Logística de Suprimentos ( relação fornecedor-empresa) Grupo: 14 F X
Planos estratégicos de fornecedores e empresas Exemplos: Atividades necessárias para a pesquisa e desenvolvimento de produtos; Componentes e embalagens; Garantia de qualidade das matérias- primas. Planos estratégicos de fornecedores e empresas Direcionam recursos Desenvolver novos produtos Reduzir custos
Compras X Distribuição Suprimento Conceito: Fonte de todas as matérias-primas , embalagens, componentes e outros insumos para preencher as necessidades de conversão da logística de produção. Compras X Distribuição Entrega produtos para vários clientes espalhados por muitos pontos diferentes Seleciona algumas empresas entre o n° limitado de fontes de fornecimento Verticalização: Relação entre ó nível de agregação de valor dentro da empresa e os materiais e serviços adquiridos externamente. Década passada: Alta verticalização Década passada: Alta verticalização Hoje: Baixa verticalização
Caminho em direção ao estágio de excelência Principais Requisitos: Área de Recursos Humanos Área de Sistemas e processos: Área organizacional Codificação dos materiais Codificação dos fornecedores Sistemas de informação integrados Hardwares e softwares dimensionados adequadamente Processos integrados com os fornecedores Modelos de custos baseados na metodologia ABC Incentivos motivacionais; Experiências multidisciplinares do pessoal de compras; Treinamento contínuo; Senioridade e flexibilidade ; Espírito de equipe; Alto nível educacional. Estratégias de suprimentos adequadas a cada grupo de suprimentos; Avaliação e classificação de fornecedores; Análise de contratos; Controladoria de compras; Times multifuncionais de trabalho.
Algumas armadilhas potenciais no caminho em direção ao estágio de excelência: Solução única; Enxugamento de fornecedores como fim Viés de seleção Negociação ganha-perde Estratégias solo
Relação com fornecedores Receber produtos de melhor qualidade , diminuir os estoques, reduzir os lead time de fornecimento e ter produtos disponíveis sempre que necessário. Empresa e fornecedor estão estreitando suas relações e criando sistemas de parceria . Seletividade na escolha dos fornecedores Alguns fornecedores ficam responsáveis por manter abaixo de si uma cadeia de outros subfornecedores. As empresas estão procurando adotar o que se prega como Sistema Modular
Processo de certificação Conceito: è uma forma de integração utilizada pelas empresas c/ seus fornecedores, por meio de diplomas ou certificações expedidos aos melhores fornecedores, reconhecimento explicito por meio de anúncio em jornal ou congraçamento das duas empresas. È uma ferramenta-meio Cria uma competição saudável e reconhece os melhores parceiros. Níveis de certificação: Excelência Competência Entendimento Consciência/Inocência
Critérios para a qualificação e certificação: Principais Metas: Eliminação de desperdício; Oferecimento do produto certo, no lugar certo, na quantidade certa, na qualidade certa e na hora certa; Prevenção de defeitos; Redução de estoques; Menor custo total; Melhor qualidade; Maior lucratividade Critérios para a qualificação e certificação: Qualidade do produto recebido; Prazo de entrega; Quantidade; Preço; Custo; Serviço; burocracia