PLATAFORMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Advertisements

DIRETORIA DE ENSINO DE OSASCO
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Planejamento e Gestão de Unidades Arquivísticas
MOVIMENTO FLORIPA TE QUERO BEM
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
PLANO DE GESTÃO.
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
GPPAA/DPP1 Linhas de Orientação Estratégica Comunitária Desenvolvimento Rural Programação
Fabiano André Vergani
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
antecedentes na FCUL… Projecto MINERVA ( ) Programa Nónio ( ) Programa EduTIC (2005) Programa CRIE ( ) Plano Tecnológico da.
PROJETO EDUCATIVO A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é separação para a vida, é a própria vida” – John Dewey.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
Premissas Dados das Microrregiões.
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Rede de Voluntariado. Conceito de Voluntariado Acção empreendida de livre vontade Sem remuneração Em benefício de terceiros.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Ciências Naturais 8º ano. Iniciativa que tem como objectivo levar os estudantes dos ensinos básico e secundário a conhecer ecossistemas florestais da.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
II SEMINARIO DE PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Comissão de EJA de Alagoas
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
A Comunidade Promovendo a Sanidade. 2 Histórico dos CSA (Paraná) 1999 – Criados 164 CSA intermunicipais Fundamentados nas ULSAV Médicos Veterinários (DEFIS)
"Por que cometer erros antigos se há tantos erros novos a escolher?"
URBACT Infoday Portugal| Direção-Geral doTerritório | Lisboa, 21 de Janeiro de 2105 Direção-Geral do Território Rua Artilharia 1, 107 ¤ Lisboa,
JOSÉ MANUEL PUREZA O Direito Nacional do Ambiente - Aula 1 - Faculdade de Direito Universidade Nova de Lisboa
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
IX Olimpíada Regional de Ciências – 2007 IX Olimpíada Regional de Ciências – 2007 Tema: Sociedade e Ambiente Tema: Sociedade e Ambiente : princípios e.
P ROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. POSSUI UMA ESTRATEGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PAUTADA EM DOIS EIXOS: 1. A ORIENTAÇÃO, a INFORMAÇÃO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
GABINETE DA SECRETÁRIA DIRETORIA GERAL Superintendência da Educação Superintendência de Desenvolvimento Educacional Diretoria de Tecnologias Educacionais.
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Agrupamento de Escolas Fernão do Pó Mobilar a Mata Municipal.
Garantir a oferta de água para melhoria de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Tornar-se até 2011 uma empresa de excelência no atendimento.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Rio de Janeiro, 15 de julho de 2010
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL
Missão Visão Valores Organizacionais A Missão da Cáritas Diocesana de Lisboa, tendo por linhas de orientação fundamentais, a doutrina social da Igreja.
Encontro de Quadros da CML 3 de Outubro de 2013 DMHDS Direcção Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social.
PROGRAMA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA P.M.I.E.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
Comemoração do Dia Internacional do Voluntariado; Permite mostrar uma perspetiva solidária; Mostra-se consciente da sua responsabilidade social na promoção.
O papel pedagógico do órgão gestor
O ano de 2013 foi instituído pelo Parlamento Europeu como o “Ano Europeu dos Cidadãos” tendo como lema: “Tem a ver com a Europa, tem a ver consigo. Participe.
O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS SOBRE A ÓTICA DA SAN CONTRIBUIÇÕES AOS PROJETOS DE LEI Nº 672, 675 e 738/2015.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
O Papel da Universidade no desenvolvimento de Cabo Verde Marco Lamas Lisboa 11 de Abril de 2007.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
CONSULTORA: FRANCIELLE CRISTINA GAERTNER COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CANOINHAS.
EU CUIDO, EU LIMPO! CAMPANHA AMBIENTE E CIDADANIA.
Transcrição da apresentação:

PLATAFORMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

PLATAFORMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

PLATAFORMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Objetivos fundamentais Identificação e divulgação de projetos educativos de sustentabilidade e responsabilidade social Promover trabalho em Rede com variados setores e entidades públicas e privadas Cidadania mais ativa, ambientalmente consistente e economicamente eficaz

PLATAFORMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL… Diz respeito a todos, em todas as fases da vida! É praticada em todas as circunstâncias: na cidade, na natureza, nas salas de conferência, nos debates participativos, no dia-a-dia das empresas… Engloba ações de sensibilização, informação, formação e educação, tendo como objectivos primordiais preservar o ambiente e garantir um desenvolvimento responsável, sustentável e harmonioso. Beneficia directamente os indivíduos, as economias públicas e privadas, incentivando as práticas concretas de sustentabilidade e o contato efectivo com a realidade.

PLATAFORMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Estrutura Câmara Municipal de Lisboa: -Departamento de Educação; -Divisão de Sensibilização e Educação Sanitária e Ambiental; -Divisão de Gestão e Manutenção do Parque Florestal de Monsanto; -Gabinete Lisboa, Cidade Educadora; -Divisão de Cidadania e Inovação Social; -Departamento de Ambiente e Espaço Público; -Direção de Economia e Inovação; -Divisão da Rede de Bibliotecas. Lisboa E-Nova Comité Executivo Coordenação: Lisboa E-Nova Secretariado: CML / Lisboa E-Nova Comissão de Acompanhamento

Informação relativa às positive actions / oferta educativa Disponibilização de indutores pedagógicos Eventos Redes EDS Outros PLATAFORMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Página Web

OFERTA EDUCATIVA DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA / OUTRAS ENTIDADES CML Divisão de Sensibilização e Educação Sanitária e Ambiental CML Departamento de Educação CML Direção Municipal de Economia e Inovação CML Divisão de Acção Social e Saúde CML Outros Entidades várias CML Divisão da Rede de Bibliotecas CML Divisão de Gestão e Manutenção do Parque Florestal de Monsanto

PLATAFORMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL LIVRO “O AMBIENTE NAS NOSSAS MÃOS - 20 IDEIAS, MUITOS GESTOS!” Edição suporte papel (Imprensa Municipal) Formato E-Book (Apple ibooks Store e plataformas Android e PC) Distribuição Gratuita

“A melhor forma de prever o futuro é criá-lo!” Peter Drucker