Apresentações (PowerPoint) ... considerações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

Apresentando.
Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
WEBQUESTS O que é uma Webquest? Uma Webquest é uma “aventura na net”
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
Portfólio de Matemática
REPENSANDO A PESQUISA NA ESCOLA: POSTURA E AÇÃO DO EDUCADOR
Sítio dos miúdos
O NÓNIO NA ESCOLA Nº8 DE SETÚBAL. Antes 4 O MATERIAL INFORMÁTICO QUE A ESCOLA POSSUÍA ESTAVA DESACTUALIZADO.
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Uma WebQuest é uma actividade orientada para a pesquisa, em que alguma, ou toda a informação com que os alunos interagem, provém de recursos na Internet.
UNIVERSIDADE DE LISBOA
Análise de um recurso disponível na WEB Trabalho Realizado Por:
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
desafio de pesquisar na rede
Introdução INTRODUÇÃO
Comunicação Coordenada
WebQuests e o futuro O papel do professor no ciberespaço.
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
Centro de Formação Penalva Azurara / Jornadas Prof2000 / Centro de Formação Penalva e Azurara Escola Secundária Felismina Alcântara Mangualde.
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Generalidades sobre e-learning
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
José Duarte, ESE de Setúbal3.Julho.2006Seminário Ser Competente em TIC Da disciplina de TIC às TIC nas disciplinas.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Utilização Educativa da plataforma Moodle
A culpa foi dos Bichos da Seda ou da Plataforma Moodle? Mónica Silva, Teresa Faria e Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL 10 Julho 2006 – Baixa-Chiado.
Moodle : uma experiência de utilização na formação pós-graduada.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Webfólio União Educacional Minas Gerais
Webquest.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
WEBQUEST.
Ambientes Virtuais na Educação
Análise de uma ferramenta ou recurso
A relação Professor/ Aluno
Estratégias de actuação: Articulação curricular
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
HIPERTEXTO, INTERATIVIDADE E SIMULAÇÃO: POTENCIAIS DA EDUCAÇÃO ONLINE
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais Pedagogia: Habilitação em Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Ketiuce Ferreira Silva Professoras:
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Moodle para Professores e Iniciantes Web Conference e curso on line.
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Tiara Gonzaga Freitas Professoras – Elsa Guimarães Gilca Vilarinho Abril 2007.
WEBQUEST A lousa virtual.
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Letícia Maria de Freitas Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Desmistificando Webquests Uma webquest para conhecer webquests.
Prof. Aron Roberto Ferreira
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Carlos Carvalho - Isabel Gorgulho O Contributo das TIC para as Novas Áreas Curriculares TIC Carlos Carvalho Isabel Gorgulho Membros da equipa Nónio Século.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Apresentações (PowerPoint) ... considerações Os prós (+) os contras (-) e (~) (-) o professor prepara todos os materiais (-) o aluno não utiliza as TIC (-) na sala de aula o aluno é receptor (~) o aluno é mais ou menos passivo / interventivo (+) recurso dinâmico (+) apresentação apelativa dos conteúdos (+) apelo à memória visual... Questão de base a ter em consideração... o aluno não desenvolve competências de pesquisa, selecção, organização e gestão da informação

Fecundação

LITERATURA CLÁSSICA– SÉC.XVI-XIX 1º PERÍODO Renascimento Renascimento Humanismo Classicismo Prosa Quinhentista Lírica Teatro Épica Historiografia Literatura de Viagens Novelas Prosa Mística

Pesquisas na internet ... orientadas ( ! ) Considerações... A informação da internet não está organizada Nem toda a informação é rigorosa e pertinente O aluno “não autónomo” não chega à informação Como assegurar que o recurso é útil para todos Organizar previamente o percurso de pesquisas Definir tarefas individuais (ou de grupo) Acompanhar o desenvolvimento das pesquisas Prever a apresentação e discussão de resultados Avaliar o trabalho e resultados

WebQuest 1- As WebQuests – “Um modo de como organizar informações para facilitar a aprendizagem a partir de processos investigativos.” www.prof2000.pt/users/mfr/formacao2002/af1/construir_webq.html http://www.webquest.futuro.usp.br/artigos/textos_jarbas.html http://www.ese.ips.pt/abolina/webquests/quest/ http://www.webquest.futuro.usp.br/artigos/textos_bernie2.html http://www.iie.min-edu.pt/proj/actividades/index.htm

SENAC On Line - O que é webquest? Jarbas - É um modo de como organizar informações para facilitar a aprendizagem a partir de processos investigativos. Não tem nada a ver com programa de computador, tela de computador ou particularidades da informática . Tem a ver com a aprendizagem humana. A webquest foi criada pelo educador Bernie Dodge, preocupado com o interesse e a motivação por aprender, que propôs um modelo para organizar informações dentro dessa coisa que no Brasil chamamos de "Internet", mas que ele trata como "espaço web". Dodge, como muitos educadores, vê na Internet uma fonte imensa de informações atualizadas e disponíveis em uma linguagem do tipo "aqui e agora". Mas a Internet é uma das coisas mais desorganizadas do mundo. Buscar uma informação não é tão fácil quanto parece, mesmo com sites de busca. É sempre uma aventura em que a gente nunca sabe onde vai chegar.

Trabalho Cooperativo/colaborativo Fórum : Guerra Valores ou Interesses http://www.prof2000.pt/users/cfppa/forum/index.html Trabalho Colaborativo - Formação http://www.eb1-sto-andre-mangualde.rcts.pt/2003_2004/index4.htm

Salas de Estudo Virtuais ... estudo autónomo Algumas considerações... de sinal (+) Diversidade de recursos (freeware) Facilidade de construção dos exercícios Aplicação a (quase) todas as disciplinas Multiplicidade de exercícios (escolha-múltipla, pergunta-resposta, associação, preenchimento de espaços, palavras cruzadas, etc.) Organização de espaços virtuais dedicados ao estudo autónomo (salas de estudo virtual...) Porém... É necessário garantir o acesso a todos os alunos Integrar a utilização dos exercícios de auto-correcção no contexto da aprendizagem Acompanhar a utilização e actualizar os recursos.

Exemplos www.prof2000.pt:9999/users/essg/escola/netdays2002/mundo/index.html http://www.prof2000.pt http://www.prof2000.pt/users/esviriato/salaauto/ http://www.prof2000.pt/users/eb23cmat/sala/ http://www.prof2000.pt:9999/users/springday/default.html

www.azurara.net/formar/areal_viseu