Cartas de Controlo por Atributos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise Estatística Testes de Hipóteses.
Advertisements

Conceitos, âmbito e objetivo
TRANSFORMAÇÃO POR ANÁLISE DE ERRO
CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
Preparação e apresentação do relatório
Controlo Estatístico do Processo
Q-Q plots Construídos a partir das distribuições marginais de cada componente do vetor p-variado. São de fato um gráfico do quantil amostral versus quantil.
QUESTÕES PARA DISCUSSÃO E EXERCÍCIOS – CAP. 4
ESTATÍSTICA BÁSICA Engenharia Mecânica II período 19/04/2011.
O mais importante é a remuneração
Guilherme Siqueira Simões
Distribuição de probabilidade
Distribuição de probabilidade
Elaboração: Rosane Schlatter Revisão: Nadine Clausell
Tratamento e análise dos dados Inferência sobre a população
Instrutor: Objetivos:.
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
Notação: População: i M XiT é o total do cluster i;
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Gerência de Manutenção Prof
Mecanismos a prova de erros
Função de uma Variável Aleatória
CALIBRAÇÃO.
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
Padronização do Atendimento ao Cliente
Métodos Quantitativos
Variáveis Aleatórias O cálculo de probabilidades é mais expedito quando a cada acontecimento corresponde um número. Uma variável aleatória, X(.) é uma.
Distribuições de Probabilidade 1 ESTATÍSTICA PARA ENGENHARIA CAPÍTULO 5 DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE.
Conceitos Críticos para o Desenvolvimento do Setor de Locação de Equipamento Ferroviário (baseado na Experiência Norte Americana) Os Clientes e As Ferrovias.
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE FERRAMENTAS DE CONTROLE
O Processo de KDD Data Mining SUMÁRIO - AULA1 O processo de KDD
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
A probabilidade de X tomar um dado valor é zero. Calcula-se a probabilidade de X estar dentro de um intervalo. Função de densidade 1. f(x) ≥ 0 +  2. 
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES De acordo com os conceitos vistos anteriormente (Assaf Neto, Mercado Financeiro), podem ser definidos os seguintes valores para as.
Unidade VI Técnicas de Documentação: Manuais Administrativos
Modelos Teóricos Discretos de Probabilidade
Capítulo 4 As distribuições de probabilidade mais importantes em controle estatístico de qualidade (CEQ): atributos Sumário 4.1 Introdução 4.2 Distribuição.
Aula 12 - Teste de associação1 DATAAulaCONTEÚDO PROGRAMÁTICO 10/03Segunda1Níveis de mensuração, variáveis, organização de dados, apresentação tabular 12/03Quarta2Apresentação.
Estatística Teste de Aderência Prof. Antonio Fernando Branco Costa
Aula 16- Análise de variância (ANOVA) 1 Lembrando: para testar hipóteses segundo estratégia de Neyman e Pearson é necessário 1) formular as hipóteses estatísticas;
Métricas e Artefatos para a Priorização de Investimentos no Ajuste de Conformidade à Norma ISO Métricas e Artefatos para a Priorização de Investimentos.
Gestão do Suprimento Francisco Augusto Jarschel. Gestão do Suprimento - Conceito  Tem por objetivo tratar a obtenção de recursos a partir de fontes externas.
Controlo Estatístico do Processo
Ensaio clínico controlado
Gerenciamento de Qualidade
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
TÓPICOS DE ENGENHARIA DE QUALIDADE
DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO (CEP)
Professor: Márcio José Coutinho de Paiva
DISTRIBUIÇÃO DE POISSON
Modelos de distribuições discretas de probabilidade
2 – TÉCNICAS E FASES DE VENDAS 3 – REMUNERAÇÃO E AVALIAÇÃO
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
1 Papel e Competências da Autoridade Científica Secretariado CITES.
Ana Martins e Bruno Santos
GESTÃO DE OPERAÇÕES II CONTROLE ESTATISTICO DE PROCESSO (CEP) Cap. 21
Prof. Miguel Angel Uribe Opazo
METROLOGIA IPP - ESTG 2005 Francisco Manteigas (DRE-Alentejo)
Prof. Sonia Loureiro Gestão do Conhecimento Profa. Sonia Loureiro GESTÃO DO CONHECIMENTO Profa. Sonia Loureiro
Métodos Quantitativos Prof. Edson Nemer Site:
4.4 Implementação e Operação
Estimação e Intervalo de Confiança. Estimação Frequentemente necessitamos, por meio das amostras, conhecer informações gerais da população. A estimação.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Missão do cargo Assegurar o cumprimento das metas de produção, dentro dos padrões de qualidade, quantidade, custos.
PESQUISA SALARIAL. Pesquisa Salarial Identifica o nível de competitividade externa da remuneração, para cada negócio, região e nível de cargo. Objetivo:
Capítulo 4. As distribuições de probabilidade mais importantes em controle estatístico de qualidade (CEQ): atributos Controle Estatístico de Processo (CEP)
ISO 9001/2008. A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidadepara organizações em geral, qualquer.
Ghislaine Miranda Bonduelle
Transcrição da apresentação:

Cartas de Controlo por Atributos

Cartas de Controlo por Atributos Tipos de defeitos Defeituoso/não defeituoso Passa/não passa Conforme/não conforme É necessário definir à partida aquilo que é e o que não é defeito!

Estabelecer critérios de conformidade Definir normas ou padrões de referência Desenvolver meios auxiliares visuais apropriados à tarefa Preparar (treinar) os inspectores na interpretação e tomada de decisão Comprovar que os inspectores têm as aptidões necessárias ao tipo de tarefa que lhes compete Assegurar que o posto de trabalho tem as condições necessárias a um bom desempenho da tarefa Acompanhar o trabalho dos inspectores ao longo do tempo para garantir que os critérios são os mesmos ao longo do tempo Estabelecer uma organização que incite os inspectores a cumprir as normas de qualidade definidas

Exemplos de utilização Defeitos de impressão (p ou np) Defeitos no fecho da embalagem (p ou np) Número de imperfeições na pintura de um automóvel (carta c) Número de imperfeições numa manga de embalagem (carta u)

Tipos de Cartas Avaliação por quantidade Avaliação por proporção Unidades defeituosas Carta np Defeitos na amostra Carta c Avaliação por proporção Fracção defeituosa Carta p Defeitos por unidade Carta u

Carta p - Fracção de defeituosos (tamanho amostra fixa ou variável)

Carta np – Número de defeituosos (tamanho amostra fixa) Utilizar somente se o tamanho da mostra for fixo O tamanho da amostra não influencia os limites de controlo Notar que se p representa a fracção de defeituosos e n o tamanho da amostra, np representa o número de defeitos!!!! a) Distribuição teórica assumida: Binomial b) Valor central ou de ajustamento: c) Limites de Controlo

Carta np – Número de defeituosos (tamanho amostra fixa)

Carta u – Defeitos por unidade Utiliza-se quando podem ocorrer vários defeitos na mesma unidade Atenção!!! Só considerar defeitos independentes. Distribuição teórica assumida: Poisson b) c) Limites de Controlo

Carta u – Defeitos por unidade Valor central ou de ajustamento Limites de controlo

Carta c – Número de Defeitos Equivalente às cartas u Recomendável quando amostras têm a mesma dimensão Recomendável quando não há unidade natural de produto Distribuição teórica assumida: Poisson b) Valor central ou de ajustamento: c) Limites de Controlo

Carta c – Número de Defeitos Valor central ou de ajustamento Limites de controlo