Negócio Internacional

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Transcrição da apresentação:

Negócio Internacional Capítulo Dezessete Produção Global e Gestão da rede de Fornecimentos

Objectivos do capítulo Para descrever dimensões diferentes da estratégia global da Produção. Examinar os elementos de fornecimentos globais e a sua Gestão. Mostrar como a qualidade afecta a corrente de fornecimento global. Ilustrar como as redes de fornecimentos de fornecedores funcionam. Explicar como a gestão de inventários é a chave principal da rede de fornecimento global. Apresentar diferentes alternativas para transportar os produtos ao longo da rede de fornecimentos dos fornecedores para os clientes.

Introdução Gestão da rede de fornecimentos: a coordenação de materiais, da informação e fundos desde o fornecedor de matérias primas ao cliente final. Logística (gestão de materiais): é a parte do processo da rede de fornecimento responsável pelo planeamento, implementação e controlo da eficiência e, também, da armazenagem eficiente da entrada de bens. Relaciona a informação do seu ponto de origem até ao seu ponto de consumo, a fim de conhecer as exigências dos seu clientes. A rede de fornecimentos é bastante abrangida; Quanto maior for a proporção da empresa, maior é a dificuldade de controlar a rede de fornecimento.

Factores Físicos e Sociais Fig. 17.4: Gestão Global da rede de produção e fornecimento nos negócios Internacionias Ambiente Operacional Operações Factores Físicos e Sociais Objectivos Estratégia Meios Modos Funções Alternativas Operacionais Marketing Exportação e Importação Produção e Gestão da Cadeia de valor Global Contabilidade e Taxas Finanças Recursos Humanos Ambiente Competitivo

Estratégias Globais de Produção Rede Global de Fornecimento: Ligação dos fornecedores com os clientes, esclarecendo cada etapa do processo entre as matérias primas e o bem ou serviço dado ao consumidor final. O sucesso da estratégia global da produção depende: compatibilidade configuração coordenação Controlo Os Fornecedores podem fazer parte da estrutura da organização vertical da empresa ou podem ser independentes, organizações externas

Fig. 17.5: A rede global de Fornecimento

Compatibilidade da Produção Compatibilidade: no contexto da estratégia de produção, consiste no grau de consistência entre as decisões directas no investimento estrangeiro e a sua estratégia competitiva. Produção no estrangeiro: Actividades de Produção que ocorrem nas instalações da empresa fora das fronteiras do seu país de origem, isto é, investimento directo no estrangeiro feito especificamente com a finalidade de servir o mercado doméstico de uma empresa. Maquilaora: Uma operação originalmente desenvolvida entre os E.U.A. e o México onde os componentes são enviados do México para os E.U.A. sem custos de taxas, são montados nos E.U.A. e enviados novamente para o país de origem sob a forma de produto acabado.

As variáveis chaves de decisão incluem: Minimização de Custos e a movimentação para a globalização forçam as multinacionais a perseguirem economias de escalas em termos de produção, frequentemente produzindo em países com custos de mão de obra muito baixos. As variáveis chaves de decisão incluem: eficiência/custo: custos reduzidos de produção dependência: o grau de confiança dos produtos da empresa, do seu serviço de entrega e da garantia do preço qualidade: confiança na qualidade, nível de serviços, velocidade de entrega, provisões de manutenção. flexibilidade: a habilidade para fazer modelos diferentes e tipos diferentes de produtos e de ajustar o volume de inovação em relação á procura. inovação: a habilidade de desenvolver e manter uma lógica tecnológica.

Configuração da Produção As três configurações básicas que as Multinacionais consideram no curso para o desenvolvimento da sua estratégia global de produção são: Produção centralizada num único país (aproximação global da exportação) Produção regional em regiões específicas (aproximação regional do marketing e produção regional) Produção local nos países onde estão inseridos no mercado (uma aproximação do marketing e produção multidoméstico) Racionalização representa a especialização da produção do produto ou processa em diferentes partes do mundo de forma a obter vantagens nos custos de mão de obra, no capital e nas matérias primas.

Coordenação e controlo da Produção Coordenação: a ligação e integração dos participantes e actividades existentes na rede de fornecimentos (global) transforma num sistema unificado Controlo: aceita sistemas tais como organizações estruturadas e o seu desempenho está empenhado para ajudar e assegurar as estratégias que estão a ser executadas, monitorizadas e revistas. • Também serve para medir o desempenho

Estratégia Global na rede de fornecimento Uma estratégia (global) detalhada da rede de fornecimento deve incluir os seguintes elementos: • Exigências do cliente ao serviço • Processos do negócio • Implementação de um desenho • Sistema de informação de uma rede de distribuição • Projecto organizacional e • Gestão do inventário exigências de treinamento • outsourcing e relação logística • Objectivos do desempenho com outras empresas • Medida de desempenho • relacionamento entre o cliente chave e o fornecedor A Gestão da rede de fornecimento global inclui e integra participantes e actividades que se encontra dentro e além da empresa na questão do melhoramento da satisfação do cliente.

Tecnologia de Informação e Gestão Global da rede de fornecimento Intercâmbio de dados electrónicos: o movimento electrónico do dinheiro e da informação através dos computadores e das telecomunicações possibilita uma comunicação eficaz com os fornecedores, com intermediários realça cada vez mais o valor para o cliente. Planeamento dos recursos da empresa: o uso de programas de fluxos de informação das diferentes partes do negócio e das diferentes partes do mundo. E-comércio: o uso da internet para ligar os fornecedores com as empresas e as empresas com os clientes

A extranet: o uso da internet para a ligação de uma organização com os seus círculos externos Troca confidencial de tecnologia: um modelo em linha de colaboração que traz para os fornecedores, distribuidores, revendedores e clientes um forma de criar transacções de comércio e partilhar informação a respeito da produção, disponibilidade, etc. Enquanto muitas redes podem ser controladas pela internet, outros não podem devido à falta de tecnologia.

Qualidade Qualidade: conforme as especificações, do valor, da aptidão para o uso, do suporte pós-venda e da imagem do produto Nível da qualidade aceitável: a razão que permita que o nível de tolerância em relação aos defeitos podem ser corrigidos através das garantias e do seu serviço Defeitos Zero: uma ideia aperfeiçoada pelos fabricantes japoneses que recusaram tolerar qualquer tipo de defeitos Kaizen: o processo japonês de melhoria contínua, que requer identificar os problemas e a contratações de colaboradores de todos os níveis da organização para ajudar a eliminar os problemas

Gestão da qualidade total: um processo cujo objectivo será eliminar todos os defeitos A Gestão da qualidade total força três princípios básicos e focaliza em eliminar todos o s problemas: Satisfação dos clientes envolvimento dos empregados melhorias contínuas a todos os níveis na organização Sigma Seis: um sistema altamente focalizado na qualidade-controlo, projectando ao seu sistema de produção a eliminação de defeitos, reduzir o tempo de ciclo do produto e redução de custos Dirigentes que adoptaram a filosofia de zero defeitos afirmam que os custos de produção a longo prazo são menores

Padrões de qualidade Os três níveis de padrões de qualidade incluem: O nível geral O Deming Award (por demonstrar excelente qualidade) O Malcolm Baldrige National Quality Award (por demonstrar estratégias de qualidade e realizações) Certificação ISO 9000 (toda a documentação do desempenho do trabalhador que afecta a qualidade e da instalação de mecanismos para que sejam realizados) O nível Indústria específico (largos padrões industriais projectados para os fornecedores) O nível da companhia (padrões desenhados por empresas individuais para que os seus fornecedores)

Padrões de qualidade: ISO International Organization for Standardization (ISO): fundado em 1947 em genebra, na Suiça, para facilitar a coordenação e unificação dos padrões internacionais ISO 9000: um conjunto de padrões com qualidades com a intenção de promover a qualidade em todos os níveis numa organização ISO 9000:2000: um conjunto de cinco padrões universais destinados aos padrões técnicos dos EUA que são aceites a nível mundial ISO 14000: preocupação com a gestão do ambiente e quais as medidas que as empresas tomam para melhorar o seu desempenho ambiental

Redes de Fornecimento Sourcing: o processo de segurar matérias-primas, componentes e abastecimentos internamente ou externamente através dos processos produtivos da empresa Outsourcing: a procura da decisão de compra de fornecimentos internos e externos As três configurações principais que emergem da função global de sourcing são: Integração vertical outsourcing através de conjuntos industriais Outsourcing independente

Fig. 17.7: A estratégia da produção e sourcing Global

Estratégias globais de sourcing As empresas perseguem estratégias globais de sourcing de forma a obter: Redução de custos Melhoramento da qualidade Aumento da exposição à tecnologia mundial Melhoria do processo de entrega de fornecimento (logística) Reforçar a capacidade de restaurar o stock suplementando o stock doméstico com fornecimento externo Acesso aos materiais que só estão disponíveis no estrangeiro Estabelecer presença num mercado estrangeiro Satisfazer as exigências do exterior Reagir a prática de sourcing dos competidores

Fig. 17.8: A rede de componentes global para a produção europeia do ford escort

A decisão de fabricar ou de compra Decisão de fabricar ou compra: determinar que actividades produtivas devem ser executadas internamente (fabricar) e as que devem ser subcontratadas a empresas independentes (compra) Os relacionamentos que uma firma estabelece com os seus fornecedores externos são largamente baseados pela: Sua estratégia competitiva Natureza dos seus produtos O ambiente competitivo O nível de experiência dos seus fornecedores A potencialidade dos seus fornecedores O grau de confiança que a empresa coloca nos seus fornecedores

A opção de compra O progresso da opção de compra basea-se nas seguintes quatro fases: • somente compras domésticas • Compra no estrageiro baseado na sua necessidade • Compra no estrangeiro como parte de uma estratégia de procura • *Integração de uma estratégia global de procura (*Neste momento, a empresa pode estar com o dilema de centralização vs. descentralização)

As opções globais do sourcing incluem: Atribuindo deveres internacionais ao adquiri-los para os agentes domésticos Uso de subsidiárias estrangeiras ou agentes de negócios Estabelecendo escritórios estrangeiros através da aquisições. Atribuição de responsabilidades para o sourcing global para uma ou mais unidades específicas do negócio Integração e coordenação do sourcing em uma base mundial

Fig. 17.9: Avaliação das necessidades e estratégias globais do sourcing das organizações

Gestão do Inventário Gestão do Inventário: o planeamento e controlo dos níveis e fluxos do armazenamento das mercadorias, das matérias primas e dos produtos acabados Just-in time manufacturing (JIT): um sistema que reduz o custo de inventário havendo entregas de entradas mesmo quando são precisos no processo de produção Zonas do comércio estrangeiro: áreas designadas onde os bens podem ser armazenados, inspeccionados, e ou manufacturados sem serem sujeitos aos procedimentos formais até entrarem em determinados países A distância, o tempo, associados a ambientes estrangeiros irão surgir complicações no processo da gestão do inventário

Transporte e Logística O transporte internacional de bens é extramamente complicado no que diz respeito à: Documentação Escolha dos Transportadores A decisão de ter serviços internos ou externos (outsource/ insource) A gestão de Logística requer a habilidade de recolher, seguir e processar grandes quantidades de informação. Para ser eficaz as companhias de logística devem implementar tecnologias de topo, incluindo sistemas de comunicações, aplicações de códigos de barra e sistemas automáticos da manipulação dos materiais Certos intermediários podem ter um papel muito importante no serviço da logística

Implicações/Conclusões Os objectivos importantes compartilhados pela produção global e pela rede principal de fornecimentos são, simultaneamente, razões para baixos custos e aumenta a qualidade, através da eliminação dos defeitos nos dois processos. As empresas deverão focalizar em fazer produtos e executar actividades que são críticas para a sua operação e nas que dão uma vantagem competitiva. As estratégias de redução de custos e a tendência para a procura da eficiência global leva as multinacionais a produzirem no exterior na procura da redução de custos operacionais, especialmente na Ásia e na Europa do leste.

A empresas atravessarão uma tendência de adquirir uma maior variedade de aproximações e configurações à medida que tornam-se cada vez empenhadas no mercado global. Quando uma empresa procura entradas dos fornecedores em torno do mundo, a distância, o tempo e a incerteza da política internacional e da ambiente económico pode dificultar o controlo exacto da gestão dos inventários. As empresas estão virando para a potencialidade da internet, tendo resultados eficientes, a ligação com os fornecedores e fabricantes e a ligação com os fabricantes e clientes torna-se cada vez mais eficaz.