Desenvolver ambientes colaborativos de aprendizagem

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Transcrição da apresentação:

Desenvolver ambientes colaborativos de aprendizagem COOPERAÇÃO e APRENDIZAGEM Desenvolver ambientes colaborativos de aprendizagem Mangualde, 17 de Outubro 2007

É MESMO IMPORTANTE PARA A APRENDIZAGEM? MAS AFINAL O QUE É COLABORAR? É MESMO IMPORTANTE PARA A APRENDIZAGEM?

Colaborar NÃO é: sinónimo de trabalho de grupo ausência de ‘competição’ ausência de conflito ausência de momentos de trabalho individual, ou de ‘aulas expositivas sinónimo de técnicas que se podem aplicar de vez em quando sinónimo de ‘ajudar o mais fraco/o que sabe menos

Colaborar implica igualdade e diferença. Só pode haver colaboração quando pessoas curiosas, confiantes, informadas e motivadas, capazes de ouvir, participar e reflectir, com diferentes pontos de vista, diferentes experiências e vivências são reconhecidas como competentes ...

CONTEXTO INTERCULTURALIDADE HETEROGENEIDADE - Mas que sentido têm estas duas palavras que de tão usadas .....

Uma aproximação ao conceito de cultura... – VISÃO EM ICEBERG A nível da consciência: O que é visível Alta cultura/cultura visível arte literatura poesia música clássica jogos língua história gastronomia dança popular religião maneiras de vestir A nível do inconsciente: definições de ‘cor da pele’ concepção de beleza regras de transmissão de bens Cultura profunda/ regras de contacto visual padrão de relações subordinado/superior Não visível incentivos ao trabalho padrões de conversação/contexto social ideais de educação das crianças práticas de cortejar padrões de tomada de decisão concepções de justiça tempos/ritmos de trabalho noções de liderança atitude perante a doença e a morte ligação com os animais atitudes em relação aos dependentes formas de interacção social noções de modéstia linguagem gestual métodos resolução de problemas natureza da amizade papéis consoante a idade, sexo, classe, ocupação, família... concepção de mobilidade social concepção de limpeza ordenação do tempo concepção do self consciência de passado e futuro : contacto visual definição de insanidade organização do espaço noções de adolescência padrões de lidar com as emoções noções de lógica e validade e muito, muito mais.... Fonte: p.14 AFS Orientation Handbook Vol. 4, New York AFS Intercultural Programs Inc., 1984

EDUCAÇÃO INTERCULTURAL (OUELLET, 1991) Toda a formação sistemática que visa desenvolver, quer nos grupos maioritários, quer nos minoritários: - melhor compreensão das culturas nas sociedades modernas; - maior capacidade de comunicar entre pessoas de culturas diferentes; - atitudes mais adaptadas ao contexto da diversidade cultural, através da compreensão dos mecanismos psico-sociais e dos factores socio-políticos capazes de produzir racismo; - maior capacidade de participar na interacção social, criadora de identidades e de sentido de pertença comum à humanidade. EDUCAÇÃO INTERCULTURAL (OUELLET, 1991)

COMPETÊNCIAS INTERCULTURAIS capacidade de adaptação respeito pelos modos de fazer – procurar, conhecer, relacionar-se... conhecer diferentes estilos de comunicação – códigos ligados à linguagem verbal e não-verbal ouvir, compreender, verificar, indagar, negociar, aceitar riscos – em vez de julgar consciência cultural COMPETÊNCIAS INTERCULTURAIS

COMPETÊNCIAS DE COLABORAÇÃO ? VER MÓDULO DE FORMAÇÃO – páginas 36 e 87

ESTATUTO GRUPOS PAPÉIS AVALIAÇÃO COMUNICAÇÃO ACTIVIDADES TRATAMENTO de estatuto DELEGAÇÃO

ACTIVIDADES COOPERATIVAS É possível fazer esta actividade sozinho/a? É mais rápido trabalhar sozinho/a para os mesmos resultados? Os objectivos do trabalho são claros para mim e para o grupo? As instruções são claras e deixam espaço para decisão? .....................?

PLANEAMENTO

  Perante as leituras, depois de reflectir sobre o que hoje aqui se disse e discutiu, que QUESTÕES QUERO COLOCAR? FOCO: interculturalidade e o que é COLABORAR SESSÃO 1 – 28 OUTUBRO

  Apresentação de um pré-projecto de PEQUENA PRÁTICA O que entendemos por pequena prática? SESSÃO 2 – 11 NOVEMBRO

  Descrição de actividades (pequenas práticas) realizadas O que correu bem? Surgiram dificuldades? Reflexão sobre o funcionamento do próprio grupo SESSÕES 3 E 4 18 E 25 NOVEMBRO

Que instrumentos/indicadores estamos a usar para monitorizar o nosso trabalho e o dos alunos? Os resultados são os que pretendemos? SESSÃO 5 – 9 DEZEMBRO

AVALIAÇÃO da oficina – O que vamos fazer a seguir? SESSÃO 6 – 9 JANEIRO

PORTFOLIO Diário de aprendizagem Pequena prática (trabalho prático) - incidentes críticos - pequenas histórias reflexão sobre participação (plataforma) Pequena prática (trabalho prático) - Breve contextualização (rationale) - Plano inicial / adaptações - Materiais produzidos incluindo .. Monitorização/avaliação Relatório final PORTFOLIO