Formosa: Exercício de entender suas relações.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
Zoneamento Ecológico Econômico no Estado do Amapá:
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
CANDIDATA AO CARGO DE DIRETOR(A) DO DEDC XV
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
A Gestão Social pode ser vista como...
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
PLANO DE GESTÃO.
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
APL – Arranjos Produtivos Locais
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Secretário Nacional de Juventude
Apresentação do Projeto
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DOS TERRITÓRIOS RURAIS
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Grupo de Trabalho GT 2: Ambiente e Habitação Saudável
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
Plano Nacional de Cultura
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
PLENÁRIA FINAL.
Ministério da Cultura.
DIAMANTINO. PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ECONOMIA MATO-GROSSENSE, FORTALECENDO A COMPETITIVIDADE, A DIVERSIFICAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO NOS MERCADOS.
DIAMANTINO Econômico Consolidado. Propostas de projetos por estratégia 1. Investir na formação profissional continuada, permitindo ao trabalhador sua.
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Apresentação da Síntese do Trabalho
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
Plenária FEPS 14/06. Pauta: CFES CFES Assembléia Popular Assembléia Popular Centro Público de Economia Solidária Centro Público de Economia Solidária.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Atuação dos agentes de Controle Social
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Garantir a oferta de água para melhoria de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Tornar-se até 2011 uma empresa de excelência no atendimento.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
A Lei nº14.881, de 27/01/2011, criou o Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (IDECI) com o propósito de apoiar e desenvolver.
twitter.com/funasa José Antonio da Motta Ribeiro CGESA/DENSP/Funasa Poços de Caldas, 27 de Maio de 2015.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SINOP SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO Secretário: Nevaldir Graf.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
LOA PREFEITURA MUNICIPAL DE SINOP SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO
Capacitação de Técnicos em Associativismo 12 de maio de 2016.
Transcrição da apresentação:

Formosa: Exercício de entender suas relações

Limitações para expansão urbana

Desenvolvimento Econômico e Fomento Produtivo Objetivo Específico: Fortalecer o Setor Produtivo Estratégias Projetos a. Promover a articulação dos setores empresarial e público Definição de Plano de Ação Semestral - Agenda do Desenvolvimento Local b. Fortalecer o Conselho de Desenvolvimento Econômico Realização de Seminário Interinstitucional de Formosa e região c. Realizar fóruns e seminários com os diversos atores econômicos e sociais Realização de rodadas de discussão sobre associativismo e cooperativismo d. Estimular a ação conjunta entre os diversos segmentos para ganhar competitividade Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável a. Utilizar os IES para capacitação técnica dos RH da região Implantação do Centro de Treinamento e Capacitação Tecnológica

Desenvolvimento Social e Capital Humano Objetivo Específico: Infra-estrutura escolar Estratégias Projetos Disponibilizar instalações e equipamentos adicionais para suprir de imediato a demanda existente. Construção de escolas em áreas não atendidas / Ampliação de escolas com construção de novas salas de aulas / Contratação de professores / Qualificação e capacitação de recursos humanos Redimensionar as necessidades reais de tecnologias e espaços físicos inexistentes para sua implementação a médio e longo prazo.

Ordenamento Territorial e Infra-estrutura Objetivo Específico: Promover o uso adequado do espaço urbano e do espaço rural para o desenvolvimento sustentável Estratégias Projetos Promover capacitação dos quadros técnicos quanto aos Instrumentos de Ordenamento Territorial Capacitar os técnicos da prefeitura quanto aos instrumentos de Ordenamento Territorial (ZEE, Plano Diretor e instrumentos urbanísticos). Incrementar a infra-estrutura urbana do município Regular o uso da água e o lançamento de esgoto, garantindo a manutenção dos serviços de saneamento. Adequar o uso dos espaços por meio da integração e aplicação dos Instrumentos de Ordenamento Territorial existentes Aplicar os instrumentos previstos no plano diretor e a nova legislação urbanística, visando urbanizar assentametos precários e incentivar a verticalização e o aproveitamento dos vazios urbanos. Apoiar e Estruturar os demais distritos do município a fim de que sirvam de núcleos de apoio rural (comércio e serviços básicos) Articular e Integrar o Plano Diretor Municipal com o Zoneamento Ecológico-Econômico da RIDE

Desenvolvimento Institucional e Financiamento Objetivo Específico: Relações interinstitucionais articuladas Estratégias Projetos Estimular a formação de parcerias e envolver as diversas instituições na identificação e formulação de soluções para os problemas locais e regionais. Organizar oficinas para identificação de problemas existentes estabelecendo objetivos, metas, ações e cronograma; Envolver a comunidade na realização de eventos (feiras) existentes através da delegação de funções; Motivar a sociedade a se empoderar das institucionalidades existentes, aproveitando as oportunidades disponíveis para o território. Fortalecer as instituições através de reuniões com vistas à implantação da gestão participativa. Aperfeiçoar os mecanismos de gestão integrada da ação intergovernamental visando o alcance de resultados efetivos e mobilizadores. Promover parcerias com as diversas instituições (cooperação técnica, convênios, etc)