COMUNICAÇÕES SAR MISSÕES SAR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Divisão de Busca e Salvamento Curso SAR003 – Operador de Telecomunicações de RCC ANEXO 12.
Advertisements

8º Seminário de Transportes Multimodais
RELATÓRIOS DO SISTEMA.
EMPREGO DE EQUIPAMENTOS DE RCC
Manual IAMSAR.
EMPREGO DE EQUIPAMENTOS DE RCC
Porto Alegre (RS), 27 de julho de 2011.
A Responsabilidade Social na Administração Pública
Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA)
1.
Serviço de Segurança Especializado em Medicina do Trabalho
PRIMEIRA RESPOSTA DE ATENDIMENTO
ATM 005.
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
Professora Lisla Vassoler
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
1/10 O AQUASEG desenvolve pesquisa, ensino e projetos visando a segurança da atividade realizada no meio aquaviário: na pesca, no transporte, no esporte.
ORGANIZAÇÃO E EMPREGO DA ARMA DE COMUNICAÇÕES Unidade Didática I Assunto 4 3ª Seção em Campanha.
Bombeiros Voluntários
Trabalho de Instrução de Bombeiros (TIB)
TRABALHO DE INSTRUÇÃO DE BOMBEIROS
Assistência a Acidentados
Sistema Nacional de Defesa Civil
Sistema de Comando de Incidentes
Código Brasileiro de Aeronáutica
A DEFESA CIVIL NOS MUNICÍPIOS
SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
PLANO NACIONAL DE CONTINGÊNCIA PARA INCIDENTES DE POLUIÇÃO POR ÓLEO
PGR- Programa de Gerenciamento de Riscos
ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO
SIRIUS SEMINÁRIO ATM BUSCA E SALVAMENTO - SAR
SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE PERNAMBUCO CG – Diretoria Geral de Operações 1 PREVINE Operacionalização do Plano.
direito aeronáutico e a aviação de segurança pública
SEGURANÇA DE VOO As atividades de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos no Brasil remontam à década de 20. Com o advento da aviação militar.
NR 04 – SESMT 4.1 As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam.
TRANSPORTE DE MATERIAL RADIOATIVO
SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO
Principais Normas Regulamentadoras
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida
Hierarquia e Disciplina Militar
Disposições Gerais Direito Aeronáutico.
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
 DIREITO AÉREO- BASTANTE RECENTE (SÉCULO XX) – INÍCIO DOS EXPERIMENTOS AERONÁUTICOS.   - É O CONJUNTO DE NORMAS QUE REGULAMENTAM A UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO.
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
T R A N S P O R T E AÉREO.
FÉRIAS: NATUREZA JURÍDICA
Curso de Primeiros Socorros
Trabalho em Altura.
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
“Revisão da Classificação de Informações” Outubro / 2015.
1º ENCONTRO REGIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DE DEFESA Região Centro-Oeste Tema: Forças Armadas, Segurança e Garantia da Lei e da Ordem: perspectivas.
Contrato de Objetivos Doutrinários
As redes socioassistenciais e as relações público-privadas Aula #4
3ª SUBCHEFIA O EMPREGO DUAL DE ORGANIZAÇÕES MILITARES EM OPERAÇÕES DE AJUDA HUMANITÁRIA.
LEI Nº 10991/97 Lei de Organização Básica da BM
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL Educação Previdenciária.
Brigada de incêndio da Serra do Japi. Protocolo de intenções MÓDULO TERRESTRE DEFESA CIVIL de JUNDIAÍ: Acionamento de todos os órgãos Envolvidos na operação.
Estado-Maior da Aeronáutica Comando da Aeronáutica.
Operação de Prevenção para o Réveillon 2012/2013 Cel BM Gustavo – Chefe da BM/3 EMG do CBMERJ.
SEGURANÇA NO TRÂNSITO E OS ACIDENTES DE TRABALHO.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
PREFEITURA DE ANGRA A Participação Social nas Ações de Defesa Civil Brasília – Dezembro 2011.
Marinha, um ar de Oportunidades !. Agenda  Vídeo institucional;  Categorias;  Formas de prestação de serviço;  Classes;  Condições gerais de admissão;
Infraestrutura Aeroportuária: O Papel da ANAC Agência Nacional de Aviação Civil Audiência Pública da CVT - Câmara dos Deputados Brasília, 14 de julho de.
Mediadora: Suelen dos Anjos, Consultora da Secretaria Nacional de Defesa Civil/MI “1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária –
Transcrição da apresentação:

COMUNICAÇÕES SAR MISSÕES SAR

ENUNCIAR A FINALIDADE DAS OPERAÇÕES DE BUSCA E SALVAMENTO. OBJETIVOS ENUNCIAR A FINALIDADE DAS OPERAÇÕES DE BUSCA E SALVAMENTO. CONCEITUAR CADA MISSÃO QUE COMPÕE AS OPERAÇÕES SAR AERONÁUTICAS/MARÍTIMAS E OPERAÇÕES HUMANITÁRIAS.

ROTEIRO I - FINALIDADE II - OPERAÇÕES DE BUSCA E SALVAMENTO III - MISSÃO SAR IV – OPERAÇÕES SAR AERON./MARÍTIMAS - MBU – MSA – MIA – MIE - MES V – OPERAÇÕES SAR HUMANITÁRIAS - MMI – MHU - EVAM V I- CONCLUSÃO

I - FINALIDADE LOCALIZAR, SOCORRER E RETORNAR À SEGURANÇA, OCUPANTES DE AERONAVES OU EMBARCAÇÕES EM PERIGO

II - OPERAÇÕES DE BUSCA E SALVAMENTO CONJUNTO DE MISSÕES RELACIONADAS COM RESGATE DAS TRIPULAÇÕES, LOCALIZAÇÃO DE AERONAVES, EMBARCAÇÕES E SEUS OCUPANTES, RETORNO À SEGURANÇA DOS SOBREVIVENTES DE ACIDENTES AERONÁUTICOS E OUTRAS MEDIDAS PARA ATENUAR OS EFEITOS DAS CALAMIDADES PÚBLICAS E PRESTAÇÃO DE ASSISTÊNCIA, SEMPRE QUE HOUVER PERIGO DA VIDA HUMANA.

III - MISSÃO SAR SITUAÇÃO QUE REQUER O EMPREGO DE RECURSOS SAR. UMA MISSÃO SÓ EXISTE QUANDO A NECESSIDADE PARA OPERAÇÕES SAR TIVER SIDO DETERMINADA, A RESPONSABILIDADE DA MISSÃO TIVER SIDO ATRIBUÍDA AO COORDENADOR DA MISSÃO APROPRIADO E OS RECURSOS SAR TIVEREM SIDO ACIONADOS.

CLASSIFICAÇÃO DAS OPERAÇÕES SAR 1. OPERAÇÕES SAR MARÍTIMAS OU AERONÁUTICAS 2. OPERAÇÕES SAR HUMANITÁRIAS CLASSIFICAÇÃO DAS OPERAÇÕES SAR OPERAÇÕES SAR MARÍTIMAS OU AERONÁUTICAS OPERAÇÕES SAR HUMANITÁRIAS

IV – OPERAÇÕES SAR AERONÁUTICAS E MARÍTIMAS MISSÃO DE BUSCA (MBU)‏ MISSÃO DE SALVAMENTO (MSA) MISSÃO DE INTERCEPTAÇÃO E ESCOLTA (MIE)‏ MISSÃO DE APOIO (MIA)‏ MISSÃO ESPECIAL ( MES)

MISSÃO DE BUSCA (MBU)‏ TEM POR FINALIDADE LOCALIZAR AERONAVES OU EMBARCAÇÕES DESAPARECIDAS, ATRAVES DO VASCULHAMENTO SISTEMÁTICO DA REGIÃO NA QUAL SE SUPÕE QUE TENHA SIDO DESAPARECIDO O OBJETO DA BUSCA. .

MISSÃO DE SALVAMENTO (MSA)‏ MSA PODE SER ACIONADA DE FORMA INDEPENDENTE. TEM POR FINALIDADE DAR ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA OU RESGATAR SOBREVIVENTES DE UM INCIDENTE SAR , AERONÁUTICO OU MARÍTIMO

MISSÃO DE INTERCEPTAÇÃO E ESCOLTA (MIE)‏ TEM POR FINALIDADE INTERCEPTAR E ESCOLTAR AERONAVE EM EMERGÊNCIA ATÉ UM AERÓDROMO E ASSISTÍ-LA EM CASO DE POUSO FORÇADO. O COORDENADOR SAR DEVERÁ OBTER DA AERONAVE EM EMERGÊNCIA, TODOS OS DADOS ESSENCIAIS AO PLANEJAMENTO DA MIE.

MISSÃO DE APOIO (MIA)‏ É A MISSÃO QUE TEM COMO FINALIDADE PROPORCIONAR TODO O APOIO CABÍVEL A EQUIPES TERRESTRES, UNIDADES AÉREAS, EMBARCAÇÕES OU À AERONAVE DE RECURSOS LIMITADOS, DANDO ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES DE COBERTURA LOGÍSTICA EM UMA DETERMINADA AÇÃO.

MISSÃO ESPECIAL – MES ENQUADRAM-SE COMO MÊS AS OPERAÇÕES MILITARES CONJUGADAS COM AS FORÇAS SINGULARES, PROTEÇÃO ESPECIAL EM DESLOCAMENTO AÉREO DE AUTORIDADES DA REPÚBLICA, APOIO ÀS FORÇAS AUXILIARES EM CASO DE SINISTROS TERRESTRES E MARÍTIMOS, E OUTRAS MISSÕES CUJO APOIO DO SAR VENHA A CONSTITUIR-SE EM FATOR DE ÊXITO OU SEGURANÇA DA OPERAÇÃO. MISSÃO ESPECIAL

MISSÃO DE APOIO (MIA)‏ É COORDENADA POR UM ÓRGÃO SAR. NECESSITA DE COORDENADOR SAR DESIGNADO. PARTICIPAÇÃO NA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO. EMPREGO SISTÊMICO DE TODOS RECURSOS SAR DISPONÍVEIS. QUANDO INCORPORADA A UMA MANOBRA OU OPERAÇÃO MILITAR ADQUIRE UM “STATUS” DE COBS/SCOBS.

V - OPERAÇÕES SAR HUMANITÁRIAS MISSÃO DE HUMANIDADE (MHU) MISSÃO MISERICÓRDIA (MMI ) MISSÃO DE EVACUAÇÃO AEROMÉDICA ( EVAM )

MISSÃO DE HUMANIDADE REGULAMENTADA PELA IMA 55-13 “ EMPREGO DA FORÇA AÉREA EM APOIO ÀS AÇÕES DE DEFESA CIVIL” NOS CASOS DE DECRETAÇÃO DE ESTADO DE EMERGÊNCIA OU DE CALAMIDADE PÚBLICA.

MISSÃO DE MISERICÓRDIA ( MMI) REGULAMENTADA PELA ICA 64-4, É AQUELA EM QUE O COMANDO DA AERONÁUTICA PROPORCIONA TRANSPORTE AÉREO PARA DOENTES OU FERIDOS CIVIS, EXCETO VÍTIMAS DE ACIDENTES AÉREOS OU MARÍTIMOS, BEM COMO TRANSPORTE DE MEDICAMENTOS E RECURSOS MÉDICOS EM GERAL, INCLUSIVE ÓRGÃOS E TECIDOS, DESDE QUE NÃO EXISTAM NO LOCAL OS RECURSOS NECESSÁRIOS.

MISSÃO DE EVACUAÇÃO AEROMÉDICA (EVAM ) REGULAMENTADA PELA PORTARIA MINISTERIAL Nº 463-GM3 DE 27/04/1962, CONCEITUA-SE COMO ATIVIDADE DE LOGÍSTICA MILITAR, DESTINADA A ASSEGURAR ÀS FORÇAS ARMADAS TRANSPORTE AÉREO DE DOENTES E FERIDOS EM CONDIÇÕES TÉCNICAS COMPATÍVEIS.

AS MISSÕES MMI, MHU, EVAM E MÊS RECEBERÃO POR PARTE DO RCC, QUANDO ACIONADO, TODO O APOIO NECESSÁRIO À EFICAZ CONSECUÇÃO DA MISSÃO, - SEM PREJUÍZO - DA MBU, MES, MIE OU MIA QUE ESTIVER SENDO COORDENADA.

ROTEIRO I - FINALIDADE II - OPERAÇÕES DE BUSCA E SALVAMENTO III – CLASSIFICAÇÃO DAS OPER. SAR IV – OPERAÇÕES SAR AER. OU MARITIMAS - MISSÃO DE BUSCA (MBU)‏ - MISSÃO DE SALVAMENTO (MSA)‏ - MISSÃO DE INTERCEPTAÇÃO E ESCOLTA (MIE)‏ - MISSÃO DE APOIO (MIA)‏ - MISSÃO ESPECIAL (MES)

CLASSIFICAÇÃO DAS OPERAÇÕES SAR OPERAÇÕES SAR HUMANTÁRIAS MISSÃO DE HUMANIDADE ( MHU ) MISSÃO DE MISERICÓRDIA (MMI ) MISSÃO DE EVACUAÇÃO AEROMÉDICA (EVAM )

ENUNCIAR A FINALIDADE DAS OPERAÇÕES DE BUSCA E SALVAMENTO. OBJETIVOS ENUNCIAR A FINALIDADE DAS OPERAÇÕES DE BUSCA E SALVAMENTO. DEFINIR OS TIPOS DE MISSÃO SAR RELACIONADOS ÀS OPERAÇÕES SAR AERONÁUTICAS/MARÍTIMAS E OPERAÇÕES SAR HUMANITÁRIAS. .

... PARA NÓS BUSCAR É SABER SOCORRER É PRAZER SALVAR É DEVER.