XIX Seminário Regional de Política Fiscal CEPAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

REALIZAÇÃO: ADASP APOIO: EQUIFAX
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Os Municípios das Capitais e a Reforma Tributária Seminário sobre Receitas Públicas – 40 anos CTN Livraria Cultura Paço da Alfândega – Recife-PE 01/12/2006.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2010 Brasília, janeiro de 2011 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Novembro/2010 Brasília, dezembro de 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
NOVO ESTATUTO DAS DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Ministério da Fazenda Porto Alegre, setembro de André Luiz Barreto de Paiva Filho Seminário Internacional RS: Alternativas de Desenvolvimento.
Até onde vamos? Francisco Luiz Lopreato IE-Unicamp
Política Tributária e Desenvolvimento
ENCONTRO NACIONAL DOS ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS Belém, 19 de setembro de 2011 Jorge Castro SEFAZ/MA Representante do CONFAZ na SE/CGSN FISCALIZAÇÃO.
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> Nívea Cordeiro 2011 GPE.
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> Nívea Cordeiro 2011 GPE.
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> Nívea Cordeiro 2010 GPE.
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
UMEC GESTÃO FINANCEIRA.
O ICMS E AS ALTERAÇÕES RECENTES NO SIMPLES NACIONAL
PLP 591/2010 – Alteração da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL Alterações propostas à Lei Geral da MPE LC 123/2006 (PLP.
Carga tributária no setor de serviços
Renda até 2 SM.
República Federativa do Brasil Reforma do Estado, Investimento e Poupança Públicos MINISTRO GUIDO MANTEGA São Paulo, 14 de setembro de 2004 I FÓRUM DE.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
Recife - PE, 27/07/2007 Frederico Amancio SIMPLES NACIONAL Implementação, Arrecadação e Fiscalização.
JUSTIÇA FISCAL E TRIBUTÁRIA: Progressividade da tributação e
Compras Governamentais
Ênfase na Experiência do MEI
Reduzir os custos dos serviços públicos para o cidadão. OBJETIVOS Facilitar a vida do empreendedor.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM ABRIL/2007.
Indicadores do Mercado
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD 2007
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas XIII Seminário Internacional
Brasília - DF 1 ANÁLISE DA ARRECADAÇÃO Janeiro a Dezembro de 2008.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS”
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Núcleo de Mídia – Comercial Ranking Nacional de Circulação - Domingos Evolução Mês* 3,38% 2,20% 1,39% 1,13% -4,84% 0,49% -6,16% -0,07% -0,71% 0,27% 0,43%
Impacto nos Municípios
O BRASILEIRO PAGA CADA VEZ MAIS IMPOSTOS
A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e as Compras Públicas
Projeto Medindo minha escola.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM FEVEREIRO/2007.
Simples Nacional e Microempreendedor Individual
Receita Federal Ministério da Fazenda Brasília – Fevereiro, 2008 Carga Tributária no Brasil 2009 Brasília DF – Agosto 2010 Análise por Tributo e Bases.
Proposta de Ações Transformadoras Presidência da República Secretaria da Micro e Pequena Empresa 1.
LEI GERAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA Marco legal e institucional para Pequenos Negócios.
Inovações da Lei das ME e EPP
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2013 Brasília, janeiro de 2014 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Receita Federal Ministério da Fazenda Brasília – Fevereiro, 2008 Carga Tributária no Brasil 2008 Brasília DF – Julho 2009 Análise por Tributo e Bases de.
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PALESTRANTE: PROF. DANIEL PEREIRA DA SILVA.
1 LC nº 123/ A importância das MPEs Pessoal ocupado (IBGE) Empregos formais criados no Brasil nos 10 últimos anos (BNDES) Estabelecimentos comerciais,
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM NOVEMBRO/2007.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Sistema Tributário: Diagnóstico e Elementos para Mudanças
A Advocacia no SIMPLES NACIONAL PRINCIPAIS ASPECTOS.
Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte
CORE-CE 4Ciclo de Palestras
Secretaria da Receita Federal TRIBUTAÇÃO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA Sistema Atual e Perspectivas Brasília, Dezembro de 2004.
O que é isso? O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um empreendedor.
1 Uma lei em favor do Brasil Uma lei em favor do Brasil Desenvolvimento Econômico: o que fazer para alavancar o seu município.
Transcrição da apresentação:

XIX Seminário Regional de Política Fiscal CEPAL Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas Harmonização tributária e tratamento das MPE “SuperSimples” XIX Seminário Regional de Política Fiscal CEPAL Santiago, Chile - 30 de janeiro de 2007

Representatividade dos Pequenos Negócios no Brasil 5 milhões de negócios formais (99%) e 10 milhões de informais 56,1% da força de trabalho que atua no setor formal urbano 26% da massa salarial 20% do PIB 13% do fornecimento para o governo 2% das exportações

Mortalidade de Empresas no Brasil 49,4 % 59,9% 56,4% 4 anos de vida 3 anos de vida 2 anos de vida Fonte: Pesquisa de Mortalidade Empresas - SEBRAE * Aproximadamente 3,2 postos de trabalho por empresa ** O capital médio investido pela empresa extinta foi da ordem de, aproximadamente, R$ 26 mil, com retorno de apenas 30%.

Informalidade nos postos de trabalho Click to add Title 1 Serviços pessoais 79% Click to add Title 2 Construção 71% Click to add Title 1 Vestuário e Acessórios 62% Click to add Title 2 Alojamento Alimentação 59% Click to add Title 1 Recreação e Cultura 57% Click to add Title 2 Têxteis 56% Click to add Title 1 Comércio 54% Fonte: Instituto McKinsey

Motivo que levou a iniciar um negócio informal 2003 1997 Não encontrou emprego 31.1% 25.0% Complementação da renda familiar 17.6% 17.7% Independência 16.5% 20.1% Experiência na área 8.4% 8.6% Tradição familiar 8.1% 8.5% Negócio promissor 7.4% 8.3% Outro motivo 5.8% 5.1% Era um trabalho secundário 2.1% 2.0% Fonte: ECINF/IBGE - SEBRAE

Análise das Motivações Como Gostariam que Fosse o Processo de Legalização Pesquisa Instituto Análise (MF)

Ambiente Desfavorável aos Negócios Obstáculos Elevada Informalidade Concorrência Predatória Alto Custo Tributário Alta Mortalidade Precoce Baixa Competitividade Empreend. por Necessidade Desintegração das Políticas

A estrutura federativa no Brasil Federal Estadual: 26 estados e 1 Distrito Federal Municipal: 5.562 municípios Constituicional Autonomia parcial dos entes Federados – tributação diferenciada 3 níveis Municípios como ente autônomo – Constituição de 1988 71,7% do total de municípios com menos de 20 mil habitantes

Principais Impostos e Contribuições A Tributação no Brasil UNIÃO Principais Impostos e Contribuições Bases de cálculo diferentes! IRPJ-15% IPI-8%(média) CSLL-9% IRPJ IPI ITR ESTADOS ICMS-18% IPVA ITCMD II IOF-1,5% PIS-0,65% Datas de recolhimento diferentes! Cofins-3 e 7,6% INSS-20% CPMF-0,38% MUNICÍPIOS IPTU ISS-5% ITBI Produtos com Impostos substituídos e recolhimento antecipado TAXAS

Regimes especiais para MPE Simples Regimes especiais para MPE Federal Todo país R$ 2,4 milhões Estaduais Nível 1 de incentivo – até R$ 1 milhão de enquadramento Nível 2 de incentivo – R$ 1 milhão a R$ 2 milhões de enquadramento Nível 3 de incentivo – Acima de R$ 2 milhões de enquadramento Fonte:Unidade de Políticas Públicas/Sebrae

EVOLUÇÃO DO VALOR DO IMPOSTO A PAGAR CONFORME A FAIXA PESO DO ICMS NAS MPE / UF EVOLUÇÃO DO VALOR DO IMPOSTO A PAGAR CONFORME A FAIXA Simples Estaduais 8.000,00 7.000,00 RS 6.000,00 ES 5.000,00 MG RJ IMPOSTO A PAGAR 4.000,00 PR 3.000,00 SP 2.000,00 SC BA 1.000,00 0,00 10.000,00 12.000,00 14.000,00 16.000,00 18.000,00 21.000,00 25.000,00 29.000,00 34.000,00 40.000,00 46.000,00 54.000,00 62.000,00 72.000,00 84.000,00 98.000,00 113.000,00 132.000,00 FAIXAS DE FATURAMENTO Diferenciais de alíquotas internas SE x SUL 6% SE / SUL x NO / NE / CO 11%

A concentração da receita bruta por número de empresas Fonte:Secretaria da Receita Federal

IMPORTÂNCIA DA MPE NA GERAÇÃO DE NOVOS EMPREGOS número de trabalhadores 1995 a 2000 no país. Empresas de grande porte: + 0,3% Micro e pequenas: + 25,9% Referência: BNDES. O Ciclo de Vida das Firmas e Seu Impacto no Emprego: O Caso Brasileiro 1995/2000.

“DISTRIBUIÇÃO” DE RENDA NO BRASIL E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO - IDH 46,9% DA RENDA NACIONAL COM OS 10% MAIS RICOS. 10% MAIS POBRES FICAM COM APENAS 0,7% DA RENDA. BRASIL É O OITAVO PIOR NA AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE GINI, O ÍNDICE BRASILEIRO É 59,3 - MELHOR APENAS QUE: GUATEMALA (59,9); SUAZILÂNDIA (60,9); REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA (61,3); SERRA LEOA (62,9); BOTSUANA (63,0); LESOTO (63,2); NAMÍBIA (70,7). Fonte: PNUD. Relatório do Desenvolvimento Humano 2005.

Mote da Lei Geral Para a Sociedade Para as Empresas Tornar as ME e EPP competitivas na formalidade em sua relação com as grandes empresas e perante a economia informal, por meio de: Desregulamentação; Desoneração; Estímulos. Para a Sociedade Gerar empregos e renda, de forma descentralizada, por meio da criação de oportunidades e pelo estimulo ao empreendedorismo.

Medida de Alcance Nacional União, Estados e Municípios Constituição Federal Art. 170,IX – 1988 Art. 179 - 1988 Art. 146, III, “d” – 2003 (PEC 42) Lei Complementar – PL 123/04 Alcança Estados e Municípios criando sistema de tributação integrado

Conceito de ME e EPP Federal Micro: receita bruta anual de até R$ 240 mil (aprox. U$ 110 mil) Pequena: receita bruta anual entre R$ 240 mil e R$ 2,4 milhão (U$ 1,1 milhão) Tetos diferenciados para Estados e Municípios menor que 1% (R$ 1.200 mi) maior que 5% (R$ 2.400 mi) entre 5% e 1% (R$ 1.800 mi) Participação no PIB Fonte: SRF

Tributação Simples Nacional Mín 4,00% 4,50% 6,00% 6,37% Máx 11,61% Comércio Indústria Serviços I Serviços II Serviços III (*) Mín 4,00% 4,50% 6,00% 6,37% Máx 11,61% 12,11% 17,42% 16,85% 18,50% (*) No limite pode atingir alíquota mínima de 17,37% e máxima de 20%.

Tributação Simples Nacional :: Obrigatório para Governos :: Opcional para empresas; :: Vigência – 1º de julho de 2007 :: Recolhimento unificado de tributos: “efeito de imposto único” para o contribuinte (IRPJ, IPI, CSLL, Cofins, PIS, INSS empregador, ICMS e ISS) Simplificação da apuração, cálculo e pagamento; :: Redução das alíquotas finais; :: Progressividade pela receita acumulada (capacidade conômica) :: Identificação prévia da “carga de tributos diretos”; Alíquota definida pela receita acumulada dos 12 meses anteriores; Transparência e educação fiscal

Tributação Simples Nacional :: Não apropria ou transfere crédito tributário (simplificação com cumulatividade) :: Tributação pela receitas (sistema caixa) Exclusão da inadimplência; :: Ampliação do universo de contribuintes – serviços com exclusão: Sociedades Anônimas Sistema financeiro; Profissões regulamentadas por lei – profissionais liberais; Com sócios residentes no exterior :: Abatimento dos produtos de substituição tributária; :: Desoneração das exportações :: Regimes de ICMS (estaduais) melhores mantidos;

Tributação Simples Nacional :: Abatimento de substituição tributária e desoneração das exportações :: Integração das bases de dados – melhor administração tributária; :: Integração das fiscalizações – eficiência pró Estado e MPE adimplentes; :: Integração fisco contribuinte – certificação e nota eletrônica; :: Contabilidade gerencial – ampliação; :: Redução do “custo formalização”; :: Desoneração do emprego – não incidência da previdência sobre folha de salários;

Simples Desoneração Tributária A desoneração reduz em razão inversa ao tamanho da empresa Redução da Carga Tributária Receita Bruta Anual (R$ milhões) Fonte: SRF

Economia Tributária Federal   ALÍQUOTA Alíquota Média Simples Alíquota Média LG Parte Federal Ganho relativo à redução federal Até 60.000,00 4,00% 3% 2,64% 12% De 60.000 a 90.000 3,33% 20,72% De 90.000,01 a 120.000,00 3,75% 26,93% De 120.000,01 a 240.000,00 5,47% 4,62% 3,61% 21,86% De 240.000,01 a 360.000,00 6,84% 5,53% 4,51% 18,49% De 360.000,01 a 480.000,00 7,54% 5,7% 4,98% 12,63% De 480.000,01 a 600.000,00 7,60% 5,93% 5,02% 15,39% De 600.000,01 a 720.000,00 8,28% 6,07% 5,46% 10,00% De 720.000,01 a 840.000,00 8,36% 6,2% 5,52% 10,97% De 840.000,01 a 960.000,00 8,45% 6,43% 5,58% 13,22% De 960.000,01 a 1.080.000,00 9,03% 6,73% 5,96% 11,49% De 1.080.000,01 a 1.200.000,00 9,12% 6,96% 6,02% 13,51% De 1.200.000,01 a 1.320.000,00 9,95% 7,2% 6,57% 8,75% De 1.320.000,01 a 1.440.000,00 10,04% 7,23% 6,63% 8,34% De 1.440.000,01 a 1.560.000,00 10,13% 7,6% 6,68% 12,11% De 1.560.000,01 a 1.680.000,00 10,23% 7,8% 6,75% 13,46% De 1.680.000,01 a 1.800.000,00 10,32% 7,93% 6,81% 14,16% De 1.800.000,01 a 1.920.000,00 11,23% 8,2% 7,41% 9,63% De 1.920.000,01 a 2.040.000,00 11,32% 8,47% 7,47% 11,77% De 2.040.000,01 a 2.160.000,00 11.42% 8,57% 11,98% De 2.160.000,01 a 2.280.000,00 11,51% 8,87% 14,29% De 2.280.000,01 a 2.400.000,00 11,61% 9,07% 7,66% 15,55%

Simplificação da abertura e fechamento. :: Na elaboração de normas, os órgãos envolvidos na abertura e fechamento de empresas, dos três níveis, deverão considerar a unicidade do processo de registro – “guichê único”. :: Sistema de informações e orientações integradas e consolidadas, que permitam pesquisas prévias às etapas de inscrição, alteração e baixa de empresas e identificador único CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. :: Vistorias após o início de operação do estabelecimento, quando a atividade, por sua natureza, comportar grau de risco compatível com esse procedimento – alvará provisório.

Compras Governamentais Lei autorizadora por ente :: Fixa limite preferencial para compras de MPE :: Estimula a sub-contratação de MPE em grandes contratos :: Bens e Serviços Divisíveis – fornecimento parcial para a MPE :: Inversão na apresentação de certidões fiscais :: Empenho como “título de crédito” e correção pela SELIC :: Preferência para desempate Lei autorizadora por ente

Exportações Associativismo Consórcio Simples :: Elimina da base de cálculo as receitas advindas da exportação e da venda para tradings e comerciais exportadoras. Associativismo Consórcio Simples :: Realização de negócios de compra e venda, de bens e serviços, para os mercados nacional e internacional, por meio de consórcio, nos termos e condições estabelecidos pelo Poder Executivo Federal.

Crédito e capitalização :: Estimula linhas de crédito especiais para as MPE :: Fortalecimento das microfinanças - cooperativismo de crédito, microcrédito e acesso a fundos públicos (CODEFAT) :: Portabilidade de informações bancárias Inovação Tecnológica :: Utilização dos Fundos Tecnológicos; :: Mínimo de 20% de P&D e capacitação tecnológica destinados à MPE; :: Estímulos às incubadoras tecnológicas.

Arrecadação de tributos Ensaios de impacto (perdas) Fonte: Ensaios de impacto Lei Geral – FGV RJ 2006 Obs: negativo retrata ganhos de arrecadação :: Conservador: 1 milhão de MPE formalizadas e 20% de aumento na receita declarada das já existentes :: Otimista: 4 milhões MPE e 50% de aumento na declaração das já existentes

Gracias! www.sebrae.com.br Bruno Quick Lourenço bruno.quick@sebrae.com.br www.sebrae.com.br