EXAME DO ESTADO MENTAL - FUNÇÕES DO EGO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II Congresso Brasileiro de Perícia Médica Previdenciária
Advertisements

TRANSTORNOS MENTAIS ORGÂNICOS. TRANSTORNOS MENTAIS ORGÂNICOS.
DEPENDÊNCIA DE DROGAS É DOENÇA
NEUROSES E PSICOSES: DIFERENTENÇAS FUNDAMENTAIS
PSICOPATOLOGIA E EXAME PSÍQUICO
ESTADOS DE CONSCIÊNCIA – PARTE I
A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH
INFÂNCIA.
PSICOLOGIA.
Princípios gerais Nenhum critério é por si só indicador de conduta anormal. Nenhum critério é por si só suficiente para definir uma conduta como anormal.
É função, portanto, e por excelência, dos CAPS organizar a rede de atenção às pessoas com transtornos mentais nos municípios.
Consciência.
O LOBO TEMPORAL.
Transtornos mentais e incapacidade funcional
Freud e a Psicanálise.
O MÉTODO PSICANALÍTICO
Os progressos da psicanálise
Unidade de Neuropsicologia Clínica
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
O que é Aprendizagem?.
EMOÇÕES, ATITUDES E PERCEPÇÕES
Funções Mentais Superiores
Transtorno ou doença mental
Mecanismos de Defesa Keli Steffler.
ESTRESSE Conjunto de reações do organismo às
CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS
Motivação enquanto processo O “o que” o homem faz está diretamente ligado ao “porque” e é esse porque que chamaremos de MOTIVAÇÃO Motivação enquanto processo:
PERSONALIDADE Sigmund Freud ( ) Estruturou a personalidade em:
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
Memória FUNÇÕES PSÍQUICAS
Doença Mental Definição Médica
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
Alexandre de Araújo Pereira
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Funcionamento Global do Cérebro Humano
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção.
MEMÓRIA Foi durante muito tempo associada apenas à conservação do passado, mas considera-se hoje que está subjacente a todas as funções psíquicas e comportamentos.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Terceira Lição.
UNIPAC Universidade Presidente Antônio Carlos
EXAME DAS FUNÇÕES MENTAIS (A)
UNIPAC Universidade Presidente Antônio Carlos
Profa. Lédice Oliveira Psicopatologia Geral
Dra. Samanta Ortegosa Calfat Psiquiatria Geral CAISM
PSICOPATOLOGIA DA MEMÓRIA Maria Cristina Amendoeira
ESQUIZOFRENIA.
ALTERAÇÕES DA CONSCIÊNCIA
MEMÓRIA.
FUNÇÕES PSÍQUICAS PROFA. EROTILDES MARIA LEAL
Exame das funções mentais
Entrevista e avaliação dos transtornos mentais
PSICOPATOLOGIA BÁSICA
ALTERAÇÕES DA SENSOPERCEPÇÃO
Psicopatologia.
Transtornos Dissociativos
ALTERAÇÕES DA CONSCIÊNCIA
TRANSTORNO DISSOCIATIVO
Interpretação do Trabalho Mental
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
ENTREVISTA PSIQUIÁTRICA
Psicopatologia da Sensopercepção
Psicopatologia da Consciência
Psicopatologia da atenção
Psicopatologia Geral LINGUAGEM 
PSICOPATOLOGIA DOS TRANSTORNOS MENTAIS I
Transcrição da apresentação:

EXAME DO ESTADO MENTAL - FUNÇÕES DO EGO

Introdução São dez as funções simples do ego. Para facilitar sua identificação, existe uma palavra menmônica, “ASMOCPLIAC’(atenção, sensopercepção, memória, orientação, consciência, pensamento, linguagem, inteligência, afeto e conação).

Atenção Consiste em um processo de dirigir nossa percepção para determinadas sensações e idéias que despertam nosso interesse, enquanto que as demais são parcialmente inibidas. Tenacidade é a capacidade de manter a atenção voltada de modo persistente sobre um objeto.

Atenção Vigilância é a capacidade de dirigir a atenção para um novo objeto. Se a atenção é voluntariamente dirigida, diz-se ativa ou secundária ; se for atraída pelo que acontece no exterior, diz-se passiva ou primária. Distração é a incapacidade de concentrar a atenção.

Atenção Hipovigilância - pacientes deprimidos. Hipervigilância - pacientes paranóides. Hipotenacidade - distração fácil. Hipertenacidade - distração difícil.

Sensopercepção É a função do ego que traduz a percepção do indivíduo através dos órgãos dos sentidos em relação a seu meio. Funcionamento normal - quando a pessoa consegue perceber a realidade que a cerca sem distorções. As alterações podem ser qualitativas ou quantitativas.

Sensopercepção Quando a qualidade da percepção está alterada, diz que o indivíduo apresente uma ilusão ou alucinação. Ilusão - é a falsa percepção de um objeto real. Alucinação - é a percepção sem objeto.

Sensopercepção As alterações quantitativas são as sensações que habitualmente as pessoas têm, mas adquirem um caráter patológico pela sua intensidade. Por exemplo : dor, dispnéia, anestesia, etcétera.

Memória É a função do ego responsável pelo armazenamento de conhecimento adquirido, permitindo que o indivíduo tenha capacidade de evocar estes dados quando necessário. Amnésias são deficits de memória. Amnésia de fixação - capacidade de retenção prejudicada (orgânica).

Memória Amnésia de evocação - capacidade de evocação prejudicada. Se a dificuldade for extensiva aos acontecimentos precedentemente vividos, fica caracterizada uma amnésia retrógrada. Amnésia mista - comprometimento ântero-retrógrado.

Memória Dismnésias : são simples, em graus menores, como por exemplo, esquecimentos de nomes, evaporação de lembranças... Amnésia unitemal ou seletiva : relacionado a um tema determinado e tem origem emocional, com função defensiva.

Orientação A função do ego que permite orientação ao indivíduo envolve as seguintes categorias : tempo, lugar e pessoa. Exemplo : paciente orientado auto e alopsiquicamente. Exemplo : paciente desorientado quanto ao tempo.

Consciência Tem sido definida como aspecto característico da vida mental. Ela é sinônimo da qualidade de estar atento e de ter conhecimento. Lúcida - quando não há alteração de consciência. Confusão - é a perda das conexões existentes entre os processos psíquicos, ...

Consciência ....em especial, no que se refere ao pensamento, percepção e memória, sem que surjam erros sensoriais ou de reconhecimento. Sonolência - é um estado de consciência que está entre o sono e a vigília. Caracteriza-se por uma tendência a pensamentos concretos e fenômenos alucinatórios passageiros.

Consciência Obnubilação - estado ligeiro de diminuição gradual da consciência durante o qual os estímulos externos precisam ser anormalmente intensos para se fazerem conscientes, mas sem que haja uma falta de reconhecimento da situação. Quando se associa a idéia delirantes e alucinações, recebe o nome de “delirium” (infecções, febres, intoxicações,...)

Consciência Torpor - é uma sonolência anormal, na qual somente mediantes intensos estímulos há resposta por parte do paciente. Coma - é a ausência de consciência.