Solcar Pedro Vaz Pinto Instituto D. João V Louriçal e Leiria

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eco Team Ricardo Maurício / Ana João Leal Martins
Advertisements

Não sei, mas fiquei a saber....
Nós? Dina Isabel Gentil Dias Escola Secundária da Baixa da Banheira
Mecaléctricos Maria Margarida Carvalho
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Os Venusianos Alunos: Caio Rodrigues Gilson Silva João Soares Numa época em que os problemas.
Escola secundária Martins Sarmento
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Inferno da Luz Professor: Rui Costa Alunos da Turma 8ºE Ancorensis Cooperativa de Ensino.
Agrupamento de Escolas de Arcozelo
Trainature Melani Raposeiro Escola Secundária Poeta António Aleixo
Solivários Ana Filipa da Cruz Ferreira
Sppedy Alunos – Sofia Silveira; Rafaela Costa ; Sérgio Rodrigues
Navegadores do Futuro Nélia Guerra Escola EBI de Colmeias
SolarDairas Tiago Silva EB 2, 3 das Dairas Vale de Cambra, Aveiro
Fernando Ferreira Instituto de Promoção Social de Bustos Aveiro 8/9 Ariete 3+1.
Solcar Jorge Novo EPAMG- Escola Profissional e Artística da Marinha Grande Marinha Grande - Leiria º ano do curso Profissional de Electrónica de.
Centro de Formação Profissional da Madeira
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Emissões zero 3+2.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Fotão Veloz Professora Maria Emília Cunha Pedro Oliveira Pedro Xavier Manuel Sequeira EB.
Tipo5 Ademar Ribeiro Escola Secundária Dr. José Afonso
Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata
EPA-CATA César Marques Escola Profissional de Almada Almada, Setúbal
Escola Secundária Daniel Sampaio
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto IST SOBRE RODAS PROFESSORES: VICTOR MANUEL LOPES BAIRRADA ALUNOS: INSTITUTO S. TIAGO COOPERATIVA.
All-Chutares José Carvalho Escola Secundaria Padre Alberto Neto
AGSG Jaime Rei Agrupamento de Escolas de São Gonçalo
Vera Lúcia Lopes Vergas Fidalgo Sardo Escola Básica da Gafanha da Encarnação Gafanha da Encarnação - Aveiro 9º ano de escolaridade: Área de Projecto; Ciências.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO UltrasIDL Alunos: Bruno Chantre; Diogo Branco; Emanuel Rodrigues; João Oliveira; Ricardo.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO CPT 3 Alunos: Cátia Almeida; Pedro Santos; Telmo Costa Professores: Ana Paula Fernandes;
Traquinas Gaspar Rocha Agrupamento Vertical de Escolas de Arcozelo
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
MárioMobil Francisco Caeiro Escola Básica Integrada Mário Beirão
6 Vaiouracha Helena Domingues Escola EB 2,3 secundária Artur Gonçalves
Rui Manuel Vila-Chã Baptista Escola Secundária de Amares Besteiros, Amares, Braga 12º ano, Física e Área de Projecto Heliocientistas 6.
António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Futuro a Abrir Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Embarca na onda Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
Luis Gameiro Altomar EBI de São Bruno Caxias, Lisboa 4+1
Escalão Apogeu “Andar é poupar”
Nélio Manuel Lopes Duarte Colégio João de Barros Meirinhas – Pombal – Leiria 10º Ano (Práticas Oficinais) Born in Renew 3+1.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO eV - Riders Alunos: João Encarnação e Pedro Baptista Professor: Carlos Paulino Colégio.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO “ Os Voyagers” Tiago Miguel Chico Vaz, Pedro Ribeiro Catarino, Ana Vanessa Dias de Carvalho,
Joaquim Granado Escola EB 2,3/s Josefa de Óbidos Óbidos, Leiria 12º. Física, Química, Matemática, Português e Área de Projecto Obi Solar 4.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Águia da Luz 2 Escrever aqui Ancorensis Cooperativa de Ensino Apogeu Classe B Professores:
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO ÁGUIA DA LUZ Alunos: Leandro Barros de Oliveira, Ricardo Pinto Castro, André Mota de Carvalho,
Vítor Soares / José Luis Pereira Escola Secundária Campos de Melo Covilhã – Castelo Branco 10º Ano do Ensino Profissional, Tecnologia de Processos e Práticas.
E.B. 2,3 nº1 de Lagos Lagos - Faro TranslassolJoão Figueiredo 8º ano - Ciências Físico-Químicas e Ciências Naturais
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Veloz Alunos: Rodrigo Capeleiro; Francisco Borda d’Água; Ricardo Antunes – 6º ano de escolaridade.
Domingos Avelar Silva Escola Secundária Serafim Leite S. João da Madeira - Aveiro 10º ano Profissional - Física e Química; Tecnologias Aplicadas. Electrónica.
Pedro Jorge Cruz Carneiro Fernandes EBS de Velas Velas - Açores 8ºAno (Ed.Tecnológica.; Matemática; F.Q.; L. Portuguesa) NO CO
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO 3ª In Solar Rodrigo Bruno, Miguel Farto, Stefanie Diedrich, Sara Aguiar, Patrícia Melo,
Rogério Baltazar Martins Alcains – Castelo-Branco CIAVIDA (CIências + Ambiente = VIDA) Agrupamento de escolas José Sanches de Alcains 5 º - Área de Projecto5.
João Marrocano Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos Localidade: Figueiró dos Vinhos / Distrito: Leiria Efa Profissional Nível 3 Sol&Vinho 6+1.
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Soltíscio 3+2.
Ivone Tavares Escola Básica Secundária de Santa Maria Ilha de Santa Maria - Açores 9º ano – Ciências Físico - Químicas Cagarros 6.
Marcelo Pereira | Joaquim Celestino Ribeiro Ancorensis Cooperativa de Ensino Vila Praia de Âncora, Caminha | Viana do Castelo 8º ano | Ciências Físico-Químicas.
António Gama Colégio Militar Lisboa 8.º Ano de escolaridade – Ciências Físico-Químicas ZACATRAZ 3+1.
José Alberto Gomes + Vitor Dinis Cordeiro Localidade - Pombal. Distrito - Leiria 3º Ano do Ensino Profissional, Automação e Comando + Práticas Oficinais.
SuperCarro Miquelina Mendes Escola Secundária de Arganil Arganil - Coimbra 4+112º ano, Área de Projecto.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO S2R – Sun To Rosario Alunos: Francisco Sousa; Miguel Monteiro; Nuno Neto; Rodrigo Ribeiro;
Osvaldo Ribeiro Ined - Maia Maia - PORTO 12ºano Sistemas Automáticos/Projecto Tecnológico/PAT 3.
Reciclanetes Alda Maria Leal Rodrigues Barbosa
Sandra Carmo Escola EB2,3 Engº Manuel Rafael Amaro da Costa São Teotónio, Beja 7º ano Ciências Físico – Químicas TonioSol 3 alunos e 2 professores.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Os Traquinas 5 +1.
Pedro Silva Escola Profissional CIOR Vila Nova de Famalicão - Braga 11º ano; Práticas Oficinais; Física e Química; Tecnologias e Processos; Desenho Técnico.
Fénix Pedro Viegas Escola Secundária Dom Manuel Martins Setúbal 5+2
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto Tugas Alunos: Bruno Gonçalves, Diogo Teixeira, João Neto, Pedro Castro e Wilson Fialho.
José Puga Agrupamento de Escolas de Arcozelo – P. de Lima Freguesia de Arcozelo, concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo 8º e 9º ano Física.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Vento solar 2 +1.
Fernando Ferreira Instituto de Promoção Social de Bustos Aveiro 8/9 Power 3+1.
Transcrição da apresentação:

Solcar Pedro Vaz Pinto Instituto D. João V Louriçal e Leiria Cinco + Um 11.º Ano + Física e Química A

Fig.1 - Chassis de alumínio ,os dois motores e as quatro rodas. Fig. 2 - Molde da carroçaria do carro. O nosso carro é constituído por duas partes: o chassis que é uma placa de alumínio quinada, e a carroçaria, em fibra, que será produzida logo após a finalização do molde.

O carro levará 12 painéis solares, para além do painel solar que foi facultado, um arduíno e 2 motores servos. Todas as placas que testámos deram uma média de 2 volts o que proporcionará 26 volts ao carro. A escolha do arduíno para o carro possibilita-nos ter sempre a mesma voltagem fornecida aos motores (o arduíno não tem outra fonte de energia a não ser os painéis fotovoltaicos) e também controla a rotação dos motores, tudo isto através do computador. Vamos também colocar painéis fotovoltaicos em série e em paralelo para possibilitar um equilíbrio entre a amperagem e voltagem. A razão da utilização de 2 motores é para distribuir o peso do carro sobre os motores possibilitando maior velocidade. Fig. 3 - Arduino Duemilanove.

Todos os membros da equipa ajudaram na escolha dos materiais e forma de construção do carro. Tivemos de ir à Internet para nos informarmos sobre a programação do Arduíno e como modificar os motores servos. Os motores, pelo facto de serem servos, não têm um movimento de 360º para isso tivemos que abri-los para retirar uma peça e cortar um batente que impedia a rotação completa. Um outro problema é que a existência de uma caixa de velocidades provoca uma redução da rotação do motor. Para resolver este problema teremos que abrir o motor e mudar as suas engrenagens. O projecto vai demorara cerca de um mês para completar. Fig. 4 - Motor servo.

Fig. 5 - Placas fotovoltaicas, rodas e os motores servos. Se o carro for bem sucedido há uma forte possibilidade de o comercializar. O Arduíno entre nós era desconhecido até então, e com o projecto descobrimos as vantagens que poderia trazer a sua utilização. O projecto permitiu-nos aplicar conhecimentos adquiridos ao longo dos anos na disciplina de Física e Química nomeadamente sobre painéis fotovoltaicos e sobre electricidade. O projecto final vai ser divulgado na nossa escola durante a Feira de Projectos. Bibliografia 1. http://forum.zwame.pt/; 2. www.arduino.cc; 3. www.estp.edu.pt/CampRobots2007/PDFs/ServosModificar_2.pdf Fig. 5 - Placas fotovoltaicas, rodas e os motores servos.