INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inteligência Emocional
Advertisements

A VIDA ANIMAL NO MONTE SELVAGEM
Federação Portuguesa de Atletismo
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Enriquecimento ambiental para o grupo da espécie “Lemur catta” residente no “Monte Selvagem - Reserva Animal” Objectivo Estudar a influência de determinados.
Será a Farmacovigilância assim tão importante para o Veterinário?
Métodos de observação do comportamento
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
Como se reproduzem os animais?
ANPED GT-19 Educação Matemática
Proposta de Critérios Ecotoxicológicos
REPRODUÇÃO NOS ANIMAIS
E.E CAMILO BONFIM TEMA:Animais Ameaçados De Extinção
ESCOLA EB 2/3 DE CANIDELO PROJECTO MIL ESCOLAS.
ABORDAGEM SÓCIO-COGNITIVA DA APRENDIZAGEM
Trabalho de pesquisa-2ºperíodo
Ecologia & Ordenamento de Pato-real no Verão
PROGRAMA ETHOLOG Méd. Vet. Janaina Hammerschmidt
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Psicologia Comportamental Aula 12
OBESP Observatório da Economia Social em Portugal
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
ISCS-N CURSO INSTITUTO SUPERIOR CIÊNCIAS SAÚDE-NORTE
O CAMALEÃO Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Reptilia
Daniella Fontinel, Luize Pippi, Rafaela Nagel e Raquel Menegazzi
Otimização Prof. Benedito C. Silva IRN UNIFEI
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Santarém Março a Julho de 2007
Estatística Descritiva
 PREPARAR HOJE O FUTURO NOVOS HORIZONTES PARA A PESSOA SURDOCEGA EM PORTUGAL 25 de Junho de 2005.
O Macaco Nu – Cap 01 / Origens
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Translocação de uma espécies de roedor XXX da área a ser suprimida por um empreendimento para uma outra área Área do Empreendimento Área do Fragmento FFF.
Rochas dominantes Calcário.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Desenvolvimento e Emocionalidade
URSO PANDA.
Escola Inclusiva – Uma Realidade, se Quisermos
Problema 05 Grupo 02. EvidênciaCrítica Composição Florística semelhante Critério adequado, porém necessário relacionar outros fatores que não foram listados,
A Mente Feita para a Sedução Miller, G.F. (2001) A mente seletiva: como a escolha sexual influenciou a evolução da natureza humana. Rio de Janeiro; Ed.
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
1 Princípios Básicos da legislação para implementar a CITES Secretariado CITES.
Mico-leão-dourado.
A Função de Controlo IPCA-Escola Superior de Gestão
Fórum Segurança Rodoviária Assembleia da República Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações Subcomissão da Segurança Rodoviária Miguel Neves.
Behaviorismo Metodológico: Proposta de Watson
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
Relações Precoces.
Direcção Nacional de Recursos Humanos
Animação Sociocultural
Associação Brasileira dos Criadores de Zebu
Capítulo 1 A administração hoje.
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
Lugar de Areia – Árvore – Vila do Conde EB1/JI de Areia - Árvore Árvore – Vila do Conde - Porto Fátima Silva – Todas Bosque Areia-Árvore (folha 96 da Carta.
1de12 Inserção do Laboratório no(s) Sistema(s) de Qualidade da Empresa 4 de Dezembro de 2006.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
Psicologia da Educação
B IOESTATÍSTICA Aline Mota de Barros Marcellini. Literatura científica: “diferença estaticamente significativa”; “teste de qui-quadrado associação positiva”;
Mico-leão-dourado.
VALE SONHAR.
BEM-ESTAR ANIMAL NA ÓTICA DA PRODUÇÃO ORGÂNICA
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
Modelização do sistema – Envolvimento da Direcção Concepção e desenvolvimento; Direcção da empresa Técnicos de RH / DRH Questões; Decisões.
A BORDAGEM C OMPORTAMENTALISTA Carolina Farias Christiana de Sousa Cristiana Brandão Elba Lopes Elizângela Joelma Mayrla Vasconcelos Maria dos Santos Patricia.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Transcrição da apresentação:

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE SANTARÉM CURSO BIETÁPICO DE LICENCIATURA EM ENGENHARIA DA PRODUÇÃO ANIMAL Enriquecimento ambiental para o grupo da espécie “Lemur catta” residente no “Monte Selvagem - Reserva Animal” Liliana Garcia

OBJECTIVO: Estudar a influência de determinados itens de EA no comportamento dos Lémures de Cauda Anelada, numa tentativa de contribuir para o seu bem-estar e promover aos visitantes a oportunidade de observar animais com um comportamento o mais aproximado possível do natural.

A implementação de programas de EA, é de grande relevância para a actividade dos parques zoológicos contemporâneos, porque: -Aumentam a complexidade do ambiente e das oportunidades comportamentais em cativeiro. O comportamento fornece informações relativamente ao grau de adaptação dos animais a ambientes de cativeiro (Duncan & Poole, 1990)

A observação do comportamento e a sua adequada interpretação é: -indicador do bem-estar animal; -útil para a monitorização e avaliação das estratégias de EA adoptadas.

O QUE É O ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL? Sheperdson, 1994, in Young (2003), define-o pela “forma como os ambientes dos animais em cativeiro podem ser modificados em benefício dos seus habitantes”.

OBJECTIVOS DO EA: -aumentar a diversidade comportamental; -reduzir a frequência de comportamentos anormais; -aumentar a gama (amplitude) e o número dos padrões de comportamento normais (i.e. naturais); -aumentar a utilização positiva do ambiente; -aumentar a capacidade de adaptação aos desafios de uma forma mais natural.

TIPOS DE EA: DUAS VERTENTES DO EA: -a naturalística; -a engenharia comportamental. -Social; -Ocupacional; -Físico; -Sensorial; -Nutricional.

BEM-ESTAR ANIMAL E EA O que é o bem-estar? Físico; - Mental; - “Natureza”.

Um ambiente pobre em estímulos diminui o bem-estar dos animais!! Quando os animais se encontram devidamente estimulados exibem um repertório de comportamentos com muitas componentes idênticas às existentes no meio natural!!

“Lemur catta” Quadrúpedes terrestres e arbóreos - Diurnos - Gregários (até 24 elementos) - 20/25 anos de idade

HABITAT -Vegetação esparsa e temperatura bastante alta.

Excrementos de térmitas ALIMENTAÇÃO Vegetais/frutos Animais Frutos maduros Aranhas Folhas Teias de aranha Caules folhosos Lagartas Flores Cigarras Casulos de insectos Pássaros Camaleões Gafanhotos Excrementos de térmitas -Árvore de Tamarindo.

ORGANIZAÇÃO SOCIAL -Grupos multi-machos/multi-fêmeas; -Fêmeas permanecem toda a vida e são dominantes no grupo; -Machos vão mudando de grupo após atingirem a maturidade sexual; -Deslocam-se em grupo (6Km/dia), à procura de comida.

COMUNICAÇÃO -Vocalizações; -Expressões faciais; -Visualmente; -Odores das glândulas.

♂ 2,5 ♀ 2,5/3 REPRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO maturidade sexual época reprodutiva abril/junho Gestação/140 dias agosto/setembro 1 cria/ frequente gémeos bebés/agarram-se à barriga e costas da mãe; - 3smns/ primeiros passos; 2m/ comer sólidos; 6m/desmame; - 7m/independência.

CARACTERIZAÇÃO DO GRUPO EM ESTUDO Macho Femêa 1 Femêa 2 Um macho adulto jovem Um junior Uma cria 1 Uma cria 2

- registo “scanarizado”; - registo de comportamento. RECOLHA DE DADOS - ad libitum; - registo focal; - registo “scanarizado”; - registo de comportamento. - registo continuo; - registo temporizado: -registo instantâneo; -registo um-zero. Este trabalho tem três fases: - observações preliminares; - estudo piloto; - observações sistemáticas.

OBSERVAÇÕES PRELIMINARES

ESTUDO PILOTO -Testar o método de amostragem escolhido; -Habituar o observador às condições de observação; -Testar o efeito e eficácia dos itens de EA.

OBSERVAÇÕES SISTEMÁTICAS -Todos os itens de EA: - apresentados dia sim, dia não; durante dois períodos de observação/dia (de manhã e à tarde). -Os dados recolhidos: - tratamento estatístico, sendo resultados obtidos enquadrados, em termos teóricos, com a informação técnico-científica/pesquisa bibliográfica.

CONSIDERAÇÕES FINAIS -O trabalho de estudo está nas observações preliminares; -Nesta fase, o observador tenta também distinguir individualmente os animais; -Desde o início, procede-se a uma pesquisa bibliográfica da história natural e comportamentos desta espécie em meio natural e estudos feitos em cativeiro.

Muito obrigada pela atenção! A aplicação deste trabalho de investigação, está inserida no Projecto Pedagógico e Científico do Monte Selvagem Muito obrigada pela atenção!