática Aplicada e Computacional - UEL.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Workshop de Acompanhamento (2007 e 2008) Matemática, Probabilidade e Estatística Programa de Pós-Graduação em Matemática Universidade Federal do Amazonas.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agronomia Conceito na Capes: 5 Início do Curso:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ PPGE/UNESA INFORMAÇÕES AOS DISCENTES Profa. Laélia Moreira Coordenadora
31 DE MARÇO RESIDENCIAL UNIÃO Líderes Endereços Reinaldo Rosana
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
O Programa Parceladas foi criado em 1992 com o objetivo de oferecer cursos presenciais de graduação na modalidade diferenciada de ensino que proporciona.
Docentes Prof. Dr. Fernando Cesar de Carvalho Moraes
Critérios de Avaliação Triênio Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Novembro / 2009.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
São Paulo IES-Local:UNICAMP Municípios/escolas Estaduais PROFESSORES
São Paulo IES-Local:UNICAMP Municípios/escolas MUNICÍPIOESCOLAS Municipais/Estaduais PROFESSORESALUNOS CampinasEMEF PROF ELZA MARIA PELLEGRINI DE AGUIAR.
6º Evento Uca-Unicamp: Campinas, Pedreira e Sud Mennucci PROGRAMA uM cOMPUTADOR POR aLUNO – uca mINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituição de ensino.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Corpo Doscente e Técnico Administravo.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
Novas Normas e Alterações no Regulamento Interno do PQU-UEM 1.
Decanato de Caçapava Comissão Paroquial da Pastoral Familiar Relatório Nufesp de Caçapava.
Transcrição da apresentação:

Mestrado Profissional em Matemática Universidade Estadual de Campinas Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica Coordenação: Sueli I. R. Costa Email: sueli@ime.unicamp.br Comissão de Pós: Sandra A. Santos José Plínio O. Santos Véra L. R. Lopes Avaliação Trienal 2007-2009

Proposta do Programa Objetivo: Formar professores de matemática para os diferentes cursos universitários, particularmente os das áreas de ciências exatas e tecnologia e licenciatura em Matemática. Ênfase no oferecimento inter-institucional (M-Inter). Áreas de Concentração: Matemática e Matemática Aplicada Linhas de Pesquisa (dadas pelos pesquisadores-docentes do programa): Biomatemática, modelos e aplicações; Física matemática e aplicações; Geometria, combinatória e aplicações; Educação matemática na universidade; História e ensino da matemática; Otimização, métodos numéricos e aplicações; Pesquisa operacional e aplicações.

Características: O curso é gratuito para aluno; Não há complementação salarial para os docentes e coordenadores; Ingresso aberto e seleção por prova – inclusive nos M-Inters ; Aulas presenciais, concentradas em duas semanas no semestre; avaliações presenciais Suporte aos alunos através de plataforma EAD (TelEduc) .

Composição do curso São 7 disciplinas, sendo: 3 obrigatórias: Estruturas Vetoriais Funções de uma Variável Análise Geométrica de Funções de Várias Variáveis 4 eletivas: Métodos Numéricos e Aplicações Tópicos em Matemática Discreta Tópicos de História da Matemática Modelos e Métodos Matemáticos Métodos da Geometria Tópicos de Matemática I, II, III Estudo Dirigido Exame de qualificação nas três disciplinas obrigatórias; Exame de proficiência em inglês; Dissertação;

Orientador Credenciado Corpo Docente Nome Tipo (P, C, V) Orientador Credenciado (M e/ou D) Ano do doutorado Bolsista do CNPq (nivel) 2007 2008 2009 Aurélio Ribeiro Leite de Oliveira P M 1997 1C Carlile Campos Lavor 2001 2 Edmundo Capelas de Oliveira 1982 -- João Frederico da Costa Azevedo Meyer 1988 José Mario Martinez Perez 1978 1A José Plinio de Oliveira Santos 1991 Marcelo Firer Pérsio Leister de Almeida Barros

Orientador Creenciado Nome Tipo (P, C, V) Orientador Creenciado (M e/ou D) Ano do doutorado Bolsista do CNPq (nivel) 2007 2008 2009 Ricardo Caetano de Azevedo Biloti P M 2001 -- Rodney Carlos Bassanezi 1977 Sandra Augusta Santos C 1994 1D Sueli Irene Rodrigues Costa 1982 Valéria Abrão de Podestá 1999 Véra Lucia da Rocha Lopes 1988 Andréia Cristina Ribeiro 2006 Circe Mary Silva da Silva Dynnikov 1991 Cristiano Torezzan Edson Augustini Emerson Alexandre de Oliveira Lima 2003 Geraldo Lúcio Diniz

Orientador Creenciado Nome Tipo (P, C, V) Orientador Creenciado (M e/ou D) Ano do doutorado Bolsista do CNPq (nivel) 2007 2008 2009 Hyun Mo Yang -- C M 1990 1D Jayme Vaz Júnior 1993 João de Deus Mendes da Silva 2005 João Eloir Strapasson Marcelo Muniz Silva Alves 2002 Marcos Benevenuto Jardim 1999 2 Maria Cristina de Castro Cunha P 1979 Martinho da Costa Araújo Patrícia Helena Araújo da Silva Nogueira 2003 Rogério Monteiro de Siqueira 2006

Orientador Creenciado Nome Tipo (P, C, V) Orientador Creenciado (M e/ou D) Ano do doutorado Bolsista do CNPq (nivel) 2007 2008 2009 Eduardo Sebastiani Ferreira P -- M 1970 Laércio Luis Vendite 1988 Margarida Pinheiro Mello 1993 Maria Zoraide Martins Costa Soares 1982 Wilson Castro Ferreira Junior Aloísio José Freiria Neves C Claudina Izepe Rodrigues 1986 Luis Mariano Paes de Carvalho Filho 1997 Simão Nicolau Stelmastchuk V

Bolsistas de Produtividade do CNPq: 2 Matemática e Estatística 1 - Outros Comitês

Corpo Discente - Teses e Dissertações Mestrado Número de alunos Graus concedidos no periodo Tempo mediano de titulação Orientadores credenciados (número) 2007 33- 1 desligado 1 18 meses 28 2008 65- 2 desligados 19 24 meses (*) tempo de fato maior (período como aluno especial não computado) 33 2009 53- 11 desligados 14 31 Doutorado Na tabela abaixo foram considerados todos os docentes e as co-orientações, num total de 6 Sem orientações 1 orientação 2 orientações 3 orientações 4 ou mais orientações Mestrado 11 20 6 1 Doutorado

Corpo Discente - Teses e Dissertações Não há publicações em revistas indexadas do corpo discente, apenas trabalhos e minicursos em congressos. Aluno Defesa (ano) Revista Qualis Publicação (ano)

Número de docentes permanentes Produção Intelectual Dados da produção bibliográfica do corpo docente permanente publicada no periodo: A1 A2 B1 B2 B3 B4 B5 Número de docentes permanentes 2007 1 4 6 3 2 19 2008 8 7 5 20 2009 14 Distribuição da produção bibliográfica no corpo docente permanente no periodo: Sem publicações 1 a 2 artigos 3 a 4 artigos 5 ou mais artigos 5 2 8

Inserção Social Oferecimentos inter-institucionais: M-Inter Unicamp/ UEMA/ CEFET-MA: Mestrados concluídos 2007/2009: 20; a concluir: 3 Ingressaram em programas de doutorado: 5 (Situação em 2006: UEMA: 50 professores de matemática, 4 mestres, nenhum doutor); M-Inter Unicamp/ UNEMAT: Mestrados concluídos 2007/2009: 12; março de 2010: 2; a concluir: 2 Ingressaram em programas de doutorado: 7 (Situação em 2006: 50 professores de matemática, 4 mestres, nenhum doutor); M-Inter Unicamp/ AMAN (em andamento): Mestrados concluídos 2007/2009: 1; abril de 2010: 4; a concluir: 2 Dados sobre fixação regional dos egressos ao final deste texto.

Outras Informações - Ingressos em 2006 (Minter com UEMA/CEFET-MA e comUNEMAT-MT) e 2008 (Minter com AMAN e turma Campinas) - Mestres formados: Até dezembro/ 2009: 34 Até abril/2009: 9 A concluir: 31 - Ingressaram em programas de doutorado (Engenharias,Matemática Aplicada e Fisica):12

Tabela: Dados de ingresso e conclusão Detalhamento Seleção – 2006 Seleção – 2008 Mato Grosso Inscritos: 188 Aceitos: 14 reg. 29 esp 43 Reg. dez 2009:3 Maranhão Inscritos: 102 Aceitos: 15 reg. 30 esp 45 AMAN Inscritos: 114 16 esp 30 Regulares (dez 2009): Campinas Inscritos: 280 Concl dez 2009:12 Até abr 2010: 2 A concluir: 2 Concl dez 2009:20 Até abr 2010: - A concluir: 3 Concl dez 2009:1 Até abr 2010: 4 A concluir: 11 Até abr 2010: 3 A concluir: 15 Tabela: Dados de ingresso e conclusão Imecc- Unicamp Mestrado Profissional em Matemática 15

Peculiaridades Perfil diferenciado dos alunos: Professores em exercício que continuarão atuando em seus locais de trabalho. Mais de 24 meses para a conclusão do curso. Efeito multiplicador do programa. Natureza das dissertações. Disciplinas concentradas. Orientação nas disciplinas e na dissertação feita parcialmente a distância. Imecc- Unicamp Mestrado Profissional em Matemática 16

Peculiaridades Perfil diferenciado de professores, coordenadores e orientadores. Grande dedicação do professor na orientação. Inclusão como orientadores de professores das instituições parceiras dos M-inters (6) e de recém doutores. Maior encargo administrativo (convênios, orientação de matrícula, etc). Imecc- Unicamp Mestrado Profissional em Matemática 17

Alunos egressos: fixação regional Turma: Mato Grosso Tabela: Relação de alunos formados no Mato Grosso (*) Em fase de conclusão da dissertação Nome Local de trabalho Diego Piasson UNEMAT – Barra do Bugres – MT Doutorando em Eng. Elétrica – UNESP/ UNEMAT Donizete Ritter UNEMAT – Colíder – MT Doutoranda em Eng. Elétrica – UNESP/ UNEMAT Epitácio Pedro Da Silva Jr Everaldo Fernandes Barbosa UNEMAT – Barra do Bugres-MT Inedio Arcari Leandro Bezerra De Lima UFMS – Campo Grande – MS Luciana Mafalda Elias UNEMAT – Sinop-MT Lodo Edson S.Campos UNEMAT – Cáceres-MT Luiz Antonio Jacyntho UNEMAT – Alta Floresta – MT Súzan Grazielle Benetti UNEMAT – Tangará da Serra – MT Vera Lucia G. de Souza UNIC – Cuiabá-MT Vera Lucia V. Camargo UNEMAT – Sinop – MT Conclusão posterior a 2009 Anderson Dias Lima (*) UNEMAT – Cáceres – MT / Conclusão em Fevereiro/2010 Giseli Martins De Souza (*) Pontes e Lacerda-MT / Conclusão em Fevereiro/2010 Joseane Santana Silva (*) Cuiabá-MT / A concluir Richard De Souza Costa (*) UNEMAT – Barra do Bugres-MT / A concluir Imecc- Unicamp Mestrado Profissional em Matemática 18

Alunos egressos: fixação regional Turma: Maranhão Nome Local de trabalho Alexandre P. Sousa CEFET - São Luis – MA Antonio Remi K. Hoffmann CEFET – Imperatriz -MA Doutorando em Física – CEFET-MA/UFU Carlos Ociran Nascimento UEMA – Imperatriz – MA Danilo Castro Rosendo Doutorando em Engenharia Civil - Unicamp Emerson Chagas Costa CEFET – São Luis-MA Doutorando em Engenharia Elétrica CEFET/UFPB Fabiano P. Tavares CEFET-São Luis-MA Felix Silva Costa Doutorando em Mat. Aplicada - Unicamp Filardes J. F. da Silva CEFET – São Luis – MA Hilkias Jordão de Souza UEMA – São Luis – MA Jackson Martins Reis UEMA – São Luis - MA João Bosco Coelho UEMA/CEFET – Imperatriz-MA José De R. V. Coimbra UEMA – Caxias-MA José Gilson S. e Silva UEMA – Imperatriz – MA Lourimara Farias B. Alves UEMA – Balsas – MA Marcos R.da S. Gonçalves Nadson de Sousa Centro de Capacit. Tecnológica – São Luis -MA Uilbiran Chaves Santos Tabela: Relação de alunos formados no Maranhão Imecc- Unicamp Mestrado Profissional em Matemática 19

Alunos egressos: fixação regional Turma: Maranhão Nome Local de trabalho Adão N. Dos Passos UEMA – Açailandia – MA Heron Silva Oliveira UEMA – Imperatriz - MA Waléria De J. B. Soares SEC – São Luis – MA Tabela: Relação de alunos formados no Maranhão Turma: Maranhão – em fase de conclusão Nome Local de trabalho Antonio Magno Barros UEMA – São Luis – MA Carlos A. B. Pereira SEC – Maranhão Francisco Zuilton G. Vieira UEMA – Caxias Relação de alunos em fase de conclusão da dissertação. Imecc- Unicamp Mestrado Profissional em Matemática 20

Turma: AMAN – Inicio em 2008 (*) Dez/2009. (**) Fev-Abril/2010. Nome Trabalho Amauri H. da Costa Professor - AMAN Cristiane Alves Professora – Volta Redonda - RJ Danilo C. N. Pesciotta Professor – Resende - RJ Joel Alexandre de Sá Juarez N. dos S. Netto Professor – Volta Redonda - RJ Rogério C. Mendes Ruan Guimarães Melo Professor – Bananal - SP Vanessa de C. A. S. Nome Trabalho Armando Staib Professor - AMAN Ben Hur Mormêllo Denilson A. Nolibos (**) Frederico Fontes Staib Professor – Resende - RJ José Ricardo F.Almeida (**) Professor – Volta Redonda-RJ José V. Cipriano Souza (**) Lígia R. B. Naves (*) Professora – Resende - RJ Marco Tulio P. Caetano (**) Concluíram (*) Dez/2009. (**) Fev-Abril/2010. Imecc- Unicamp Mestrado Profissional em Matemática 21

Turma Campinas- Início 2008 Nome Trabalho Adriana Santana Silva Prof. São Paulo Adriana Souza Resende (**) Professora – Mato Grosso Alessandro Silva Santos André R. Monticeli Professor – Minas Gerais Carlos Alberto Sassi Cláudio Mucelin Eberson Paulo Trevisan Professor – Mato Grosso Ester Cristina Rosa Fábio Silva Melo José Galhardo L. Moraes Márcia M. Nakamura Ricardo A. Alves Pereira Roberto Limberger Ronaldo Baumgartner (*) Nome Trabalho Drielson D. S. Guerra Professor - Pará Fábio G. Rodrigues (**) Prof. São Paulo Fernando Flora Filho Manoel F. B.Prestes Michelly G. Costa Relação de alunos em fase de conclusão. Já concluíram: (*) Dez/2009. (**) Fev-Abril/2010. Imecc- Unicamp Mestrado Profissional em Matemática 22

Quadro Resumo de Indicadores PQ1 PQ2 PQ3 AP1 AP2 PF 2,26 3,96 4,92 3,11 1.81 1.11 PQ1 = (A1+A2+B1)/DP PQ2 = (A1+A2+B1+B2+B3)/DP PQ3 = (A1+A2+B1+B2+B3+B4+B5)/DP onde A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 = número de artigos publicados pelos docentes permanentes no triênio em revistas do respectivo estrato do Qualis; DP = número (médio) de docentes permanentes no triênio. AP1 = AC/DP (produtividade na área de concentração) AP2 = (AQ-AC)/DP (produtividade em tópicos de aplicações) onde AC = número total de artigos publicados no triênio em revistas “core” da área (Matemática ou Estatística) de concentração do Programa; AQ = número total de artigos publicados no triênio em revistas do QUALIS; PF = (M/OM + 2,5 D/OD), onde M = número de mestres formados no triênio OM = número (médio) de orientadores credenciados para o Mestrado D = número de doutores formados no triênio OD = número (médio) de orientadores credenciados para o Doutorado