Engenharia de Software

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bons e maus designs O que é design de interação
Advertisements

Sistemas Cliente/Servidor Introdução
Visão Global do Projecto
Animação na Web De elementos de design a um meio de
CALE Curso de Acesso ao Computador Pessoal Usando o Leitor de Ecrã João Moutinho FEUP.
Rational Unified Process
Engenharia de Software
IHC e Jogos de Computador
Profa. MS.Sandra Regina Costa Antico Setembro/2010
Engenharia de Software
Exploração GSI :: Gestão da Mudança, Uso e Impacto dos SI
O USO DO SOFTWARE LIVRE JOOMLA NO DESENVOLVIMENTO DE WEB SITES FOCANDO A USABILIDADE NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Maria Irene da Fonseca e Sá Anne Caroline.
Interação Homem-Máquina
Interfaces Homem-Máquina Conceitos Iniciais
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
COS350 ECI - INTERFACES HOMEM-MÁQUINA
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Interface do usuário, linhas de comando e menus Interface do usuário Linhas de comando Menus.
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Web: criação de páginas
Engenharia de Software e Sistemas de Informação e Gestão
Objectivos do Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT
HCI design de interfaces humano-computador stephania padovani
Introdução aos Sistemas Multimédia
Interfaces Homem-Máquina Conceitos Iniciais
Seminário de Engenharia de Usabilidade
Tecnologias Especificas Informática
Engenharia de Usabilidade: Uma abordagem Ergonômica
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Quando só o que se tem é um martelo, se acha que tudo que tem no mundo é prego (?) Como você vê o mundo em sua volta.
Prof.Alfredo Parteli Gomes
Fundamentos de Engenharia de Software
Comunicação Inclusiva Acessibilidade e Programação Web
Sistemas Distribuídos
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
UNIDADE 4: Criação de Páginas Web
Engenharia de Software
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Sistemas de Informação
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
Interface Usuário Máquina
Avaliação Eurística Instrutora Danielle Simões.
Animação Autodesk inventor
Tecnologias da Informação e Comunicação
SISTEMAS OPERATIVOS UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE FACULDADE DE ENGENHARIA ENGENHARIA INFORMÁTICA – PÓS LABORAL 2012 CADEIRA DE INFORMÁTICA.
Este Curso é Financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano designado por POPH, onde a Entidade Formadora e Promotora é a Mega expansão.
Projeto de Interfaces Prof. Anderson Mine Fernandes
III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos Uma imagem vale mais que mil livros? António Sá Santos Barcelos Maio
Introdução à Interação Humano- Computador
Interação Homem Computador
Engenharia de Usabilidade
Modelo para Design de Interfaces
C RIAÇÃO DE PÁGINAS W EB Professor: Pedro Lopes Ano Lectivo 2010/2011.
Animação na Web De elementos de design a um meio de transmissão de conteúdos.
Projetando Interfaces Homem-Máquina - Conceitos Maria Alice Grigas Varella Ferreira EP-USP Março 2003.
Integração de Ferramentas CASE
Fundamentos de Interface
Interface Homem/Máquina. Roteiro da Aula de Hoje Parte I Apresentação da Disciplina Parte II Introdução a Interação Humano-Computador (IHC)
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Aplicativos Web – Web Design
Normas ISO ISO – Projeto centrado no usuário
Processo e Qualidade.
Capitulo II Sistemas operativo
Sistemas de Informação
Design de Interação Prof. Josué Froner
Ergonomia.
Adaptação do trabalho ao Homem:
Testes (verificação e validação)
Sistemas Aplicativos para Usuários Finais USABILIDADE DE SOFTWARE.
TÉCNICAS DE ESTIMATIVAS
Fundamentos de Sistemas Multimídia
Web Design: algumas considerações IPCA / EST Abril 2013.
Transcrição da apresentação:

Engenharia de Software USER INTERFACE DESIGN Engenharia de Software Elaborado por: Pedro Fernandes, nº3322 Patrício Januário, nº3314 João Ferro Pelica, nº3428

João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes Introdução A Interacção Pessoa-Computador estuda a troca de informação entre as pessoas e os computadores. O seu objectivo é que esta troca seja o mais eficiente possível, ou seja, minimiza os erros, aumenta a satisfação, diminui a frustração e ao fim e ao cabo, faz mais produtivas as tarefas que envolvem as pessoas e os computadores. João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes Em que consiste? Analisar as tarefas e recolher as exigências da pessoa com o objectivo de criar uma interacção ideal entre a pessoa e o interface. João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes Objectivos Principais pontos na comunicação entre o interface e o utilizador: Utilidade Segurança Produtividade Usabilidade Funcionalidade Interactividade Facilidade de uso Facilidade de aprendizagem João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

Aspectos Importantes: Meio envolvente Características humanas Características tecnológicas Processo de desenvolvimento João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes Meio envolvente Meio social e de trabalho Áreas de aplicação - Para cada necessidade, uma aplicação Interacção Homem-Máquina - Interagir com os sentidos (audição, visão tacto) - Tutorais - Documentação - Ajuda On-Line João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

Características Humanas Capacidades Cognitivas Linguagem, Comunicação, Interacção Ergonomia João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

Características Humanas Capacidades Cognitivas Linguagem, Comunicação, Interacção Ergonomia Cada ser Humano tem diferentes capacidades que o influenciam no uso com o computador: - Percepção - Aprendizagem - Acesso à informação - Memória Nível de experiência de cada utilizador João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

Características Humanas Capacidades Cognitivas Linguagem, Comunicação, Interacção Ergonomia Linguagem simples e objectiva Imagens, sons … Mensagens destinadas ao utilizador Organização no ecrã João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

Características Humanas Capacidades Cognitivas Linguagem, Comunicação, Interacção Ergonomia Estuda como o design do produto afecta as pessoas: -Estuda as capacidades humanas e suas imitações na obtenção de ferramentas mais adequadas para que no trabalho aumente a produtividade (QWL) Antropometria - Ciência que estuda as medidas do corpo. João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

Características Humanas Capacidades Cognitivas Linguagem, Comunicação, Interacção Ergonomia Ambiente: - Luminosidade adequada - Temperatura ambiente - Nível de ruído - Colocação dos periféricos - Mobília confortável João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

Características Humanas Capacidades Cognitivas Linguagem, Comunicação, Interacção Ergonomia Software: - Prestável - Claro - Seguro - Coerente - Versátil - Expressivo João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

Características Tecnológicas Hardware Deve-se ter em conta a funcionalidade pretendida e os utilizadores: - Teclado - Touch Screen - Trackers tridimensionais - Dispositivos de entrada por voz - Saída Visual (ecrã,…) - Vídeo Conferencia (Web Cam, Telemóveis 3G) João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

Características Tecnológicas Software - Entrada de Comandos - Menus - Diálogos Questão/Resposta - Formulários - Manipulação directa João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

Características Tecnológicas Software Boa qualidade: - Útil - Fácil de Utilizar - Eficaz na sua utilização Leva a: - Satisfação e Conforto - Saúde e bem-estar - Mais Produtividade João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

Características Tecnológicas Software Má qualidade: - Desconhecimento da actividade - Desconhecimento do utilizador e das características humanas - Desinteresse pela lógica de utilização Leva a: - Aborrecimentos e frustrações - Stress - Desperdício e abandono do sistema João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

Processo de desenvolvimento Factores a levar em conta Utilizadores: Tecnologias: Funcionais: Características individuais (idade, sexo, formação, cultura, experiência, etc...); Elementos de hardware disponíveis para a utilização e adequa-los aos factores anteriores; Suportes disponíveis para a equipa de desenho; Projectar o sistema antes do modelo final (Protótipos); Através da conversação e representação, o utilizador terá um sistema adequado a si e terá uma melhor percepção do sistema; João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

Processo de desenvolvimento Aspectos importantes: - Visualização - Multimédia - Interacção Homem-Máquina - Usabilidade - Informação do sistema - Ajuda on-line João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

Processo de desenvolvimento Visualização: -Gráficos melhoram o desempenho de trabalho -Gráficos alcançam os que não lêem e são facilmente memorizados -Visão é o nosso sentido dominante -Uma imagem supera as limitações do texto João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

Processo de desenvolvimento Multimédia: Como criar interfaces interactivos? -Bom design de interacção -Gifs animados -Vídeo clips e outras animações -Integrar objectos multimédia no software -Inovar o design, utilizando flash, etc… João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

Processo de desenvolvimento Homem-Máquina: -Psicologia Cognitiva -Factores Humanos (ergonomia) Usabilidade: -Desenvolver o Software mais fácil de usar para os utilizadores -É uma fase bastante importante no ciclo de desenvolvimento João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

Processo de desenvolvimento Técnicas: - Prover ajudas e janelas de aconselhamento - Prover video-clips e treino de maneira a integrar o utilizador com o sistema - Usar o XML que modulariza pequenas partes do conhecimento integra-o em aplicações João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

Processo de desenvolvimento Interacção no Processo de Desenvolvimento O desenho de Interface consiste essencialmente em actualizações sucessivas resultantes das constantes avaliações e modificações, sendo uma consequência das apreciações dos utilizadores ou clientes. João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

Processo de desenvolvimento Modelo Cascata João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

Processo de desenvolvimento Técnicas de desenvolvimento de software: -Estudo de documentos do cliente ou utilizador -Entrevistas (obtenção de dados) -Estudo estatístico (para software de distribuição) -Protótipo -Fase que permite uma antevisão do interface e do funcionamento do sistema -Partindo do protótipo desenvolvido comprova-se, ou não, a satisfação e o cumprimento das necessidades do cliente/utilizador João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

Palette demonstrativa do UID João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes Exemplos João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

Relação com a Engenharia de Software No âmbito da análise e do design podemos relacionar a Engenharia de Software e o UID, pois em ambas existe uma obtenção de requisitos (Engenharia de Requisitos). Finalizada a primeira fase do desenvolvimento, passamos à interacção entre o utilizador e o interface (Design). João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes

João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes Referências http://www.chesco.com/~cmarion/Design/UIDesign.html http://www.cs.uga.edu/~eileen/4900/Notes/evaluation/index.htm http://www.uidesigns.com/ http://www.di.uevora.pt/~aed/ihm0304.html João Pelica, Patrício Januário e Pedro Fernandes