Rosa SilvaS. Brás de Alportel 11/12/2009 Artenave, Atelier - Associação de Solidariedade / Telef.: 254 583 522 /

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Transcrição da apresentação:

Rosa SilvaS. Brás de Alportel 11/12/2009 Artenave, Atelier - Associação de Solidariedade / Telef.: / Fax: Recursos Humanos e Qualidade nas Organizações da Economia Social

Localização Geográfica S. Brás de Alportel 11/12/2009 Artenave, Atelier – Associação de Solidariedade

S. Brás de Alportel 11/12/2009 Instituição Particular de Solidariedade Social ( D.R. III Série nº24 de e D.R. III Série nº135 de ) - Constituição: 9/11/ Inicio de Actividade: 01/08/1996 Artenave, Atelier – Associação de Solidariedade

1. 1.Programa Integrado de Intervenção Comunitária «Arco da Velha» ( ) 2. 2.Formação Profissional para Pessoas com Deficiência (desde 1997) 3. 3.Novos Caminhos, Novas Oportunidades – Eixo 5 POEFDS ( ) 4. 4.Econave – Empresas de Inserção (desde 2000) 5. 5.CRC – Centro de Recursos em Conhecimento (desde 1999) 6. 6.CAO – Centro de Actividades Ocupacionais (desde 2003) 7. 7.Lar Residencial para Pessoas com Deficiência (desde 2005) Artenave, Atelier Uma Década…Inclusivamente! S. Brás de Alportel 11/12/2009

CRC – IN(for)DEMO - Desde 1999 (com inicio do Projecto e da Rede CRC); - Reforço em 2002 e 2006; - Sempre activo na Rede; - Coordenador do Cluster FDRL / Animador da CdP FDRL. Artenave, Atelier

Necessidade de QUALIDADE na Instituição (Identificada pela Direcção Técnica) - Renovação da Acreditação enquanto entidade formadora; - Participação em Redes (CJ, CRC e REAPN). Artenave, Atelier Contratação de Serviços para Organização do DTP; Visita de Estudo a ADAPEI (França); Cadernos de Qualidade da Segurança Social; QUAL_IS (REAPN) S. Brás de Alportel 11/12/2009

- Procura de Empresas de Consultoria no mercado PARA: - Avaliar; - Identificar Potencialidades e Estrangulamentos; - Ajudar a definir Rumo. Artenave, Atelier S. Brás de Alportel 11/12/2009 Necessidade de QUALIDADE na Instituição

QUAL_IS – Qualificar a Intervenção Social (REAPN) 1ª fase: a) Recolha de informação sobre a instituição b) Envio de documentação em suporte digital c) Conversa informal com todos os colaboradores d) Constituição do Conselho da Qualidade e) Distribuição de tarefas pelos seus elementos: - As solicitadas pelo Projecto - As do Manual da Qualidade (CAO e Lar) Artenave, Atelier S. Brás de Alportel 11/12/2009

Resultados da Consultoria (1ª fase) a) Missão, Visão e Valores b) Política da Qualidade c) Identificação dos Problemas (metodologia da árvore de problemas) d) Definição de metas para os resolver e) Política Estratégica até 2013 f) Processos e Procedimentos do Manual da Qualidade Artenave, Atelier S. Brás de Alportel 11/12/2009 QUAL_IS – Qualificar a Intervenção Social (REAPN)

2ª fase a) Formação Profissional para Colaboradores (48h) - Pedagogia da Interdependência - Planeamento Centrado na Pessoa - Direito Laboral b) Consultoria (24h) - Sistema de Avaliação de Desempenho Artenave, Atelier S. Brás de Alportel 11/12/2009 QUAL_IS – Qualificar a Intervenção Social (REAPN)

O Desenvolvimento Social passa pela QUALIDADE das Organizações Sociais; A QUALIDADE das Organizações passa pela QUALIDADE dos seus RECURSOS HUMANOS; QUALIFICAR O 3º Sector ou as Organizações da ECONOMIA SOCIAL é QUALIFICAR os seus COLABORADORES. Artenave, Atelier S. Brás de Alportel 11/12/2009 Recursos Humanos e Qualidade nas Organizações da Economia Social

Rosa SilvaS. Brás de Alportel 11/12/2009 Artenave, Atelier - Associação de Solidariedade / Telef.: / Fax: Recursos Humanos e Qualidade nas Organizações da Economia Social