O PERFIL EMPREENDEDOR PROF. CAROLINA SPINOLA
Perfil Empreendedor O empreendedor necessita formar equipes, liderar, esquematizar, definir táticas e estratégias, mas sobretudo dar uma direção.
Perfil Empreendedor O empreendedorismo é para aqueles que estão dispostos a lidar com o imprevisto, com o risco e, de certa forma, com uma vida de aventuras. Entender o que não é empreendedorismo também ajuda a determinar o perfil do empreendedor.
Perfil Empreendedor Costuma-se confundir empreendedorismo com falta de oportunidade, principalmente em um país como o Brasil.
Perfil Empreendedor De acordo com a edição de 2010 do relatório "Doing Business" do Banco Mundial, a posição de nosso país no ranking internacional que avalia a qualidade das condições empresariais de 183 paises, foi a 129º em 2009, atrás da Nigéria (125º), Bangladesh (119º), Etiópia (111º) e Zâmbia (90º). Mesmo dentro da América do Sul, o Brasil só ficou à frente da Venezuela (177º), Bolívia (161º) e Equador (138º). (BANCO MUNDIAL, 2009)
Perfil Empreendedor O Brasil ocupou a 13ª posição no ranking mundial de empreendedorismo em 2008. O Relatório Empreendedorismo no Brasil (GEM, 2009) calcula que a Taxa de Empreendedores em Estágio Inicial (TEA) brasileira foi de 12,02 no mesmo ano, o que significa, segundo os autores da pesquisa, que de cada 100 brasileiros 12 realizavam alguma atividade empreendedora naquele ano
Perfil Empreendedor A primeira qualidade do empreendedor, antes de todas as demais, deve ser a afeição ao risco, seja ele o risco de ousar, de inventar, de propor algo diferente, de apostar numa idéia, de agarrar o sonho. O empreendedor deve ser em primeiro lugar, um especulador – no bom sentido da palavra-, um jogador, um apostador.
Perfil Empreendedor O empreendedor deve ser perseverante e otimista, principalmente em um ambiente de negócios desfavorável.
Perfil Empreendedor Empreendedores também gostam da independência, de seguir seus instintos e não necessitam de ninguém para dizer-lhes o que fazer.
Perfil Empreendedor VISIONÁRIO Sabe onde quer chegar. Tem a visão de como será o futuro para seu negócio e sua vida. Planeja cada etapa do seu empreendimento. DECISOR COMPETENTE Sabe tomar as decisões corretas na hora apropriada. Tem competência para separar as variáveis fundamentais para a resolução do problema daquelas que não têm importância. DETERMINADO E DINÂMICO É inconformado com a rotina. Faz com que as coisas aconteçam.
Perfil Empreendedor DEDICADO Entende que o sucesso é fruto da dedicação constante. Abdica de momentos de lazer em nome do seu empreendimento. OTIMISTA E ENTUSIASTA É apaixonado pelo que faz. Trabalha em seu empreendimento por prazer e acredita no que faz. INDEPENDENTE Prefere se dedicar a um negócio próprio ao invés de trabalhar para outros e seguir ordens.
Perfil Empreendedor LIDER E FORMADOR DE EQUIPES Tem habilidade para trabalhar com pessoas, liderá-las e formar equipes coesas e colaborativas. BEM RELACIONADO Deve saber construir uma rede de relacionamentos e tirar proveito dela. ORGANIZADO Sabe alocar corretamente os recursos que dispõe.
Perfil Empreendedor CURIOSO Nunca está satisfeito com o que já aprendeu. Sempre está em busca de mais conhecimento. Orientado para "aprender a aprender". CRIATIVO Busca novas maneiras de resolver problemas e enxerga oportunidades onde os outros não percebem. ARROJADO Assume riscos. Gosta de arriscar em suas decisões, de sair na frente dos outros.
Perfil Empreendedor PERSISTENTE Não desanima face às adversidades. É perseverante e acredita em sua idéia. EXIGENTE Perfeccionista e obcecado pela qualidade. AUTOCONFIANTE Acredita em seu julgamento e não se deixa abalar ou desencorajar facilmente.
Perfil Empreendedor INFLUENCIADOR Tem grande capacidade de persuasão. BOM OUVINTE Sabe ouvir e está atento às informações trazidas por seus colaboradores. INFORMADO Busca estar sempre atualizado sobre tudo. Entende que todo tipo de informação é útil e enriquecedora.
DESENVOLVENDO UMA VISÃO E UMA MISSÃO PESSOAL Você já se decidiu sobre o seu futuro? Já sabe o que deseja para sua vida profissional?
VISÃO Ter uma visão de futuro significa antecipar mentalmente uma situação desejável. Em seguida, se pergunte: o que você tem feito para concretizar a sua visão de futuro?
VISÃO A visão serve para isso: indicar o destino, o ponto de chegada. Como um norte para as bússolas. De posse desse direcionamento, cabe a cada um de nós buscar os elementos necessários para ir ao seu encontro. Ser visionário é ser planejador.
VISÃO A visão deve retratar um estado futuro desejado; A visão deve ser de longo prazo. O que se entende por longo prazo varia de autor para autor e, no nosso caso, variará de indivíduo para indivíduo. O que ele quer dizer é que não se deve estabelecer uma visão para o fim do ano mas, para o fim de um ciclo de nossas vidas;
VISÃO A visão deve ter uma descrição clara. Collins e Porras (1995) complementam que é essencial "pintar um quadro" do cenário futuro desejado. Para eles, a imagem propicia uma tangibilidade que as palavras não tem; A visão deve estar alinhada com os nossos valores centrais;
VISÃO A visão deve ser inspiradora e impulsionadora. Para Senge (1998) o "gap" entre o estágio atual de nossas vidas e aquele desejável no futuro deve ser capaz de gerar uma energia criativa; A visão deve prover focalização e alinhamento e com isso direcionar todos os esforços da pessoa; A visão deve confrontar padrões atuais. O estabelecimento de uma visão implica em vislumbrar uma situação além das nossas capacidades atuais.
VISÃO
Missão A missão é um caminho para se alcançar a visão. Enquanto a visão nos direciona para o futuro, a declaração de missão nos posiciona em relação a questões mais profundas e intimas. Ela se torna o critério pelo qual o empreendedor passa a medir tudo em sua vida e, de posse dessa compreensão, coloca-se a trabalhar.
Missão Missão de O Boticário : Contribuir para um mundo mais belo. Missão do Grupo Pão de Açúcar - Garantir a melhor experiência de compra para todos os nossos clientes, em cada uma das nossas lojas. Missão da Gol : popularizar o transporte na América Latina
Missão Missão da Tecnisa: Ser, em cada detalhe, mais construtora por metro quadrado Missão da Natura: criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar-Bem. Bem- Estar é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo. Estar-Bem é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa do individuo com o outro, com a natureza da qual faz parte e com o todo.
Visão x Missão
O LÍDER EMPREENDEDOR O líder empreendedor deve desenvolver condições e ferramentas para despertar as habilidades de seus colaboradores
O LÍDER EMPREENDEDOR O líder empreendedor deve desenvolver condições e ferramentas para despertar as habilidades de seus colaboradores
O LÍDER EMPREENDEDOR Aquisição - a atração de novos talentos para a organização Construção - desenvolvimento contínuo da equipe. Benchmarking - adote em sua organização as melhores técnicas de gestão de pessoas do mercado.
O LÍDER EMPREENDEDOR Busca de Recursos - faça parcerias com consultores, vendedores, clientes e fornecedores da organização para reunir novas idéias. Cuidado com o Feedback - Critique em particular e elogie em público