Abril/2007. Diversidade de Cadastros nos diversos órgãos. Falta de credibilidade nas informações armazenadas devido a inexistência de mecanismos seguros.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IV Encuentro Internacional de Redes EUROsociAL “Protección social, informalidad y trabajo decente” A contribuição das Administrações Tributarias à formalização.
Advertisements

CRIAÇÃO DE EMPRESA JOSÉ CORSINO.
Sistemas da Informação e Tecnologia Prof. Luciel Henrique de Oliveira Tecnologias e Ferramentas para Garantir a segurança Trabalho 6 – Adriano Montico.
Secretaria de Comércio e Serviços Coordenação-Geral dos Serviços de Registro Mercantil PROCESSO DE REGISTRO E LEGALIZAÇÃO PROCESSO DE REGISTRO E LEGALIZAÇÃO.
Em BH é exigido por lei: Em caso de evento em local público, o empreendedor responsável deverá apresentar à Secretaria de Administração Regional Municipal.
CADASTRO NACIONAL DE PESSOA JURÍDICA
I Seminário de Modernização Fazendária do Estado do Pará GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA CADASTRO SINCRONIZADO.
CADASTRO SINCRONIZADO NO MARANHÃO REALIDADE E PERSPECTIVA XXIX ENCAT
XXVII ENCAT PALMAS-TOCANTINS XXVII ENCAT PALMAS-TOCANTINS CERTIFICAÇÃO DE REGULARIDADE FISCAL NACIONAL CREFIN ROGÉRIO SANTANNA – MIN. DO PLANEJAMENTO SÉRGIO.
SISTEMA DE REGISTRO INTEGRADO ( INTEGRADOR ESTADUAL )
Prefeitura de Santo André
NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PROJETO INTEGRAR PROJETO INTEGRAR.
Portal do Registro Mercantil Integrado – REGIN
Domicílio Eletrônico Habilitado É sua empresa conectada com a Sefaz
Sua empresa está preparada para o eSOCIAL?
A Força da Integração. Central de Atendimento Empresarial Integra órgãos e entidades, respeitando sua individualidade; Possibilita o registro e a legalização.
Recife - PE, 27/07/2007 Frederico Amancio SIMPLES NACIONAL Implementação, Arrecadação e Fiscalização.
REDESIM.
PROGRAMA PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR
PASSOS PARA O ABERTURA E ENCERRAMENTO DE UMA EMPRESA
Reduzir os custos dos serviços públicos para o cidadão. OBJETIVOS Facilitar a vida do empreendedor.
ETAPAS DE REGISTRO E ESFERAS DO GOVERNO.
Consulta de Viabilidade
Experiência de Integração
AÇÕES EM ANDAMENTO – CGSIM
Evoluções.
Controladoria-Geral da União Ministério do Planejamento Convênios julho de 2007.
Nota: Os dados dos países se baseiam na maior cidade de cada economia.
A EMPRESA A empresa Gmalato EPP atua no mercado de soluções de informática a 6 anos com: Soluções de Software Soluções Web Infra Estrura.
Projeto CPE Consulta Preliminar de Empresas
REDESIM Brasília, 24 de fevereiro de 2011.
Os passos para a abertura de uma empresa
Experiência de Integração
Projeto CPE Consulta Preliminar de Empresas Conhecendo as vantagens... JUCEMA / SEFAZ-MA / SEMFAZ-SLZ / SEMTHURB-SLZ São Luís/MA – Agosto 2005.
Emenda Constitucional nº 42 – 19/12/03
REGIN SISTEMA DE REGISTRO INTEGRADO ( INTEGRADOR ESTADUAL )
DESBUROCRATIZANDO O REGISTRO DE EMPRESAS EM ALAGOAS
EMPRESA SUPER FÁCIL Implantação da REDESIM no Estado do Amazonas.
Nota Fiscal Eletrônica e o Certificado Digital
CADASTRO SINCRONIZADO NACIONAL CADASTRO SINCRONIZADO NACIONAL
Os Novos Marcos Regulatórios
FLUXO DO CADASTRO COMPARTILHADO
CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA RAFAEL F P BRIARD TRABALHO 9.
SPED – Sistema Publico de Escrituração Digital
CADASTRO COMPARTILHADO DE EMPRESAS E PRODUTORES RURAIS
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Oportunidades de melhorias para UMS-Terra Firme Expositor: Ivan Costa Belém, 16/10/2010.
CADASTRO COMPARTILHADO
Empreendedor Individual e Empresário Individual
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
SIMPLIFICAÇÃO DO REGISTRO E LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS, PRODUTORES RURAIS E MICROEMPREENDEDORES.
XVIII Encontro Anual da ANIPES Maceió 07/11/2013 Carlos Corrêa Leite Programa Transparência Paulista – plano de fomento à transparência municipal.
Seminário de Desburocratização do Registro e Legalização de Empresas no Estado de Rondônia 17 e 18 de Agosto de 2005 Sistema de Codificação CNAE-Fiscal.
Nota Fiscal Eletrônica NF-e Apresentação: LUCIANARA NEHLS AUDITORA FISCAL - SEFA/PR.
VIRTUALIZAÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL
SINIEF – Marco institucional na área fazendária estadual e federal.
Auxiliar administrativo e departamento pessoal
NOTA FISCAL ELETRÔNICA Equipe: Fabiane Poplade Rafaella Santana Rodrigo Nascimento Pereira Vanessa de Lara Barbosa.
Facilitação de Comércio Exterior
EQUIPE ANDRÉ TOCARSKI FERNANDA RODRIGUES HELEN TIENE JOELTON CRISTO
CNAE-Fiscal Novo degrau na padronização nacional.
CNAE-Fiscal Novo degrau na padronização nacional.
PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR
Processo de Formalização de Empresas. Cenário Mundial Cenário Nacional.
Regulamentação da REDESIMPLES José Levi Mello do Amaral Júnior 1.
PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR. Iniciativa do governo federal para redesenho dos processos de exportação e importação do Brasil; Previsto no Acordo.
1. Base legal - Lei nº /2007: Estabelece diretrizes e procedimentos para a simplificação e integração do processo de registro e legalização de empresas,
REDESIMPLES Oficina de Licenciamento.  O Brasil ocupa a 174ª posição no ranking onde 189 economias são avaliadas no critério facilidade para abertura.
CIAT - Asamblea General de Chile Santiago, 24 de abril de 2012.
Transcrição da apresentação:

Abril/2007

Diversidade de Cadastros nos diversos órgãos. Falta de credibilidade nas informações armazenadas devido a inexistência de mecanismos seguros para garantia do acompanhamento das alterações contratuais das empresas. Dificuldade de localização e acompanhamento das atividades empresariais pelos órgãos estaduais e municipais. Alto custo para o Contribuinte e para os Governos Estadual e Municipal na manutenção de cadastros setoriais. :: Situação Anterior

:: Solução Encontrada - Consulta Preliminar de Empresas (CPE) Procedimento informatizado que permite a integração dos atos de arquivamento empresarial na Junta Comercial com os processos de cadastramento nos órgãos fiscalizadores, mantendo-se a independência de cada agente em sua esfera de competência.

Sistema desenvolvido para ambiente WEB Processo de atendimento totalmente executado pela Internet Os custos só ocorrem após o deferimento de todos os órgãos envolvidos Independência dos órgãos quanto a suas competências Emissão de um parecer único e definitivo, obtido após o deferimento de todos os órgãos envolvidos. Este parecer foi denominado de GLAE – Guia de Localização e Atividade Econômica :: Características da CPE

:: CPE - Consulta Preliminar de Empresas Órgãos envolvidos NÍVEL ÓRGÃOCOMPETÊNCIA MUNICÍPIO SEMTHURBLocalização da atividade econômica SEMFAZ Classificação das atividades econômicas Inscrição Municipal ESTADO JUNTA COMERCIAL Nome empresarial NIRE SEFAZ Localização do estabelecimento Inscrição Estadual

Padronização Autenticidade dos dados Conferêrencia contínua Integração entre Órgãos Automatização das informações cadastrais Alta complexidade Dependência mútua para alcance de resultados Exigência maior de segurança Compatibilidade de soluções de base de dados

CONSULTA PRELIMINAR DE EMPRESAS GLAE JUCEMA SEFAZ ESFERA ESTADUAL :: Fluxo - CPE SEMFAZ SEMTHURB ESFERA MUNICIPAL

GLAE Guia de Localização e Atividade Econômica Documento único de autorização prévia de todos os órgãos envolvidos no processo.

Reaproveitamento de mão-de-obra Redução da Burocracia Agilidade do processo Redução do custo para formalização Satisfação do cidadão Redução do tempo de legalização para aproximadamente 5 dias úteis :: CPE - Resultados

:: A proveitamento do processo da CPE no Cadastro Sincronizado

Integração dos procedimentos de cadastramento entre as Administrações Tributárias, Órgãos de Registro e outros órgãos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, objetivando: –a simplificação e racionalização dos processos de inscrição, alteração e baixa das pessoas jurídicas e demais entidades (entes econômicos), com a conseqüente redução de custos e prazos; –a harmonização das informações cadastrais das PJ e demais entidades, permitindo a realização de procedimentos inerentes às administrações tributárias no Brasil com maior eficiência e eficácia. :: Cadastro Sincronizado Nacional

NÍVELÓRGÃOCOMPETÊNCIA MUNICÍPIO SEMTHURBLocalização da atividade econômica SEMFAZ Classificação das atividades econômicas Inscrição municipal VIGILÂNCIA SANITÁRIA Licença Sanitária para atividades de baixo e médio risco ESTADO MEIO AMBIENTELicença Ambiental CORPO DE BOMBEIROSVistoria contra Incêndio VIGILÂNCIA SANITÁRIALicença Sanitária para atividades de alto risco JUNTA COMERCIAL Nome empresarial N I R E RECEITA ESTADUAL Localização Inscrição estadual UNIÃO RECEITA FEDERALInscrição no CNPJ :: Órgãos Envolvidos

FLUXOGRAMA

Redução dos prazos para abertura, alteração ou baixa de empresas; Simplificação dos procedimentos nos atos cadastrais: entrega de documentos em um único órgão; unificação da análise documental; redução do índice de erros e indeferimentos; Maior transparência no processo de inscrição, alteração e baixa; Menor necessidade de deslocamento aos órgãos envolvidos, com conseqüente redução de gastos com pessoal; Redução de despesas com cópia de documentos, correio e arquivamento. :: Benefícios para o Cidadão

:: Benefícios para os Órgãos Maior integração administrativa; Padronização e melhor qualidade das informações; Racionalização de custos e da carga de trabalho operacional no atendimento; Maior eficácia da fiscalização; Maior possibilidade de intercâmbio de informações fiscais entre as diversas esferas governamentais Uniformização de procedimentos; Melhora da imagem junto à sociedade.

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis". Fernando Pessoa OBRIGADA!!!

Catherine de Assunção Costa – SRF Maria de Lourdes Ribeiro – SEFAZ/MA