Apresentações (PowerPoint) ... considerações Os prós (+) os contras (-) e (~) (-) o professor prepara todos os materiais (-) o aluno não utiliza as TIC (-) na sala de aula o aluno é receptor (~) o aluno é mais ou menos passivo / interventivo (+) recurso dinâmico (+) apresentação apelativa dos conteúdos (+) apelo à memória visual... Questão de base a ter em consideração... o aluno não desenvolve competências de pesquisa, selecção, organização e gestão da informação
Fecundação
LITERATURA CLÁSSICA– SÉC.XVI-XIX 1º PERÍODO Renascimento Renascimento Humanismo Classicismo Prosa Quinhentista Lírica Teatro Épica Historiografia Literatura de Viagens Novelas Prosa Mística
Pesquisas na internet ... orientadas ( ! ) Considerações... A informação da internet não está organizada Nem toda a informação é rigorosa e pertinente O aluno “não autónomo” não chega à informação Como assegurar que o recurso é útil para todos Organizar previamente o percurso de pesquisas Definir tarefas individuais (ou de grupo) Acompanhar o desenvolvimento das pesquisas Prever a apresentação e discussão de resultados Avaliar o trabalho e resultados
WebQuest 1- As WebQuests – “Um modo de como organizar informações para facilitar a aprendizagem a partir de processos investigativos.” www.prof2000.pt/users/mfr/formacao2002/af1/construir_webq.html http://www.webquest.futuro.usp.br/artigos/textos_jarbas.html http://www.ese.ips.pt/abolina/webquests/quest/ http://www.webquest.futuro.usp.br/artigos/textos_bernie2.html http://www.iie.min-edu.pt/proj/actividades/index.htm
SENAC On Line - O que é webquest? Jarbas - É um modo de como organizar informações para facilitar a aprendizagem a partir de processos investigativos. Não tem nada a ver com programa de computador, tela de computador ou particularidades da informática . Tem a ver com a aprendizagem humana. A webquest foi criada pelo educador Bernie Dodge, preocupado com o interesse e a motivação por aprender, que propôs um modelo para organizar informações dentro dessa coisa que no Brasil chamamos de "Internet", mas que ele trata como "espaço web". Dodge, como muitos educadores, vê na Internet uma fonte imensa de informações atualizadas e disponíveis em uma linguagem do tipo "aqui e agora". Mas a Internet é uma das coisas mais desorganizadas do mundo. Buscar uma informação não é tão fácil quanto parece, mesmo com sites de busca. É sempre uma aventura em que a gente nunca sabe onde vai chegar.
Trabalho Cooperativo/colaborativo Fórum : Guerra Valores ou Interesses http://www.prof2000.pt/users/cfppa/forum/index.html Trabalho Colaborativo - Formação http://www.eb1-sto-andre-mangualde.rcts.pt/2003_2004/index4.htm
Salas de Estudo Virtuais ... estudo autónomo Algumas considerações... de sinal (+) Diversidade de recursos (freeware) Facilidade de construção dos exercícios Aplicação a (quase) todas as disciplinas Multiplicidade de exercícios (escolha-múltipla, pergunta-resposta, associação, preenchimento de espaços, palavras cruzadas, etc.) Organização de espaços virtuais dedicados ao estudo autónomo (salas de estudo virtual...) Porém... É necessário garantir o acesso a todos os alunos Integrar a utilização dos exercícios de auto-correcção no contexto da aprendizagem Acompanhar a utilização e actualizar os recursos.
Exemplos www.prof2000.pt:9999/users/essg/escola/netdays2002/mundo/index.html http://www.prof2000.pt http://www.prof2000.pt/users/esviriato/salaauto/ http://www.prof2000.pt/users/eb23cmat/sala/ http://www.prof2000.pt:9999/users/springday/default.html
www.azurara.net/formar/areal_viseu